Categoria: Língua Portuguesa Teses |
Para além da amenidade - O Jornal das Famílias (1863-1878) e sua rede de produção |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
PINHEIRO, Alexandra Santos
A tese “Para além da amenidade - O Jornal das Famílias (1863-1878) e sua rede de produção” analisa a organização de um periódico que circulou durante 16 anos por várias províncias brasileiras e por, pelo menos, dois países estrangeiros, Portugal e França. A pesquisa consiste em investigar esse jornal, a começar pelo trabalho do editor Baptiste Louis Garnier e de seu cuidado com a materialidade do que era produzido por sua empresa. Atém-se, também, à lista de redatores e colaboradores, que teve Machado de Assis como o mais assíduo na seção Romance e Novellas. A partir do estudo da trajetória dos demais colaboradores, recuperamos nomes de intelectuais esquecidos atualmente, mas que fizeram parte dos grandes debates literários da época, alguns dos quais ocorriam no próprio Jornal das Famílias. Ao analisar a produção literária divulgada no periódico, constatamos que ao principal público leitor do Jornal das Famílias, as mulheres, não foram oferecidas apenas leituras amenas, como destacam alguns pesquisadores. As leitoras foram inseridas em debates importantes para o século XIX, como a consolidação de uma literatura nacional e a condição do escritor brasileiro. A análise das narrativas mostra que a literatura brasileira não foi construída apenas pelos literatos hoje consagrados pela crítica, mas também por um grupo amplo de escritores preocupados com questões estéticas, políticas e sociais e que as manifestavam também no Jornal das Famílias.
Palavras-chave: História da leitura. História da literatura. Periódico. Narrativa. Jornal das Famílias. Garnier.
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563 0 bytes Universidade Estadual de Campinas http://http://www.caminhosdoromance.iel.unicamp.br/ |
Categoria: Língua Portuguesa Teses |
Poética em Emiliano Perneta |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
COATI, Marly de Castro Campos
O Poético em Emiliano Perneta: Uma Abordagem Semiótica do Discurso Simbólico é um trabalho de interpretação a partir do estabelecimento de relações entre signos para alcançar a tradução do código da poesia. Abrange os quatro livros de poemas publicados : Músicas, Ilusão, Pena de Talião e Setembro; estuda a dimensão simbólica da obra poética, o universo semiológico em que se insere, a cosmovisão do autor, seu fazer poético e sua originalidade. E conclui que Emiliano Perneta se interessa pelo ser humano, seus problemas, conflitos, hesitações; a busca do eterno humano. Da visão simbólica da natureza, do folclore, do mito e da religião, chegou-se à singularidades da obra que repousam na pintura da natureza, pano de fundo para expressar a condição humana; na claridade representada pelo sol; na construção lingüística e na imagem poética carregada de valores culturais, onde o simbólico, o imaginário fundamentam e intensificam os ideais, as emoções, a vida em todas as manifestações. A obra de Emiliano Perneta é atual, na sua dimensão simbólica, expressão lingüística e beleza artística.
Palavras-chave: Poético. Semiótica. Simbólico. Músicas. Humano. Emoções.
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8891 0 bytes ISEPERJ/Pós-Graduação http://dspace.c3sl.ufpr.br |
Categoria: Língua Portuguesa Teses |
Presença do tolstoísmo na literatura brasileira |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
Este texto é parte dos resultados da pesquisa de pós-doutorado "João Antônio, Leitor de Lima Barreto", desenvolvida na Unesp-Assis/Fapesp, concluída em 2008.
ORNELLAS, lara Ávila
Ao se completarem cem anos da morte do grande escritor e pensador Leon Tolstói (1828-1910), que deixou, entre seus vários legados a doutrina filosófica e cristã do tolstoísmo, é importante retomar algumas bases de seu pensamento para verificar que ainda dizem muito à atualidade. Apesar da existência de referências ao tolstoísmo no Brasil por críticos e estudiosos, como José Veríssimo, Brito Broca, Boris Schnaiderman, Bruno Gomide, Maria Salete Magnoni, até onde se tem conhecimento, ainda não foi realizada uma abordagem que contemplasse a presença de elementos particulares dessa doutrina na literatura brasileira. É o que se busca fazer agora, ao se realizarem breves considerações sobre dois escritores e jornalistas, Lima Barreto (1881-1922) e João Antônio (1937-96), e suas relações com preceitos tolstoístas.
Palavras-chave: Leon Tolstói. Tolstoísmo no Brasil. Lima Barreto. João Antônio. Preceitos tolstoístas.
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529 0 bytes Rev. USP n.85 São Paulo maio 2010 http://www.revistasusp.sibi.usp.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-99892010000200011&lng=pt& |
Categoria: Língua Portuguesa Teses |
Primeiras impressões: romances publicados pela Impressão Régia do Rio de Janeiro (1808-1822) |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
SOUZA, Simone Cristina Mendonça de
Dentre os muitos títulos publicados entre 1808 e 1822 na Impressão Régia do Rio de Janeiro, este trabalho se concentra nos romances. Os títulos dos documentos e das obras diversas publicados nesse período foram catalogados ainda no século XIX. Entretanto, boa parte dos exemplares já havia desaparecido, fazendo com que o método utilizado para identificação dos títulos incluísse os anúncios de jornais. Como também eram anunciadas publicações feitas em Lisboa, havia a dúvida quanto à delimitação das que efetivamente foram editadas na Impressão Régia do Rio de Janeiro. A confusão de locais de impressão levantava a hipótese de uma relação editorial entre a Impressão Régia estabelecida na colônia e sua congênere lisboeta. Tal hipótese foi refutada após investigarmos a casa impressora portuguesa e os títulos de romances nela editados. Concluímos que somente seria possível definir quais foram os romances feitos pela primeira casa impressora oficialmente instalada no Brasil com a localização dos exemplares e a confirmação, pelos dados das folhas de rosto, de que foram impressos no Rio de Janeiro. Por meio de buscas, localizamos quase todos os romances catalogados e delimitamos os que saíram dos prelos da Impressão Régia do Rio de Janeiro. No processo, traçamos a história editorial de cada um deles, verificamos de que maneira eram anunciados pelos livreiros nos jornais e analisamos esses livros do ponto de vista material e textual. Raros e de localização trabalhosa, esses romances são atualmente pouco lembrados ou totalmente desconhecidos. No entanto, têm sua importância nos estudos sobre a circulação de livros no período colonial e em anos posteriores e, certamente, fizeram parte da formação do gosto do público por livros do gênero.
Palavras-chave: Ficção-História e crítica. Leitura-História. Bibliografia-Primeiros livros impressos.
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620 0 bytes Universidade Estadual de Campinas http://http://www.caminhosdoromance.iel.unicamp.br/ |
Categoria: Língua Portuguesa Teses |
Sintaxe da enunciação: noção mediadora para reconhecimento de uma linguística da enunciação |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
LICHTENBERG, Sônia
Neste trabalho, estuda-se a sintaxe da enunciação, definida como atividade dos sujeitos com e na língua, exigência da promoção de sentido, com a finalidade de comprovar que a obra de Benveniste, constante em Problemas de Linguística Geral I e em Problemas de Lingüística Geral II, constitui uma unidade. Considerando-se o conjunto de textos em que são apresentados aspectos teóricos e o conjunto de textos que trata de descrições de fatos de língua, verificam-se inter-relações entre teoria e prática, as quais se resumem em três princípios: a) língua é intersubjetiva; b) a língua tem como unidade a frase; c) a língua é um sistema de signos referenciais. A partir da verificação destes princípios, afirma-se que os estudos realizados por Benveniste constituem uma lingüística, a Linguística da Enunciação.
Palavras-chave: Língua portuguesa. Linguística da enunciação. Sintaxe. Teoria da enunciação.
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654 0 bytes http://www.lume.ufrgs.br |
Categoria: Língua Portuguesa Teses |
Sintaxe da enunciação: noção mediadora para reconhecimento de uma lingüística da enunciação |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
FLORES, Valdir do Nascimento
Neste trabalho, estuda-se a sintaxe da enunciação, definida como atividade dos sujeitos com e na língua, exigência da promoção de sentido, com a finalidade de comprovar que a obra de Benveniste, constante em Problemas de Linguística Geral I e em Problemas de Linguística Geral II, constitui uma unidade. Considerando-se o conjunto de textos em que são apresentados aspectos teóricos e o conjunto de textos que trata de descrições de fatos de língua, verificam-se interrelações entre teoria e prática, as quais se resumem em três princípios: a) língua é intersubjetiva; b) a língua tem como unidade a frase; c) a língua é um sistema de signos referenciais. A partir da verificação destes princípios, afirma-se que os estudos realizados por Benveniste constituem uma linguística, a Linguística da Enunciação.
Palavras-chave: Língua portuguesa. Linguística da enunciação. Sintaxe. Teoria da enunciação.
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1124 0 bytes Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Institu http://www.lume.ufrgs.br |
Categoria: Língua Portuguesa Teses |
Terrorismo na literatura de Eça de Queirós |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
HARMUCH, Rosana Apolonia
No período compreendido entre o final do século XVIII e ao longo do XIX estabeleceu-se uma crise de valores no âmbito das produções literárias. Colocados em xeque os critérios clássicos de valoração, instaurou-se o que Leyla Perrone-Moisés chamou de ‘mal-estar da avaliação’. Uma das consequências dessa instabilidade foi o fato de que os próprios escritores passaram a produzir discursos cuja tônica era a teorização da literatura. Prefácios, posfácios, cartas, textos jornalísticos etc. foram transformados em veículos provocadores da reflexão sobre o fenômeno literário. Além desses textos desenvolvidos em paralelo às obras ficcionais, muitos escritores inseriram essa auto-reflexão na própria ficção. Em conjunto, esses textos representam o que Antoine Compagnon chamou de terrorismo teórico. O leitor, fosse ele representado pelos outros escritores, fosse o público num sentido mais genérico e, portanto, menos especializado, passou então a ser constantemente convocado a participar ativamente desse processo. A interlocução com o leitor foi uma das estratégias terroristas mais utilizadas.
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3041 0 bytes UFPR http://dspace.c3.ufpr.br/ |
Categoria: Língua Portuguesa Teses |
Trabalho e malandragem como repressão e transgressão nas canções da "Ópera do Malandro" |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
WIEL, Franciscus Willem Antonius
Este trabalho tem como objetivo investigar como as imagens construídas no discurso das canções da "Ópera do Malandro", de Chico Buarque, sobre trabalho e malandragem, retratam e refletem o discurso fundador brasileiro. Esse discurso se opõe à concepção de que nossos primeiros habitantes, segundo os tomos de História do Brasil que lemos na escola tradicional, não teriam lastro cultural para conviver com o elemento branco europeu, e, conseqüentemente, trabalhar para ele. Os silvícolas brasileiros, e, posteriormente, os brasileiros em geral, na verdade, assumem uma postura passiva, silenciosa, ou ainda aquela de não trabalhar, fato que se apóia na rede tecida pelo discurso do colonizador de que são incompetentes e de que nada sabem sem a interferência do discurso dominante, o que, por sua vez, inconscientemente, segundo o nosso ponto de vista, constitui um discurso de resistência.
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