Categoria: Física Teses |
Análise de uma ação didática centrada na utilização da História da Ciência : uma contribuição para a |
Versão: pdf Atualização: 25/4/2013 |
Descrição:
GATTI, Sandra Regina Teodoro.
Nesta pesquisa procuramos discutir a inserção da História da Ciência no ensino de Ciências na disciplina de Prática de Ensino de Física, a partir de um curso para a formação de professores tendo como pano de fundo o desenvolvimento histórico do tema atração gravitacional. O trabalho foi desenvolvido com uma amostra de onze alunos do curso de Licenciatura em Física da Unesp, Bauru. As tendências metodológicas desta pesquisa são o aspecto qualitativo e o estudo de caso. Iniciamos a pesquisa procurando revelar as pré-concepções dos licenciandos, fornecendo um panorama que pôde ser usado para orientar as atividades a partir da realidade diagnosticada. Nosso objetivo era promover discussões sobre a existência e persistência das concepções alternativas, sobre a evolução histórica do tema atração gravitacional, além de leituras e debates de textos contemplando discussões recentes sobre o ensino de Ciências, de modo a gerar insatisfações com o modelo tradicional de ensino. Além disso, pretendíamos permitir que o indivíduo construísse uma nova proposta através do desenvolvimento em situações reais no ensino médio, de um minicurso a partir das discussões realizadas em sala de aula e da utilização da História da Ciência e das concepções alternativas dos estudantes. As propostas de minicursos desenvolvidas pelos licenciandos, além da comparação entre as concepções inicial e final nos permitiram evidenciar a relação entre a evolução nas noções e o desenvolvimento de propostas mais de acordo com as discussões realizadas durante o curso. Dos onze participantes, quatro desenvolveram um ensino mais voltado para a construção de conhecimentos, sem, entretanto abandonar completamente as resistências à adoção de metodologias de ensino inovadoras.
Palavras-chave: Ciência. História. Gravidade. Física. Estudo e ensino. Construtivismo.
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4855 0 bytes Unicamp http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000349631 |
Categoria: Física Teses |
Atividades experimentais e informatizadas: contribuições para o ensino de eletromagnetismo |
Versão: pdf Atualização: 28/3/2012 |
Descrição:
PAZ, Alfredo Müllen da
O presente trabalho busca um modelo de ensino-aprendizagem que contemple as atividades experimentais aliadas aos recursos informatizados no ensino de Eletromagnetismo. Constatamos que as dificuldades de aprendizagem dos conteúdos de Eletromagnetismo se concentram no entendimento das interações e comportamento das variáveis eletromagnéticas no espaço tridimensional, no artifício da simplificação matemática neste espaço e nas próprias operações matemáticas. Adotamos a hipótese que essas dificuldades se traduzem como obstáculos, na concepção de Bachelard, para o aprendizado dos conceitos de Eletromagnetismo. Estabelecendo uma relação entre o processo epistemológico específico da produção desses conceitos e o processo pedagógico próprio ocorrente na situação de Ensino de Física, propomos um modelo de ensino-aprendizagem mais adequado em Eletromagnetismo com base em uma Transposição Didática com uma abordagem sequencial. Assim, elaboramos e aplicamos uma sequência didática de atividades experimentais, fortalecida por atividades simuladas complementares, contemplando as aplicações tecnológicas e as relações cotidianas vivenciais dos alunos de Ensino Médio. Assim, utilizando-se este modelo, verificamos que o trânsito entre os planos tridimensionais e bidimensionais nas atividades sequenciais, assim como o tratamento das relações matemáticas entre as grandezas, a partir das atividades virtuais, foram responsáveis pela superação dos obstáculos de aprendizagem dos conceitos de Eletromagnetismo, validando nossa tese.
Palavras-chave: Ensino de Física. Eletromagnetismo. Atividades Experimentais. Atividades de simulação.
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41701 0 bytes PPGECT-UFSC http://www.ppgect.ufsc.br/teses.htm |
Categoria: Física Teses |
Avaliação da Aprendizagem e Formação de Professores de Física para o Ensino de Nível Médio |
Versão: pdf Atualização: 28/3/2012 |
Descrição:
BARROS FILHO, Jomar
Neste trabalho, implementamos a temática "avaliação da aprendizagem" na disciplina "Prática de Ensino e Estágio Supervisionado ", do curso de Licenciatura em Física. Numa primeira etapa, realizamos uma pesquisa suporte cujo objetivo foi o de coletar dados sobre a realidade profissional docente de nível médio e algumas ideias de senso comum sobre ensino, aprendizagem e avaliação. Para isso, criamos dois Instrumentos: o Instrumento 1, composto por um questionário baseado em uma escala de Li ke rt, buscou descobrir as ideias sobre a avaliação da aprendizagem de uma amostra formada por 165 professores em exercício. Os dados foram tratados estatisticamente gerando nove fatores que vieram a confirmar os estudos de autores da área; o Instrumento 2, formado por um conjunto de questões dissertativas procurou caracterizar, numa perspectiva qualitativa, a realidade profissional docente de uma amostra formada por 72 professores em exercício e explicitar algumas das suas ideias sobre ensino e aprendizagem. Numa segunda etapa, trabalhamos com os alunos da disciplina "Prática de Ensino e Estágio Supervisionado 11", atuando como professor e pesquisador, discutindo de forma crítica o sistema de avaliação tradicional, procurando gerar insatisfações com este modelo e construir, em conjunto, soluções alternativas que pudessem vir a superar os problemas constatados. Cada aluno construiu um minicurso (aproximadamente 12 horas), com as características didáticas que julgava relevante, ministrando-o na escola em que realizou o estágio. Finalmente, as dificuldades impostas pelo entorno escolar aliadas as crenças dos futuros professores sobre ensino e aprendizagem surgiram como fatores limitantes para a realização de um ensino de Física mais investigativo, voltado à construção de conhecimentos, com uma avaliação coerentemente integrada a este propósito. Concluindo, os futuros professores apresentaram grandes resistências para a implementação de uma nova proposta.
Palavras-chave: Aprendizagem. Ensino superior. Professores. Formação. Professores de Física. Estatística. Análise.
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1868 0 bytes INICAMP http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000295361 |
Categoria: Física Teses |
Comportamento magnético de sistemas híbridos granulares e Modelagem da superfície de epicamadas MnAs |
Versão: pdf Atualização: 5/11/2012 |
Descrição:
LIPINSKI, Beatriz Bronislava Neste trabalho são apresentados estudos experimentais e teóricos sobre sistemas híbridos magnéticos combinando materiais ferromagnéticos de caráter metálico com materiais semicondutores de grande interesse para a área de spintrônica. Os estudos sobre os sistemas híbridos magnéticos foram desenvolvidos no Laboratório de Nanoestruturas para Sensores (LaNSen - http://www.lansen.ufpr.br), pelo Grupo de Nanoestruturas e Filmes Finos da Universidade Federal do Paraná (UFPR - http://www.ufpr.br) em parceria com o Groupe des Couches Minces et Nanostructures Hybrides do Institut des NanoScience de Paris (INSP - http://www.insp.jussieu.fr/) da Université Pierre et Marie Curie (UPMC - http://www.upmc.fr/FR/info/00), Université Paris. Palavras-chave: Sistemas híbridos, spintrônica, nanopartículas, eletrodeposição.
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