O estudo tem como objeto de investigação o poema crítico-satírico "Don Juan", de autoria do poeta britânico George Gordon Byron, ou Lord Byron. A intenção é determinar em que medida a metalinguística ali operada pelo poeta, levada a cabo no corpo mesmo do poema, prefigura a modernidade, momento no qual a literatura ocidental produziu, em larga escala, obras que adotaram como referência o ato de criação em si ou as análises de linguagens de outros autores.
Esta pesquisa, de caráter etnográfico, busca oferecer a oportunidade de refletir sobre um componente de formação, a relação entre língua e cultura, para o desenvolvimento profissional de professores de línguas estrangeiras, tanto em formação inicial quanto em formação continuada, em contextos diversos.
Palavras-chave: Formação de professores. Abordagem intercultural. Concepções de língua e cultura.
2744 0 bytes Universidade Federal do Paraná http://
O objetivo desta pesquisa é investigar se alunos brasileiros de língua inglesa, adolescentes e de nível intermediário, seriam capazes de recorrer a “scaffolding” (colocar andaimes) entre eles enquanto trabalham em grupos e executam tarefas e atividades específicas.
Palavras-chave: Pesquisa de aquisição de uma segunda língua. Teoria sociocultural. Desenvolvimento da interlíngua. Diálogo colaborativo.
2695 0 bytes Universidade Federal Fluminense http://
O objeto de estudo desta tese é a composição pictórica de "Ohio Impromptu", de Samuel Beckett. Sendo assim, apresenta uma poética visual como estratégia interdisciplinar de análise da obra, incluindo a sua versão em filme.
Palavras-chave: Literatura inglesa. Samuel Beckett. Arte e literatura.
2333 0 bytes Universidade Federal do Rio Grande do Sul http://
Este trabalho focaliza as construções de feminilidade negra no conto não publicado “Under The Bridge”, de Zora Neale Hurston, assim como os já publicados “Sweat”, “Spunk” e “The Gilded Six-Bits” em comparação com “Roselily”, “Really, Doesn’t Crime Pay?”, “Coming Apart” e “Porn”, da autora contemporânea Alice Walker.
Esta tese investiga o Parâmetro de Composição (PC) conforme formulado por Snyder (1995) e seu papel na aquisição/aprendizagem de inglês por aprendizes brasileiros.
2097 0 bytes Universidade Estadual de Campinas http://
Enfocando o formador universitário de professores de língua inglesa, a pesquisa, de base etnográfica, investiga como se dá sua formação contínua a partir das práticas de ensino, aprendizagem e pesquisa com as quais se envolve.
Palavras-chave: Formação de formadores. Letramento crítico. Comunidades de prática. Comunidades de questionamento. Concepções de língua e conhecimento.
1957 0 bytes Universidade Federal do Paraná http://
Esta tese teve por objetivo investigar quais aspectos, dentre aqueles diretamente ligados à estruturação do meio digital, têm influência nos processos de ensino e aprendizagem de Inglês.
1899 0 bytes Pontifícia Universidade Católica de São Paulo http://
Os Estados Unidos da América e o Brasil são países que durante séculos fizeram uso intenso da mão-de-obra escrava, trazida de diferentes regiões da África. Após a Abolição da Escravidão os dois países adotaram políticas diferentes de relações raciais, com conseqüências devastadoras para os ex-escravos e seus descendentes. Alice Walker e Conceição Evaristo, autoras afro-americana e afro-brasileira, respectivamente, apresentam em seus romances uma análise das relações étnicas em seus países, apontando a origem dos problemas da população negra e propondo soluções para os mesmos. Através de uma análise comparativa dos dois romances – The third life of Grange Copeland e Ponciá Vicêncio - sob a ótica da crítica literária marxista, este trabalho propõe-se a apresentar os pontos em comum e os pontos divergentes entre as duas sociedades.
Palavras chave: Literatura. Racismo. História. Sociedade.
Este estudo consistiu numa intervenção científica utilizando a abordagem Inglês para Fins Específicos (ESP) articulada a um modelo ergonômico-sistêmico constituído de oficinas presenciais e de um ambiente virtual.
Palavras-chave: Educação a distância. Ambientes de aprendência colaborativa. Inglês para Fins Específicos (ESP). Ergonomia. Crenças.
1813 0 bytes Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC http://