Educadores

Ínicio : Filosofia : Monografias : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Título (Z a A)

Categoria: Filosofia Monografias
Fazer Download agora!Uma reflexão sobre o pensar ético e sua importância na formação docente Popular Versão: 
Atualização:  30/4/2013
Descrição:
REZENDE, Izabela Bahia

A presente monografia tem como objetivo fazer uma reflexão sobre o pensar ético e sua importância na formação docente, a qual se faz presente nos conceitos de moral e ética e nas visões dos grandes mestres Sócrates, Platão e Aristóteles. Remete assim a busca da análise crítica na formação acadêmica docente e um olhar sobre a importância do pensar ético nesta profissão, cuja tarefa primordial é a responsabilidade de ser profundamente conhecedora da sociedade do seu tempo, das relações entre educação, economia, política e sociedade, dos conteúdos específicos e do ensinar de forma ética.

Palavras-chave: Reflexão filosófica. Pensar ético. Educação. Formação docente. Senso crítico.

Downloads 1164  1164  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNEB - Universidade do Estado da Bahia  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Filosofia Monografias
Fazer Download agora!Questões de Método na Física B2 de Aristóteles Popular Versão: 
Atualização:  23/9/2010
Descrição:
Aristóteles, em Física B2, continua a percorrer o roteiro de investigação já iniciado nos capítulos anteriores da Física, passando a esclarecer mais um aspecto da especificidade do objeto da Ciência da Natureza (não separável – xwristo//n – do movimento no pensamento) em confronto com o objeto da Matemática (separável do movimento no pensamento).

Palavras-chave: Aristóteles. Física. Separabilidade. Ciência da natureza.

Downloads 1571  1571  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFSC  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Filosofia Monografias
Fazer Download agora!Pitágoras  Popular Versão: 
Atualização:  9/11/2010
Descrição:
GONDIN, Elnora

Pitágoras foi um pensador envolto em elementos legendários, o que faz ficar difícil distinguir nele e em seus discípulos o histórico do fantástico. Com tudo isto, ele não deixa de ser uma pessoa muito importante no desenvolvimento da história do saber. Embora ele não tenha deixado escritos, historiadores lhe atribuem três textos trabalhados por ele que versam sobre a educação, o homem de estado e a natureza. Desta maneira, ele é considerado um reformador moral e religioso. Algumas vezes ele é apresentado como um homem de ciência, outras como o mentor de doutrinas místicas, isto se deve ao fato dele não ter escrito nada e dos acusmáticos terem divulgado a sua doutrina. Portanto, desta maneira, ocorreu uma literatura corrente de valor, em grande parte, como testemunho histórico das doutrinas do próprio Pitágoras. Atualmente, alguns trabalhos são considerados ficções pseudônimos de origem posterior.

Downloads 1249  1249  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma http://br.monografias.com  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Filosofia Monografias
Fazer Download agora!Patrimônio Imaterial: uma via para a crise ecológica através da Animação Cultural Popular Versão: 
Atualização:  3/5/2012
Descrição:
MORAIS, Bruno Leonardo G.

A partir da vivência prática e teórica do pesquisador com questões ligadas ao lazer, animação cultural, educação ambiental e cultura popular propõe-se uma reflexão sobre as formas de intervenção e ação da/com a população residente no entorno do Parque Nacional da Tijuca para a busca de valores /conteúdos que pudessem ser resgatados para uma melhor identificação deste público com a floresta.

Palavras-chave: Consciência. Meio ambiente. Cultura popular. Ética. Educação ambiental.

Downloads 2185  2185  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFRJ  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Filosofia Monografias
Fazer Download agora!O corpo e a mulher na história da filosofia Popular Versão: 
Atualização:  29/4/2012
Descrição:
ANDRIOLI, Liria Ângela

O reconhecimento social das mulheres como "seres pensantes" foi e continua sendo um desafio para o equilíbrio nas relações de gênero. Nos currículos escolares e universitários podemos perceber que pouco consta sobre as mulheres que se destacaram enquanto filósofas. Na maioria das vezes, falta uma referência acerca do conhecimento da vida e obras de pensadoras. Pode-se constatar uma reduzida valorização das mulheres na vida acadêmica e sua participação na história da construção do conhecimento. Simone de Beauvoir pronuncia-se sobre isso dizendo que "toda a história das mulheres foi feita por homens". Neste contexto, pretende-se, aqui, discutir brevemente sobre a presença das mulheres na história da filosofia, com ênfase ao desprezo do corpo e à marginalidade da mulher, bem como, introduzir o tema da corporeidade a partir do filósofo Maurice Merleau-Ponty.

Palavras-chave: Corpo. Mulher. Filosofia.

Downloads 2915  2915  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS   Site 
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Filosofia Monografias
Fazer Download agora!O Conhecimento à luz do Super-Homem de Zaratustra de Nietzsche Popular Versão: PDF
Atualização:  9/3/2012
Descrição:
RESENDE, Max de F.

O “super-homem” como “sentido da terra” é a própria vida, realidade que apenas se constitui desde o conhecimento humano, que é sempre experimentação da vida, consistindo então em perspectiva: criação e apresentação da realidade como fenômeno numa ordenação do conhecimento e experimentação da vida de acordo com uma valoração, ou seja, vontade, que ordena e apresenta o mundo – vontade da própria vida. Então o “super-homem”’ é a realidade da vida vindo a ser na vontade que se manifesta no homem, como expressão da própria vida, aparecimento que vem a ser no homem para o homem como o próprio homem, pois este dá sentido para a vida que, assim, se manifesta tomando forma, sendo a vida esta perspectiva, possibilidade de si mesma. A vontade da vida configura-se como “vontade de poder” um “eu” que se constitui como corpo, sendo o espírito o meio da realização da sua vontade, sendo estabelecimento da medida, valor, que concebe a realidade. A vida é já apresentação e realização de sua vontade no seu vir-a-ser, como essência e aparência de si mesma, sendo o essencial da vida seu aparecer como vontade do corpo que se manifesta no espírito como sentido que o homem atribui à vida.

Palavras-chave: Super-homem. Vontade de poder. Nietzsche. Conhecimento. Zaratustra.

Downloads 6724  6724  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site 
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Filosofia Monografias
Fazer Download agora!Filosofia e Prática Pedagógica Popular Versão: PDF
Atualização:  3/5/2012
Descrição:
SANTOS, Valdeci Bento dos

Educar para uma consciência crítica é um dos caminhos que a escola precisa percorrer. E isso não parte dos governantes, pois, quanto mais o povo for alienado, mais fácil será de manipulá-los. Assim, são os professores, os alunos e a comunidade que devem se mobilizar em prol de uma educação mais justa, reivindicando daqueles que tem o poder a obrigação de favorecer uma escola para todos e de boa qualidade. Conhecer e refletir a realidade para melhor agir: eis a proposta deste trabalho, a qual se dirige às pessoas que acreditam ser a educação um meio de transformar a sociedade.



Downloads 4569  4569  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Instituto Vicentino de Filosofia  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Filosofia Monografias
Fazer Download agora!Da ética construtivista à ética sustentável: a trajetória do design Popular Versão: 
Atualização:  29/4/2012
Descrição:
CASTRO, Maria Luiza A. C.

A percepção de responsabilidade ética no design passou por diversas fases ao longo do século XX. Inicialmente centrado no resgate das estruturas sociais tradicionais abaladas pela Revolução industrial, o design acabou por assumir um papel ativo na construção de uma nova sociedade, coerente com as demandas de reformulação que os avanços tecnológicos exigiam. O avanço do século levou a enfoques menos engajados socialmente, mais focados ora na estética, ora na lógica, desenvolvendo-se segundo as exigências de uma expansão do consumo e da noção de bem estar nele baseada. Esta ênfase no consumo conduziu a extremos que acabaram por despertar, entretanto, uma nova consciência social, inicialmente voltada para a questão ambiental e mais tarde ampliada para questões tais como justiça e equidade.

Palavras-chave: Design. Responsabilidade social. Sustentabilidade.

Downloads 2165  2165  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma http://br.monografias.com  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Filosofia Monografias
Fazer Download agora!Antropogênese Popular Versão: 
Atualização:  3/5/2012
Descrição:
PIN, Alex

O presente texto revela a visão antropológica-filosófica do cientista e filósofo francês Pierre Teilhard de Chardin.

Palavras-chave: Teilhard de Chardin, Ser Humano. Evolução. Consciência. Complexidade.

Downloads 981  981  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Filosofia Monografias
Fazer Download agora!A importância da Filosofia para a Educação Popular Versão: 
Atualização:  3/5/2012
Descrição:
SCARIOTTO, Vilson José

As concepções de vida e de mundo têm sofrido contínuas mudanças, gerando conflitos. Particularmente a educação se vê diante de novos desafios que são cruciais para o estabelecimento de seus objetivos e suas práticas. O objetivo da presente pesquisa é evidenciar a importância do ensino de Filosofia para a educação além de descrever, segundo opinião de autores da área, formas práticas do professor expôr estes conteúdos em sala de aula.

Palavras-chave: Filosofia. Sentido. Educação.

Downloads 89565  89565  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma CUC - Centro Universitário Claretiano  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


(1) 2 »