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Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!A Influência do Karatê na Concentração das Crianças Popular Versão: PDF
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
JUNIOR MACARI, Roberto

Os pais constantemente se preocupam com o futuro de seus filhos, tanto na vida profissional, social e escolar. O esporte é uma das formas utilizadas no horário extraclasse para ocupar o tempo livre das crianças com atividades produtivas e construtivas. O karatê é uma arte marcial que apresenta além da parte técnica bem diversificada, um caráter filosófico e doutrinário. Características que podem agregar muito na formação pessoal e social das crianças. Muitos professores que atuam nas escolas reclamam da falta de concentração das crianças, o que acaba interferindo no trabalho do professor e principalmente no desempenho escolar das próprias crianças. Essa área está extremamente ligada à psicologia e a pedagogia. Analisando estes aspectos, este estudo propõe verificar se o karatê influência na concentração das crianças. O intuito dessa pesquisa é abrir uma nova opção na melhoria da concentração das crianças, conseqüentemente possibilitando um espaço para a educação física atuar nessa área. Esse estudo foi realizado na cidade de Francisco Beltrão-Pr, onde 12 crianças, sendo seis praticantes de karatê e outras seis não praticantes, se submeteram a um teste de Atenção Concentrada para verificar a qualidade de sua concentração. O estudo também comportou uma análise documental dos boletins escolares das 12 crianças, para verificar se o desempenho escolar também sofre melhoras com a prática do karatê. Os resultados atingidos foram satisfatórios, sendo que as crianças que treinam karatê tiveram qualidade superior considerável em relação às crianças que não treinam. Nas duas amostras, obteve-se como resultado dominante a média, mas com diferença a maior no percentil das crianças praticantes de karatê. Com relação ao boletim escolar, algumas variáveis que não estavam previstas no estudo interferiram na maneira de analisar os documentos. Mesmo assim, a análise foi realizada, e os resultados nela adquiridos proporcionaram o alcance aos objetivos propostos.

Palavras-chave: Karatê, concentração, crianças.

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Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!A influência dos níveis de maturação óssea sobre a potência de membros superiores e inferiores em pr Popular Versão: PDF
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
MARTINS, Domingos Sávio; DETIMERMANE, Milene Nunes

O Judô usa integração entre corpo e mente como filosofia principal. A velocidade de raciocínio e os músculos são usados para dominar o oponente, utilizando grande potência, acredita-se que para ser um bom lutador deve-se ser um bom ser humano. (ALMEIDA & MARIANO, 2006). No mundo esportivo atual, vivemos correndo atrás dos melhores resultados, muitas vezes a precocidade nos movimentos e gestos esportivos levam a graves sequelas tanto físicas como psicológicas. Uma das maneiras de se evitar tais procedimentos é a análise de nível maturacional e valências de força em especial a potência, que pode se manifestar em relação velocidade dos movimentos (BADILLO & GOROSTIAGA, 2001). Re et al(2005), avaliando variável força encontraram diferenças significativas para membros inferiores avaliado por meio do teste de salto horizontal. Embora muitos autores apresentam em seus experimentos diferenças significativas para relação entre desempenho motor e maturação, por outro lado outros autores em seus experimentos não encontraram diferenças significativas no que diz respeito à maturação e desempenho motor.

Palavras-chave: Judô. Força. Crescimento. Maturação.




Downloads 2928  2928  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Escola Superior de Cruzeiro/Licenciatura em Edu  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!A oferta de esporte para surdos em Curitiba Popular Versão: pdf
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
ROMUALDO, Evelyn Bettinelli.

Este estudo teve como objetivo investigar a oferta de esporte para os surdos em Curitiba, nos níveis de Esporte Escolar, Esporte Participação, Esporte Social e Esporte de Rendimento. Foram entrevistadas dezessete instituições que trabalham com surdos, entre elas todas as escolas especializadas para surdos, quatro escolas regulares, três igrejas, uma universidade, a Associação de Surdos de Curitiba, a Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Curitiba e a Federação Desportiva Paranaense de Surdos. Há desconhecimento por grande parte das instituições e dos professores de Educação Física sobre como pode acontecer a participação de surdos em campeonatos esportivos. Concluiu-se que em Curitiba existe interesse da parte dos surdos e das instituições que os atendem em participar de campeonatos esportivos, juntamente com os ouvintes, como também somente entre os surdos, em todos os diferentes níveis de esporte (escolar, participativo, social e de rendimento).

Palavras-chave: Surdo. Esporte. Campeonatos.

Downloads 3459  3459  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Fauldade Dom Bosco  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!A Psicologia Histórico-Cultural e o desevolvimento infantil: reflexões a partir da e para a Educação Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
NASCIMENTO, Carolina Picchetti

O propósito deste trabalho foi o de analisar a especificidade do desenvolvimento humano elaborado pela Psicologia Histórico-Cultural, explicitando nesse processo seu caráter fundamentalmente histórico e suas implicações pedagógicas. A historicidade contida nessa teoria permite compreender o homem naquilo que ele pode vir a ser, o que significa, para nós, uma afirmação do trabalho educativo, no sentido de permitir que cada individuo se forme de acordo com as finalidades e valores assumidos pela fundamentação pedagógica que se tenha. A partir da análise de alguns dos principais elementos presentes na Psicológica Histórico Cultural, como a categoria atividade, o conceito de zona de desenvolvimento próximo e de funções psíquicas superiores, propusemos a existência de três implicações desta teoria para a prática pedagógica da Educação Física infantil: 1) o trabalho com o jogo, considerando-o como a atividade principal da criança em idade pré escolar; 2) a contribuição da educação física para o desenvolvimento das formas culturais de conduta; 3) a necessidade de se organizar os conteúdos específicos da Educação Física em temas ou atividades básicas. O trabalho apontou algumas orientações possíveis para o estudo da prática da Educação Física infantil, que embora não representem uma elaboração pedagógica ou didática para a área, demonstrou as possibilidades e a importância da Psicologia Histórico- Cultural para fundamentar a prática pedagógica da Educação Física.

Palavras-chave: Desenvolvimento humano. Educação Física infantil. Psicologia Histórico-Cultural.


Downloads 9931  9931  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Escola de Educação Física- Universidade de São Pau  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!A recreação na educação especial infantil com o portador de Síndrome de Down: contextualizando o des Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
SANTOS, Denise Guerra dos

Neste trabalho monográfico, propôs-se identificar as influências da Recreação para o desenvolvimento psicomotor da criança portadora de síndrome de Down, observadas a partir das aulas de Psicopedagogia e Educação Física no segmento da Educação Especial Infantil da APAE-RIO, devendo também contribuir para o aumento dos estudos sobre a criança portadora de síndrome de Down, a Recreação e a Psicomotricidade. Para a realização da investigação utilizou-se uma pesquisa exploratória com levantamento bibliográfico e estudo de caso, seguido de uma pesquisa descritiva com a aplicação de dois questionários e entrevistas. A fundamentação teórica norteadora baseou-se nas abordagens: psicomotora de Le Boulch (2001), Sócio construtivista a luz de Vygotsky (1994), e num coletivo sobre o ludus por Dumazedier (1980), Guerra (1996), Huizinga (1996) e Ferreira (2003). O primeiro questionário consta de oito perguntas abertas e uma fechada, e o segundo com quatro perguntas abertas. Baseado nas respostas à pesquisa verificou-se que não houve modificações em 100% das crianças quanto ao interesse nas atividades lúdicas, e o mesmo resultado se deu sobre o desenvolvimento da imagem corporal em ambos os setores. Foi observado que em 10% das crianças pesquisadas ocorreu pequeno progresso quanto às atividades que antes apresentavam mais dificuldades, inferindo-se a mesma proporção para a melhora no enfoque da autonomia. A Recreação comparece como mediadora e suporte para o desenvolvimento. O Espaço recreacional traduz elementos de confrontação da criança com sua cultura corporal, provendo a contextualização do desenvolvimento psicomotor. Este trabalho evidenciou ainda que o tempo da pesquisa foi incipiente para a coleta de dados em se tratando de crianças que apresentam uma evolução mais lenta que as demais. Os alunos são mais estimulados pelas atividades que lhes oferecem liberdade, que valorize a espontaneidade e proporcionem desafios. A partir destes resultados sugeriu-se que a Recreação pelos benefícios mostrados carece de espaço físico e tempo maiores para as crianças. Por último recomendou-se aos futuros pesquisadores o investimento em um maior tempo para a coleta de dados, além de um aumento do grupo em estudo.

Palavras-chave: Psicomotricidade. Recreação. Educação Especial Infantil.


Downloads 7319  7319  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, 2004.  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!A saúde na Educação Física escolar sob a perspectiva eco-relacional Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
PONTES JUNIOR, José Airton de Freitas

A Educação Física, como disciplina do currículo escolar, como área de conhecimento e como atividade realizada por uma população cada dia maior, está em constante movimento. Com o intuito de acompanhar este movimento, vemos emergir neste campo abordagens e concepções de ensino que buscam reconfigurar as ações e práticas pedagógicas. O processo de transformações ocorridas ao longo dos tempos recai também na dimensão da saúde que passa por processo de reconfiguração no âmbito da Educação Física. Pensar esta reconfiguração da saúde em sua relação com a educação física escolar, atualmente, é pensar em diferentes práticas, humanos, concepções e realidades distintas. Nesse sentido, trata-se não somente de pensar novas estratégias de ensino, mas em propostas que busquem superar os modelos tradicionais que vinculam ainda a dimensão da saúde às concepções higienistas, com viés biologicista. Entendendo a Educação Física como parte da educação integral dos indivíduos, o estudo teve como propósito discutir a articulação da saúde na Educação Física escolar à perspectiva eco-relacional. O trabalho teve como principal objetivo verificar quais as contribuições que a perspectiva eco-relacional oferece como proposta epistemo-metodológica num processo de ensino-aprendizagem da Educação Física relacionada à saúde na escola. Através de uma proposta que se materializou via uma pesquisa intervenção engajada, foi possível experienciar este estudo no cotidiano escolar, nas aulas de educação física para estudantes de Ensino Médio em uma escola pública de Fortaleza, CE. Para a realização do estudo, utilizamos na coleta de dados questionários, relatos e diário de campo, onde a análise foi desenvolvida nos moldes do método da Análise de Conteúdos, no qual se chegou a um conjunto de categorias, em respostas às questões norteadoras do estudo. Na análise das contribuições da PER para os processos de ensino, destacamos: 1) o ensino dialógico, crítico e contextualizado como possibilidade; 2) o trabalho coletivo nas aulas de EF; 3) ampliação da concepção de saúde; 4) dificuldade e dilemas do cotidiano de ensino crítico e democrático. Para análise das mudanças favorecidas pela utilização da PER, foi possível identificarmos: 1) melhora no comportamento, maior participação e envolvimento nas aulas; 2) Ressignificação da concepção de saúde. Foi possível perceber ainda a evolução e o desenvolvimento do grupo no partilhar das informações e conhecimentos sobre a dimensão da saúde para além do enfoque biológico, através de uma postura mais crítica que se apresentou por meio do trabalho de contextualização, de uma maior abertura ao diálogo, do partilhar de experiências relacionais, tal como é próprio da perspectiva eco-relacional. Acreditamos que os pressupostos da perspectiva eco-relacional proporcionaram discussões e experiências gratificantes para mim como docente e, principalmente, para os discentes, pois instigaram neles questões sobre como os hábitos saudáveis são importantes em suas vidas, ampliando o conceito de saúde, tornando-a mais crítica. Com isso, percebi-se ser viável vivenciar uma nova abordagem da saúde nas aulas de educação física na escola por meio da perspectiva eco-relacional.

Palavras-chave: Educação Física Escolar; Perspectiva Eco-Relacional; Saúde.

Downloads 1873  1873  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Curso de Educação Física, Faculdade de Educação, U  Site http://boletimef.org/biblioteca/2774/Saude-eco-relacional-na-Educacao-Fisica-escolar
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Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!A sistematização do processo de ensino-aprendizagem-treinamento dos fundamentos técnicos dos esporte Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
VILANI, Luiz Henrique Porto

A presente proposta de sistematização do processo de ensino, aprendizagem e treinamento dos fundamentos técnicos dos esportes de raquetes, envolve uma série de aspectos inerentes às áreas de desenvolvimento humano, desenvolvimento motor, treinamento desportivo, aprendizagem motora, metodologia desportiva, características específicas das modalidades de raquetes e do sistema de formação desportiva. Foi realizada uma revisão bibliográfica com a finalidade de fundamentar e discutir estes fatores, para então efetivar esta proposta objetivando um sistema coerente com o desenvolvimento da criança de forma global.

Downloads 21327  21327  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal de Minas Gerais  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!A superação das construções de gênero no contexto da Educação Física escolar: algumas reflexões Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
PEREIRA NETTO, Nilo Silva.

O presente estudo, teve o objetivo de investigar as contribuições da Educação Física para a superação das construções de gênero, no âmbito da escola. A investigação foi realizada através de uma pesquisa bibliográfica, na qual encontramos necessidade de analisar as construções de gênero na sociedade de forma geral, na escola e na Educação Física especificamente. Posteriormente foram levantados enfrentamentos para a superação das construções de gênero no âmbito da escola e da Educação Física, apontando reflexões sobre a intervenção da instituição e da disciplina. O estudo possibilitou concluir que, mesmo com avanços históricos, a sociedade atual é organizada em função do homem e que há uma longa caminhada de desconstrução dessa realidade. Nessa caminhada, a intervenção da escola e especificamente da Educação Física serão de fundamental importância, para criar um alicerce na base da sociedade, que poderá facilitar um processo de transformação social de maiores proporções.

Downloads 5567  5567  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Pontifícia Universidade Católica do Paraná  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!A velocidade crítica como preditor de desempenho na marcha atlética Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
CORDEIRO, George André

O presente estudo teve como objetivo comparar o tempo obtido nas provas de 5000 e 10000m marcha atlética com tempo predito pela velocidade critica, e verificar a associação da velocidade critica e a capacidade aeróbia (VO2máx) com o desempenho aeróbio (tempo das provas de 5000 e 10000m). A amostra foi composta por 7 atletas do gênero masculino com idade entre 16-38 anos. A velocidade crítica foi calculada pelo modelo trabalho versus tempo em dois tiros de 1000m e 2000m em velocidade máxima. O VO2máx foi obtido através do teste de 2000m e cálculo indireto utilizando a velocidade média. O desempenho aeróbio foi obtido utilizando o melhor tempo de competição da temporada 2007. Utilizou-se a estatística descritiva, teste t-student e a correlação produto-momento de Pearson, adotando p<0,05. O desempenho obtido e o predito pela velocidade crítica foram semelhantes (5000m: 23,50 ± 1,29 min. versus 24,58 ± 0,96 min., p = 0,18; 10000m:48,14 ± 2,02 min. versus 49,17 ± 1,92 min., p = 0,40). Foram observadas correlações inversamente significativas entre velocidade crítica e desempenho aeróbio (5000m: r = - 0,84, p = 0,01; 10000m: r = - 0,83, p = 0,01), e entre o VO 2máx e o desempenho aeróbio (5000m: r = - 0,86, p = 0,01; 10000m: r = - 0,91, p = 0,00). Os resultados deste estudo indicaram que a velocidade crítica é uma ótima ferramenta para controle do treinamento e predição do desempenho aeróbio em atletas de marcha atlética do gênero masculino, independente da idade cronológica.

Palavras-chave: Velocidade crítica. Desempenho aeróbio. Marcha atlética.



Downloads 4186  4186  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Paraná  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Alterações fisiológicas em gestantes durante a atividade motora no meio líquido Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
SILVA, Déborah Crystina de Souza e

O presente trabalho monográfico com o tema “As alterações fisiológicas em gestantes durante a atividade motora no meio líquido”, tem como objetivo identificar e evidenciar os benefícios proporcionados pela prática no meio líquido em gestante. É feito um estudo bibliográfico, onde iremos verificar se a atividade no meio líquido pode trazer grandes benefícios a gestante. Portanto, nas prescrições iniciais de exercícios aeróbicos deveriam ser incluídas, no mínimo três sessões semanais, com dias intercalados de exercícios cada uma com duração de 30 a 45 minutos. A intensidade de exercícios empregados deve manter uma faixa etária de 130 a 150 batimentos por minuto. A frequência mínima é de três vezes na semana e programados em diferentes atividades, duração e intensidade que serão relevantes para a compreensão da interação de exercício físico e a gestante. O interesse deste estudo é poder revelar para a sociedade que através da prática regular da atividade motora no meio líquido passe a ser promotor da saúde e o bem estar da gestante.

Palavras-chaves: Atividade Motora, Meio Líquido, Gestante.

Downloads 25338  25338  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estácio de Sá, Paulo Afonso, 2004.  Site http://boletimef.org/biblioteca/2798/Alteracoes-fisiologicas-em-gestantes-durante-a-atividade-motora
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