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Produções de Profissionais da Seed: Teses (15)


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Categoria: Língua Portuguesa Teses
Fazer Download agora!A realidade da ficçăo: uma contribuiçăo do jornalismo à literatura dos anos 70  Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
Gil, Fernando Cerisara

As relações entre jornalismo e literatura no Brasil remontam à chegada da imprensa no início do século XIX. Desde então há uma contaminação incessante, em menor ou maior grau, tanto no que diz respeito à natureza da linguagem quanto às funções exercidas pelos dois gêneros em cada contexto específico. Este trabalho tem como propósito revelar a proximidade existente entre jornalismo e literatura em dois períodos da nação brasileira, marcados por transformações econômicas, políticas e sociais de toda ordem, e também pela exclusão social. Assim como no início do século XX, na fase pós-proclamação da República, na década de 70, durante o regime militar, a figura do escritor-jornalista entra em cena para expor as fraturas da nação por meio de uma literatura compromissada com a realidade mais imediata. Inaugurada com Euclides da Cunha, ganha maior dimensão com Lima Barreto, para retornar de forma mais efetiva nos anos 70, agora sob um novo padrão estético, com a utilização de processos e técnicas experimentais. Isso é demonstrado nesta tese a partir da análise de três obras: "A festa", de Ivan Angelo, "Ô Copacabana!", de João Antônio e "Reflexos do baile", de Antonio Callado. Em todas, em que pesem as especificidades, a literatura se serve da linguagem e da função jornalística para revelar um projeto de nação, em meio aos procedimentos da censura e ao cerceamento da liberdade de expressão.

Palavras-chave: Jornalismo e literatura. Regime militar. Década de 70.

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Categoria: Língua Portuguesa Teses
Fazer Download agora!Estrangeirismos de língua inglesa: o caso dos antropônimos Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
FREITAS, Antônio Elias Lima

O cerne desta pesquisa é a antroponímia associada aos estrangeirismos (vinculados à adoção de nomes em inglês) que ocorrem em Duque de Caxias e demais municípios da Baixada Fluminense ( Belford Roxo, Nova Iguaçu, Magé e São João de Meriti ).

Palavras-chave: Antroponímia. Empréstimos. Estrangeirismos, Lexicografia. Lexicologia. Língua. Lingüística. Onomástica. Sociolingüística.

Downloads 17338  17338  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal Fluminense  Site http://
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Categoria: Língua Portuguesa Teses
Fazer Download agora!A constituição da leitura e da escrita na escola: as influências das concepções de leitores e produt Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
OLIVEIRA, Lídia Maria Ferreira de

O objetivo geral desta investigação é compreender algumas variáveis que contribuem para que, de maneira geral, a escola esteja formando decodificadores e fazedores de redação ao invés de leitores e produtores de texto. Partimos da hipótese de que a maneira como a leitura e a escrita são concebidas pelos principais atores do processo de ensino-aprendizagem da escola – aluno e professor – exerce forte influência nas práticas pedagógicas lá desenvolvidas.

Palavras-chave: Leitura. Produção de texto. Ensino Médio. Juventude.

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Categoria: Língua Portuguesa Teses
Fazer Download agora!Poética em Emiliano Perneta Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
COATI, Marly de Castro Campos

O Poético em Emiliano Perneta: Uma Abordagem Semiótica do Discurso Simbólico é um trabalho de interpretação a partir do estabelecimento de relações entre signos para alcançar a tradução do código da poesia. Abrange os quatro livros de poemas publicados : Músicas, Ilusão, Pena de Talião e Setembro; estuda a dimensão simbólica da obra poética, o universo semiológico em que se insere, a cosmovisão do autor, seu fazer poético e sua originalidade. E conclui que Emiliano Perneta se interessa pelo ser humano, seus problemas, conflitos, hesitações; a busca do eterno humano. Da visão simbólica da natureza, do folclore, do mito e da religião, chegou-se à singularidades da obra que repousam na pintura da natureza, pano de fundo para expressar a condição humana; na claridade representada pelo sol; na construção lingüística e na imagem poética carregada de valores culturais, onde o simbólico, o imaginário fundamentam e intensificam os ideais, as emoções, a vida em todas as manifestações. A obra de Emiliano Perneta é atual, na sua dimensão simbólica, expressão lingüística e beleza artística.

Palavras-chave: Poético. Semiótica. Simbólico. Músicas. Humano. Emoções.

Downloads 7295  7295  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ISEPERJ/Pós-Graduação  Site http://dspace.c3sl.ufpr.br
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Categoria: Língua Portuguesa Teses
Fazer Download agora!A construção da figura religiosa no romance de cavalaria Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
MEDEIROS, Marcia Maria de

A presente tese tem por objetivo analisar a construção da figura religiosa no romance de cavalaria. Para tanto, foram escolhidas duas personagens, a saber, o Merlim e a Melusina. O primeiro, por representar o total e completo enlace entre a cultura pagã e a cultura cristã, mostrando claramente o substrato mesclado da cultura medieval. A segunda pelas nuances ricas em detalhes que permitem ao estudioso construir o complexo contexto em que a mulher se delineava como Eva, a pecadora e Maria, a redentora.

Palavras-chave: Literatura medieval - História e crítica. Romances de cavalaria - História e crítica. Religião e literatura. Idade média - História. Romances de cavalaria. Cavalaria na literatura. Religião na literatura.

Downloads 7204  7204  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEL  Site http://
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Categoria: Língua Portuguesa Teses
Fazer Download agora!Uma Proposta Dialógica de Ensino de Literatura no Ensino Médio Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
CEREJA, Willian Roberto

Os dois sistemas nacionais de avaliação escolar, o ENEM e o SAEB, e um sistema internacional, o relatório PISA, têm apontado em sucessivos exames o despreparo de estudantes brasileiros em todos os níveis para ler os mais diferentes tipos de textos. No ensino médio, essa deficiência se evidencia e se acentua, em virtude da introdução de estudos sistematizados de textos literários, que geralmente exigem habilidades complexas de leitura, como a análise, a comparação e a interpretação. Assim, a escola não vem cumprindo seu papel de formar leitores competentes ─ seja de gêneros do discurso em geral, seja de gêneros literários , nem tem cultivado o hábito regular de leitura entre os jovens. Quais seriam as causas desse fracasso?
Dada a amplitude do problema, esta pesquisa enfoca especificamente o
ensino de literatura no ensino médio e tem dois objetivos centrais: primeiramente, descrever e compreender as práticas de ensino de literatura no ensino médio e mapear as razões de seu fracasso; em segundo lugar, apontar saídas que melhorem a qualidade de ensino da disciplina nesse estágio escolar.

Downloads 7090  7090  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Puc - SP  Site http://www.pucsp.br/pos/lael/lael-inf/def_teses.html
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Categoria: Língua Portuguesa Teses
Fazer Download agora!As narrações da cultura indígena da amazônia: lendas e histórias Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
COELHO, Maria do Carmo Pereira

Esta pesquisa fez um levantamento das características discursivas do gênero lenda a partir do estudo das lendas da Amazônia, tal como foram compiladas em dois grupos de textos: a coletânea Shenipabu Miyui (2000), resultado dos registros feitos por professores indígenas do Acre, e as coletâneas Estórias: Lendas da Amazônia (Mello, 1997), Lendas e Mitos dos Índios Brasileiros (Silva,1997) e Lendas da Amazônia (Minharro, s/d) organizadas por pesquisadores de diversas áreas. Em função de nosso objetivo principal – fazer um esboço de caracterização discursiva do gênero lenda - optamos por adotar como eixo téorico central o interacionismo sócio-discursivo (Bronckart, 1997), para tratarmos com maior profundidade dos aspectos diretamente ligados à produção dos textos selecionados. Para dar maior amplitude à essa análise, também recorremos a outros estudos relativos a gêneros e produção textual (Bakhtin, 1953/1997; Dolz & Schneuwly 1997; Machado, 1998), bem como por àqueles especificamente voltados para o estudo e classificação de lendas (Jabouille, 1986/1994; Oliveira, 1951).

Downloads 6783  6783  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Site do LAEL  Site http://www.pucsp.br/pos/lael/lael-inf/def_teses.html
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Categoria: Língua Portuguesa Teses
Fazer Download agora! A Produção do Discurso Lítero - Musical Bralileiro  Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
COSTA, Nelson Barros

Este trabalho pretende analisar a Música Popular Brasileira enquanto prática discursiva, tendo como base a orientação que Dominique Maingueneau propõe para a Análise do discurso francesa. Ele também lança mão de categorias procedentes das teorias das heterogeneidades discursivas (Jacqueline Authier-Revuz), do princípio dialógico (Mikhail Bakhtin) e da intertextualidade (Kristeva, Genette, sistematizada por Nathalie Piegay-Gros), perspectivas já integradas por Maingueneau no que ele denomina de “primado do interdiscurso”.

Downloads 4856  4856  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.pucsp.br/pos/lael/lael-inf/def_teses.html
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Categoria: Língua Portuguesa Teses
Fazer Download agora!Construção de um sistema computacional para suporte à pesquisa em fonologia do português do Brasil Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
VASILÉVSKI, Vera

Esta pesquisa apresenta e discute a construção de um programa computacional que descodifica o sistema verbal escrito oficial do português do Brasil em símbolos fonológicos. A motivação para construir o programa veio do alto grau de transparência do sistema alfabético do português do Brasil, que levou à suposição de que tal transparência corresponde ao nível em que o sistema alfabético é lógico. A conversão baseia-se em um alfabeto fonológico, em que se usam as fontes do International Phonetic Alphabet (IPA). O aplicativo lê massas de dados relativamente grandes e fornece relatórios de conversão fonológica e relatório estatístico dos fonemas dos textos convertidos. Juntamente com o programa, dão-se alguns passos para se desenvolver metodologia própria para formação e tratamento de corpus lingüístico fonológico. Testes preliminares, feitos a partir de um corpus fonológico montado com base nos pressupostos da teoria pertinente, indicam que o aplicativo reproduz a parte do sistema verbal escrito que é previsível por regras de descodificação fonológicas, com aproximadamente 98% de acerto, e o sistema verbal escrito todo, com acerto mínimo de 95%. Ainda, o programa fornece a tonicidade das palavras da língua portuguesa com acerto superior a 99%, e o relatório estatístico mostra os padrões de distribuição fonêmica do português. A pesquisa revela que esses porcentuais aumentarão mediante novos estudos, portanto, confirma-se que a elevada previsibilidade do sistema alfabético do português do Brasil dá-se por ele ser fundamentado em intuições fonológicas. Um aplicativo dessa natureza pode ser ferramenta auxiliar na pesquisa e no ensino de alfabetização, na fonologia, na literatura e em outras áreas.

Palavras-chave: Sistema alfabético do português do Brasil. Lingüística computacional. Lingüística de corpus. Intuições fonológicas. Previsibilidade.


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Categoria: Língua Portuguesa Teses
Fazer Download agora!Texto publicitário em evento de leitura: a ação reflexiva e crítica do professor Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
LEMOS, Vilma

Esta pesquisa se insere na área de Lingüística Aplicada à Educação. Enfatiza o papel do aluno e do educador sob o paradigma crítico em aulas de leitura de textos publicitários, tendo por pressupostos a indeterminação dos sentidos e a leitura como um processo de co-construção social no enfoque interacionista.

Palavras-chave: Professor crítico. Leitura. Co-construção de sentidos.

Downloads 3786  3786  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma PUC-SP   Site http://
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