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Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!A atividade física como fator de influência na autonomia funcional do idoso Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
COSTA, Miriam Dalva Martins dos Santos

Estudos científicos bem como epidemiológicos têm demonstrado de forma clara os benefícios da prática regular da atividade física, na prevenção primária e secundária de doenças cardiovasculares, osteomusculares, neuromuscular, sócio-afetivas, determinando a melhora da capacidade funcional e laborativa do idoso e até mesmo de se evitar a instalação, progressão ou correção de possíveis disfunções que acabam por incapacitá-lo.Teve como objetivo investigar se a atividade física influencia beneficamente a autonomia funcional do idoso.

Palavras-chave: Idoso. Autonomia funcional. Qualidade de vida. Atividade física.



Downloads 17431  17431  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Repetição máxima e prescrição na musculação Popular Versão: 
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
Mussi, Ricardo Franklin de Freitas; Dias, Marcos Aurélio Ferreira

Este estudo de revisão vem levantar a problemática quanto a validade prática do teste de uma repetição máxima, ou 1 RM, e a determinação de cargas de execução nos diversos parâmetros e/ou metodologias de práticas da musculação.

Downloads 19936  19936  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Gama Filho  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!A dança promovendo a melhoria da qualidade de vida das pessoas da terceira idade Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
PINTO, Nádia Maria da Silva

O presente estudo pretende abordar a Dança Promovendo a Melhoria da Qualidade de Vida das Pessoas da Terceira Idade. Mostrando como a dança pode ser utilizada como promotora de qualidade de vida para terceira idade, amenizando assim os problemas decorrentes do processo de envelhecimento nos aspectos psicossociais e biológicos. O estudo foi realizado através de uma pesquisa bibliográfica, na qual na primeira parte foi necessário fazer um resgate da história da dança desde o seu surgimento, passando por toda a sua evolução até os dias de hoje. Na segunda parte, o estudo discute como acontece o processo de envelhecimento nos aspectos psicológicos, biológicos e sociais, além de uma breve conceituação do que significa velho e idoso. E na terceira e última parte foi apontado como a dança pode auxiliar na melhora da qualidade de vida da pessoa da terceira idade, fazendo com que através da prática da dança os efeitos decorrentes do passar da idade sejam amenizados. É preciso que a sociedade passe a ver essas pessoas com outros olhos, são seres como nos e que ao contrário do pensam são muitos produtíveis, pois eles têm muito a nos ensinar. Este trabalho vem mostrar às pessoas da terceira idade que como diz a música de Gonzaguinha devem “viver sem ter a vergonha de ser feliz”.

Palavras-chave: Dança. Terceira Idade. Qualidade de Vida.


Downloads 21032  21032  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Faculdades Integradas de Itapetininga, Fundação Ka  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!A influência da mídia na obesidade de crianças e adolescentes Popular Versão: pdf
Atualização:  17/5/2012
Descrição:
CARNEIRO, Vinícius Guimarães

Este trabalho tem como objetivo verificar a influência da mídia, equipamentos eletrônicos e o meio em que vivem crianças e adolescentes na gênese da obesidade. Devido à violência e às facilidades do mundo atual, crianças e adolescentes estão cada vez mais permanecendo em suas casas e, assim, não praticam a atividade física necessária para uma vida ativa e saudável e, por consequência, tornam-se sedentários. Sabe-se que a obesidade é uma situação que envolve diversos fatores e, entre eles, o sedentarismo é o que realmente se torna mais evidente. Pais pouco presentes tendem a deixar seus filhos diante da televisão, computadores ou videogames, para que estes aparelhos atuem como um tipo de “amigo” que está ali para proporcionar divertimento. Como pode-se comprovar, a mídia influencia os hábitos diários e de compra em crianças e adolescentes, além de vender um ideal estético que muitas vezes não é palatável à realidade destes indivíduos, podendo originar nos casos mais graves transtornos alimentares ou o uso de substâncias para a mudança da composição corporal para atingir o padrão midiático. Comprovar-se-à que existem aspectos positivos nestes aparelhos, tais como o benefício em alguns aspectos motores e cognitivos, como tempo de reação e treinamento mental, além de estarem sendo utilizados como auxiliar no tratamento de doenças e recuperação de indivíduos de todas as idades. Considera-se então que estas tecnologias são benéficas, assim como parte das informações que trazem consigo, mas os pais e responsáveis nunca podem abrir mão do controle sobre o tempo e as informações às quais estes indivíduos em formação vão ter acesso. A atividade física nunca pode ser deixada de lado, ao preço do risco de sedentarismo, obesidade/sobrepeso e síndromes metabólicas graves. A combinação de interação social, atividades físicas e informação é ideal para o completo desenvolvimento do indivíduo.

Palavras-chave: Obesidade. Tecnologia. Atividade física.

Downloads 23614  23614  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade de Ribeirão Preto  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Professor especialista ou professor generalista? Quem deve assumir a Educação Física na educação inf Popular Versão: PDF
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
SILVA, Gustavo Arantes et al

De acordo com a LDB 9394/96, a Educação Física é componente curricular obrigatório do Ensino Básico. No entanto, na Educação Infantil, primeiro momento da criança no ambiente escolar, não é obrigatório a presença de um professor especialista, graduado em licenciatura em educação física. Este estudo tem como objetivo analisar qual profissional é o mais capacitado e se encontra mais seguro para ministrar aulas/atividades relacionadas à educação física na educação infantil. Como metodologia, foram distribuídos ao todo 40 questionários idênticos com perguntas abertas e fechadas para profissionais que atuam neste nível, sendo 20 para professores generalistas e 20 para professores especialistas. As perguntas diziam respeito desde a sua formação, tempo de experiência, seus conhecimentos sobre educação física e sobre a educação infantil, se sentem capacitado, se planejam as aulas, se participam das reuniões pedagógicas, o tempo por semana utilizado para educação física e quem é o mais capacitado para tal função. Foi concluído que ambos os profissionais possuem posições e idéias similares sobre a educação infantil e o trabalho da educação física nesta área, assim como condições de trabalho parecidas e que a maioria dos respondentes consideram o professor especialista o mais capacitado para ministrar tais aulas.

Palavras chave: Educação Física. Educação infantil. Professor generalista.
Professor especialista.

Downloads 23894  23894  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!A importância dos jogos de luta na aprendizagem do karatê-dô Popular Versão: pdf
Atualização:  17/5/2012
Descrição:
SOUZA, Carlos Roberto Pantoja de

Esta pesquisa foi elaborada através de estudo de caso e de levantamento bibliográfico, onde se procurou estudar o que autores de diversas áreas ressaltam em seus trabalhos, sobre a importância do lúdico no universo da formação humana, com a implantação da prática de jogos, de brincadeiras e de lutas lúdicas em assistência às aulas de karatê infantil. Com o objetivo geral de verificar se essas atividades lúdicas auxiliam no aprendizado do karatê. Como objetivo específico de analisar se essa metodologia contribui para o melhor desenvolvimento dos fatores motores, cognitivos e afetivo-sociais, servindo como fator de motivação para crianças de 05 a 08 anos. A pesquisa foi realizada através de grupos de controle, formados por 20 crianças, 2 grupos de 10 crianças de 05 a 08 anos, alunos de Karatê dos Colégios La Salette, Pequeno Construtor, Luiza Martins e da turma para crianças da academia Biophysik. A metodologia foi realizada por um período de 2 meses, onde em um grupo se utilizou jogos, brincadeiras e lutas lúdicas e no outro a metodologia tradicional, somente com a utilização das repetições das técnicas do Karatê.

Palavras-chave: Karatê-Dô. Lúdico. Crianças.

Downloads 23942  23942  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual Vale do Acaraú  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!A Psicologia Histórico-Cultural e o desevolvimento infantil: reflexões a partir da e para a Educação Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
NASCIMENTO, Carolina Picchetti

O propósito deste trabalho foi o de analisar a especificidade do desenvolvimento humano elaborado pela Psicologia Histórico-Cultural, explicitando nesse processo seu caráter fundamentalmente histórico e suas implicações pedagógicas. A historicidade contida nessa teoria permite compreender o homem naquilo que ele pode vir a ser, o que significa, para nós, uma afirmação do trabalho educativo, no sentido de permitir que cada individuo se forme de acordo com as finalidades e valores assumidos pela fundamentação pedagógica que se tenha. A partir da análise de alguns dos principais elementos presentes na Psicológica Histórico Cultural, como a categoria atividade, o conceito de zona de desenvolvimento próximo e de funções psíquicas superiores, propusemos a existência de três implicações desta teoria para a prática pedagógica da Educação Física infantil: 1) o trabalho com o jogo, considerando-o como a atividade principal da criança em idade pré escolar; 2) a contribuição da educação física para o desenvolvimento das formas culturais de conduta; 3) a necessidade de se organizar os conteúdos específicos da Educação Física em temas ou atividades básicas. O trabalho apontou algumas orientações possíveis para o estudo da prática da Educação Física infantil, que embora não representem uma elaboração pedagógica ou didática para a área, demonstrou as possibilidades e a importância da Psicologia Histórico- Cultural para fundamentar a prática pedagógica da Educação Física.

Palavras-chave: Desenvolvimento humano. Educação Física infantil. Psicologia Histórico-Cultural.


Downloads 25710  25710  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Escola de Educação Física- Universidade de São Pau  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Periodização do treinamento para corredores de rua especialistas em provas de dez quilômetros Popular Versão: 
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
Domingos, Aline Meyre Costa, Allan José Silva da; Benício, Dóris Alves de Lira, Dantas, João Marques

Nesta pesquisa o objeto teórico e formal centra-se nas provas de pedestrianismo, mais especificamente nas corridas de rua de 10 km.

Downloads 26165  26165  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Gama Filho  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Sugestão de uma periodização para o voleibol "amador" de duplas na areia masculino Popular Versão: 
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
MARQUES JUNIOR, Nelson Kautzner


O voleibol na areia começou nas praias norte-americanas, sendo introduzido no Brasil por volta de 1933, em frente do hotel Atlântico e Londres, em Copacabana, pelo carioca Altamiro da Fonseca Braga (Peixoto, 1992). Logo a modalidade se difundiu pelas praias do Rio de Janeiro, as redes mais famosas, localizadas em Copacabana e Ipanema (Vlastuin e Pilatti, 2005), eram freqüentadas por jogadores de clubes e seleções. Inicialmente as partidas eram 6 contra 6, mas como faltava um, jogava-se com menos atletas (Coqueiro, 1990). Percebeu-se que o jogo de duplas era mais emocionante e exercitava todos os fundamentos, auxiliando os jogadores dos clubes em otimizar a sua performance. O impulso do voleibol na areia aconteceu em 1985 e 1986, com o 1° e 2° Hollywood Volley, com medalhistas olímpicos do Brasil e dos Estados Unidos, também participando as “musas” brasileiras e as excelentes jogadoras norte-americanas (Prado, 1994).

Palavras-chave: Treinamento. Voleibol. Desempenho esportivo.


Downloads 29276  29276  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Gama Filho  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!A sistematização do processo de ensino-aprendizagem-treinamento dos fundamentos técnicos dos esporte Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
VILANI, Luiz Henrique Porto

A presente proposta de sistematização do processo de ensino, aprendizagem e treinamento dos fundamentos técnicos dos esportes de raquetes, envolve uma série de aspectos inerentes às áreas de desenvolvimento humano, desenvolvimento motor, treinamento desportivo, aprendizagem motora, metodologia desportiva, características específicas das modalidades de raquetes e do sistema de formação desportiva. Foi realizada uma revisão bibliográfica com a finalidade de fundamentar e discutir estes fatores, para então efetivar esta proposta objetivando um sistema coerente com o desenvolvimento da criança de forma global.

Downloads 33477  33477  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal de Minas Gerais  Site http://
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