Esta pesquisa tem como objetivo principal contribuir para a compreensão do trabalho do professor iniciante em Educação a Distância (EAD), por meio da análise e da interpretação das representações construídas sobre o agir nos textos produzidos sobre a e na situação de trabalho em EAD, especificamente no chamado chat educacional.
Palavras-chave: Chat Educacional. Interacionismo sociodiscursivo. ISD. Trabalho educacional. EAD. Educação a Distância.
1665 0 bytes POntifícia Universidade Católica - PUC-SP http://
Em um mundo cada vez mais transnacional e multicultural, a identidade cultural é formada por meio de um processo constante de mobilidade e deslocamentos, resultando na formação de identidades culturais diaspóricas. Tais identidades culturais híbridas e heterogêneas se caracterizam por travessias de fronteiras e limitações impostas à construção da subjetividade. O presente estudo constiste em uma análise interpretativa de representações de identidades culturais diaspóricas em dois escritos autobiográficos ficcionais: Borderlands/La Frontera: The New Meztiza (1987), de Gloria Anzaldúa e Zami a New Spelling of my Name, a biomythography (1982), de Audre Lorde.
Este trabalho aborda a aquisição de morfemas em inglês como L2 por aprendizes falantes de português brasileiro como L1 através do BELC – Brazilian English Learner Corpus – um corpus de aprendiz elaborado para os fins deste estudo.
1748 0 bytes Universidade Federal do Rio Grande do Sul http://
O objetivo deste trabalho é mostrar que Emily Dickinson não estava preocupada com a publicação de seus poemas e que ela própria decidiu fugir do mundo exterior, um evento decisivo que contribuiu para a originalidade da produção de seus quase 1.800 poemas e mais de 1.100 cartas.
Palavras-chave: Emily Dickinson. Fuga. Apreensão da percepção. Processo de contemplação. Percepção da natureza.
1840 0 bytes Universidade Federal do Rio Grande do Sul http://
O objetivo desta pesquisa é investigar a interação que ocorre entre os membros de um determinado grupo de adultos, aprendizes da língua inglesa, focalizando a inter-relação entre os momentos de verdade e faz-de-conta em aulas comunicativas.
Palavras-chave: Lingua Inglesa. Estudo e ensino. Interação social. Abordagem comunicativa. Autenticidade.
Nesta tese observa-se o papel que a semântica e a pragmática desempenham, na gramática inicial (early grammar) da interlíngua de falantes de português, na compreensão de textos em inglês e em espanhol nos quais se relatam eventos passados e se empregam as oposições Present Perfect x Past Simple e Pretérito Perfecto x Pretérito Indefinido.
Palavras-chave: Aquisição de segunda língua. Present Perfect. Pretérito Perfecto. Pragmática. Semântica.
1998 0 bytes Universidade de São Paulo - USP http://
Este estudo consistiu numa intervenção científica utilizando a abordagem Inglês para Fins Específicos (ESP) articulada a um modelo ergonômico-sistêmico constituído de oficinas presenciais e de um ambiente virtual.
Palavras-chave: Educação a distância. Ambientes de aprendência colaborativa. Inglês para Fins Específicos (ESP). Ergonomia. Crenças.
2028 0 bytes Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC http://
Esta tese teve por objetivo investigar quais aspectos, dentre aqueles diretamente ligados à estruturação do meio digital, têm influência nos processos de ensino e aprendizagem de Inglês.
2066 0 bytes Pontifícia Universidade Católica de São Paulo http://
Enfocando o formador universitário de professores de língua inglesa, a pesquisa, de base etnográfica, investiga como se dá sua formação contínua a partir das práticas de ensino, aprendizagem e pesquisa com as quais se envolve.
Palavras-chave: Formação de formadores. Letramento crítico. Comunidades de prática. Comunidades de questionamento. Concepções de língua e conhecimento.
2115 0 bytes Universidade Federal do Paraná http://
Os Estados Unidos da América e o Brasil são países que durante séculos fizeram uso intenso da mão-de-obra escrava, trazida de diferentes regiões da África. Após a Abolição da Escravidão os dois países adotaram políticas diferentes de relações raciais, com conseqüências devastadoras para os ex-escravos e seus descendentes. Alice Walker e Conceição Evaristo, autoras afro-americana e afro-brasileira, respectivamente, apresentam em seus romances uma análise das relações étnicas em seus países, apontando a origem dos problemas da população negra e propondo soluções para os mesmos. Através de uma análise comparativa dos dois romances – The third life of Grange Copeland e Ponciá Vicêncio - sob a ótica da crítica literária marxista, este trabalho propõe-se a apresentar os pontos em comum e os pontos divergentes entre as duas sociedades.
Palavras chave: Literatura. Racismo. História. Sociedade.