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Produções de Profissionais da Seed: Teses (10)


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Categoria: História Teses
Fazer Download agora!A formação do professor e o ensino de história. Espaços e dimensões de práticas eduacativas  Popular Versão: PDF
Atualização:  24/10/2013
Descrição:
RICCI, Cláudia R. Fonseca M. S.

Formação do Professor e o Ensino de História: Espaços e Dimensões de Práticas Educativas" tem como objetivo central acompanhar a trajetória formativa do profissional do ensino de História. Entendendo que a formação do profissional ocorre em diversos espaços e dimensões da vida do sujeito em questão, a pesquisa buscou acompanhar esses diferentes aspectos.

Palavras-chave: Cursos de graduação. Ensino de História. Formação. Continuada. Formação de professores. Professor de História.

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Categoria: História Teses
Fazer Download agora!A história da cidade: consciência histórica e identidades de jovens escolarizados Popular Versão: PDF
Atualização:  21/10/2013
Descrição:
GERMINARI, Geyso D.

A investigação tem como tema a relação entre história da cidade, tomando como objeto de estudo a consciência histórica de jovens escolarizados e formação de suas identidades acerca da cidade de Curitiba-PR. O objetivo é analisar como a identidade de jovens escolarizados que vivem em Curitiba expressa a consciência histórica sobre a cidade de Curitiba. O estudo enquadra-se no domínio cientifico da Educação Histórica, cuja atenção volta-se ao conhecimento sistemático das ideias históricas de alunos e professores, tomou como referência principal a teoria da história de Jörn Rüsen, particularmente, a ideia de consciência histórica, que, segundo este autor, articula o passado como experiência e o presente e o futuro como campos de ação orientados pelo passado, e tem como funções essenciais a orientação temporal e a criação de identidades individuais e coletivas. Este trabalho indica que há contradições entre a história vivida pelos jovens da pesquisa e a articulação entre a sua consciência do passado da cidade, fortemente matizada pelo processo de escolarização e pelo discurso oficial sobre a cidade, e a formação das suas identidades de pertencimento à Curitiba. Esta tese de doutorado foi desenvolvida na linha de Pesquisa Cultura Escola e Ensino, do programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Paraná.

Palavras-chave: Jovens escolarizados. Consciência histórica. Identidade. Ideia de Curitiba. Cidade modelo.

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Categoria: História Teses
Fazer Download agora!A legislação da educação no Brasil durante a ditadura militar (1964-1985): um espaço de disputas Popular Versão: PDF
Atualização:  21/10/2013
Descrição:
LIRA, Alexandre Tavares do N.

O objetivo desta tese é discutir a legislação da educação brasileira durante a ditadura militar (1964–1985). Esta legislação constituiu-se no resultado das lutas políticas de um período crítico na História do Brasil. Os acordos MEC-USAID, as leis e políticas da ditadura atingiram todos os níveis de ensino. A política do Estado para a educação foi expressão de uma trajetória de embates através da participação de agências internacionais, das instituições da sociedade civil e de movimentos de educadores e estudantes. Assim, se fez necessário avaliar a atuação dos empresários na articulação dos interesses capitalistas tanto no âmbito das agências estatais, quanto na sociedade civil. Em contraponto, professores e estudantes procuraram empreender uma firme resistência através da organização de movimentos autônomos e combativos, que denunciaram esta política social e foram decisivos para a luta contra a ditadura militar no Brasil.

Palavras-chave: Legislação da Educação. Ditadura militar. Agências internacionais.

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Categoria: História Teses
Fazer Download agora!A narrativa histórica como uma maneira de ensinar e aprender história: o caso da história do Paraná Popular Versão: PDF
Atualização:  21/10/2013
Descrição:
GEVAERD, Rosi Terezinha Ferrarini

A presente investigação dá continuidade à pesquisa desenvolvida no meu mestrado, momento em que procurei reconstruir como foi se constituindo o ensino de história do Paraná nas escolas públicas municipais de Curitiba, tomando como categoria de análise o conceito de código disciplinar proposto por Cuesta Fernandes (1997; 1998). Dando continuidade à investigação, e partindo do pressuposto de que a história como ciência possui uma natureza narrativista, busquei verificar os tipos de narrativas históricas da história do Paraná presentes no processo de escolarização, sejam aquelas difundidas pelo manual didático, pelas propostas curriculares, ou pelas aulas da professora, e analisar se ocorre uma convergência dessas narrativas no sentido de dar origem a determinada aprendizagem histórica, evidenciada nas narrativas produzidas pelos alunos. A pesquisa foi pautada em investigações na área da Educação Histórica, mais especificamente na linha da cognição histórica situada, a qual engloba estudos que têm como perspectiva a compreensão das ideias de professores e alunos em contexto de ensino – aulas de história, tomando como referência o próprio conhecimento histórico. Usei a metodologia de pesquisa qualitativa, privilegiando a observação, durante um ano letivo de aulas de história em uma turma de Ciclo II - 2ª etapa - 5.° ano do ensino fundamental de uma escola da Rede Municipal de Ensino de Curitiba. Constatei que existe uma convergência entre as narrativas difundidas nos manuais didáticos, na explicação da professora e nas propostas curriculares, a qual indica uma forte presença de determinada perspectiva da história tradicional do Paraná. Algumas considerações podem ser apontadas, entre elas a necessidade de um debate historiográfico que subsidie uma reconstrução curricular no que tange à história do Paraná, bem como a necessidade da incorporação, por parte dos professores, da ideia da narrativa histórica como uma maneira de ensinar e aprender história, mostrando-se como fundamental o debate em torno das narrativas históricas.

Palavras-chave: Ensino de história. Educação histórica. Narrativa histórica. História do Paraná.

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Categoria: História Teses
Fazer Download agora!A revista de tropas do exercito católico alemão. Congressos Católicos na Alemanha e no Sul do Brasil Popular Versão: PDF
Atualização:  21/10/2013
Descrição:
WERLE, André Carlos

O significado dos Congressos Católicos realizados na Alemanha e no Brasil meridional é o objeto deste estudo. A partir de 1848 aconteciam Congressos Católicos quase anualmente em diferentes cidades da Alemanha, Áustria e Polônia, que cada vez reuniam milhares de católicos. Um dos temas centrais tratados nestes eventos era a questão social. Já em 1848 enfatizou-se que a igreja devia voltar suas atenções para os problemas sociais. A partir daí, os congressos assumiram cada vez mais um caráter político e social. Na segunda metade do século XIX e especialmente durante o Kulturkampf imigraram inúmeros Jesuítas ao sul do Brasil, onde organizaram uma série de atividades e instituições inspiradas no catolicismo alemão. Neste contexto, os Congressos Católicos desempenharam importante papel. De 1898 a 1940 organizaram19 Congressos em diferentes localidades, nos quais abordavam não somente temas religiosos, mas questões diversas relacionadas ao dia-a-dia dos agricultores imigrantes alemães e seus descendentes. (por exemplo: saúde, higiene, economia, finanças, agricultura, imprensa educação da juventude, escolas.) Por constituir um canal direto de comunicação entre os agentes religiosos e os imigrantes de diferentes localidades, os Congressos acabaram por se constituir em importante instrumento por meio do qual se captava os anseios e problemas da população e ao mesmo tempo se difundia concepções acerca do mundo social e cultural. Por meio deste instrumento os agentes religiosos exerciam o domínio simbólico sobre os fiéis. Em termos mais amplos, isto significou a introdução de um novo catolicismo no sul do Brasil, o qual o qual procurava abranger a totalidade da vida dos fiéis, distinguindo-se significativamente do catolicismo luso-brasileiro.

Palavras-chave: Congressos Católicos. Alemanha. Brasil. Sul.

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Categoria: História Teses
Fazer Download agora!A semear horizontes: leituras literárias na formação da infância, Argentina e Brasil (1915-1954). Popular Versão: PDF
Atualização:  21/10/2013
Descrição:
SOARES, Gabriela Pellegrino

Esta tese discute, de forma comparada, a construção de um espaço de produção e circulação de obras literárias para crianças na Argentina e no Brasil, entre 1915 e 1954... Os problemas centrais da investigação referem-se ao papel atribuído às leituras literárias na formação infantil e à natureza dos repertórios que se quis proporcionar, para além dos textos escolares, a esse público.

Palavras-chave: Argentina. Brasil. Educação. Infância. Literatura.

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Categoria: História Teses
Fazer Download agora!A tradição por um fio: uma história das sensibilidades em relação aos espaços na crise dos padrões Popular Versão: PDF
Atualização:  21/10/2013
Descrição:
OLIVEIRA FILHO, Valdinar da S.

A tradição por um fio: uma história das sensibilidades em relação aos espaços na crise dos padrões tradicionais de masculinidade no Nordeste (1940/1980), num primeiro instante se preocupou em demonstrar, narrar, problematizar e apresentar que o sensível, ou em outras palavras, que a sensibilidade humana tem uma história, e, que a mesma tem uma importância fundamental para o "eu" e para os "outros", pois estabelece relações diversas, dinâmicas e multidirecionais atravessadas no tempo e no espaço em que a história é narrada. Não podemos esquecer que as abordagens estruturais servem para nos dar a sintaxe da região, mas não a sua semântica. Elas nos apresentam os elementos, mas não nos é capaz de dizer como estes fazem sentido, como estes são organizados na forma de relatos, sejam relatos de memória, relatos de espaço, relatos literários, relatos sociológicos, relatos geográficos, relatos historiográficos. Num segundo momento, esta tese se preocupou em demonstrar que o que ocorre entre a sensibilidade humana e os espaços praticados pelos mesmos é relacional, que nossas relações com os lugares, com os territórios, com a terra é da ordem do sensível, talvez por isso não se tenha, durante muito tempo, encontrado pessoas dispostas a fazer a história destas relações. È sobre a história das relações do gênero masculino sustentado e demarcado pela tradição nordestina marcada por padrões e estereótipos em crise do que é ser homem nesta região que se constitui o eixo principal desta tese. Entre os folhetos de cordel e os romances clássicos e as memórias aqui utilizadas, o masculino foi pensado, problematizado e apresentado atravessando uma crise nos padrões estabelecidos na sociedade dita nordestina no começo do século XX. Enfim, uma história entre a prática dos lugares e espaços praticados da nordestinidade e da masculinidade percebemos os limites do mundo masculino demarcado entre o "fogo morto" e os limites do mando que entravam em crise, em confronto, em luta. Daí histórias no barbante de violência e masculinidade em relação aos espaços e ao feminino, que emergiam entre um passado patriarcal e uma sociedade matriarcal, efeminada que ameaçava a tradição configurada em crise da masculinidade nordestina sustentada por um fio e temerosa do nivelamento social e de gênero que se estabelecia no Nordeste no começo do século XX, entre 1940 e 1980, para ser mais didático.

Palavras-chave: História. Gênero. Masculino. Nordeste. Nordestino. Cordel. Relações Espaciais. Espaços Praticados.

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Categoria: História Teses
Fazer Download agora!Arquitetura das Escolas Públicas do Paraná (1853-1955) Popular Versão: PDF
Atualização:  21/10/2013
Descrição:
AMORIM, Elisabeth de Castro

O edifício escolar é um produto cultural histórico. Assim, esta pesquisa realiza a interpretação da historia da educação pela arquitetura dos edifícios escolares analisando o processo de constituição histórica dos edifícios escolares do Paraná entre 1853 e 1955, distribuídos em cinco períodos. Para o desenvolvimento do estudo são utilizadas categorias analíticas próprias da disciplina como o programa de necessidades, o partido arquitetônico, a técnica construtiva e a modenatura, que identificam permanências e mudanças e a constituição de tipologias espaciais. Considerando que a racionalidade, a utilidade, a economia e a adequação integram o caráter do edifício escolar em todo o período, é examinada a solução da arquitetura para as diferentes necessidades e imposições pedagógicas e higienistas.

Palavras-chave: Arquitetura. Edifícios Escolares. Escolas Públicas. História da Educação. História do Paraná.

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Categoria: História Teses
Fazer Download agora!Artífices do próspero mundo novo: colonos, migrantes e imigrantes em São Paulo e no Pará (1868-1889 Popular Versão: PDF
Atualização:  24/10/2013
Descrição:
QUEIROZ, Jonas Marçal de

Nosso objeto de estudo é o processo de reorganização do mercado de trabalho, durante as últimas décadas da escravidão, em São Paulo e no Pará. Através da análise dos relatórios dos presidentes de província e de artigos publicados em jornais, principalmente, procuramos interpretar a formulação de representações acerca do trabalhador imigrante.

Palavras-chave: Colonização. História do Brasil Imperial. Imigração. Migração.

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Categoria: História Teses
Fazer Download agora!As esquinas perigosas da História: um estudo sobre a história dos conceitos de época Popular Versão: PDF
Atualização:  24/10/2013
Descrição:
ARCARY, Valerio

Este trabalho procurou resgatar uma parte do debate sobre as temporalidades, à luz da teoria da revolução política e social, elaborada por Marx Engels, e alguns dos seus discípulos. Nele se discute o que seriam épocas, etapas, situações e crises revolucionárias, e se avançam um conjunto de sugestões para uma periodização histórico-política do século que se encerra.

Palavras-chave: Crise revolucionária. Épocas e periodizações. Marxismo. Socialismo. Transições históricas.

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