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Categoria: Espanhol Teses
Fazer Download agora!Las expresiones referenciales. Estudio semántico del sintagma nominal Popular Versão: 
Atualização:  25/8/2008
Descrição:
ALCINA CAUDET, Amparo

A lo largo de estas páginas, he intentado mostrar que la referencia no es sólo una consecuencia o un fin del lenguaje, sino también un elemento que contribuye a organizar los recursos lingüísticos de un cierto modo en función de lo que el hablante desea comunicar.
La estructura del sintagma nominal (el tipo de determinante o su ausencia, la clase de nombre) y la estructura de la oración en que está inmerso contienen información relevante que guía al oyente en la búsqueda del referente al que el hablante desea aludir. La naturaleza de esa información pertenece al nivel semántico del lenguaje, y permite, por una parte, clasificar los modos de referir que pueden utilizar los hablantes y por otro, analizar los sintagmas nominales conforme a esos modos de referir. El análisis de los sintagmas nominales atendiendo a esta clasificación semántica permite explicar y predecir su estructura morfosintáctica y su comportamiento anafórico y correferencial en el texto.

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Categoria: Espanhol Teses
Fazer Download agora!Lenguaje y estatus sociocultural: un estudio empírico sobre el lenguaje infantil en los barrios de  Popular Versão: 
Atualização:  25/6/2008
Descrição:
MAYORAL ARQUÉ, Dolors

Hemos pretendido verter un poco de luz sobre un problema de alcance mucho mayor y que había sido ya planteado anteriormente: en qué medida las desigualdades sociales formuladas en términos de estatus socioculturales (categoría ocupacional, nivel de instrucción, capital cultural, residencia) pueden provocar desigualdades lingüísticas (en términos de aptitudes y producciones textuales).
El marco conceptual en el que nos hemos apoyado se basa en la teoría de los códigos de Bernstein. Sin embargo, a pesar de que en el marco teórico recogemos la formulación del concepto código y toda su evolución posterior - que creemos, por otra parte, de un gran interés-, nuestro análisis empírico se ha centrado fundamentalmente en determinados aspectos lingüísticos pertenecientes a los niveles léxico y sintáctico.

Palabras clave: Lingüística aplicada. Patología y corrección de la dicción. Sociolingüistica.

Downloads 1523  1523  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidad de Lleida  Site http://
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Categoria: Espanhol Teses
Fazer Download agora!Língua viva, letra morta: obrigatoriedade e ensino de espanhol no arquivo jurídico e legislativo bra Popular Versão: 
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
RODRIGUES, Fernanda dos Santos Castelano

Este trabalho analisa a memória discursiva sobre o ensino de línguas estrangeiras em contexto escolar no arquivo jurídico e legislativo brasileiro, com ênfase na língua espanhola. Das duas partes que compõem esta tese, a primeira compreende a análise de documentos do arquivo jurídico brasileiro, produzidos entre 1757 e 1996, sobre a questão do ensino de línguas; tais documentos entram em relação com a Lei No. 11.161/2005, que prevê a oferta orbigatória do espanhol nas escolas de Ensino Médio a partir de 2010, também objeto de análise dessa Parte I. Já a segunda parte mobiliza documentos do arquivo legislativo por meio da análise de proposições e justificações de quatro Projetos de Lei (PL\'s) - de 1958, 1987, 1993 e 2000 - apresentados ao Congresso Nacional com o objetivo de incluir o espanhol como disciplina obrigatória no sistema educacional brasileiro; em tal análise, detectam-se aspectos das condições de produção desses PL\'s mediante a observação dos processos de determinação dos territórios objetos da integração que neles se enunciam e da projeção da imagem de isolamento do território nacional no contexto sul-americano.

Palavras-chave: Língua viva. Letra morta. Obrigatoriedade e ensino de espanhol no arquivo jurídico e legislativo brasileiro.

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Categoria: Espanhol Teses
Fazer Download agora!Línguas de fronteira e política de línguas: uma história das ideias linguísticas Popular Versão: 
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
STURZA, Eliana Rosa

A obra "Dialecto Fronterizo en el Norte del Uruguay" (1965), de José Pedro Rona, funda um discurso sobre as línguas praticadas na fronteira do Brasil com o Uruguai. A história das ideias linguísticas sobre as línguas de fronteira se constitui nos discursos acadêmicos sobre o cruzamento das línguas portuguesa e espanhola nas zonas de fronteira. O espaço de enunciação fronteiriço se define como um espaço no qual se enunciam dizeres sobre as línguas. Esses dizeres têm sentidos políticos que determinam uma distribuição para as línguas, atribuindo-lhes uma hierarquia. Mas, no conjunto das línguas de fronteira, incluem-se práticas linguísticas que resultam do cruzamento entre as línguas dominantes na fronteira, o português e o espanhol. Desse modo, as designações, tomadas nesse trabalho, como categoria de análise, significam politicamente, porque uma vez nomeadas, as práticas do cruzamento entram também no quadro das línguas de fronteira. Nessa fronteira é a língua portuguesa e os dialetos de base portuguesa que determinam uma política de línguas.

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Categoria: Espanhol Teses
Fazer Download agora!Literatura e tradução no ensino de espanhol: língua estrangeira Popular Versão: 
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
PEDROSO, Sérgio Flores

Nesta tese é analisada, causal e didaticamente, a relação literatura estrangeira com o ensino de sua língua, visando determinar o modo como poderia ser reconfigurada a relação entre a literatura e o ensino de sua língua aqui considerada não orgânica - em função dos objetivos pedagógicos que justificam o ensino não instrumentalista dessas línguas.
O compromisso teórico-metadológico desta pesquisa é com a escola francesa da análise do discurso. Desse fato decorre que a concepção de sujeito fragmentado e de condições de produção sustentem a coerência argumentativa desse trabalho. Nele, o ensino de espanhol como língua estrangeira é tomado como referência vivencial de prática pedagógica.

Palavras-chave: Linguística Aplicada. Análise do Discurso. Língua Espanhola. Tradução e interpretação. Livros didáticos. Cultura.

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Categoria: Espanhol Teses
Fazer Download agora!Lo que uno/a comprende, lo que uno/a dice - compreensão e produção do espanhol como língua estrangei Popular Versão: 
Atualização:  14/5/2008
Descrição:
BRUNO, Fatima Aparecida Teves Cabral

O aprendiz, ao passar por diferentes momentos de processamento da forma uno/a, que vemos como um processo, às vezes consegue e outras vezes não consegue compreender os sentidos que essas formas podem recobrir no espanhol, o que ocorre tanto com aquele aprendiz que recebeu instrução formal sobre a forma uno/a como com aquele que não a recebeu. Com base nos dados aos quais o aprendiz se viu exposto, este por vezes produz e por vezes não produz enunciados adequados na língua estrangeira, assim como também produz novas possibilidades compatíveis com esse fenômeno tão peculiar que é a interlíngua, que concebemos como variável e sincrética. Com base na experiência realizada, defendemos nesta tese, que produção e compreensão são processos sistêmicos e simultâneos realizados pelos aprendizes em cada processamento, valendo-se de seus conhecimentos prévios de natureza gramatical e pragmático-discursiva, tanto da língua estrangeira que está aprendendo, quanto da sua língua materna, bem como de suas experiências anteriores e de seus conhecimentos de mundo. Isto significa dizer que o aprendiz, tal como qualquer sujeito, possui "(...) um cérebro para a linguagem, não só para a gramática" (Possenti, 1992: 75) e, por isso, passamos a considerá-lo um sujeito complexo.

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Categoria: Espanhol Teses
Fazer Download agora!Locus e ecos da ética libertária: a novela ideal e a propaganda anarquista espanhola Popular Versão: 
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
MARTÍN, Ivan Rodrigues

Durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939) operou-se um intenso debate ideológico entre as forças políticas que se confrontavam nos campos de batalha. Canções e cartazes de guerra foram eficientes instrumentos de divulgação das ideias de anarquistas, comunistas e nacionalistas. Tal debate, porém, já se havia anunciado nas duas primeiras décadas do século XX, quando esses grupos políticos veicularam suas ideologias por meio de textos ficcionais dirigidos às massas. Naquele contexto, o pensamento defendido pelos anarquistas circulou em mais de seiscentas novelas da série Novela Ideal, que visavam sobretudo à conscientização de seus leitores. O núcleo deste trabalho é a análise da ética libertária dessa produção ficcional que se constituiu como outro pólo de interlocução coerente com as demais formas de expressão usadas pelos anarquistas.
Apesar da repressão a essa utopia, ela continua mobilizando, em outros lugares e tempos históricos, representações artísticas que atestam a permanência dos ideais ácratas como se observa, por exemplo, no texto "O curto verão da anarquia" e no filme "Terra e Liberdade".

Palavras-chave: Novela Ideal. Ficção anarquista. Propaganda ideológica. Guerra Civil Espanhola.

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Categoria: Espanhol Teses
Fazer Download agora!Los artículos costumbristas de Benito Pérez Galdós en "La Nación" y la influencia de los mismos en  Popular Versão: 
Atualização:  25/8/2008
Descrição:
ANDRADES RUIZ, Mª Ascensión

El objeto fundamental que se pretende alcanzar con esta investigación consiste en encontrar, exponer y analizar pormenorizadamente los rasgos costumbristas presentes en los artículos publicados por Benito Pérez Galdós en el diario La Nación para, con posterioridad a esta tarea, descubrir las múltiples influencias de los mismos sobre sus Novelas de la Primera Época, que corresponden obviamente a su más temprana producción narrativa. Se intentan precisar, por tanto, las conexiones existentes, desde el punto de vista del costumbrismo, entre el periodista y el novelista que fue Galdós en su juventud, desde que fijó su residencia en Madrid, y, en consecuencia, entre sus artículos periodísticos más significativos y las obras que escribió durante esta etapa de su vida. Junto a este propósito primordial, el trabajo aspira a recoger también un acabado retrato de la sociedad madrileña en las décadas de los años 60 y 70 del siglo XIX, al que se añaden ciertas semblanzas de épocas anteriores, recogidas en novelas como El audaz o La Fontana de Oro, ambientadas en el primer tercio del XIX, o rasgos del carácter del ciudadano español procedente de otras zonas geográficas diferentes a la capital, presentes, por ejemplo, en Doña Perfecta o Gloria, que no sitúan su acción en Madrid.

Downloads 1434  1434  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidad Complutense de Madrid  Site http://
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Categoria: Espanhol Teses
Fazer Download agora!Marcadores conversacionais na interlíngua de aprendizes de espanhol no Brasil Popular Versão: 
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
GONÇALVES, Eliane

A produção oral de aprendizes de língua estrangeira se insere no âmbito das atividades linguísticas desenvolvidas pelo homem e se realiza mediante a cooperação entre os seus falantes e o uso de estratégias que possam garantir a interação. Em estágios de aquisição/aprendizagem de uma língua estrangeira, observa-se que um dos recursos utilizados pelos alunos para obter sucesso nas situações de interação é o uso de marcadores conversacionais. Nesse sentido, o marcador conversacional foi o foco desta pesquisa com vistas à identificação de possíveis padrões de seu uso na interlíngua de aprendizes de espanhol falantes do português. Procedeu-se à gravação de oito diálogos espontâneos com alunos de um curso de Letras-espanhol, com temática específica, e escolheu-se aleatoriamente os dez primeiros minutos de conversação para a sua transcrição. Os resultados obtidos apontam para o fato de que os aprendizes criam estratégias comuns e apresentam padrões no desencadeamento do uso dos marcadores. O resultado desta pesquisa poderá auxiliar os professores não somente no tocante aos estudos sobre aquisição de línguas materna ou estrangeira, como também no desenvolvimento de estratégias que contribuam para que seus alunos tenham uma maior competência linguística e conversacional.

Palavras-chave: Aquisição. Ensino de língua estrangeira. Interlíngua. Língua espanhola. Brasil.

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Categoria: Espanhol Teses
Fazer Download agora!Marcadores conversacionais na interlíngua de aprendizes de espanhol no Brasil Popular Versão: 
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
GONÇALVES, Eliane

A produção oral de aprendizes de língua estrangeira se insere no âmbito das atividades linguísticas desenvolvidas pelo homem e se realiza mediante a cooperação entre os seus falantes e o uso de estratégias que possam garantir a interação. Em estágios de aquisição/aprendizagem de uma língua estrangeira, observa-se que um dos recursos utilizados pelos alunos para obter sucesso nas situações de interação é o uso de marcadores conversacionais. (...) O resultado desta pesquisa poderá auxiliar os professores não somente no tocante aos estudos sobre aquisição de línguas materna ou estrangeira, como também no desenvolvimento de estratégias que contribuam para que seus alunos tenham uma maior competência linguística e conversacional.

Palavras-chave: Aquisição da Linguagem. Marcadores conversacionais. Língua Estrangeira.

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