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Produções de Profissionais da Seed: Teses (15)


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Categoria: Língua Portuguesa Teses
Fazer Download agora!O narratário em alguns contos de Tutaméia (terceiras estórias) de João Guimarães Rosa Popular Versão: PDF
Atualização:  13/7/2015
Descrição:
VERRI, Valda Suely da Silva

Análise de alguns contos da obra Tutaméia (Terceiras Estórias) de João Guimarães Rosa, com vistas à figura do narratário. A relação de comunicação entre narrador e narratário situa-se no nível do enunciado do texto. Assim, buscamos também reconstruir uma outra relação de comunicação que se situa no nível da enunciação, que é a de enunciador e enunciatário, mostrando sempre o papel ativo que se reserva a este último, o qual se constitui num co-autor do texto. Nossa pesquisa discute ainda como, na obra em questão, o diálogo entre narrador e narratário pode conduzir o leitor ao nível da enunciação, onde é possível entrever questões relativas ao próprio ato de narrar, bem como sobre o processo de criação da ficção narrativa e, em alguns contos, da criação artística de modo mais geral. São seis os contos selecionados para análise, tendo como critério de escolha a presença do narratário mencionada no discurso do narrador: “Antiperipléia”, “- Uai, eu?”, “Curtamão”, “Desenredo”, “Se eu seria personagem” e “Reminisção”. Para o desenvolvimento deste trabalho, o referencial teórico principal é a terminologia de Gerard Genette sobre a narrativa, de Gerald Prince sobre o narratário e o conceito de dialogismo de Mikhail Bakhtin, sendo que este último nos auxilia na análise da relação de comunicação entre enunciador e enunciatário.

Palavras-chave: Contos brasileiros. Narrativa. Narratário. Guimarães Rosa.

Downloads 6028  6028  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Biblioteca Digital - UEL  Site http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000151685
Avaliação: 7.00 (1 voto)
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Categoria: Língua Portuguesa Teses
Fazer Download agora!A arte dos "quadrinhos" e o literário: a contribuição do diálogo entre o verbal e o visual para a r Popular Versão: 
Atualização:  26/4/2013
Descrição:
OLIVEIRA, Maria Cristina Xavier de

A interação entre diferentes linguagens e meios artísticos é uma das marcas presente no processo de comunicação humana, sobretudo hoje em dia. Um dos aspectos que se destaca nessa interação é a constante revisitação de obras que são re-elaboradas em diferentes suportes comunicativos. É o que ocorre quando temos o diálogo entre os quadrinhos e a literatura, artes que trabalham com a narratividade e que trazem em si peculiaridades que as definem como importantes meios de veiculação e propagação de idéias, valores e ideologias. Nesse estudo procuramos abordar a relação entre os dois meios artísticos destacando se tal diálogo propicia uma reprodução ou questionamento das tradições culturais, atualizando-as (ou não) a partir de sua transposição de uma arte para outra. A partir de teorias que versam sobre quadrinhos, intertextualidade, dialogismo, história da arte e da literatura e outras, traçamos um painel das diversas relações que se estabelecem entre obras criadas nos quadrinhos a partir do material literário, e que se revelam por meio de uma gradação em que temos desde obras que remetem diretamente ao texto clássico literário até aquelas que procuram fazer dos elementos oriundos da literatura um mote para o desenvolvimento de novas produções em quadrinhos. Também num movimento contrário, procuramos mostrar como os quadrinhos fornecem material para a criação de obras na literatura e como sua linguagem múltipla pode atuar em conjunto com o texto literário para a construção de obras mistas.

Palavras-chave: Quadrinhos. Literatura. Linguagem. Narrativas. Dialogismo.

Downloads 1785  1785  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Biblioteca Digital da USP  Site http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8156/tde-30012009-154912/pt-br.php
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Categoria: Língua Portuguesa Teses
Fazer Download agora!Poética do Fragmentário: a escritura-processo em Fernando Pessoa/Bernardo Soares e em Woody Allen  Popular Versão: 
Atualização:  22/2/2013
Descrição:
SOUTO, Andrea do Roccio

No que diz respeito ao processo criativo respectivamente de Fernando Pessoa e de Woody Allen, um olhar comparatista panorâmico pode conduzir à ideia de que o primeiro fragmenta-se a si próprio em diferentes olhares e vozes, das quais aqui nos interessa, especialmente, o semi-heterônimo Bernardo Soares; o segundo estilhaça seu olhar em vários filmes. Tanto na filmografia de Allen, como no Livro do desassossego, não se configura uma demarcação limitada e limitadora nem de tempo nem de espaço. Há uma escritura-processo que se caracteriza pelo deslocamento, pelo desdobramento e pelo consequente estilhaçamento que multiplica. Essa mobilidade é justamente o que possibilita a disseminação – que se concretiza,
especialmente, na fragmentação emergente da prosa poética e do texto filmico, na pulverização da voz e no esfacelamento do sujeito enunciador.

Downloads 1774  1774  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS  Site http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/5189
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Categoria: Língua Portuguesa Teses
Fazer Download agora!Tupi or not tupi : nação e nacionalidade em José de Alencar e Oswald de Andrade Popular Versão: 
Atualização:  2/4/2012
Descrição:
Silveira, Éder

Este trabalho analisa a construção literária da ideia de nacionalidade brasileira, sob a inspiração predominante da história das ideias. Esse objetivo será levado a efeito mediante o estudo de dois momentos históricos distintos, o século XIX e as primeiras décadas do século XX. O principal foco da análise é a obra de dois intelectuais que podem ser considerados como representativos de suas épocas, José de Alencar (1829-1877) e Oswald de Andrade (1890-1954). No universo da extensa produção intelectual desses escritores, este trabalho discute especialmente textos críticos e teóricos, o que não impede incursões tópicas em sua produção ficcional.

Downloads 691  691  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Institu  Site http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/12093
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Categoria: Língua Portuguesa Teses
Fazer Download agora!Macunaíma: enumeração e metamorfose Popular Versão: 
Atualização:  2/4/2012
Descrição:
FIGUEIREDO, Priscila Loyde Gomes

Este trabalho consiste num estudo sobre o romance "Macunaíma", de Mário de Andrade. Procura investigar o estilo enumerativo da obra. A intenção é relacionar tal procedimento, que toma sobretudo objetos da natureza brasileira, ao atraso material e cultural e à tentativa de preencher tal lacuna. Busca-se, ainda, interpretar as constantes metamorfoses ontológicas como um desdobramento desse estilo e do sentido a que ele dá forma.

Palavras-chave: Literatura brasileira (História e crítica). Mário de Andrade (1893-1945). Modernismo (Literatura).

Downloads 726  726  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Biblioteca Digital da USP  Site http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8149/tde-24082007-142317/pt-br.php
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Categoria: Língua Portuguesa Teses
Fazer Download agora!Manuel Bandeira : "tão Brasil"  Popular Versão: 
Atualização:  2/4/2012
Descrição:
JARDIM, Mara Ferreira

Esta tese investiga a presença do humor e a melancolia na obra poética de Manuel Bandeira (1886-1968), especialmente no livro Libertinagem (1930), como traços formadores de uma identidade nacional. O trabalho tem como ponto de partida as discussões sobre a identidade nacional e a presença do tema na literatura brasileira, dos seus primórdios até a eclosão, no início do século XX, do projeto modernista de construir a difícil definição do que é ser brasileiro. Entre os diversos autores consultados para fundamentação dos estudos sobre identidade nacional, destaca-se Gilberto Freyre, cuja obra Casa Grande & Senzala permite estabelecer relações com a visão de Brasil que emerge da poesia de Manuel Bandeira. Sergio Buarque de Holanda, Wilson Martins, Antônio Cândido, Alfredo Bosi, Roberto DaMatta e Paulo Prado são importantes no desenvolvimento da questão. Examina-se também como a questão da identidade nacional está representada na literatura brasileira, da Carta de Pero Vaz de Caminha até o movimento modernista. Para analisar os temas do riso e da melancolia em obras literárias produzidas no Brasil, toma-se como fundamento as teorias desenvolvidas por Aristóteles, Bergson, Propp, Schlegel, Freud, Muecke, Prada e Bakhtin, entre outros. Por fim, é realizada uma análise detalhada de poemas selecionados, destacando a existência de uma “ironia melancólica” que caracteriza a obra de Bandeira e, ao mesmo tempo, confere-lhe um toque de brasilidade, buscado pelos poetas do Modernismo e inequivocamente presente na obra Libertinagem e em outras compostas antes e depois dela.

Downloads 692  692  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Programa de Pós-Graduação em Letras  Site http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/11149
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Categoria: Língua Portuguesa Teses
Fazer Download agora!Trajetorias de consagração: discursoss da critica sobre o romance no Brasil oitocentista  Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
AUGUSTI, Valéria

Esta tese teve por objetivo refletir sobre o processo de consagração do romance no Brasil ao longo do século XIX. Partiu da constatação de que a inclusão do gênero ao patrimônio literário nacional não foi um dado a priori, mas sim resultado de um longo e complexo processo de construção histórica, já que o romance esteve ausente nas primeiras antologias responsáveis por fundar a literatura nacional, publicadas entre as décadas de 1830 e 1850. Tendo isto em vista, buscou-se percorrer os discursos críticos sobre o gênero em formas editoriais de grande poder consagrador, como aquelas destinadas ao sistema escolar (histórias literárias, cursos de literatura, antologias e tratados de retórica), bem como na imprensa periódica, onde foi alvo constante de atenção da crítica

Palavras-chave: Ficção brasileira. Antologias. Literatura - Historia e critica. Imprensa. Retórica.

Downloads 463  463  Tamanho do arquivo 739 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Campinas . Instituto de E  Site http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000379054&fd=y
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Categoria: Língua Portuguesa Teses
Fazer Download agora! A Produção do Discurso Lítero - Musical Bralileiro  Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
COSTA, Nelson Barros

Este trabalho pretende analisar a Música Popular Brasileira enquanto prática discursiva, tendo como base a orientação que Dominique Maingueneau propõe para a Análise do discurso francesa. Ele também lança mão de categorias procedentes das teorias das heterogeneidades discursivas (Jacqueline Authier-Revuz), do princípio dialógico (Mikhail Bakhtin) e da intertextualidade (Kristeva, Genette, sistematizada por Nathalie Piegay-Gros), perspectivas já integradas por Maingueneau no que ele denomina de “primado do interdiscurso”.

Downloads 5139  5139  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.pucsp.br/pos/lael/lael-inf/def_teses.html
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Categoria: Língua Portuguesa Teses
Fazer Download agora!"O Ateneu" e "Jacob von Gunter": um diálogo intercultural possível  Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
JANZEN, Henrique Janzen

O presente trabalho apresenta uma proposta de aproximação pedagógica e intercultural, a partir da concepção bakhtiniana de linguagem, do romance de formação da literatura alemã "Jakob von Gunten", de Robert Walser mediada, com finalidades didáticas, pela leitura anterior do romance de formação brasileiro "O Ateneu", de Raul Pompéia.

Downloads 4121  4121  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site http://dspace.c3.ufpr.br/
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Categoria: Língua Portuguesa Teses
Fazer Download agora!A constituição da leitura e da escrita na escola: as influências das concepções de leitores e produt Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
OLIVEIRA, Lídia Maria Ferreira de

O objetivo geral desta investigação é compreender algumas variáveis que contribuem para que, de maneira geral, a escola esteja formando decodificadores e fazedores de redação ao invés de leitores e produtores de texto. Partimos da hipótese de que a maneira como a leitura e a escrita são concebidas pelos principais atores do processo de ensino-aprendizagem da escola – aluno e professor – exerce forte influência nas práticas pedagógicas lá desenvolvidas.

Palavras-chave: Leitura. Produção de texto. Ensino Médio. Juventude.

Downloads 15429  15429  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal Fluminense  Site http://
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