Categoria: Língua Portuguesa Teses |
A presença de Carlos Drummond de Andrade em Portugal  |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
CAMPOS, Maria do Carmo Alves de
Este estudo pretendeu “ler” Carlos Drummond de Andrade num outro contexto cultural, procurando avaliar, através dessa “leitura”, a recepção de sua obra para além do cenário crítico-literário brasileiro. Desse modo, buscou-se novas perspectivas para a interpretação da poética de um dos autores mais representativos da poesia brasileira do século XX. A intenção foi verificar como o poeta tem sido acolhido pelo público, pelos seus pares e pela crítica portuguesa especializada, bem como a atenção que tem merecido da imprensa lusitana em geral, além de procurar averiguar o espaço editorial conferido à sua obra em Portugal. Acreditando, contudo, que o exame da recepção da obra de Drummond em Portugal não deve se contentar somente com as referências a seu nome nos discursos críticos, geralmente oriundos dos meios acadêmicos, tentou-se pensar também acerca de sua presença em outras esferas culturais, como nas obras de ficção, sobretudo as de poesia, a partir do diálogo estabelecido com alguns poetas portugueses do século XX. Nesse sentido, achou-se válido analisar, por outro lado, também a presença de Drummond em Portugal, a partir dos reflexos mais visíveis de Camões e Fernando Pessoa em sua obra.
Palavras-chave: Andrade. Carlos Drummond de. 1902-1987.Crítica e interpretação. Poesia. Portugal.
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1579 0 bytes Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Institu http://www.lume.ufrgs.br |
Categoria: Língua Portuguesa Teses |
Os professores diante de um novo trabalho com a leitura: modos de fazer semelhantes ou diferentes?  |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
BUZZO, Marina Gonçalves
Esta pesquisa tem por objetivo mais amplo investigar as representações sobre o trabalho docente construídas em um texto oral produzido conjuntamente por duas professoras de língua portuguesa, após a realização de uma atividade específica de trabalho. Nela, investigamos se aparecem representações semelhantes ou diferentes nos turnos de cada uma delas e levantamos as características lingüístico-discursivas que contribuem para assinalar diferenças e semelhanças nos procedimentos didáticos. Por isso, evidenciamos os pressupostos teórico-metodológicos do interacionismo sociodiscursivo como fonte de referência maior (Bronckart, 1997/99; 2004c; 2006), associados aos aportes teóricos da Ergonomia da Atividade (Amigues, 2003 e 2004a; Saujat, 2002 e 2004a) e aos aportes teórico-metodológicos da Clínica da Atividade (Faïta, 2004; Clot, 1999; 2004a) para o aprofundamento das questões ligadas ao trabalho educacional. Utilizamos para a complementação do modelo de análise dos dados, tal como sugerido por Bronckart (1997/99; 2004c; 2006) e reformulado por Machado (Machado, 2008/no prelo), alguns procedimentos de Kerbrat-Orecchioni (1990; 1996), para a análise da conversação, e de Charaudeau (1992), para a análise das comparações.
Palavras-Chaves: Autoconfrontação cruzada.Interacionismo sociodiscursivo. Trabalho do professor. Diário de leitura. Comparações.
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1635 0 bytes Puc - SP http://www.pucsp.br/pos/lael/lael-inf/def_teses.html |
Categoria: Língua Portuguesa Teses |
A arte dos "quadrinhos" e o literário: a contribuição do diálogo entre o verbal e o visual para a r  |
Versão: Atualização: 26/4/2013 |
Descrição:
OLIVEIRA, Maria Cristina Xavier de
A interação entre diferentes linguagens e meios artísticos é uma das marcas presente no processo de comunicação humana, sobretudo hoje em dia. Um dos aspectos que se destaca nessa interação é a constante revisitação de obras que são re-elaboradas em diferentes suportes comunicativos. É o que ocorre quando temos o diálogo entre os quadrinhos e a literatura, artes que trabalham com a narratividade e que trazem em si peculiaridades que as definem como importantes meios de veiculação e propagação de idéias, valores e ideologias. Nesse estudo procuramos abordar a relação entre os dois meios artísticos destacando se tal diálogo propicia uma reprodução ou questionamento das tradições culturais, atualizando-as (ou não) a partir de sua transposição de uma arte para outra. A partir de teorias que versam sobre quadrinhos, intertextualidade, dialogismo, história da arte e da literatura e outras, traçamos um painel das diversas relações que se estabelecem entre obras criadas nos quadrinhos a partir do material literário, e que se revelam por meio de uma gradação em que temos desde obras que remetem diretamente ao texto clássico literário até aquelas que procuram fazer dos elementos oriundos da literatura um mote para o desenvolvimento de novas produções em quadrinhos. Também num movimento contrário, procuramos mostrar como os quadrinhos fornecem material para a criação de obras na literatura e como sua linguagem múltipla pode atuar em conjunto com o texto literário para a construção de obras mistas.
Palavras-chave: Quadrinhos. Literatura. Linguagem. Narrativas. Dialogismo.
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1678 0 bytes Biblioteca Digital da USP http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8156/tde-30012009-154912/pt-br.php |
Categoria: Língua Portuguesa Teses |
Poética do Fragmentário: a escritura-processo em Fernando Pessoa/Bernardo Soares e em Woody Allen  |
Versão: Atualização: 22/2/2013 |
Descrição:
SOUTO, Andrea do Roccio
No que diz respeito ao processo criativo respectivamente de Fernando Pessoa e de Woody Allen, um olhar comparatista panorâmico pode conduzir à ideia de que o primeiro fragmenta-se a si próprio em diferentes olhares e vozes, das quais aqui nos interessa, especialmente, o semi-heterônimo Bernardo Soares; o segundo estilhaça seu olhar em vários filmes. Tanto na filmografia de Allen, como no Livro do desassossego, não se configura uma demarcação limitada e limitadora nem de tempo nem de espaço. Há uma escritura-processo que se caracteriza pelo deslocamento, pelo desdobramento e pelo consequente estilhaçamento que multiplica. Essa mobilidade é justamente o que possibilita a disseminação – que se concretiza, especialmente, na fragmentação emergente da prosa poética e do texto filmico, na pulverização da voz e no esfacelamento do sujeito enunciador.
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1684 0 bytes Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/5189 |
Categoria: Língua Portuguesa Teses |
Um norte para o romance brasileiro : Franklin Tavora entre os primeiros folcloristas  |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
RIBEIRO, Cristina Betioli
Um norte para o romance brasileiro : Franklin Tavora entre os primeiros folcloristas Esta tese baseia-se no estudo e análise do conjunto de romances de Franklin Távora, denominado por ele de Literatura do Norte. O principal objetivo é mostrar em que medida o autor se vale da cultura popular, das memórias e da cor local nortistas como instrumentos para fundar história e literatura nacionais. Nesta perspectiva, apresentamos as principais discussões sobre folclore e nacionalidade, as idéias fundamentais da Escola de Recife e a interação do romancista com o pensamento da ?geração de 70? do século XIX. Além de focalizar a trajetória intelectual do escritor, examinamos o seu conhecido embate com José de Alencar, travado nas Cartas a Cincinato, e os métodos de composição que foram sendo sedimentados na sua prosa de ficção, ao longo de suas críticas e no seu projeto literário. Por fim, apresentamos as análises dos cinco romances da Literatura do Norte: O Cabeleira, O Matuto, Lourenço, Um Casamento no arrabalde e O Sacrifício
Palavras-chave: Ficção brasileira. Historia e critica. Folclore.
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1888 0 bytes UNICAMP http://http://www.caminhosdoromance.iel.unicamp.br/ |
Categoria: Língua Portuguesa Teses |
Terrorismo na literatura de Eça de Queirós  |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
HARMUCH, Rosana Apolonia
No período compreendido entre o final do século XVIII e ao longo do XIX estabeleceu-se uma crise de valores no âmbito das produções literárias. Colocados em xeque os critérios clássicos de valoração, instaurou-se o que Leyla Perrone-Moisés chamou de ‘mal-estar da avaliação’. Uma das consequências dessa instabilidade foi o fato de que os próprios escritores passaram a produzir discursos cuja tônica era a teorização da literatura. Prefácios, posfácios, cartas, textos jornalísticos etc. foram transformados em veículos provocadores da reflexão sobre o fenômeno literário. Além desses textos desenvolvidos em paralelo às obras ficcionais, muitos escritores inseriram essa auto-reflexão na própria ficção. Em conjunto, esses textos representam o que Antoine Compagnon chamou de terrorismo teórico. O leitor, fosse ele representado pelos outros escritores, fosse o público num sentido mais genérico e, portanto, menos especializado, passou então a ser constantemente convocado a participar ativamente desse processo. A interlocução com o leitor foi uma das estratégias terroristas mais utilizadas.
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2783 0 bytes UFPR http://dspace.c3.ufpr.br/ |
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