Categoria: Língua Portuguesa Teses |
A realidade da ficçăo: uma contribuiçăo do jornalismo à literatura dos anos 70 |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
Gil, Fernando Cerisara
As relações entre jornalismo e literatura no Brasil remontam à chegada da imprensa no início do século XIX. Desde então há uma contaminação incessante, em menor ou maior grau, tanto no que diz respeito à natureza da linguagem quanto às funções exercidas pelos dois gêneros em cada contexto específico. Este trabalho tem como propósito revelar a proximidade existente entre jornalismo e literatura em dois períodos da nação brasileira, marcados por transformações econômicas, políticas e sociais de toda ordem, e também pela exclusão social. Assim como no início do século XX, na fase pós-proclamação da República, na década de 70, durante o regime militar, a figura do escritor-jornalista entra em cena para expor as fraturas da nação por meio de uma literatura compromissada com a realidade mais imediata. Inaugurada com Euclides da Cunha, ganha maior dimensão com Lima Barreto, para retornar de forma mais efetiva nos anos 70, agora sob um novo padrão estético, com a utilização de processos e técnicas experimentais. Isso é demonstrado nesta tese a partir da análise de três obras: "A festa", de Ivan Angelo, "Ô Copacabana!", de João Antônio e "Reflexos do baile", de Antonio Callado. Em todas, em que pesem as especificidades, a literatura se serve da linguagem e da função jornalística para revelar um projeto de nação, em meio aos procedimentos da censura e ao cerceamento da liberdade de expressão.
Palavras-chave: Jornalismo e literatura. Regime militar. Década de 70.
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467642 0 bytes UFPR http://dspace.c3.ufpr.br/ |
Categoria: Língua Portuguesa Teses |
As narrações da cultura indígena da amazônia: lendas e histórias |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
COELHO, Maria do Carmo Pereira
Esta pesquisa fez um levantamento das características discursivas do gênero lenda a partir do estudo das lendas da Amazônia, tal como foram compiladas em dois grupos de textos: a coletânea Shenipabu Miyui (2000), resultado dos registros feitos por professores indígenas do Acre, e as coletâneas Estórias: Lendas da Amazônia (Mello, 1997), Lendas e Mitos dos Índios Brasileiros (Silva,1997) e Lendas da Amazônia (Minharro, s/d) organizadas por pesquisadores de diversas áreas. Em função de nosso objetivo principal – fazer um esboço de caracterização discursiva do gênero lenda - optamos por adotar como eixo téorico central o interacionismo sócio-discursivo (Bronckart, 1997), para tratarmos com maior profundidade dos aspectos diretamente ligados à produção dos textos selecionados. Para dar maior amplitude à essa análise, também recorremos a outros estudos relativos a gêneros e produção textual (Bakhtin, 1953/1997; Dolz & Schneuwly 1997; Machado, 1998), bem como por àqueles especificamente voltados para o estudo e classificação de lendas (Jabouille, 1986/1994; Oliveira, 1951).
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9663 0 bytes Site do LAEL http://www.pucsp.br/pos/lael/lael-inf/def_teses.html |
Categoria: Língua Portuguesa Teses |
Poética em Emiliano Perneta |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
COATI, Marly de Castro Campos
O Poético em Emiliano Perneta: Uma Abordagem Semiótica do Discurso Simbólico é um trabalho de interpretação a partir do estabelecimento de relações entre signos para alcançar a tradução do código da poesia. Abrange os quatro livros de poemas publicados : Músicas, Ilusão, Pena de Talião e Setembro; estuda a dimensão simbólica da obra poética, o universo semiológico em que se insere, a cosmovisão do autor, seu fazer poético e sua originalidade. E conclui que Emiliano Perneta se interessa pelo ser humano, seus problemas, conflitos, hesitações; a busca do eterno humano. Da visão simbólica da natureza, do folclore, do mito e da religião, chegou-se à singularidades da obra que repousam na pintura da natureza, pano de fundo para expressar a condição humana; na claridade representada pelo sol; na construção lingüística e na imagem poética carregada de valores culturais, onde o simbólico, o imaginário fundamentam e intensificam os ideais, as emoções, a vida em todas as manifestações. A obra de Emiliano Perneta é atual, na sua dimensão simbólica, expressão lingüística e beleza artística.
Palavras-chave: Poético. Semiótica. Simbólico. Músicas. Humano. Emoções.
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9090 0 bytes ISEPERJ/Pós-Graduação http://dspace.c3sl.ufpr.br |
Categoria: Língua Portuguesa Teses |
Uma Proposta Dialógica de Ensino de Literatura no Ensino Médio |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
CEREJA, Willian Roberto
Os dois sistemas nacionais de avaliação escolar, o ENEM e o SAEB, e um sistema internacional, o relatório PISA, têm apontado em sucessivos exames o despreparo de estudantes brasileiros em todos os níveis para ler os mais diferentes tipos de textos. No ensino médio, essa deficiência se evidencia e se acentua, em virtude da introdução de estudos sistematizados de textos literários, que geralmente exigem habilidades complexas de leitura, como a análise, a comparação e a interpretação. Assim, a escola não vem cumprindo seu papel de formar leitores competentes ─ seja de gêneros do discurso em geral, seja de gêneros literários , nem tem cultivado o hábito regular de leitura entre os jovens. Quais seriam as causas desse fracasso? Dada a amplitude do problema, esta pesquisa enfoca especificamente o ensino de literatura no ensino médio e tem dois objetivos centrais: primeiramente, descrever e compreender as práticas de ensino de literatura no ensino médio e mapear as razões de seu fracasso; em segundo lugar, apontar saídas que melhorem a qualidade de ensino da disciplina nesse estágio escolar.
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7485 0 bytes Puc - SP http://www.pucsp.br/pos/lael/lael-inf/def_teses.html |
Categoria: Língua Portuguesa Teses |
O narratário em alguns contos de Tutaméia (terceiras estórias) de João Guimarães Rosa |
Versão: PDF Atualização: 13/7/2015 |
Descrição:
VERRI, Valda Suely da Silva
Análise de alguns contos da obra Tutaméia (Terceiras Estórias) de João Guimarães Rosa, com vistas à figura do narratário. A relação de comunicação entre narrador e narratário situa-se no nível do enunciado do texto. Assim, buscamos também reconstruir uma outra relação de comunicação que se situa no nível da enunciação, que é a de enunciador e enunciatário, mostrando sempre o papel ativo que se reserva a este último, o qual se constitui num co-autor do texto. Nossa pesquisa discute ainda como, na obra em questão, o diálogo entre narrador e narratário pode conduzir o leitor ao nível da enunciação, onde é possível entrever questões relativas ao próprio ato de narrar, bem como sobre o processo de criação da ficção narrativa e, em alguns contos, da criação artística de modo mais geral. São seis os contos selecionados para análise, tendo como critério de escolha a presença do narratário mencionada no discurso do narrador: “Antiperipléia”, “- Uai, eu?”, “Curtamão”, “Desenredo”, “Se eu seria personagem” e “Reminisção”. Para o desenvolvimento deste trabalho, o referencial teórico principal é a terminologia de Gerard Genette sobre a narrativa, de Gerald Prince sobre o narratário e o conceito de dialogismo de Mikhail Bakhtin, sendo que este último nos auxilia na análise da relação de comunicação entre enunciador e enunciatário.
Palavras-chave: Contos brasileiros. Narrativa. Narratário. Guimarães Rosa.
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6156 0 bytes Biblioteca Digital - UEL http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000151685 |
Categoria: Língua Portuguesa Teses |
Construção de um sistema computacional para suporte à pesquisa em fonologia do português do Brasil |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
VASILÉVSKI, Vera
Esta pesquisa apresenta e discute a construção de um programa computacional que descodifica o sistema verbal escrito oficial do português do Brasil em símbolos fonológicos. A motivação para construir o programa veio do alto grau de transparência do sistema alfabético do português do Brasil, que levou à suposição de que tal transparência corresponde ao nível em que o sistema alfabético é lógico. A conversão baseia-se em um alfabeto fonológico, em que se usam as fontes do International Phonetic Alphabet (IPA). O aplicativo lê massas de dados relativamente grandes e fornece relatórios de conversão fonológica e relatório estatístico dos fonemas dos textos convertidos. Juntamente com o programa, dão-se alguns passos para se desenvolver metodologia própria para formação e tratamento de corpus lingüístico fonológico. Testes preliminares, feitos a partir de um corpus fonológico montado com base nos pressupostos da teoria pertinente, indicam que o aplicativo reproduz a parte do sistema verbal escrito que é previsível por regras de descodificação fonológicas, com aproximadamente 98% de acerto, e o sistema verbal escrito todo, com acerto mínimo de 95%. Ainda, o programa fornece a tonicidade das palavras da língua portuguesa com acerto superior a 99%, e o relatório estatístico mostra os padrões de distribuição fonêmica do português. A pesquisa revela que esses porcentuais aumentarão mediante novos estudos, portanto, confirma-se que a elevada previsibilidade do sistema alfabético do português do Brasil dá-se por ele ser fundamentado em intuições fonológicas. Um aplicativo dessa natureza pode ser ferramenta auxiliar na pesquisa e no ensino de alfabetização, na fonologia, na literatura e em outras áreas.
Palavras-chave: Sistema alfabético do português do Brasil. Lingüística computacional. Lingüística de corpus. Intuições fonológicas. Previsibilidade.
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5113 0 bytes UFSC http:// |
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