Categoria: Educação Fisica Monografias |
Juventude e tempo livre: Possíveis Reflexões  |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
LIMA, Angélica Cardoso
Esta pesquisa buscou evidenciar as possíveis relações entre juventude e tempo livre na sociedade capitalista. Para isso, apresentei algumas reflexões sobre o tema na sociedade capitalista com intuito de discutir as ações e intervenções dessa geração no cotidiano social. Caracterizado como uma pesquisa bibliográfica e sustentada teórico-metodologicamente por autores marxistas, e que, portanto se utilizam do materialismo histórico e dialético, pude me aproximar das categorias teóricas, tomadas aqui como relevantes para as articulações propostas. A juventude geração caracterizada pelo processo de preparação para o mundo adulto produtivo, pode ser entendida como um forte ponto de referencia para as transformações sociais. Nessa direção as manifestações ou movimentos sociais aqui apontados, tais como o movimento sem terra (MST) e movimento estudantil demonstram os poucos caminhos que restam à juventude, enquanto movimento organizado para romper os valores do trabalho produtivo na sociedade do capital. Nesse ínterim, o esporte, como proposta oferecida aos jovens, por meio das políticas públicas estatais, para a ocupação de seu tempo livre, evidencia também, a determinação e controle da juventude, visando conformá-la e discipliná-la para que os eventuais ímpetos de resistência aos valores hegemônicos sejam minimizados e transformados em desejos individualizados. Finalmente, cabe ressaltar que os poucos movimentos organizados pela juventude ainda suscitam e estimulam a chama da inquietude e a essência da juventude revolucionária e, que, se junta as manifestações culturais jovens como funk, rap, skate, mas que, com clareza, os identifica ainda no processo de resistência que conforma.
Palavras-chave: Juventude.Tempo livre e sociedade capitalista.
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2823 0 bytes UEM-Universidade Estadual de Maringá http:// |
Categoria: Educação Fisica Monografias |
Judô: da história à pedagogia do esporte  |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
ARAÚJO, Rafael Vieira de O presente trabalho busca analisar, verificar e traçar novos caminhos para o ensino-aprendizagem do judô, tendo como objeto de estudo o judô na formação humana. O interesse pelo tema partiu da minha experiência pessoal com este esporte antes e durante o estudo acadêmico. Na reflexão dialética-histórica-crítica do judô na sua realidade concreta verificou-se a necessidade de esboçar uma pedagogia que favoreça a unidade de ensino desta modalidade de forma a (re) significar o ensino-aprendizagem desta atividade humana na sua essência, ou seja, no seu aspecto histórico-filosófico, cultural, social e educacional, a fim de proporcionar uma práxis pedagógica adequada. Dentro dessa concepção viu-se a necessidade de não fragmentar o judô enfatizando somente a competição. Esta monografia vinculou-se ao Projeto de Pesquisa Pedagogia do Esporte: em busca de novos caminhos, elaborado, desenvolvido e contextualizado na Faculdade de Educação Física (FEF) Universidade Federal de Goiás (UFG).Tal projeto busca também uma nova significação de prática-pedagógica para o Esporte, ou seja, a formação humana, e uma metodologia de ensino para o Esporte por meio de jogos. Nessa perspectiva, elaboramos jogos para a iniciação esportiva do judô. Analizando a esportivização, a utilização do jogo como prática pedagógica e estratégia de ensino nas aulas e a importância do componente lúdico como eixo facilitador da aprendizagem dos fundamentos essenciais dessa modalidade de luta.
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9595 0 bytes Universidade Estadual de Goiás, Goiânia, 2005 http:// |
Categoria: Educação Fisica Monografias |
Inclusão social e esportiva dos alunos portadoresde necessidades especiais nos Jogos Colegiais do  |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
ROMUALDO, Evelyn Bettinelli
Esta monografia teve como tema a inclusão social e esportiva dos alunos portadores de necessidades especiais (PNE) na Fase Final dos 52º Jogos Colegiais do Paraná (JOCOP’s), realizado na cidade de Curitiba, nos dias 07 a 17 de julho de 2005. Foram abordados temas referentes à Educação Física, Inclusão, Sociologia e Políticas Públicas do Esporte. O objetivo geral foi investigar se a inclusão social dos alunos portadores de necessidades especiais estava realmente caracterizada, além da inclusão esportiva, nos JOCOP’s. Os objetivos específicos foram: levantar dados quantitativos e qualitativos referentes à inclusão social e esportiva dos alunos portadores de necessidades especiais das escolas participantes nos 52º JOCOP’s – presente na seção de Procedimentos Metodológicos; registrar as situações relatadas pelos dirigentes das escolas, quanto à inclusão social de seus alunos PNE nos momentos da viagem, abertura dos JOCOP’s, alimentação, alojamentos, jogos, atuação da arbitragem, incluindo as situações discriminatórias e as situações exemplares de inclusão – presente na seção de Apresentação dos Dados; discutir sobre os relatos apresentados pelos dirigentes com base nos documentos e literaturas que defendem a inclusão social dos PNE – presente na seção de Discussão e propor caminhos para que a inclusão social e esportiva dos PNE nos JOCOP’s seja realimente efetiva – presente nas Considerações Finais. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de campo de caráter descritivo, aplicada através de um questionário com três perguntas, às 26 escolas de educação especiais indicadas pela Paraná Esporte, que participaram da fase final dos JOCOP’s.
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6786 0 bytes FACINTER http:// |
Categoria: Educação Fisica Monografias |
Espaços Públicos de Esporte e Lazer do Município de São José dos Pinhais: formas de (des) apropriaç  |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
ALMEIDA, Cynthia Adriane de
Compreendemos o fenômeno chamado Lazer a partir da idéia que ele se materializa por meio de um tempo e espaço de vivências lúdicas organizadas por uma determinada cultura. Desta forma, as experiências de Lazer podem influenciar e sofrer influência de determinados espaços e equipamentos, pois dependem e são sensivelmente demarcadas pelos ambientes onde acontecem. De acordo com essa afirmação, surge a seguinte problemática. Como esses espaços e equipamentos estão sendo apropriados pela população do município de São José dos Pinhais? Trata-se de uma pesquisa descritiva, de caráter qualitativo. Para tanto, foram mapeados na cidade de São José dos Pinhais os seguintes espaços de Esporte e Lazer: Parques, Praças, Centros Culturais e Centros Esportivos. Agregado a esse procedimento utilizamos um Protocolo de observação, diário de campo e entrevista semi-estruturada com os Secretários do Esporte e Lazer, Urbanismo e Cultura. Após co-relacionar esses instrumentos de pesquisa localizamos algumas categorias de análise, entre elas: Acessibilidade, Organização dos espaços, Iluminação/Manutenção/Segurança, Uso e apropriação dos espaços e Área Verde. Concluímos que alguns espaços e equipamentos de Esporte e Lazer nessa cidade encontram-se com pouca diversidade de formas e usos. Demonstrando uma visão restrita dos gestores sobre a potencialidade dos espaços de Esporte e Lazer da cidade.
Palavras-chave: Espaços Públicos. Lazer. Políticas Públicas.
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5296 0 bytes Universidade Federal do Paraná http:// |
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