Educadores

Ínicio : Educação Fisica : Monografias : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Data (novos listados primeiro)

Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Influência da atividade física no desenvolvimento motor e rendimento escolar em crianças do fundamen Popular Versão: PDF
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
CEZÁRIO, Amândia Elizabeth da Silva

A psicomotricidade alcança um novo campo conceitual quando olha alem do corpo orgânico e expressivo, acreditando na estreita ligação entre o desenvolvimento da motricidade, da inteligência e da afetividade. Dada relevância sobre o tema em foco,o estudo foi elaborado com intuito de trazer uma reflexão sobre os benefícios da prática da atividade física, bem como identificar possíveis problemas psicomotores que possam interferir no processo de aprendizagem. Este artigo faz uma abordagem sobre o desenvolvimento motor e a sua influencia no rendimento escolar das crianças com o objetivo de avaliar se as crianças que praticam atividade física regularmente fora da escola são as que têm um maior desenvolvimento motor e são as que têm um melhor rendimento escolar. Como instrumento de coleta de dados foi realizada a bateria de testes psicomotores(BPM) de Fonseca(1995), verificando as praxia global e praxia fina. Foram realizados questionários para verificar quem fazia atividades físicas fora da instituição escolar. Os testes de habilidades motoras foram realizados com um grupo de 48 crianças, sendo estas 24 do turno da manha e 23 do turno da tarde, ambas do 3º ano do ensino fundamental.

Palavras-chave: Atividade física. Desenvolvimento motor. Rendimento escolar.

Downloads 58715  58715  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual Vale do Acaraú  Site http://
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Inclusão social e esportiva dos alunos portadoresde necessidades especiais nos Jogos Colegiais do  Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
ROMUALDO, Evelyn Bettinelli

Esta monografia teve como tema a inclusão social e esportiva dos alunos portadores de necessidades especiais (PNE) na Fase Final dos 52º Jogos Colegiais do Paraná (JOCOP’s), realizado na cidade de Curitiba, nos dias 07 a 17 de julho de 2005.
Foram abordados temas referentes à Educação Física, Inclusão, Sociologia e Políticas Públicas do Esporte. O objetivo geral foi investigar se a inclusão social dos alunos portadores de necessidades especiais estava realmente caracterizada, além da inclusão esportiva, nos JOCOP’s. Os objetivos específicos foram: levantar dados quantitativos e qualitativos referentes à inclusão social e esportiva dos alunos portadores de necessidades especiais das escolas participantes nos 52º JOCOP’s – presente na seção de Procedimentos Metodológicos; registrar as situações relatadas pelos dirigentes das escolas, quanto à inclusão social de seus alunos PNE nos momentos da viagem, abertura dos JOCOP’s, alimentação, alojamentos, jogos, atuação da arbitragem, incluindo as situações discriminatórias e as situações exemplares de inclusão – presente na seção de Apresentação dos Dados; discutir sobre os relatos apresentados pelos dirigentes com base nos documentos e literaturas que defendem a inclusão social dos PNE – presente na seção de Discussão e propor caminhos para que a inclusão social e esportiva dos PNE nos JOCOP’s seja realimente efetiva – presente nas Considerações Finais. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de campo de caráter descritivo, aplicada através de um questionário com três perguntas, às 26 escolas de educação especiais indicadas pela Paraná Esporte, que participaram da fase final dos
JOCOP’s.

Downloads 6673  6673  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma FACINTER  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Implicações do esporte escolar: uma abordagem sob uma perspectiva crítica Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
ALMEIDA, Sérgio Roberto de Paiva

Este trabalho tem como objetivo sensibilizar e trazer entendimento aos leitores sobre as dimensões que o esporte tem dentro da escola sejam eles os positivos ou negativos. A investigação foi feita através de uma pesquisa bibliográfica onde na sua primeira parte discutiremos qual é a função e como deve ser abordado o esporte dentro das aulas de Educação Física, apresentando os benefícios, os prejuízos e os cuidados que devemos olhar para essa prática inserida como instrumento de trabalho nas aulas de Educação Física. Já na segunda parte abordamos como assunto as práticas esportivas extracurriculares, como deveria ser entendido o posicionamento do professor e as relações pessoais que essa prática proporciona, o que se espera do professor enquanto mediador dessas práticas e quais são os motivos que levam as escolas a oferecê-las. Na terceira parte discutiremos sobre os processos de atuação do esporte dentro da escola, iremos aqui levantar como entendemos que deveriam ser administradas pedagogicamente a iniciação esportiva no âmbito das práticas esportivas extracurriculares, a conveniência de discussões teóricas dos temas esportivos tanto nas práticas esportivas extracurriculares como nas aulas de Educação Física curricular e também as possibilidades de práticas para o desenvolvimento das idéias propostas por esse trabalho.

Palavras-­chave: Esporte escolar. Prática esportiva extracurricular. Proposta
metodológica.



Downloads 1361  1361  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Faculdades Integradas de Itapetinga, Fundação Karn  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Esportes de Aventura e Meio Ambiente: tematizando essesconhecimentos na Educação Física Popular Versão: 
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
Teixeira, Joanna Pitombo
Este estudo realizado a partir de uma revisão bibliográfica, busca investigar com a área de Educação Física tem tratado a temática do meio ambiente nos estudos destinados a investigar os esportes de aventura na natureza, como também, pensar possibilidades da tematização destes conteúdos nas aulas de Educação Física.

Downloads 41034  41034  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Faculdade Social da Bahia, Salvador  Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Grupos estabelecidos e outsiders nas aulas de Educação Física Escolar: avaliação e intervenção pedag Popular Versão: PDF
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
MUNIZ, Emanuel Max

O objetivo deste trabalho foi verificar como se apresentam os grupos de estabelecidos e outsiders (ELIAS, 2000) no interior da aula de Educação Física, e como o professor, via processo avaliativo e intervenção pedagógica, reafirma ou minimiza a ação desses grupos. Foi observada uma turma do ensino fundamental de uma escola Estadual do município Guarapuava - Brasil. Um questionário foi aplicado ao professor no final do período da observação, com algumas perguntas referentes à avaliação, se através desta ela reafirma ou minimiza a ação desses grupos. Através da pesquisa de campo notou-se a divisão destes grupos de estabelecidos e outsiders entre os alunos da série pesquisada. A avaliação juntamente com a intervenção do professor até onde foi acompanhada por nós, não influenciou para a diminuição destes grupos.

Palavras chaves: Educação Física. Estabelecidos. Outsiders.



Downloads 2625  2625  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Curso de Licenciatura em Educação Física, da Facul  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!O jogo na escola: buscando sua identidade Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
MOURA, Marla Maria Moraes

O presente trabalho trata do resultado da Monografia de Conclusão do Curso de Educação Física da Universidade Regional do Cariri – URCA. Cujo objetivo central é tentar compreender a identidade do jogo no espaço escolar considerando a hipótese de que a escola convive com um entendimento equivocado do mesmo. Para tanto, o referido estudo visa ainda identificar e analisar a compreensão do jogo para alunos e professores, além de tentar entender os espaços de jogo na escola. Em vista destes objetivos a pesquisa tem intento de responder a seguinte problemática: Quais as possibilidades de apropriação do jogo de modo a atingir os objetivos educacionais que a escola se propõe? Dessa forma, a pesquisa caracterizou-se por um trabalho exploratório de caráter descritivo. Para a coleta de dados foram utilizadas entrevistas, observações assistemáticas e fotografias. O método escolhido para a análise dos dados foi o dialético. A sua coleta foi realizada em três escolas públicas a EEF 18 de Maio, EEFM Estado da Bahia e CEFET-Juazeiro do Norte, com 90 alunos, 07 professores de Educação Física e 25 professores das demais disciplinas. Foi possível constatar com este estudo que ainda persiste o entendimento da Educação Física, no contexto escolar, enquanto mera atividade prática desprovida de toda e qualquer reflexão num campo mais teórico. O jogo na escola precisa possuir uma identidade própria para ser capaz de intervir e contribuir no processo de formação e aprendizagem dos alunos.

Palavras-chave: Jogo. Educação Física. Escola.

Downloads 3962  3962  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Regional do Cariri  Site http://
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!O jogo na Educação Física escolar: atribuições dada pelo professor Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
ALVES, Rodrigo Landim.

O tema a ser tratado neste artigo é o jogo. Realizamos algumas reflexões sobre o assunto entendendo-o como um fenômeno universal que possui uma pluralidade de olhares, que está presente em todas as culturas e possuidor de um caráter natural e espontâneo, mas que também pode ser usado nas aulas de Educação Física Escolar como um recurso pedagógico eficiente, explorando uma diversidade de conteúdos, e dando ao mesmo sentido sócio-cultural, e não apenas para desenvolvimento de determinadas habilidades técnicas. Daí veio à necessidade de se compreender como os professores de Educação Física entendem e utilizam o jogo em suas aulas. Realizamos uma revisão da literatura para entender as diferentes análises sobre o jogo e aplicamos um questionário junto aos professores da rede pública de Rio claro (RJ). Ao confrontarmos os dados do questionário com os da revisão bibliográfica, verificamos que ao jogo são atribuídas várias funções, pois o mesmo é compreendido de vários aspectos. O jogo constitui-se como uma importante atividade para o desenvolvimento humano e para a construção da autonomia, podendo ser utilizado pelo professor de formas variadas, visando sempre ao prazer de quem o executa.

Palavras-chave: Jogo. Educação Física escolar. Desenvolvimento humano. Prazer.

Downloads 7316  7316  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Centro Universitário de Volta Redonda  Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!O esporte e a lógica capitalista Popular Versão: 
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
ALVES, Douglas

O objetivo desse trabalho é estudar como ocorre processo de mercantilização do esporte numa sociedade que assume os valores capitalistas. Para tanto, iremos utilizar os instrumentais teóricos oferecidos pela perspectiva marxiana. Segundo o referencial teórico adotado, tentaremos demonstrar como o esporte pode ser considerado um instrumento político/ideológico, através do qual são difundidos e reproduzidos os valores morais defendidos por uma minoria economicamente dominante. Desse modo pretendemos demonstrar como a idéia de competitividade, superação de limites etc., refletem, na realidade, as expectativas e comportamentos típicos de um modo de produção determinado. Dentro desse contexto, abordaremos como ocorre o processo de mercantilização do esporte e sua transformação em espetáculo onde os atletas passam a vender sua força de trabalho, e esperam receber em troca um valor equivalente pela sua produção. Este trabalho será desenvolvido através de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório, por meio do método dialético, delineada pela técnica de pesquisa bibliográfica.

Palavras-chave: Capitalismo-marxismo. Mercantilização e esporte.



Downloads 16888  16888  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade Metod  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!O ensino de Educação Física na educação de jovens e adultos, sob um olhar psicopedagógico Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
ARAÚJO, Rafael Vieira de

Este projeto monográfico teve o intuito de analisar com um olhar psicopedagógico, a realidade escolar da Educação de Jovens e Adultos destacando o processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Educação Física. Três importantes áreas do conhecimento são abordadas nesse estudo, são elas: a psicopedagogia, a educação de jovens e adultos e a disciplina educação física, o que torna o presente trabalho relevante para a esfera educacional. Esta pesquisa apresenta discussões teóricas em relação à Psicopedagogia Institucional, dados levantados e analisados durante o estágio em relação as especificidades das aulas de educação física na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Na análise diagnóstica psicopedagógica foi observada a postura do professor de educação física e de seus alunos, as relações de autoridade entre a equipe técnica e o professor da referida disciplina, os equívocos na percepção de alunos, professor e equipe técnica em relação à função da Educação Física e a complexidade dos conhecimentos dessa disciplina para o processo de formação humana. Dentro dessa realidade verificou-se que os conhecimentos da psicopedagogia podem trazer contribuições significativas, por meio da ação de profissionais comprometidos com a qualidade de um desenvolvimento global dos atores envolvidos com o processo ensino-aprendizagem, sendo eles: alunos, professores e funcionários da instituição educativa.


Downloads 8846  8846  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  Universidade Estadual de Goiás, Goiânia, 2008  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!O efeito do método pilates no ganho da flexibilidade Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
BARRA, Bruno Sibilio; ARAÚJO, Willian Batista

Muitas discussões foram abertas diante do real ganho de flexibilidade com a prática do Método Pilates, e como é sabido que a flexibilidade tem fundamental importância para uma melhor qualidade de vida. Buscamos realizar esse trabalho, para mensurar o real ganho de flexibilidade proporcionado pela prática do Método Pilates, tendo visto que existem poucos trabalhos científicos relacionados a esse tema até a presente data. A amostra foi feita com um grupo de 20 pessoas com média de idade de 35 anos, média de altura de 1,62m e a média de peso de 60,02 kg, foi feita uma coleta de dados inicial, e outra coleta após 32 semanas de prática do Método Pilates, o instrumento utilizado para fazer a coleta da flexibilidade foi o Banco de Wells. Os resultados demonstraram a efetividade do método no ganho de flexibilidade e o principal fator parece estar na aproximação do método com trabalhos de flexibilidade dinâmica.

Palavras-chave: Método Pilates. Flexibilidade. Qualidade de vida.

Downloads 4741  4741  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNILINHARES, Linhares, 2007  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 (5) 6 7 8 »