Educadores

Ínicio : Ciências : Teses : 

Produções de Profissionais da Seed: Teses (3)


Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Notas (Do melhor para o pior avaliado)

Categoria: Ciências Teses
Fazer Download agora!Em Busca de Melhoria da Qualidade do Ensino de Ciências e Matemática: ações e revelações Popular Versão: pdf
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
GURGEL, Celia Margutti do Amaral

O problema a ser discutido no estudo em questão é, em síntese, a melhoria da qualidade do ensino de Ciências e Matemática nas escolas de primeiro e segundo qraus. Tomando como parâmetros de análise quinze projetos da 1º fase do Subproqrama Educação para a Ciência (SPEC-PADCT-CAPES/período 1983-1988), a pesquisa buscou verificar em que medida as propostas subjacentes aos projetos procuraram, ao nível do processo ensino-aprendizagem, contemplar a construção do conhecimento do aluno, em termos de sua formação científica básica, crítico e autônomo, capaz de auxiliá-lo na compreensão das relações dos conceitos das Ciências e dos problemas atinentes à Ciência, Tecnologia e Sociedade.

Downloads 1586  1586  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Teses
Fazer Download agora!Sentimento de Realidade, Afetividade e Cognição no Ensino de Ciências Popular Versão: pdf
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
PINHEIRO, Terezinha de Fatima

O presente trabalho tem o objetivo de contribuir para o aprofundamento das reflexões a respeito da relação entre elementos da dimensão cognitiva e da dimensão afetiva e de suas implicações para o processo de ensino e de aprendizagem de ciências. Partindo do pressuposto que a realidade da vida cotidiana, a qual os estudantes do ensino médio estão submetidos, é distinta da realidade discutida no âmbito da ciência e da filosofia, utilizamos o conceito de sentimento de realidade. Tal opção se deve ao fato de julgarmos este conceito como o mais adequado para a compreensão do modo como os objetos da ciência são incorporados por estudantes do ensino médio.
Através de questionário e entrevista semiestruturada, procuramos investigar então se o realismo metafísico sofre a influência da educação científica. Para isso, procuramos verificar se os objetos da ciência são considerados reais ou não-reais. Por meio dos argumentos fornecidos como justificativa da escolha da intensidade de realidade, foi possível identificar que os componentes da dimensão afetiva se fazem presentes na definição da intensidade de realidade e na consideração de algo como real. A partir de nossos resultados podemos concluir que a intensidade de realidade e, por extensão, o sentimento de realidade - atribuído a um objeto da ciência, assim como para outros objetos, não é recorrente de critérios puramente lógicos e racionais. Crenças, convencimento, valores, nível de conhecimento, familiaridade com o objeto, entendimento e sentimentos são também definidores do sentimento de realidade.

Downloads 769  769  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Teses
Fazer Download agora!A Percepção dos Pais sobre sua Relação com Filhos Adolescentes: reflexos da ausência de perspectivas Popular Versão: pdf
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
CANO, Maria Aparecida Tedeschi

Nessa investigação buscamos conhecer como se estabelece a relação pais e filhos adolescentes e até que ponto a mesma facilita a abordagem das questões da sexualidade. Em nosso referencial teórico procuramos o entendimento da configuração histórica da família, sua relação com os filhos e a sexualidade com ênfase na adolescência.

Palavras-chave: Família. Adolescência. Sexualidade.

Downloads 1546  1546  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade de São Paulo - USP  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Teses
Fazer Download agora!Divulgação Científica como Literatura e o Ensino de Ciências Popular Versão: pdf
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
PINTO, Gisnaldo Amorim

Esta tese versa sobre as potencialidades da divulgação científica como literatura para o ensino de Ciências. Fundamenta-se em autores que contribuem para problematizar a divulgação científica, como Ana Maria Sanchéz Mora, José Reis, João Zanetic, Mônica Teixeira e Ângelo Machado. Fundamenta-se, também, nos pressupostos de uma educação humanizadora e se ancora, quanto a esse aspecto, nas contribuições de Paulo Freire. Para reflexão sobre o resgate do sentido do trabalho escolar, foram fundamentais as contribuições de Bernard Charlot.

Palavras-chave: Ensino de Ciências. Humanismo. Divulgação científica.

Downloads 1019  1019  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade de São Paulo - USP  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Teses
Fazer Download agora!A Prática de Ensino de Ciências e Biologia e seu Papel na Formação de Professores Popular Versão: pdf
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
ZAMUNARO, Ana Noêmia Braga Rocchi

A tese “Prática de Ensino de Ciências e Biologia e seu papel na formação de professores” relata a construção de experiências teórico-práticas de licenciandos do 4º ano de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual Paulista – UNESP – Campus de Bauru que cursavam a disciplina “Prática de Ensino de Ciências e Biologia”. O referencial teórico utilizado para a análise das atividades propostas na presente tese é a teoria pragmática de John Dewey (1859-1961) e seus conceitos de experiência, educação e pensamento reflexivo subsidiaram a discussão dessas atividades. A metodologia utilizada é a pesquisa qualitativa. Para a verificação de aprendizagem aplicamos instrumentos investigativos tais como: questão inicial, análise das aulas preparadas e dadas na Universidade, avaliação dos grupos sobre as aulas dadas, avaliação das aulas lecionadas na escola pública e avaliação final das atividades realizadas durante o ano letivo. Os resultados indicaram-nos que o referencial teórico deweyano subsidiou os licenciandos no processo de formação de uma prática docente reflexiva.

Palavras-chave: Prática de ensino. John Dewey. Conceitos de experiência. Educação e pensamento reflexivo.

Downloads 13421  13421  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual Paulista - Unesp  Site http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cp027599.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 (3)