Neste estudo, investigou-se o processamento de narrativas em seus níveis micro-, macro-propositional e situacional por bilíngües de proficiência intermediária na língua estrangeira (L1 inglês e L2 francês) e por indivíduos idosos.
1111 0 bytes Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC http://
Esta pesquisa tem como objetivo principal contribuir para a compreensão do trabalho do professor iniciante em Educação a Distância (EAD), por meio da análise e da interpretação das representações construídas sobre o agir nos textos produzidos sobre a e na situação de trabalho em EAD, especificamente no chamado chat educacional.
Palavras-chave: Chat Educacional. Interacionismo sociodiscursivo. ISD. Trabalho educacional. EAD. Educação a Distância.
1692 0 bytes POntifícia Universidade Católica - PUC-SP http://
Esta pesquisa, de caráter etnográfico, busca oferecer a oportunidade de refletir sobre um componente de formação, a relação entre língua e cultura, para o desenvolvimento profissional de professores de línguas estrangeiras, tanto em formação inicial quanto em formação continuada, em contextos diversos.
Palavras-chave: Formação de professores. Abordagem intercultural. Concepções de língua e cultura.
2967 0 bytes Universidade Federal do Paraná http://
Este trabalho apresenta uma concepção alternativa de educação formal aplicada ao ensino de pronúncia de inglês. Sua inspiração foi o estado de descaso que a área de pronúncia enfrenta nas escolas básicas, resultando na falta de preparo dos alunos no domínio oral do idioma ao final do Ensino Médio.
O presente estudo investigou a relação entre a capacidade de memória de trabalho, o registro cognitivo de aspectos da L2 e a produção oral da L2 em 30 adultos brasileiros aprendizes de inglês como segunda língua ou língua estrangeira, na Universidade Federal de Santa Catarina.
1263 0 bytes Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC http://
Este trabalho focaliza as construções de feminilidade negra no conto não publicado “Under The Bridge”, de Zora Neale Hurston, assim como os já publicados “Sweat”, “Spunk” e “The Gilded Six-Bits” em comparação com “Roselily”, “Really, Doesn’t Crime Pay?”, “Coming Apart” e “Porn”, da autora contemporânea Alice Walker.