Nesta tese observa-se o papel que a semântica e a pragmática desempenham, na gramática inicial (early grammar) da interlíngua de falantes de português, na compreensão de textos em inglês e em espanhol nos quais se relatam eventos passados e se empregam as oposições Present Perfect x Past Simple e Pretérito Perfecto x Pretérito Indefinido.
Palavras-chave: Aquisição de segunda língua. Present Perfect. Pretérito Perfecto. Pragmática. Semântica.
1721 0 bytes Universidade de São Paulo - USP http://
O objetivo desta pesquisa é investigar a interação que ocorre entre os membros de um determinado grupo de adultos, aprendizes da língua inglesa, focalizando a inter-relação entre os momentos de verdade e faz-de-conta em aulas comunicativas.
Palavras-chave: Lingua Inglesa. Estudo e ensino. Interação social. Abordagem comunicativa. Autenticidade.
Esta tese investiga o Parâmetro de Composição (PC) conforme formulado por Snyder (1995) e seu papel na aquisição/aprendizagem de inglês por aprendizes brasileiros.
2109 0 bytes Universidade Estadual de Campinas http://
Este trabalho tem como objetivo analisar os processos semióticos da construção do sentido no ensino-aprendizagem da Língua Inglesa (L2) com vistas à interação educador-educando.
Palavras-Chave: Ensino-aprendizagem. Língua Inglesa. Aquisição da L2. Metodologia. Semiótica.
917 0 bytes Universidade de São Paulo - USP http://
Este trabalho focaliza as construções de feminilidade negra no conto não publicado “Under The Bridge”, de Zora Neale Hurston, assim como os já publicados “Sweat”, “Spunk” e “The Gilded Six-Bits” em comparação com “Roselily”, “Really, Doesn’t Crime Pay?”, “Coming Apart” e “Porn”, da autora contemporânea Alice Walker.
Esta pesquisa, de caráter etnográfico, busca oferecer a oportunidade de refletir sobre um componente de formação, a relação entre língua e cultura, para o desenvolvimento profissional de professores de línguas estrangeiras, tanto em formação inicial quanto em formação continuada, em contextos diversos.
Palavras-chave: Formação de professores. Abordagem intercultural. Concepções de língua e cultura.
2774 0 bytes Universidade Federal do Paraná http://
Este trabalho apresenta uma concepção alternativa de educação formal aplicada ao ensino de pronúncia de inglês. Sua inspiração foi o estado de descaso que a área de pronúncia enfrenta nas escolas básicas, resultando na falta de preparo dos alunos no domínio oral do idioma ao final do Ensino Médio.
Os Estados Unidos da América e o Brasil são países que durante séculos fizeram uso intenso da mão-de-obra escrava, trazida de diferentes regiões da África. Após a Abolição da Escravidão os dois países adotaram políticas diferentes de relações raciais, com conseqüências devastadoras para os ex-escravos e seus descendentes. Alice Walker e Conceição Evaristo, autoras afro-americana e afro-brasileira, respectivamente, apresentam em seus romances uma análise das relações étnicas em seus países, apontando a origem dos problemas da população negra e propondo soluções para os mesmos. Através de uma análise comparativa dos dois romances – The third life of Grange Copeland e Ponciá Vicêncio - sob a ótica da crítica literária marxista, este trabalho propõe-se a apresentar os pontos em comum e os pontos divergentes entre as duas sociedades.
Palavras chave: Literatura. Racismo. História. Sociedade.