Categoria: Ciências Teses |
Em Busca de Melhoria da Qualidade do Ensino de Ciências e Matemática: ações e revelações |
Versão: pdf Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
GURGEL, Celia Margutti do Amaral
O problema a ser discutido no estudo em questão é, em síntese, a melhoria da qualidade do ensino de Ciências e Matemática nas escolas de primeiro e segundo qraus. Tomando como parâmetros de análise quinze projetos da 1º fase do Subproqrama Educação para a Ciência (SPEC-PADCT-CAPES/período 1983-1988), a pesquisa buscou verificar em que medida as propostas subjacentes aos projetos procuraram, ao nível do processo ensino-aprendizagem, contemplar a construção do conhecimento do aluno, em termos de sua formação científica básica, crítico e autônomo, capaz de auxiliá-lo na compreensão das relações dos conceitos das Ciências e dos problemas atinentes à Ciência, Tecnologia e Sociedade.
|
1586 0 bytes Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP |
Categoria: Ciências Teses |
Sentimento de Realidade, Afetividade e Cognição no Ensino de Ciências |
Versão: pdf Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
PINHEIRO, Terezinha de Fatima
O presente trabalho tem o objetivo de contribuir para o aprofundamento das reflexões a respeito da relação entre elementos da dimensão cognitiva e da dimensão afetiva e de suas implicações para o processo de ensino e de aprendizagem de ciências. Partindo do pressuposto que a realidade da vida cotidiana, a qual os estudantes do ensino médio estão submetidos, é distinta da realidade discutida no âmbito da ciência e da filosofia, utilizamos o conceito de sentimento de realidade. Tal opção se deve ao fato de julgarmos este conceito como o mais adequado para a compreensão do modo como os objetos da ciência são incorporados por estudantes do ensino médio. Através de questionário e entrevista semiestruturada, procuramos investigar então se o realismo metafísico sofre a influência da educação científica. Para isso, procuramos verificar se os objetos da ciência são considerados reais ou não-reais. Por meio dos argumentos fornecidos como justificativa da escolha da intensidade de realidade, foi possível identificar que os componentes da dimensão afetiva se fazem presentes na definição da intensidade de realidade e na consideração de algo como real. A partir de nossos resultados podemos concluir que a intensidade de realidade e, por extensão, o sentimento de realidade - atribuído a um objeto da ciência, assim como para outros objetos, não é recorrente de critérios puramente lógicos e racionais. Crenças, convencimento, valores, nível de conhecimento, familiaridade com o objeto, entendimento e sentimentos são também definidores do sentimento de realidade.
|
769 0 bytes Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC |
Categoria: Ciências Teses |
Divulgação Científica como Literatura e o Ensino de Ciências |
Versão: pdf Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
PINTO, Gisnaldo Amorim
Esta tese versa sobre as potencialidades da divulgação científica como literatura para o ensino de Ciências. Fundamenta-se em autores que contribuem para problematizar a divulgação científica, como Ana Maria Sanchéz Mora, José Reis, João Zanetic, Mônica Teixeira e Ângelo Machado. Fundamenta-se, também, nos pressupostos de uma educação humanizadora e se ancora, quanto a esse aspecto, nas contribuições de Paulo Freire. Para reflexão sobre o resgate do sentido do trabalho escolar, foram fundamentais as contribuições de Bernard Charlot.
Palavras-chave: Ensino de Ciências. Humanismo. Divulgação científica.
|
1019 0 bytes Universidade de São Paulo - USP |
|