Categoria: Educação Fisica Monografias |
Vivência do lazer na adolescência: a desigualdade social e o furto do lúdico  |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
PINHO, Wagner Leandro Pereira A relação entre lazer e adolescência não aparece da mesma forma para todos, principalmente quando levamos em conta o fator econômico e as desigualdades sociais. Neste sentido, esta pesquisa teve como objetivo verificar as vivências de lazer entre adolescentes de diferentes realidades sociais da cidade de Montes Claros – MG, analisando as possíveis relações entre realidade social, tempo disponível e conteúdos vivenciados no lazer. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de campo, sendo caracterizada como descritiva e de natureza quantitativa. A amostra foi composta por 100 adolescentes de ambos os sexos com idades entre 14 e 17 anos, divididos em duas realidades sociais retratadas pela instituição de ensino que freqüentam: uma instituição de ensino particular localizada no bairro Ibituruna e outra instituição de ensino da rede pública estadual localizada no bairro Vilage do Lago 2, representado realidades sociais desiguais. Os resultados são restritos à amostra pesquisada. A partir do desenvolvimento da pesquisa foi possível constatar que o tempo disponível dos adolescentes de ambas as realidades sociais tende a uma restrição devido às obrigações sociais, que no caso da escola particular são, em sua maioria, os cursos extra-escolares, enquanto na instituição pública são as tarefas domésticas. A principal barreira para o lazer dos adolescentes da instituição privada foi a falta de tempo, já para os adolescentes da instituição pública foi a falta de recursos econômicos. No que se refere às vivências do lazer dos adolescentes, notou-se uma restrição nos conteúdos culturais. Ao mesmo tempo em que o lazer dos adolescentes é restrito em suas vivências, grande parte dos adolescentes (em sua maioria da instituição privada) não anseia por outras vivências além do que já é praticado. Esta contradição afirma a falta de informação da população em relação ao lazer. A análise dos dados permitiu concluir que a as barreiras econômicas afetam diretamente os adolescentes da instituição pública. Porém, a democratização do lazer não depende exclusivamente de fatores sócio-econômicos, mas também se relaciona com a educação para a vivência do tempo disponível. Além disso, se levarmos em conta que a prática ou não do lazer está diretamente vinculada às questões econômicas, podemos afirmar que uma real mudança com relação à democratização do acesso ao lazer passa, necessariamente, por grandes transformações que abarcam, inclusive, mudanças estruturais na sociedade.
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5788 0 bytes Universidade Estadual de Montes Claros, Montes Cla http:// |
Categoria: Educação Fisica Monografias |
O jogo na escola: buscando sua identidade  |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
MOURA, Marla Maria Moraes
O presente trabalho trata do resultado da Monografia de Conclusão do Curso de Educação Física da Universidade Regional do Cariri – URCA. Cujo objetivo central é tentar compreender a identidade do jogo no espaço escolar considerando a hipótese de que a escola convive com um entendimento equivocado do mesmo. Para tanto, o referido estudo visa ainda identificar e analisar a compreensão do jogo para alunos e professores, além de tentar entender os espaços de jogo na escola. Em vista destes objetivos a pesquisa tem intento de responder a seguinte problemática: Quais as possibilidades de apropriação do jogo de modo a atingir os objetivos educacionais que a escola se propõe? Dessa forma, a pesquisa caracterizou-se por um trabalho exploratório de caráter descritivo. Para a coleta de dados foram utilizadas entrevistas, observações assistemáticas e fotografias. O método escolhido para a análise dos dados foi o dialético. A sua coleta foi realizada em três escolas públicas a EEF 18 de Maio, EEFM Estado da Bahia e CEFET-Juazeiro do Norte, com 90 alunos, 07 professores de Educação Física e 25 professores das demais disciplinas. Foi possível constatar com este estudo que ainda persiste o entendimento da Educação Física, no contexto escolar, enquanto mera atividade prática desprovida de toda e qualquer reflexão num campo mais teórico. O jogo na escola precisa possuir uma identidade própria para ser capaz de intervir e contribuir no processo de formação e aprendizagem dos alunos.
Palavras-chave: Jogo. Educação Física. Escola.
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4068 0 bytes Universidade Regional do Cariri http:// |
Categoria: Educação Fisica Monografias |
As práticas corporais como ferramenta terapêutica no cuidado em saúde mental: o caso do futebol dent  |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
ABIB, Leonardo Trápaga O campo da saúde mental vem passando por diversas transformações no Brasil, principalmente a partir da década de 1970, quando a Reforma Psiquiátrica ganha espaço num cenário em que o movimento sanitário começa a emergir com força no campo da saúde. Um dos reflexos desta corrente foi a criação de diferentes serviços substitutivos ao modelo hospitalocêntrico. Um destes serviços é o CAPS, que tem como um dos objetivos promover a inserção social das pessoas em sofrimento psíquico através de ações intersetoriais. Para atingir tal objetivo uma das medidas foi possibilitar a intervenção de outros campos de saberes como a Terapia Ocupacional, o Serviço Social e a Educação Física, dentre outros. Dentro desta perspectiva, oficinas como a de futebol emergem neste contexto como uma alternativa terapêutica. O objetivo da pesquisa é analisar os significados atribuídos pelos usuários do CAPS II/ adulto, localizado num hospital de Porto Alegre, à oficina de futebol, bem como as repercussões desta prática no projeto terapêutico da instituição. De modo mais específico, tentar compreender o lugar da educação física no campo da saúde mental através do olhar dos usuários que dela participam. Esta pesquisa foi desenvolvida numa perspectiva qualitativa de tipo etnográfico, em que foram realizadas cinco observações de campo, posteriormente registradas em diários de campo para serem feitas as devidas análises. Após as análises dos diários de campo foram escolhidos três temas para serem interpretados: Protagonistas ou Coadjuvantes? Bem “pegado” e bem jogado e Futebol fora do CAPS. Estas temáticas emergiram durante as observações e mostraram-se relevantes para o compreendimento dos significados atribuídos pelos usuários à oficina de futebol. Foi possível perceber o protagonismo dos usuários enquanto organizadores da oficina, não se restringindo ao papel de meros jogadores, além do fato de conseguirem lidar com os conflitos e tensões existentes na competição presente no futebol. O futebol surgiu como um espaço terapêutico para promover a organização dos usuários e a sua prática poder potencializar atitudes semelhantes em locais fora do CAPS.
Palavras-chave: Práticas corporais. Saúde mental. Futebol.
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1228 0 bytes Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto A http://www.boletimef.org/biblioteca/2356/Praticas-corporais-como-ferramenta-terapeutica-em-saude-men |
Categoria: Educação Fisica Monografias |
A importância da Dança no contexto escolar  |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
CARBONERA, Daniele; CARBONERA, Sergio Antonio
Na criança a dança aparece muito cedo, logo que ela domina a marcha e assim também percebemos que ela se perde cedo, seja por vergonha, repressão ou ate mesmo por falta de estímulos de profissionais que muitas vezes deixam de trabalhar esse conteúdo por pensarem que não sabem ou por acharem difíceis de serem ensinados. Nesse contexto o presente estudo se deve ao fato de mostrar para os profissionais de Educação Física, que eles devem se arriscar mais a trabalhar com este conteúdo, porque de fato é tão importante e não tem nenhum segredo para seu ensinamento, alem de fazer parte da disciplina de Educação Física. E para isso não é preciso formar nem um bailarino na escola, é preciso apenas libertar os movimentos e trabalhar as expressões. Com uma única represalha, os cuidados com o tipo de música que vai trabalhar dentro da escola. Assim o presente estudo tem como objetivo despertar o interesse dos alunos e professores para as aulas de dança na escola. E a metodologia utilizada para o estudo foi de uma pesquisa descritiva com a revisão de várias literaturas, a fim de firmar a importância de se trabalhar com a dança no contexto escolar.
Palavras-chave: Dança. Escola. Movimento.
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95254 0 bytes Faculdade Iguaçu-ESAP http:// |
Categoria: Educação Fisica Monografias |
A Psicologia Histórico-Cultural e o desevolvimento infantil: reflexões a partir da e para a Educação  |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
NASCIMENTO, Carolina Picchetti
O propósito deste trabalho foi o de analisar a especificidade do desenvolvimento humano elaborado pela Psicologia Histórico-Cultural, explicitando nesse processo seu caráter fundamentalmente histórico e suas implicações pedagógicas. A historicidade contida nessa teoria permite compreender o homem naquilo que ele pode vir a ser, o que significa, para nós, uma afirmação do trabalho educativo, no sentido de permitir que cada individuo se forme de acordo com as finalidades e valores assumidos pela fundamentação pedagógica que se tenha. A partir da análise de alguns dos principais elementos presentes na Psicológica Histórico Cultural, como a categoria atividade, o conceito de zona de desenvolvimento próximo e de funções psíquicas superiores, propusemos a existência de três implicações desta teoria para a prática pedagógica da Educação Física infantil: 1) o trabalho com o jogo, considerando-o como a atividade principal da criança em idade pré escolar; 2) a contribuição da educação física para o desenvolvimento das formas culturais de conduta; 3) a necessidade de se organizar os conteúdos específicos da Educação Física em temas ou atividades básicas. O trabalho apontou algumas orientações possíveis para o estudo da prática da Educação Física infantil, que embora não representem uma elaboração pedagógica ou didática para a área, demonstrou as possibilidades e a importância da Psicologia Histórico- Cultural para fundamentar a prática pedagógica da Educação Física.
Palavras-chave: Desenvolvimento humano. Educação Física infantil. Psicologia Histórico-Cultural.
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26376 0 bytes Escola de Educação Física- Universidade de São Pau http:// |
Categoria: Educação Fisica Monografias |
A arte de crescer gingando: os benefícios que a capoeira pode trazer no desenvolvimento global  |
Versão: PDF Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
CASSIANO, Núbia Nogueira
E é com esse intuito que essa pesquisa foi realizada, demonstrar aos leitores os benefícios proporcionados pela arte aos seus praticantes, o poder que a capoeira tem em reverter situações , em mudar vidas e trazer uma esperança à crianças que, provavelmente, não teriam um futuro promissor devido à sua classe social ou, por outro lado, quando vivem em uma situação econômica estável, se entregam ao sedentarismo dedicando todo o seu tempo livre aos vídeo games e computadores ou, até mesmo, ás drogas.
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5613 0 bytes Universidade de Uberaba http://www.boletimef.org |
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