Educadores

Ínicio : Educação Fisica : Monografias : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do menos para o mais procurado)

Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Avaliação e predição do desempenho na canoagem slalom: uma proposta metodológica Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
GOBBO, Luís Alberto

O objetivo do presente estudo foi propor um teste motor específico para avaliar o treinamento físico e predizer o desempenho esportivo na canoagem slalom. Para tanto, 10 atletas da seleção brasileira de canoagem slalom adulta (8 homens e 2 mulheres) foram avaliados durante 4 momentos distintos. Os atletas foram submetidos a testes motores para avaliar a capacidade de força (força em deslocamento - FD) e resistência muscular (resistência de velocidade - RV), além do teste proposto, denominado de teste do losango (LOS). Este teste constitui de quatro voltas em um losango delimitado por quatro bóias, utilizando-se os movimentos específicos da canoagem slalom.


Palavras-chave: Treinamento esportivo. Testes motores. Força e resistência muscular. Canoagem slalom.

Downloads 676  676  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Londrina  Site http://www.boletimef.org
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!As práticas corporais como ferramenta terapêutica no cuidado em saúde mental: o caso do futebol dent Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
ABIB, Leonardo Trápaga

O campo da saúde mental vem passando por diversas transformações no Brasil, principalmente a partir da década de 1970, quando a Reforma Psiquiátrica ganha espaço num cenário em que o movimento sanitário começa a emergir com força no campo da saúde. Um dos reflexos desta corrente foi a criação de diferentes serviços substitutivos ao modelo hospitalocêntrico. Um destes serviços é o CAPS, que tem como um dos objetivos promover a inserção social das pessoas em sofrimento psíquico através de ações intersetoriais. Para atingir tal objetivo uma das medidas foi possibilitar a intervenção de outros campos de saberes como a Terapia Ocupacional, o Serviço Social e a Educação Física, dentre outros. Dentro desta perspectiva, oficinas como a de futebol emergem neste contexto como uma alternativa terapêutica. O objetivo da pesquisa é analisar os significados atribuídos pelos usuários do CAPS II/ adulto, localizado num hospital de Porto Alegre, à oficina de futebol, bem como as repercussões desta prática no projeto terapêutico da instituição. De modo mais específico, tentar compreender o lugar da educação física no campo da saúde mental através do olhar dos usuários que dela participam. Esta pesquisa foi desenvolvida numa perspectiva qualitativa de tipo etnográfico, em que foram realizadas cinco observações de campo, posteriormente registradas em diários de campo para serem feitas as devidas análises. Após as análises dos diários de campo foram escolhidos três temas para serem interpretados: Protagonistas ou Coadjuvantes? Bem “pegado” e bem jogado e Futebol fora do CAPS. Estas temáticas emergiram durante as observações e mostraram-se relevantes para o compreendimento dos significados atribuídos pelos usuários à oficina de futebol. Foi possível perceber o protagonismo dos usuários enquanto organizadores da oficina, não se restringindo ao papel de meros jogadores, além do fato de conseguirem lidar com os conflitos e tensões existentes na competição presente no futebol. O futebol surgiu como um espaço terapêutico para promover a organização dos usuários e a sua prática poder potencializar atitudes semelhantes em locais fora do CAPS.

Palavras-chave: Práticas corporais. Saúde mental. Futebol.

Downloads 831  831  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto A  Site http://www.boletimef.org/biblioteca/2356/Praticas-corporais-como-ferramenta-terapeutica-em-saude-men
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Psicomotricidade aplicada através do programa TEACCH em pessoas com autismo. Popular Versão: 
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
Almeida, Cláudio Bispo de

O principal objetivo deste estudo foi o de verificar e analisar como a psicomotricidade pode ser aplicada através do Programa de Tratamento e Educação de Crianças Autistas e Portadoras de Problemas de Comunicação Correlatos (TEACCH).

Downloads 969  969  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Candido Mendes  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Implicações do esporte escolar: uma abordagem sob uma perspectiva crítica Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
ALMEIDA, Sérgio Roberto de Paiva

Este trabalho tem como objetivo sensibilizar e trazer entendimento aos leitores sobre as dimensões que o esporte tem dentro da escola sejam eles os positivos ou negativos. A investigação foi feita através de uma pesquisa bibliográfica onde na sua primeira parte discutiremos qual é a função e como deve ser abordado o esporte dentro das aulas de Educação Física, apresentando os benefícios, os prejuízos e os cuidados que devemos olhar para essa prática inserida como instrumento de trabalho nas aulas de Educação Física. Já na segunda parte abordamos como assunto as práticas esportivas extracurriculares, como deveria ser entendido o posicionamento do professor e as relações pessoais que essa prática proporciona, o que se espera do professor enquanto mediador dessas práticas e quais são os motivos que levam as escolas a oferecê-las. Na terceira parte discutiremos sobre os processos de atuação do esporte dentro da escola, iremos aqui levantar como entendemos que deveriam ser administradas pedagogicamente a iniciação esportiva no âmbito das práticas esportivas extracurriculares, a conveniência de discussões teóricas dos temas esportivos tanto nas práticas esportivas extracurriculares como nas aulas de Educação Física curricular e também as possibilidades de práticas para o desenvolvimento das idéias propostas por esse trabalho.

Palavras-­chave: Esporte escolar. Prática esportiva extracurricular. Proposta
metodológica.



Downloads 1089  1089  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Faculdades Integradas de Itapetinga, Fundação Karn  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Benefícios e Efeitos percebidos por Trabalhadores logo após aPrática da Ginástica Laboral Popular Versão: 
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
Berté, Duílio Junior
Este estudo teve por objetivo identificar os benefícios e efeitos imediatos da ginástica laboral percebidos por um grupo de trabalhadores após a sua prática.

Downloads 1093  1093  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Instituto Superior de Ensino  Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Testes Psicomotores na Educação Infantil – Bateria Psicomotora (BPM): Um estudo de caso em crianças Popular Versão: 
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
Ferreira, Heraldo Simões.

O propósito deste estudo foi analisar a importância da avaliação psicomotora como instrumento de adaptação das crianças ao meio em que vivem, utilizando os testes psicomotores como forma de testagem do comportamento psicomotor das mesmas.

Downloads 1337  1337  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UECE  Site http://
Avaliação: 2.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!O emprego dos elementos do surf no salvamento aquático Popular Versão: 
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
Guaiano, Osni Pinto

Este trabalho objetivou levantar dados sobre utilizar elementos intrínsecos do surf na prevenção e ação diante do afogamento, além de observar o entendimento de professores e alunos do curso de graduação em educação física sobre o assunto.

Downloads 1433  1433  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Paulista, Bauru  Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Educação Física igualitária: entre a realidade e a utopia Popular Versão: PDF
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
SILVA, Patricia Pereira da

Os seres humanos, biologicamente constituídos em homens e mulheres, desenvolvem suas identidades e constroem corpos masculinos e femininos em razão da cultura. O corpo aprende a fazer história fazendo cultura, portanto, é esse corpo que se educa, corpo que aprende por práticas de relações de gênero, entre as quais o poder está sempre presente. A instituição escolar exerce influência no processo de formação do sujeito em desenvolvimento, com atribuição de expectativas diferenciadas para meninos e meninas. O tornar-se homem ou tornarse mulher se dá num processo contínuo, iniciado na família e reforçado na escola, como instituição social. Esse processo acaba por levar um desequilíbrio entre as relações pessoais, nas quais o poder se manifesta e tende a interferir no desenvolvimento motor de meninos e meninas. Assim considerando, o presente estudo foi norteado pela pergunta que questionou a maneira como a prática docente do profissional de Educação Física poderia contribuir no equilíbrio das relações de gênero nas suas aulas. O objetivo delineado foi investigar a influência da sociedade na formação de sujeitos masculinos e femininos, bem como averiguar qual a contribuição da prática do/a docente de Educação Física na formação desses sujeitos. Para responder à pergunta e alcançar o objetivo, elegeu-se uma metodologia traduzida por pesquisa bibliográfica, destacando quatro tópicos que abordaram: os dados históricos da Educação Física; o gênero e suas influências culturais, sociais, familiares e escolares; as aulas de Educação Física separadas por sexo, mistas e/ou co-educativas, discutindo-se nesse espaço, a atuação do/a docente. Os dados revelaram que a escola sofre influências da cultura, perpassando valores e crenças ao indivíduo. Esses valores e crenças são aprendidos na família e chegam ao espaço escolar e são identificados tanto nos alunos/as quanto em seus professores/as. A pesquisa permite concluir que há um longo e árduo caminho para que a prática docente seja igualitária e seja regida pelo equilíbrio nas relações de gênero. Urge, desse modo, desconstruir preconceitos e respeitar as diferenças.

Palavras­-chave: Educação Física igualitária, Relações de Gênero, Atuação Docente.

Downloads 1574  1574  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Faculdades Integradas de Itapetininga, Fundação Ka  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Educação Física escolar indígena: o Programa Segundo Tempo e sua importância na revitalização dos jo Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
PEREIRA, Jhones Rodrigues

Esta pesquisa mostra a importância da inserção do Programa segundo Tempo na revitalização dos jogos tradicionais das crianças Baré, da Comunidade Indígena Terra Preta - Manaus/ Amazonas. Analisa a forma como o Programa pode contribuir para a inclusão social dessas crianças em esportes não tradicionais praticados por determinada comunidade. Aborda a relevância de se revitalizar e manter os jogos tradicionais desse povo, como forma de contribuir para a preservação dos saberes milenares indígenas; além de proporcionar às crianças e adultos, constante divertimento e convívio social prazeroso e harmonioso. A condução metodológica da investigação partiu da análise de uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, cujas técnicas de pesquisa foram: roteiro aberto (questionário) de entrevista; observação participante e o registro de observações a respeito do cotidiano da comunidade. Para registrar os dados coletados foram utilizados os seguintes instrumentos: gravador e diário de campo. A escolha desses instrumentos foi um indicativo da comunidade Baré, que demonstrou uma certa preocupação, em não poder contribuir para o teor desta, por não dominarem muito bem a escrita. Este trabalho apresenta uma abordagem histórica do Povo Baré, enfocando o lúdico indígena, os jogos tradicionais e não tradicionais da etnia e a inclusão social que o Programa Segundo Tempo poderá abranger. Os resultados evidenciam que o Programa Segundo Tempo, em articulação com as comunidades indígenas, pode contribuir para a revitalização do patrimônio material e imaterial dos Povos Indígenas.

Palavras–chave: Jogos Indígenas. Lúdico Indígena. Educação Física Indígena.


Downloads 1824  1824  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Centro de Educação a Distância, Universidade de Br  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Discutindo Valores Humanos na Educação Física escolar: uma perspectiva a partir do método “educare” Popular Versão: pdf
Atualização:  28/2/2012
Descrição:
SEBBEN, Thiago Felipe

O objetivo do presente estudo foi promover os valores humanos (paz, amor, ação correta, verdade, não-violência) a partir de práticas originárias do conteúdo da Educação Física (ginástica, luta, dança, jogos e esporte) sempre abordado com os estudantes através da ludicidade e das técnicas propostas pelo método “educare”. O microambiente escolar da prática pedagógica foi a Escola Municipal (EM) Santa Ana Mestra, escola da Rede Municipal de Ensino (RME) da Prefeitura Municipal de Curitiba (PMC). A escola possui um total de 768 alunos matriculados, sendo 390 no turno matutino. Destes, 175 participaram da pesquisa. A pesquisa foi de caráter aplicado qualitativo, tendo como instrumento metodológico a pesquisa-ação, em quatro etapas: diagnóstico, ação – que foi subdividida em duas sub-etapas: planejamento e ação propriamente dita -, avaliação e reflexão. Os resultados da aplicação desse método foram: o diagnóstico da realidade de indisciplina e dos problemas de convivência entre os estudantes, o planejamento pedagógico unindo os valores humanos e as práticas da cultura corporal, os relatórios da aplicação das aulas planejadas, a melhora no nível de desenvolvimento moral de duas turmas avaliadas, e a reflexão dos estudantes sobre o método a que estiveram expostos durante a pesquisa. É possível afirmar que o método “educare” é um instrumento pedagógico coerente com o objetivo de tentar transformar/aprimorar o caráter das crianças e, por conseqüência, a convivência das crianças no ambiente escolar e em outros ambientes.

Downloads 1855  1855  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Faculdades Integradas “Espíritas”   Site http://contribuição do professor
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


(1) 2 3 4 5 6 7 8 »