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Produções de Profissionais da Seed: Teses (4)


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Categoria: Física Teses
Fazer Download agora!A Formação Continuada de Professores de Física - natureza, desafios e perspectivas Popular Versão: pdf
Atualização:  25/4/2013
Descrição:
SAUERWEIN, Inês Prieto Schmidt

A Formação Continuada de Professores de Física tem sido foco de pesquisas e propostas de ações implementadas na Educação Básica ao longo dos últimos anos. Este trabalho apresenta uma análise sobre a pesquisa em Formação Continuada de Professores de Física veiculada em artigos de periódicos e congressos nacionais da área de Educação em Ciências no período 1996-2006, procurando determinar a representatividade dessa temática na área de Ensino de Física como um todo, bem como identificar a natureza dessa produção científica. Nesse sentido são explicitados as seguintes dimensões: o que e como propõem esses trabalhos e encaminhamentos dados por esses trabalhos. A partir desse estudo, apresenta-se e discute-se a construção de um instrumento de análise denominado espectro de práticas formativas. Este instrumento é utilizado para analisar os projetos implementados pelo Programa Prociências/Capes. Em primeiro lugar, analisam-se os documentos submetidos a Capes para aprovação. Em segundo lugar, entrevistam-se os coordenadores dos projetos após a conclusão destes. Finalmente, argumenta-se que a localização de um dado projeto no espectro de práticas formativas tem fortes conexões com a possibilidade de mudança nas práticas docentes. Em particular, explicitando a relação entre o uso dos resultados de pesquisa em FCP e as práticas docentes é possível delinear caminhos para enfrentar os desafios postos pela necessidade de transformações destas últimas.

Palavras-chave: Formação de professores. Formação continuada. Ciências. Instrumento de análise.

Downloads 2394  2394  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma PPGECT-UFSC  Site http://www.ppgect.ufsc.br
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Categoria: Física Teses
Fazer Download agora!Análise de uma ação didática centrada na utilização da História da Ciência : uma contribuição para a Popular Versão: pdf
Atualização:  25/4/2013
Descrição:
GATTI, Sandra Regina Teodoro.

Nesta pesquisa procuramos discutir a inserção da História da Ciência no ensino de Ciências na disciplina de Prática de Ensino de Física, a partir de um curso para a formação de professores tendo como pano de fundo o desenvolvimento histórico do tema atração gravitacional. O trabalho foi desenvolvido com uma amostra de onze alunos do curso de Licenciatura em Física da Unesp, Bauru. As tendências metodológicas desta pesquisa são o aspecto qualitativo e o estudo de caso. Iniciamos a pesquisa procurando revelar as pré-concepções dos licenciandos, fornecendo um panorama que pôde ser usado para orientar as atividades a partir da realidade diagnosticada. Nosso objetivo era promover discussões sobre a existência e persistência das concepções alternativas, sobre a evolução histórica do tema atração gravitacional, além de leituras e debates de textos contemplando discussões recentes sobre o ensino de Ciências, de modo a gerar insatisfações com o modelo tradicional de ensino. Além disso, pretendíamos permitir que o indivíduo construísse uma nova proposta através do desenvolvimento em situações reais no ensino médio, de um minicurso a partir das discussões realizadas em sala de aula e da utilização da História da Ciência e das concepções alternativas dos estudantes. As propostas de minicursos desenvolvidas pelos licenciandos, além da comparação entre as concepções inicial e final nos permitiram evidenciar a relação entre a evolução nas noções e o desenvolvimento de propostas mais de acordo com as discussões realizadas durante o curso. Dos onze participantes, quatro desenvolveram um ensino mais voltado para a construção de conhecimentos, sem, entretanto abandonar completamente as resistências à adoção de metodologias de ensino inovadoras.

Palavras-chave: Ciência. História. Gravidade. Física. Estudo e ensino. Construtivismo.

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Categoria: Física Teses
Fazer Download agora!Análise do fator de dimensionamento do inversor (FDI) aplicado a sistemas fotovoltaicos conectados à Popular Versão: pdf
Atualização:  18/10/2010
Descrição:
MACEDO, Wilson Negrão

Esta tese apresenta a análise de resultados teóricos, correspondentes a simulações numéricas para várias localidades brasileiras, e experimentais, relativos ao sistema fotovoltaico conectado à rede elétrica (SFCR), de 11,07 kWp, instalado na fachada do prédio da administração do Instituto de Eletrotécnica e Energia da Universidade de São Paulo (IEE/USP), enfatizando-se a influência da capacidade relativa entre o inversor e o gerador fotovoltaico, também conhecido como Fator de Dimensionamento do Inversor (FDI).

Palavras-chave: Conexão à rede. Energia solar. Geração distribuída. Sistemas fotovoltaicos.

Downloads 1907  1907  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma USP  Site http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/86/86131/tde-29112006-153307/
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Categoria: Física Teses
Fazer Download agora!Atividades experimentais e informatizadas: contribuições para o ensino de eletromagnetismo Popular Versão: pdf
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
PAZ, Alfredo Müllen da

O presente trabalho busca um modelo de ensino-aprendizagem que contemple as atividades experimentais aliadas aos recursos informatizados no ensino de Eletromagnetismo. Constatamos que as dificuldades de aprendizagem dos conteúdos de Eletromagnetismo se concentram no entendimento das interações e comportamento das variáveis eletromagnéticas no espaço tridimensional, no artifício da simplificação matemática neste espaço e nas próprias operações matemáticas. Adotamos a hipótese que essas dificuldades se traduzem como obstáculos, na concepção de Bachelard, para o aprendizado dos conceitos de Eletromagnetismo. Estabelecendo uma relação entre o processo epistemológico específico da produção desses conceitos e o processo pedagógico próprio ocorrente na situação de Ensino de Física, propomos um modelo de ensino-aprendizagem mais adequado em Eletromagnetismo com base em uma Transposição Didática com uma abordagem sequencial. Assim, elaboramos e aplicamos uma sequência didática de atividades experimentais, fortalecida por atividades simuladas complementares, contemplando as aplicações tecnológicas e as relações cotidianas vivenciais dos alunos de Ensino Médio. Assim, utilizando-se este modelo, verificamos que o trânsito entre os planos tridimensionais e bidimensionais nas atividades sequenciais, assim como o tratamento das relações matemáticas entre as grandezas, a partir das atividades virtuais, foram responsáveis pela superação dos obstáculos de aprendizagem dos conceitos de Eletromagnetismo, validando nossa tese.

Palavras-chave: Ensino de Física. Eletromagnetismo. Atividades Experimentais. Atividades de simulação.

Downloads 41701  41701  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma PPGECT-UFSC  Site http://www.ppgect.ufsc.br/teses.htm
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Categoria: Física Teses
Fazer Download agora!Avaliação da Aprendizagem e Formação de Professores de Física para o Ensino de Nível Médio Popular Versão: pdf
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
BARROS FILHO, Jomar

Neste trabalho, implementamos a temática "avaliação da aprendizagem" na disciplina "Prática de Ensino e Estágio Supervisionado ", do curso de Licenciatura em Física. Numa primeira etapa, realizamos uma pesquisa suporte cujo objetivo foi o de coletar dados sobre a realidade profissional docente de nível médio e algumas ideias de senso comum sobre ensino, aprendizagem e avaliação. Para isso, criamos dois Instrumentos: o Instrumento 1, composto por um questionário baseado em uma escala de Li ke rt, buscou descobrir as ideias sobre a avaliação da aprendizagem de uma amostra formada por 165 professores em exercício. Os dados foram tratados estatisticamente gerando nove fatores que vieram a confirmar os estudos de autores da área; o Instrumento 2, formado por um conjunto de questões dissertativas procurou caracterizar, numa perspectiva qualitativa, a realidade profissional docente de uma amostra formada por 72 professores em exercício e explicitar algumas das suas ideias sobre ensino e aprendizagem. Numa segunda etapa, trabalhamos com os alunos da disciplina "Prática de Ensino e Estágio Supervisionado 11", atuando como professor e pesquisador, discutindo de forma crítica o sistema de avaliação tradicional, procurando gerar insatisfações com este modelo e construir, em conjunto, soluções alternativas que pudessem vir a superar os problemas constatados. Cada aluno construiu um minicurso (aproximadamente 12 horas), com as características didáticas que julgava relevante, ministrando-o na escola em que realizou o estágio. Finalmente, as dificuldades impostas pelo entorno escolar aliadas as crenças dos futuros professores sobre ensino e aprendizagem surgiram como fatores limitantes para a realização de um ensino de Física mais investigativo, voltado à construção de conhecimentos, com uma avaliação coerentemente integrada a este propósito. Concluindo, os futuros professores apresentaram grandes resistências para a implementação de uma nova proposta.

Palavras-chave: Aprendizagem. Ensino superior. Professores. Formação. Professores de Física. Estatística. Análise.

Downloads 1868  1868  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma INICAMP  Site http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000295361
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Categoria: Física Teses
Fazer Download agora!Comportamento magnético de sistemas híbridos granulares e Modelagem da superfície de epicamadas MnAs Popular Versão: pdf
Atualização:  5/11/2012
Descrição:
LIPINSKI, Beatriz Bronislava

Neste trabalho são apresentados estudos experimentais e teóricos sobre sistemas híbridos magnéticos combinando materiais ferromagnéticos de caráter metálico com materiais semicondutores de grande interesse para a área de spintrônica. Os estudos sobre os sistemas híbridos magnéticos foram desenvolvidos no Laboratório de Nanoestruturas para Sensores (LaNSen - http://www.lansen.ufpr.br), pelo Grupo de Nanoestruturas e Filmes Finos da Universidade Federal do Paraná (UFPR - http://www.ufpr.br) em parceria com o Groupe des Couches Minces et Nanostructures Hybrides do Institut des NanoScience de Paris (INSP - http://www.insp.jussieu.fr/) da Université Pierre et Marie Curie (UPMC - http://www.upmc.fr/FR/info/00), Université Paris.

Palavras-chave: Sistemas híbridos, spintrônica, nanopartículas, eletrodeposição.

Downloads 1395  1395  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR/Portal  Site http://
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Categoria: Física Teses
Fazer Download agora!Diálogos sobre o tempo - arte e ciência, educação Popular Versão: pdf
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
FERREIRA, Fernando Cesar

Este trabalho procura discutir alguns aspectos da noção de tempo apresentada nas séries do Ensino Médio na disciplina de Física. Partindo do pressuposto de que a noção de tempo, e seus possíveis sentidos, é tomada como conhecida e, portanto, redutora já que é tema complexo o suficiente para ter exigido que quase todas as áreas do conhecimento humano tenham dado sua contribuição para o seu entendimento, propõem-se uma aproximação entre ciência e arte que possa contribuir para o fortalecimento de ambas e, em consequência, uma maior apreensão pelo aluno do tempo e seus sentidos.

Downloads 8587  8587  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma USP  Site http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-13122006-200706/
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Categoria: Física Teses
Fazer Download agora!Dissipação Quântica em Oscilções de Neutrinos Popular Versão: pdf
Atualização:  27/3/2013
Descrição:
Nesta tese, estudamos algumas consequências fenomenológicas da introdução do fenômeno de dissipação quântica na fenomenologia de oscilações de neutrinos em duas famílias. Utilizando a abordagem de equação mestra to tipo Lindblad-Kossakowski e o critério de completa positividade, descrevemos diferentes modelos para o sistema de oscilação de neutrinos sujeitos aos efeitos dissipativos causados por considerarmos que estes estão abertos a interagirem com o meio a seu redor. Investigamos como incluir os efeitos dissipativos para oscilação de neutrinos no vácuo e para quando os efeitos causados
pelo potencial efetivo de matéria também estão incluídos no modelo de oscilação. Por fim, aplicamos a fenomenologia estudada ao experimento MINOS como forma de observar como os efeitos dissipativos se comportam frente aos dados experimentais.

Downloads 1328  1328  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://webbif.ifi.unicamp.br/teses/
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Categoria: Física Teses
Fazer Download agora!Efeitos da interação elétron-elétron na estrutura eletrônica e nas  Popular Versão: pdf
Atualização:  12/8/2010
Descrição:
CASTELANO, Leonardo Kleber

Esta tese é composta por duas partes. Na primeira parte, os efeitos da interação elétron-elétron nas configurações do estado fundamental de dois anéis quânticos acoplados (CQRs) são estudados. Na segunda parte desta tese é desenvolvido um método numérico para estudar o espalhamento eletrônico através de um ponto quântico com N-elétrons confinados.

Palavras-chave: Anel quântico. Interação elétron-elétron. Ponto quântico. Teoria do funcional densidade. Transporte eletrônico.

Downloads 1471  1471  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma USP  Site http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/76/76131/tde-02022007-134443/
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Categoria: Física Teses
Fazer Download agora!Efeitos de superfície e de confinamento na ordem orientacional de cristais líquidos Popular Versão: pdf
Atualização:  12/8/2010
Descrição:
BECHTOLD, Ivan Helmuth

Este trabalho tem por objetivo investigar os efeitos de superfícies de contorno e de confinamento na ordem orientacional de cristais líquidos, onde é utilizado cristais líquidos termotrópicos e liotrópicos. A importância deste estudo deve-se à aspectos tanto de interesse tecnológico (formas de alinhamento) como de pesquisa básica.

Palavras-chave: Cristais líquidos. Ordem orientacional. Polímeros. Propriedades de confinamento. Tratamento de superfícies.

Downloads 1445  1445  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma USP  Site http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/43/43134/tde-20082004-164756/publico/tese.pdf
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