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Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Educação, Educação Física e Ioga Popular Versão: 
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
Rocha, Ana Cândida Gomes
O presente trabalho foi desenvolvido com o intuito de identificar, descrever e compreender os possíveis estudos e propostas sobre a Ioga na Educação/Educação Física escolar e ainda problematizar e refletir sobre as possibilidades de implementação de tais propostas, considerando algumas atuais discussões na Educação e Educação Física escolar.

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Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!A velocidade crítica como preditor de desempenho na marcha atlética Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
CORDEIRO, George André

O presente estudo teve como objetivo comparar o tempo obtido nas provas de 5000 e 10000m marcha atlética com tempo predito pela velocidade critica, e verificar a associação da velocidade critica e a capacidade aeróbia (VO2máx) com o desempenho aeróbio (tempo das provas de 5000 e 10000m). A amostra foi composta por 7 atletas do gênero masculino com idade entre 16-38 anos. A velocidade crítica foi calculada pelo modelo trabalho versus tempo em dois tiros de 1000m e 2000m em velocidade máxima. O VO2máx foi obtido através do teste de 2000m e cálculo indireto utilizando a velocidade média. O desempenho aeróbio foi obtido utilizando o melhor tempo de competição da temporada 2007. Utilizou-se a estatística descritiva, teste t-student e a correlação produto-momento de Pearson, adotando p<0,05. O desempenho obtido e o predito pela velocidade crítica foram semelhantes (5000m: 23,50 ± 1,29 min. versus 24,58 ± 0,96 min., p = 0,18; 10000m:48,14 ± 2,02 min. versus 49,17 ± 1,92 min., p = 0,40). Foram observadas correlações inversamente significativas entre velocidade crítica e desempenho aeróbio (5000m: r = - 0,84, p = 0,01; 10000m: r = - 0,83, p = 0,01), e entre o VO 2máx e o desempenho aeróbio (5000m: r = - 0,86, p = 0,01; 10000m: r = - 0,91, p = 0,00). Os resultados deste estudo indicaram que a velocidade crítica é uma ótima ferramenta para controle do treinamento e predição do desempenho aeróbio em atletas de marcha atlética do gênero masculino, independente da idade cronológica.

Palavras-chave: Velocidade crítica. Desempenho aeróbio. Marcha atlética.



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Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Atividade física na perspectiva crítica de promoção da saúde: por outra compreensão da Educação Físi Popular Versão: PDF
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
CARVALHO, Fabio Fortunato Brasil de

O presente trabalho consistiu em revisão bibliográfica e pretende evidenciar as discussões teóricas que a Educação Física tem feito baseado em alguns referenciais da Saúde Coletiva/Promoção da Saúde apontando possibilidades de aproximação entre estes campos do saber na perspectiva de alcançar outra compreensão da Educação Física. A literatura especializada da Educação Física e a mídia em geral, constantemente advogam a saúde como um dos principais fins da atividade física. Acreditamos que o termo atividade física pode abarcar um sentido amplo, extrapolando a quantificação energética e por este motivo optamos pela sua utilização. Contudo, a Educação Física privilegia o enfoque biológico da “saúde”, resultando numa relação causal entre a atividade física e saúde; o que é explorado pela lógica comercial de criar, aumentar a necessidade ou sua percepção por parte de possíveis consumidores. Fala-se também em bem-estar e qualidade de vida; o que é acriticamente aceito e difundido até mesmo entre os profissionais de saúde.

Palavras-chave: Promoção da saúde. Determinantes sociais da saúde. Educação Física. Atividade física.


Downloads 6065  6065  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Mulheres em Academia de Ginástica: motivos que atraem, motivos que afastam Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
SOUZA, Adalberto A. de.

Este estudo teve como objetivo investigar os motivos que fazem com que mulheres matriculem-se em academia de ginástica para a prática de exercícios físicos e investigar também os motivos que fazem com que não adiram aos treinamentos. Foram pesquisadas 47 mulheres com faixa etária entre 20 e 61 anos de idades. A coleta de dados foi feita através de questionário com 20 perguntas fechadas e uma aberta, totalizando 21 questões. A análise foi descritiva e fenomenológica. Os resultados nos dão informações importantes que esperamos que possam ser úteis para professores de educação física, proprietários de academias, para alunas de academia e também para mulheres que sintam necessidade de treinar em academia de ginástica. Para os profissionais da área da saúde, esporte e lazer, esse trabalho analisa as propagandas como ferramenta de marketing de academia de ginástica. Essa pesquisa mostra o que as mulheres esperam dos treinos em academias e o que as academias oferecem. Os tipos de treino e o tempo das seções e a respectiva frequência são aspectos importantes abordados nesse trabalho. Sugere-se um trabalho investigativo de maior amplitude em todas as regiões do país e que os fatores determinantes para a prática e abandono aos exercícios físicos por mulheres de todas as classes sociais sejam considerados para um planejamento de treino baseado nas necessidades individuais das alunas de academia de ginástica.

Palavras-chave: Beleza. Academia. Mulher. Saúde. Distúrbios Psicobiológicos.


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Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Raízes étnicas da capoeira Popular Versão: PDF
Atualização:  29/2/2012
Descrição:
MARTINS, Bruno Rodolfo

Este estudo pretende auxiliar as pessoas, capoeiras, acadêmicas ou afins, no debate sobre tradições nas manifestações culturais afro-brasileiras e, de forma incisiva, na própria capoeira. Percebemos em várias destas manifestações algumas questões atreladas à valorização de uma ou outra tradição em detrimento de outras, e desejamos descobrir e aprofundar o que é ser tradicional e quais os sentidos e suas implicações no mundo que vivemos hoje. Buscamos aspectos históricos sobre as origens da capoeira, remontando ao século XIX, para problematizarmos diante da chamada “institucionalização”, que demarca e funda tradições no começo do século XX e altera profundamente as perspectivas da capoeira e sobre a capoeira. Experimentamos, no intuito de procurar aproximações étnicas, comparar a capoeira com outras manifestações que teriam uma mesma descendência cultural africana. Após analisarmos tais discursos acadêmicos, fomos ao encontro dos discursos de capoeiras procurar evidências, convergências e divergências entre estes. As raízes étnicas da capoeira podem continuar obscuras, mas os discursos de tradição estão postos para as análises, reflexões e proposições.

Downloads 5842  5842  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Departamento de História, Faculdades Integradas Si  Site http://boletimef.org/biblioteca/2758/Raizes-etnicas-da-capoeira
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Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Organização do trabalho pedagógico e o trato com o jogo: uma proposição crítico-superadora Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
SILVA, Kelliane Pereira da; ALBUQUERQUE, Sávio Ferreira de

Este estudo teve como objetivos propor alternativas de superação do trabalho pedagógico no trato com o jogo; identificar a organização do trabalho pedagógico nas escolas públicas do município de Tucuruí e verificar de que forma se dá o trato com o jogo nas escolas públicas do município de Tucuruí. Para tanto, fez-se um estudo de caso, com uma abordagem qualitativa com característica descritiva, além de uma pesquisa bibliográfica para um aprofundado acerca dos assuntos tratados. Utilizou-se como categoria de análise a proposta por Cheptulin (2004), denominada de realidade e possibilidade. Tal pesquisa se desenvolveu em dois momentos. No primeiro fez-se uma observação não-participante das aulas do professor de Educação Física da escola Ana Pontes Francez, as quais ocorreram durante quatro encontros. No segundo momento fez-se uma intervenção na realidade da escola, onde se colocou em prática uma proposição de ensino no o trato com o jogo para uma turma da 7ª (sétima) série durante seis encontros. Assim, a partir das observações na realidade escolar constatou-se a fragmentação do conhecimento, a dissociação entre teoria e prática, onde predomina o praticismo, a secundarização de conteúdos como o jogo, a seletividade de alunos e a presença do método tecnicista. Dessa forma, confirmando a presença de uma educação voltada para a formação não-crítica do aluno, onde a escola firma os interesses da sociedade capitalista fortalecendo a dualidade de classes. No entanto, através de nossa proposição de ensino verificou-se que é possível superar essa realidade, onde se notou que a partir da concepção Crítico-superadora de ensino os alunos são capazes de refletirem criticamente sobre a realidade, atuando ativamente no seu processo de ensino-aprendizagem com autonomia, beneficiando a construção reflexiva de formas mais elaborada de conhecimento.

Palavras-chave: Trabalho pedagógico. Jogo. Crítico-Superadora.


Downloads 5814  5814  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade do Estado do Pará, Tucuruí, 2008.  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Vivência do lazer na adolescência: a desigualdade social e o furto do lúdico Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:


PINHO, Wagner Leandro Pereira

A relação entre lazer e adolescência não aparece da mesma forma para todos, principalmente quando levamos em conta o fator econômico e as desigualdades sociais. Neste sentido, esta pesquisa teve como objetivo verificar as vivências de lazer entre adolescentes de diferentes realidades sociais da cidade de Montes Claros – MG, analisando as possíveis relações entre realidade social, tempo disponível e conteúdos vivenciados no lazer. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de campo, sendo caracterizada como descritiva e de natureza quantitativa. A amostra foi composta por 100 adolescentes de ambos os sexos com idades entre 14 e 17 anos, divididos em duas realidades sociais retratadas pela instituição de ensino que freqüentam: uma instituição de ensino particular localizada no bairro Ibituruna e outra instituição de ensino da rede pública estadual localizada no bairro Vilage do Lago 2, representado realidades sociais desiguais. Os resultados são restritos à amostra pesquisada. A partir do desenvolvimento da pesquisa foi possível constatar que o tempo disponível dos adolescentes de ambas as realidades sociais tende a uma restrição devido às obrigações sociais, que no caso da escola particular são, em sua maioria, os cursos extra-escolares, enquanto na instituição pública são as tarefas domésticas. A principal barreira para o lazer dos adolescentes da instituição privada foi a falta de tempo, já para os adolescentes da instituição pública foi a falta de recursos econômicos. No que se refere às vivências do lazer dos adolescentes, notou-se uma restrição nos conteúdos culturais. Ao mesmo tempo em que o lazer dos adolescentes é restrito em suas vivências, grande parte dos adolescentes (em sua maioria da instituição privada) não anseia por outras vivências além do que já é praticado. Esta contradição afirma a falta de informação da população em relação ao lazer. A análise dos dados permitiu concluir que a as barreiras econômicas afetam diretamente os adolescentes da instituição pública. Porém, a democratização do lazer não depende exclusivamente de fatores sócio-econômicos, mas também se relaciona com a educação para a vivência do tempo disponível. Além disso, se levarmos em conta que a prática ou não do lazer está diretamente vinculada às questões econômicas, podemos afirmar que uma real mudança com relação à democratização do acesso ao lazer passa, necessariamente, por grandes transformações que abarcam, inclusive, mudanças estruturais na sociedade.


Downloads 5642  5642  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Montes Claros, Montes Cla  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!A arte de crescer gingando: os benefícios que a capoeira pode trazer no desenvolvimento global Popular Versão: PDF
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
CASSIANO, Núbia Nogueira

E é com esse intuito que essa pesquisa foi realizada, demonstrar aos leitores os benefícios proporcionados pela arte aos seus praticantes, o poder que a capoeira tem em reverter situações , em mudar vidas e trazer uma esperança à crianças que, provavelmente, não teriam um futuro promissor devido à sua classe social ou, por outro lado, quando vivem em uma situação econômica estável, se entregam ao sedentarismo dedicando todo o seu tempo livre aos vídeo games e computadores ou, até mesmo, ás drogas.

Downloads 5494  5494  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade de Uberaba  Site http://www.boletimef.org
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Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!“Nas voltas que o mundo deu, nas voltas que o mundo dá Popular Versão: PDF
Atualização:  28/2/2012
Descrição:
JANNUZZI, Luciano

No presente trabalho realizei uma pesquisa bibliográfica sobre a capoeira, conceituando suas dimensões através da análise histórico-filosófica, dividindo seus tratamentos em Dança, Luta, Jogo, Arte e Educação Física considerando suas características como tais e estudando suas possibilidades para assimilar cultura, enumerando assim as contribuições para a área da Educação Física, ou seja, para o âmbito da Educação. Através das análises transcorridas durante o trabalho percebemos o quanto essa manifestação cultural presente em nosso país e hoje difundida em todo o mundo, vêm sendo valorizada e indicada para proporcionar novos conhecimentos ao ser humano. Depois de estudar e analisar as dimensões da capoeira percebemos que se tratarmos essa manifestação como uma arte, ampliamos seus horizontes e perpetuamos sua cultura, rompendo preconceitos e aumentando suas possibilidades enquanto instrumento de promover educação, ultrapassando barreiras e limites ditados pela sociedade, ou seja, a padronização, regramento e enquadramento. Chegamos à consideração final que a capoeira não pode ser transformada em um esporte, pois fazendo essa delimitação, perdemos características essenciais que sobreviveram diante do compromisso dos mestres antigos em estarem transmitindo toda a tradição e transformaremos essa arte em mais um produto descartável da indústria cultural.

Palavras-chave: Capoeira, Educação Física, Arte.




Downloads 5399  5399  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Espírito Santo do Pinhal: UNIPINHAL , 2007.  Site http://ebookbrowse.com/gdoc.php?id=197269148&url=5f1a952777bd20af231e8e801c6d0852
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Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Espaços Públicos de Esporte e Lazer do Município de São José dos Pinhais: formas de (des) apropriaç Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
ALMEIDA, Cynthia Adriane de

Compreendemos o fenômeno chamado Lazer a partir da idéia que ele se materializa por meio de um tempo e espaço de vivências lúdicas organizadas por uma determinada cultura. Desta forma, as experiências de Lazer podem influenciar e sofrer influência de determinados espaços e equipamentos, pois dependem e são sensivelmente demarcadas pelos ambientes onde acontecem. De acordo com essa afirmação, surge a seguinte problemática. Como esses espaços e equipamentos estão sendo apropriados pela população do município de São José dos Pinhais? Trata-se de uma pesquisa descritiva, de caráter qualitativo. Para tanto, foram mapeados na cidade de São José dos Pinhais os seguintes espaços de Esporte e Lazer: Parques, Praças, Centros Culturais e Centros Esportivos. Agregado a esse procedimento utilizamos um Protocolo de observação, diário de campo e entrevista semi-estruturada com os Secretários do Esporte e Lazer, Urbanismo e Cultura. Após co-relacionar esses instrumentos de pesquisa localizamos algumas categorias de análise, entre elas: Acessibilidade, Organização dos espaços, Iluminação/Manutenção/Segurança, Uso e apropriação dos espaços e Área Verde. Concluímos que alguns espaços e equipamentos de Esporte e Lazer nessa cidade encontram-se com pouca diversidade de formas e usos. Demonstrando uma visão restrita dos gestores sobre a potencialidade dos espaços de Esporte e Lazer da cidade.

Palavras-chave: Espaços Públicos. Lazer. Políticas Públicas.



Downloads 5191  5191  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Paraná  Site http://
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