Categoria: Educação Fisica Monografias |
Benefícios psiconeuroimunólogicos da atividade física para pacientes com câncer |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
VIEIRA, Rubens Antonio Gurgel
O dualismo cartesiano foi o grande responsável pelo paradigma que resultou na divisão do ser humano em corpo e mente. Esta visão resultou no modelo biomédico de medicina, que negligencia o papel das emoções na saúde corporal, mutilando o homem de suas outras manifestações. A psicossomática, galgando vagarosamente o seu lugar na medicina ocidental, culminou com a psiconeuroimunologia. Esta é uma área que agrega conhecimentos desenvolvidos dos Sistemas Nervoso, Imunológico e Endócrino, a partir de estudos de Adler e Cohen. Rotas biológicas interligando emoções e o corpo humano permitiram um avanço na concepção de homem. Assim, este estudo buscou a influência psiconeuroimunológica da atividade física sobre os pacientes com câncer, relacionando estudos diversos, porém de áreas distintas, sobre benefícios psicobiológicos da atividade física, com outros sobre atividade física e câncer. Destaca-se a escassez de pesquisas para a relação entre atividade física e câncer, porém benefícios psicológicos da atividade física já estão evidenciados em inúmeros estudos, mesmo que sem esclarecer exatamente por quais mecanismos. A revisão bibliográfica apontou para a possibilidade de benefícios da atividade física tanto para a prevenção, quanto para o tratamento do câncer, sendo necessários maiores estudos para determinar modalidades, volumes e intensidades ideais.
Palavras-chave: Psiconeuroimunologia. câncer. atividade física.
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2502 0 bytes Faculdade de Educação Física, Associação Cristã de http:// |
Categoria: Educação Fisica Monografias |
Juventude e tempo livre: Possíveis Reflexões |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
LIMA, Angélica Cardoso
Esta pesquisa buscou evidenciar as possíveis relações entre juventude e tempo livre na sociedade capitalista. Para isso, apresentei algumas reflexões sobre o tema na sociedade capitalista com intuito de discutir as ações e intervenções dessa geração no cotidiano social. Caracterizado como uma pesquisa bibliográfica e sustentada teórico-metodologicamente por autores marxistas, e que, portanto se utilizam do materialismo histórico e dialético, pude me aproximar das categorias teóricas, tomadas aqui como relevantes para as articulações propostas. A juventude geração caracterizada pelo processo de preparação para o mundo adulto produtivo, pode ser entendida como um forte ponto de referencia para as transformações sociais. Nessa direção as manifestações ou movimentos sociais aqui apontados, tais como o movimento sem terra (MST) e movimento estudantil demonstram os poucos caminhos que restam à juventude, enquanto movimento organizado para romper os valores do trabalho produtivo na sociedade do capital. Nesse ínterim, o esporte, como proposta oferecida aos jovens, por meio das políticas públicas estatais, para a ocupação de seu tempo livre, evidencia também, a determinação e controle da juventude, visando conformá-la e discipliná-la para que os eventuais ímpetos de resistência aos valores hegemônicos sejam minimizados e transformados em desejos individualizados. Finalmente, cabe ressaltar que os poucos movimentos organizados pela juventude ainda suscitam e estimulam a chama da inquietude e a essência da juventude revolucionária e, que, se junta as manifestações culturais jovens como funk, rap, skate, mas que, com clareza, os identifica ainda no processo de resistência que conforma.
Palavras-chave: Juventude.Tempo livre e sociedade capitalista.
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2683 0 bytes UEM-Universidade Estadual de Maringá http:// |
Categoria: Educação Fisica Monografias |
Mulheres em quadra: o futsal feminino fora do armário |
Versão: PDF Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
OLIVEIRA, Caroline Silva de A Educação Física é uma rica área para discussões de gênero, porém carece de estudos que abordam especificamente as relações de gênero, a homossexualidade e o preconceito nos esportes. Situações de preconceito, estereotipia, discriminação e desigualdade são evidentes na prática feminina do futebol/futsal. Diante da relevância do conhecimento das diversidades presentes em práticas corporais e esportivas e a inclusão da mulher nesse universo, esta pesquisa teve por objetivos: investigar as percepções de gênero, preconceito e homossexualidade em jogadoras de futsal e discutir o preconceito relacionado à homossexualidade presente. As informações foram obtidas por questionário estruturado com 18 questões distribuído a 35 atletas de alto rendimento, ex-atletas e mulheres que praticam futsal por lazer. A dimensão da homossexualidade na modalidade foi surpreendente quando todas responderam conhecer lésbicas que praticam o esporte. O comportamento homofóbico de algumas mulheres da pesquisa foi chocante, em contrapartida, ficou evidente a compreensão da maioria sobre a orientação sexual das lésbicas. As jogadoras têm consciência das relações de poder presentes no futebol, como resultante das relações de gênero historicamente presentes na sociedade. Elas são subversoras de uma ordem considerada natural que as colocam como coadjuvantes da história do futebol. No Brasil, onde o futebol é uma identidade nacional, as mulheres ainda não têm visibilidade, tornando-se mais um espaço a ser conquistado por elas. A conquista desse espaço, consequentemente, acarretará o respeito e amenizará o preconceito. Há muito que se discutir sobre o futebol feminino, pois é um espaço que ainda necessita de maior atenção por parte de pesquisadores sociais.
Palavras-chave: Futebol feminino. Gênero. Preconceito. Homossexualidade.
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2852 0 bytes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo http:// |
Categoria: Educação Fisica Monografias |
Asma e atividade físca em crianças |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
TENROLLER, Carlos Alberto
O presente estudo caracteriza-se como revisão de literatura, quando se procurou descrever os pensamentos de vários estudiosos que produziram textos cuja ênfase gira em torno do tema “asma e atividade física em crianças”. A doença asma é um problema de saúde pública que afeta a vida de milhões de pessoas no mundo inteiro, atingindo todas as faixas etárias e todos níveis sócio-econômicos. A alta prevalência da doença apontada por vários estudiosos, médicos, pneumologistas, organismos governamentais e não-governamentais é uma preocupação em vários lugares do mundo e não é diferente no Brasil e no Rio Grande do Sul. Atualmente, existem várias iniciativas e programas que tentam reduzir os índices de asma que aparecem em várias regiões e que afetam os gêneros masculino e feminino.O entendimento dos conceitos ligados a asma, a sua descrição e a relação da atividade física em crianças são de suma importância na abordagem dos problemas inerentes a esta doença. Portanto, muitos estudos que investigaram este tema, podem e devem ser considerados em prol de ações práticas, principalmente os relacionados a atividade física em crianças, e que, ajudam a desmistificar e deixam claros os benefícios que podem advir de tais atividades, contribuindo juntamente com outros cuidados, que não devem ser dispensados aos portadores da doença asma. É sempre desejável que mais estudos sejam realizados para contribuir na minimização deste problema de saúde pública que está presente nas mais diversas realidades.
Palavras-chave: Doença. Asma em crianças. Prevalência da asma. Atividade física.
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2940 0 bytes Universidade Luterana do Brasil-ULBRA http:// |
Categoria: Educação Fisica Monografias |
Benefícios do skate nas aulas de Educação Física escolar |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
SILVA, Jadson Evangelista da. Atualmente, o que se percebe é que os alunos estão saturados da forma pela qual as aulas de educação física quem vem sendo oferecida na escola, ou seja, para eles, essas aulas estão sendo pouco estimulantes e muito repetitivas devido ao conteúdo aplicado que só aborda esportes coletivos como vôlei, basquete, futsal e handebol. Este trabalho teve como objetivo mostrar como a ferramenta skate pode ajudar na formação dos alunos nas aulas de Educação Física, fortalecendo a socialização, cidadania, e quais seriam as contribuições motoras. Os principais achados desse estudo foi que o skate pode ser utilizado pelo professor de Educação Física para amenizar esse “problema”, e os esportes radicais vem sendo cada vez mais abordados como conteúdos dessas novas práticas como meio de lazer, esporte e educação. Para isso, é necessário que o professor de educação física respeite as dimensões conceituais, procedimentais e atitudinais para que o ser humano possa se desenvolver socialmente e experimentar diferentes estímulos motores, mas sempre respeitando as diferentes faixas etárias e níveis de desenvolvimento da criança, e que ao final a escola que sempre promove uma prática educativa ligada aos interesses dos alunos ganhe, tanto na qualidade do trabalho desenvolvido como na permanência desses na escola devido ao interesse deles por essa prática.
Palavras-chave: Skate. Educação Física Escolar. Estratégia de aula.
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3020 0 bytes Departamento de Educação, Universidade Nove de Jul http://boletimef.org/biblioteca/2744/Beneficios-do-skate-nas-aulas-de-Educacao-Fisica-escolar |
Categoria: Educação Fisica Monografias |
A influência dos níveis de maturação óssea sobre a potência de membros superiores e inferiores em pr |
Versão: PDF Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
MARTINS, Domingos Sávio; DETIMERMANE, Milene Nunes
O Judô usa integração entre corpo e mente como filosofia principal. A velocidade de raciocínio e os músculos são usados para dominar o oponente, utilizando grande potência, acredita-se que para ser um bom lutador deve-se ser um bom ser humano. (ALMEIDA & MARIANO, 2006). No mundo esportivo atual, vivemos correndo atrás dos melhores resultados, muitas vezes a precocidade nos movimentos e gestos esportivos levam a graves sequelas tanto físicas como psicológicas. Uma das maneiras de se evitar tais procedimentos é a análise de nível maturacional e valências de força em especial a potência, que pode se manifestar em relação velocidade dos movimentos (BADILLO & GOROSTIAGA, 2001). Re et al(2005), avaliando variável força encontraram diferenças significativas para membros inferiores avaliado por meio do teste de salto horizontal. Embora muitos autores apresentam em seus experimentos diferenças significativas para relação entre desempenho motor e maturação, por outro lado outros autores em seus experimentos não encontraram diferenças significativas no que diz respeito à maturação e desempenho motor.
Palavras-chave: Judô. Força. Crescimento. Maturação.
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3308 0 bytes Escola Superior de Cruzeiro/Licenciatura em Edu http:// |
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