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Categoria: Espanhol Teses
Fazer Download agora!Literatura e tradução no ensino de espanhol: língua estrangeira Popular Versão: 
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
PEDROSO, Sérgio Flores

Nesta tese é analisada, causal e didaticamente, a relação literatura estrangeira com o ensino de sua língua, visando determinar o modo como poderia ser reconfigurada a relação entre a literatura e o ensino de sua língua aqui considerada não orgânica - em função dos objetivos pedagógicos que justificam o ensino não instrumentalista dessas línguas.
O compromisso teórico-metadológico desta pesquisa é com a escola francesa da análise do discurso. Desse fato decorre que a concepção de sujeito fragmentado e de condições de produção sustentem a coerência argumentativa desse trabalho. Nele, o ensino de espanhol como língua estrangeira é tomado como referência vivencial de prática pedagógica.

Palavras-chave: Linguística Aplicada. Análise do Discurso. Língua Espanhola. Tradução e interpretação. Livros didáticos. Cultura.

Downloads 4356  4356  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNICAMP  Site http://
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Categoria: Espanhol Teses
Fazer Download agora!Miguel Hernández estudio biográfico Popular Versão: 
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
RIZZA, María Dalla

Durante el análisis de los datos biográficos de Miguel Hernández me di cuenta de una laguna muy grave: en ningún libro o ensayo de los estudiosos hernandianos aparecía un trabajo sobre la relación del poeta con el italiano Vittorio Vidali, en España más bien conocido como el Comandante Carlos J. Contreras. A veces era posible encontrar algunas breves menciones sobre el revolucionario comunista en cuanto Hernández, en febrero de 1937, pasó a militar bajo las órdenes del comandante italiano. De vuelta a Italia empecé, pues, a leer los numerosos libros que Vidali había escrito en su vejez y que contenían sus memorias personales y los diarios de su misión en España, y descubrí una cantidad sorprendente de material sobre el poeta oriolano.

Downloads 4309  4309  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Università di Padova  Site http://
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Categoria: Espanhol Teses
Fazer Download agora!Línguas de fronteira e política de línguas: uma história das ideias linguísticas Popular Versão: 
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
STURZA, Eliana Rosa

A obra "Dialecto Fronterizo en el Norte del Uruguay" (1965), de José Pedro Rona, funda um discurso sobre as línguas praticadas na fronteira do Brasil com o Uruguai. A história das ideias linguísticas sobre as línguas de fronteira se constitui nos discursos acadêmicos sobre o cruzamento das línguas portuguesa e espanhola nas zonas de fronteira. O espaço de enunciação fronteiriço se define como um espaço no qual se enunciam dizeres sobre as línguas. Esses dizeres têm sentidos políticos que determinam uma distribuição para as línguas, atribuindo-lhes uma hierarquia. Mas, no conjunto das línguas de fronteira, incluem-se práticas linguísticas que resultam do cruzamento entre as línguas dominantes na fronteira, o português e o espanhol. Desse modo, as designações, tomadas nesse trabalho, como categoria de análise, significam politicamente, porque uma vez nomeadas, as práticas do cruzamento entram também no quadro das línguas de fronteira. Nessa fronteira é a língua portuguesa e os dialetos de base portuguesa que determinam uma política de línguas.

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Categoria: Espanhol Teses
Fazer Download agora!Marcadores conversacionais na interlíngua de aprendizes de espanhol no Brasil Popular Versão: 
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
GONÇALVES, Eliane

A produção oral de aprendizes de língua estrangeira se insere no âmbito das atividades linguísticas desenvolvidas pelo homem e se realiza mediante a cooperação entre os seus falantes e o uso de estratégias que possam garantir a interação. Em estágios de aquisição/aprendizagem de uma língua estrangeira, observa-se que um dos recursos utilizados pelos alunos para obter sucesso nas situações de interação é o uso de marcadores conversacionais. (...) O resultado desta pesquisa poderá auxiliar os professores não somente no tocante aos estudos sobre aquisição de línguas materna ou estrangeira, como também no desenvolvimento de estratégias que contribuam para que seus alunos tenham uma maior competência linguística e conversacional.

Palavras-chave: Aquisição da Linguagem. Marcadores conversacionais. Língua Estrangeira.

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Categoria: Espanhol Teses
Fazer Download agora!Penelopéias silentes  Popular Versão: 
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
MOCHIUTI, Romilda

O propósito deste trabalho é analisar os dois romances, "Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres", de Clarice Lispector, e "El silencio de las sirenas", de Adelaida García Morales, respeitados seus respectivos referenciais literários, como releituras subversivas da tradição literária narrativa, operação esta que nominamos “penelopéias meta-romancescas”. Com esse propósito, percorremos a tradição mítico-poética a partir do modus operandi de cada romance, tendo em vista que cada um procura reler e subverter os mitos de Ulisses, Penélope e das Sereias ao resgatar a voz discursiva feminina usurpada a partir da epopéia homérica, e revisamos alguns estudos que têm o romance como um gênero que nasce da epopéia.

Palavras-chave: Metaficção. Mito. Romance. Literatura espanhola e brasileira.

Downloads 3049  3049  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma USP  Site http://
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Categoria: Espanhol Teses
Fazer Download agora!A linguística de corpus no ensino-aprendizagem de línguas (tese): um estudo de caso das práticas de  Popular Versão: 
Atualização:  9/5/2008
Descrição:
OLIVEIRA, Ednei Nunes de

Nas últimas décadas, no cenário mundial, tem sido grande a quantidade de projetos de utilização de corpus computadorizado na aprendizagem de línguas estrangeiras. Entretanto, no Brasil, as experiências desenvolvidas nesse campo, em uma avaliação informal, sugerem que a utilização dos recursos do computador no ensino de língua materna ou mesmo estrangeira nem sempre tem sido feita de forma satisfatória, o que pode dever-se à falta de treinamento adequado dos professores, pressuposto que justifica uma investigação sistemática dessa realidade. O presente estudo, fundamentado na Lingüística de Corpus e no ensino de línguas mediado pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), teve o objetivo de descrever e analisar as práticas de ensino de multiplicadores do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) e de professores de escolas públicas em Dourados-MS.

Downloads 3003  3003  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFSC  Site http://
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Categoria: Espanhol Teses
Fazer Download agora!Adaptación del Corpus C-oral-rom a la Enseñanza del Español para Extranjeros Popular Versão: 
Atualização:  9/5/2008
Descrição:
LLANOS, Leonardo Campillos

El presente trabajo resume el proceso de adaptación del corpus de habla espontánea C-ORAL-ROM para la didáctica del español para extranjeros, que permitiría trabajar principalmente la destreza de comprensión auditiva, pero también contenidos gramaticales, comunicativos y léxicos. En primer lugar se indican las características principales de este corpus, estableciendo la continuación cómo se han usado hasta ahora corpus lingüísticos en la enseñanza de lenguas extranjeras; después se explicará la adaptación de C-ORAL-ROM que se ha llevado a cabo con vistas a su aplicación en la enseñanza, desde un enfoque descriptivo y comunicativo. Finalmente, se expondrá la clasificación realizada de sus contenidos, así como la metodología seguida y los criterios de selección de muestras de lengua y de fragmentos de los documentos.

Downloads 2708  2708  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidad Autonoma de Madrid  Site http://
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Categoria: Espanhol Teses
Fazer Download agora!Riso, lágrima, ironia e tratados: Pedro Almodóvar - genialidade e paradoxo em construção permanente Popular Versão: 
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
SANTANA, Gilmar

O êxito de uma obra artística autêntica depende de vários mecanismos sociais que possibilitem sua permanência. Muito além de comprovar qualidade, o autor precisa deixar claras as condições de sua proposta diante do universo criativo que elegeu e, sobretudo, aprender o funcionamento de suas regras. Assimiladas, ele deve - a cada novo trabalho - articular contínuas negociações que viabilizem a ampliação da mensagem produzida. É o que tem feito Pedro Almodóvar no decorrer de sua trajetória no cinema, desde a estreia do primeiro longa-metragem no circuito comercial em 1980. Esta análise demonstra como foram, e são, os caminhos - complexos e estreitos - dentro do campo cinematográfico que o conduziram ao sucesso.

Palavras-chave: Cinema. História do cinema espanhol. Pedro Almodóvar. Sociologia da arte. Sociologia da cultura.

Downloads 2532  2532  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma USP  Site http://
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Categoria: Espanhol Teses
Fazer Download agora!Desastres do pós-guerra civil espanhola: uma leitura de "Tiempo de silencio", de Luis Martín-Santos Popular Versão: 
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
DOS SANTOS, Margareth

Este trabalho se propõe a analisar os romances "Nada" (1945), de Carmen Laforet e "Tiempo de Silencio" (1962), de Luis Martín-Santos, para examinar o traço singular da construção de ambas as obras, qual seja, a apropriação das séries de gravuras "Los Caprichos" e "Los Desastres de la Guerra", de Goya. Em "Nada", abordamos a integração do aspecto monstruoso ao espaço romanesco, o apagamento da fronteira entre o mundo onírico e o real, a representação fragmentária e a diluição dos limites entre o passado da matéria narrada e o tempo da narração. Em "Tiempo de Silencio", analisamos os procedimentos de redução do espaço, o uso do extracampo, da animalização e de imagens expansivas, caracterizados pela apropriação de imagens, procedimentos e temas provenientes do universo goyesco. A partir da análise desses elementos, observamos que, ao incorporarem as gravuras na composição desses dois romances, os autores criam uma dimensão ampliada do horror da guerra e, ao mesmo tempo, sugerem uma interpretação da história contemporânea como um movimento de continuidade do “desastre espanhol”, desde o século XIX até o pós-guerra civil espanhola.

Palavras-chave: Nada. Carmen Laforet. Tiempo de Silencio. Luis Martín-Santos. Goya e o romance de pós-guerra civil espanhola.

Downloads 2236  2236  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma USP  Site http://
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Categoria: Espanhol Teses
Fazer Download agora!Adquisición de habilidades cognitivas. Factores en el desarrollo inicial de la competencia experta Popular Versão: 
Atualização:  25/8/2008
Descrição:
GILAR CORBI, Raquel

Nuestro trabajo tiene como objetivo principal la formulación de un modelo explicativo de la adquisición del aprendizaje complejo y, por extensión, del desarrollo inicial de la competencia experta en un dominio específico. Modelo que tiene en cuenta los principales aspectos que están presentes en los distintos modelos teóricos elaborados hasta ahora para explicar la adquisición de la competencia. En este modelo, se incluye uno de los factores considerados clave en el desarrollo de la competencia experta, la habilidad para organizar los conocimientos. Otro factor a considerar, es la habilidad intelectual general y su relación con la competencia experta en general, así trataremos de responder a la cuestión de si la competencia experta es el resultado de un mayor nivel de habilidad intelectual y/o de un conocimiento más organizado. A estos factores se añade la motivación, el empleo de estrategias, así como el tipo de instrucción recibida. Este conjunto de factores se analizan en individuos que consideramos se encuentran en la fase de desarrollo inicial de la competencia experta; un grupo de alumnos universitarios, estudiantes de segundo ciclo, matriculados en la licenciatura de Psicopedagogía. En los que se estudian los procesos y resultados de la adquisición de un aprendizaje complejo, dentro de un dominio específico de contenido, y en el ambiente real de aprendizaje de una materia perteneciente a ese dominio. El método utilizado combina distintas orientaciones metodológicas, que incluyen desde procedimientos cualitativos a poderosas técnicas estadísticas como son los modelos de estructuras de covarianza.

Palabras clave: Aprendizaje complejo. Competencia experta. Inteligencia. Estructuras conceptuales. Habilidades cognitivas.

Downloads 2201  2201  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidad de Alicante  Site http://
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