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Produções de Profissionais da Seed: Teses (3)


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Categoria: Ciências Teses
Fazer Download agora!A Percepção dos Pais sobre sua Relação com Filhos Adolescentes: reflexos da ausência de perspectivas Popular Versão: pdf
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
CANO, Maria Aparecida Tedeschi

Nessa investigação buscamos conhecer como se estabelece a relação pais e filhos adolescentes e até que ponto a mesma facilita a abordagem das questões da sexualidade. Em nosso referencial teórico procuramos o entendimento da configuração histórica da família, sua relação com os filhos e a sexualidade com ênfase na adolescência.

Palavras-chave: Família. Adolescência. Sexualidade.

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Categoria: Ciências Teses
Fazer Download agora!Em Busca de Melhoria da Qualidade do Ensino de Ciências e Matemática: ações e revelações Popular Versão: pdf
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
GURGEL, Celia Margutti do Amaral

O problema a ser discutido no estudo em questão é, em síntese, a melhoria da qualidade do ensino de Ciências e Matemática nas escolas de primeiro e segundo qraus. Tomando como parâmetros de análise quinze projetos da 1º fase do Subproqrama Educação para a Ciência (SPEC-PADCT-CAPES/período 1983-1988), a pesquisa buscou verificar em que medida as propostas subjacentes aos projetos procuraram, ao nível do processo ensino-aprendizagem, contemplar a construção do conhecimento do aluno, em termos de sua formação científica básica, crítico e autônomo, capaz de auxiliá-lo na compreensão das relações dos conceitos das Ciências e dos problemas atinentes à Ciência, Tecnologia e Sociedade.

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Categoria: Ciências Teses
Fazer Download agora!A função do problema do processo ensino-aprendizagem de Ciências: contribuições de Freire e Vygotsky Popular Versão: pdf
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
GEHLEN, Simoni Tormôhlen

As pesquisas em Educação em Ciências têm atribuído diversos significados ao termo problema, a exemplo dos problemas sociais vinculados ao enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), dos abordados na linha da Resolução de Problemas ou, ainda, dos problemas que envolvem as contradições sociais, na perspectiva educacional freireana. Além disso, parte dessas pesquisas tem se apoiado de forma significativa nas ideias de Vygotsky para configurar novas perspectivas educacionais, embora a noção e função de problema na obra do autor ainda sejam pouco conhecidas. Investiga-se neste trabalho a noção de problema na obra de Vygotsky e sua função no processo de ensino-aprendizagem em Ciências. A partir de interlocuções entre Freire e Vygotsky, busca-se contribuir com reflexões epistemológicas e pedagógicas sobre o papel do problema no processo de ensino-aprendizagem. Metodologicamente, a pesquisa compreende quatro encaminhamentos: a) estudo sistemático das principais obras de Vygotsky utilizadas no ensino de Ciências; b) identificação de trabalhos publicados nas seis primeiras edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), tendo como referência obras de Vygotsky; c) entrevistas semi-estruturadas com pesquisadores estudiosos da perspectiva vygotskyana; d) estudo das propostas curriculares Abordagem Temática Freireana e Situação de Estudo. Dentre os resultados, destaca-se que a noção de problema na obra de Vygotsky está diretamente vinculada ao processo de humanização e, numa dimensão epistemológica, está relacionada com o objeto do conhecimento. Isto é, o problema assume um papel na gênese da produção e apropriação de signos, assim como é o mediador nas relações entre sujeito e objeto do conhecimento. Já na pesquisa em Educação em Ciências, que tem como referência as ideias de Vygotsky, a função do problema tem se apresentado de duas formas: estruturação curricular, em que o conteúdo programático é organizado com base em temas e artifício didático-pedagógico, vinculado especialmente à conceituação científica. O fato dessas pesquisas referenciarem o problema no contexto de temas impulsionou uma investigação sobre as articulações entre o pensamento de Freire e Vygotsky, em que se constata uma sintonia entre as categorias problematização e ZDP. Defende-se que a função e a noção de problema, ao se complementarem nas perspectivas freireana e vygotskyana, podem contribuir na estruturação de práticas-pedagógicas para o ensino de Ciências, a exemplo da complementaridade entre a Situação de Estudo e a Abordagem Temática Freireana. Argumenta-se sobre a necessidade de se ter um determinado problema, como critério de seleção e estruturação de temas, formulado de modo consistente para o estudante e que apresente: 1) significado e sentido para ele e 2) para que haja a apropriação de conhecimentos historicamente construídos e, com eles, a compreensão e superação do problema em questão.

Palavras-chave: Freire e Vygotsky. Função do Problema. Problematização. ZDP. Situação de Estudo. Abordagem Temática Freireana.

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Categoria: Ciências Teses
Fazer Download agora!Atividades Práticas de Ciências Naturais na Formação de Professores para as Séries Iniciais Popular Versão: pdf
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
RABONI, Paulo Cesar de Almeida

A partir de um trabalho de quatro meses, desenvolvido junto a um grupo de professoras polivalentes de uma escola municipal da periferia de Campinas-SP, buscouse uma compreensão dos caminhos de apropriação e de elaboração do conhecimento pelas professoras. O objetivo desta pesquisa foi apreender os processos de elaboração das atividades práticas no ensino de Ciências pelas professoras, considerando as interferências sobre o trabalho delas feitas por um pesquisador, mediadas pelo uso dessas atividades presentes em uma unidade de ensino sobre o tema Luz, por ele apresentada, tomando como foco de análise os movimentos discursivos produzidos no grupo, ao longo do trabalho realizado. Os conceitos de mediação, internalização e de drama, segundo o modelo histórico-cultural desenvolvido por Lev S. Vygotsky e por seus seguidores, bem como os conceitos de polifonia, polissemia e de gêneros do discurso, de Mikhail Bakhtin, foram utilizados nas análises das interações verbais entre pesquisador e professoras, durante o desenvolvimento das atividades práticas. Metodologicamente, os princípios do paradigma indiciário, discutidos por Carlo Ginzburg, guiaram-me na busca de indícios dos processos de elaboração de sentidos, no movimento discursivo. Para os registros das interações, foi utilizada a gravação em vídeo. Das análises dos movimentos discursivos emerge o caráter contraditório como as atividades práticas se apresentam no ideário das professoras, valorizadas mas quase ausentes, apontando a necessidade de reestruturações das formas de uso dessas atividades em sala de aula e na formação de professores.

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Categoria: Ciências Teses
Fazer Download agora!A Terra Sob Medida: aplicações e reflexões sobre o uso da história da ciência em ambientes virtuais Popular Versão: pdf
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
MENDES, Maria Isabel Porazza

A presente tese refere-se ao desenvolvimento e resultados de um curso à distância oferecido durante o 2º semestre de 2004 e início de 2005, em várias edições e versões, para professores dos níveis de ensino fundamental e médio. O tema central são as discussões referentes à direção do achatamento terrestre ocorridas no início do século XVIII, principalmente opondo newtonianos e cartesianos. Este trabalho fundamenta-se na importância da História da Ciência em espaços de ensino de ciências e na possibilidade de se trabalhar com ambientes virtuais de aprendizagem. Sua construção está alinhada tanto à compreensão de que a ciência é uma atividade social, como à abordagem sociocultural da aprendizagem. As estratégias de aprendizagem desenvolvidas neste curso privilegiaram as simulações históricas e a resolução de situações-problema. Nos capítulos iniciais são apresentados a metodologia, as referências teórico-históricas e o contexto do curso desenvolvido. Os resultados destas experiências são analisados e discutidos nos capítulos seguintes. Na conclusão deste trabalho apresentamos a análise da hipótese levantada sobre a virtualidade encontrada em ambientes virtuais de aprendizagem e na História da Ciência.

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Categoria: Ciências Teses
Fazer Download agora!Formação do professor de Ciências em Astronomia: uma proposta com enfoque na espacialidade Popular Versão: pdf
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
LEITE, Cristina

Trata-se do desenvolvimento e da avaliação de um curso de formação continuada no tema da Astronomia, dirigido aos professores de Ciências da escola pública de São Paulo. Cerca de treze atividades foram articuladas, levando-se em consideração o desenvolvimento de elementos da espacialidade, como proporções e mudanças de perspectivas. A principal razão desse enfoque está na grande dificuldade dos professores em relação ao que Piaget chama de 'centração' ou 'não-coordenação' de perspectivas, ou seja, um apego ao ponto de vista único e primeiro, com ausência de articulações entre o que eles veem e aquilo que estudam.

Palavras-chave: Astronomia. Espacialidade. Ensino de Ciências. Aprendizagem e ensino. Formação continuada de professores.

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Categoria: Ciências Teses
Fazer Download agora!A Construção Coletiva de uma Prática de Formação de Professores de Ciências Popular Versão: pdf
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
CHAVES, Silvia Nogueira

Este trabalho relata pesquisa sobre prática de formação continuada de professores de ciências do ensino fundamental, desenvolvida por grupo de quinze professores-formadores (dentre os quais a autora se inclui) no âmbito do Projeto de Educação Continuada (PEC) da Secretaria de Estado de Educação de São Paulo. Trata-se, portanto, de uma pesquisa partipante, na modalidade narrativa, cujo objetivo é explicitar, a partir das ações do grupo, saberes produzidos no processo de construção daquela prática de formação docente. Defende-se a tese de que saberes construídos “em situação” podem constituir base para emergência de nova epistemologia da prática de formação de professores que parta das condições concretas de desenvolvimento do trabalho docente. A construção daquela prática foi acompanhado por meio de registro em audio e transcrição das narrativas dos formadores durante reuniões de planejamento e avaliação do processo de formação, de entrevistas com seis formadores, por meio de análise de materiais produzidos pelo grupo e anotações, pessoais, de campo elaboradas durante aproximadamente um ano. A análise desses materiais revela uma prática produzida em constante diálogo com situações concretas de trabalho do grupo. Desses diálogos emergiu o entendimento de que o Estado, como poder constituído, é o principal meio, mas também o principal obstáculo ao projeto de desenvolvimento profissional do professor. Isso implica que processos de formação continuada devem constituir-se na tensão entre assimilar e, simultaneamente, transformar limites institucionais em possibilidades pedagógicas. Para tanto é importante que formadores e professores estabeleçam, entre si, relações de parceria buscando conquistar autonomia profissional. Conquista cujo processo requer que formadores ponham em disponibilidade modelo pedagógicos que permitam aos professores verem em ação outras/novas formas de organizarem seus trabalhos docentes e, assim, assumirem-se como autores de suas práticas pedagógicas. Nesse processo de assunção cabe, ainda, aos formadores fomentar a auto-estima dos professores. A recuperação da auto-estima, a certeza do valor e da importância de ser professor numa sociedade cindida entre os que produzem e os que simplesmente consomem os produtos da ciência, pode redimensionar junto aos professores a importância de buscar a competência profissional. Competência que se transforma em força política capaz de mobilizar professores para exigirem melhores condições de trabalho e maior liberdade para exercerem sua autonomia profissional.

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Categoria: Ciências Teses
Fazer Download agora!Efeito da matéria-prima e do processamento nos compostos bioativos e na atividade antioxidante do ca Popular Versão: pdf
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
VIGNOLI, Josiane Alessandra

O consumo de café registrou um crescimento significativo nos últimos anos. As duas espécies mais comercializadas são Coffea arabica e Coffea canephora, sendo a primeira de maior valor comercial e qualidade sensorial. Atualmente, vários estudos sugerem efeitos potencialmente benéficos na saúde devido ao consumo da bebida, como a eficiência e proteção contra alguns tipos de câncer, doenças do fígado e danos aos tecidos induzidos por radiação. O café contém vários componentes bioativos que podem explicar esse efeito positivo, destacando-se os antioxidantes. Desta maneira, este trabalho teve como objetivo avaliar a atividade antioxidante (AA) do café arábica e robusta e sua composição química, sob influência de diferentes condições de processamento, como grau de torra e processo de extração e método de preparo da bebida final, correlacionando a AA com os compostos identificados. A AA foi avaliada pelos métodos FRAP, ABTS, deoxirribose, DPPH e determinação de fenólicos totais (Folin- Ciocalteau). A composição química foi determinada por CLAE e CG/MS. Os compostos que mais se destacaram pelo potencial antioxidante foram o ácido 5-cafeoilquínico (5-ACQ), melanoidinas, cafeína, maltol e guaiacóis, mas a capacidade de cada um foi variável nos diferentes métodos empregados. O processo de torra provocou uma degradação de compostos fenólicos, mas esse fato foi compensado pela formação de melanoidinas, o que manteve o equilíbrio da AA do produto. Entretanto, quando condições de torra mais severas foram aplicadas, a formação de novos potenciais antioxidantes não foi o suficiente para compensar a degradação, provocando uma diminuição da AA de produtos de cor escura. A maior presença de cafeína no café robusta conferiu a seus produtos maior AA. O processo de extração utilizado para café solúvel influenciou a composição química do produto, principalmente para amostras de cor clara, onde se observou uma maior preservação de 5-ACQ e extração de cafeína no processo utilizando duas correntes de água. Diferentes métodos de preparo da bebida levaram a uma diferenciação na composição química e AA. Bebidas de filtro e expresso mostraram-se semelhantes quanto à composição e AA. A maior extração de sólidos da bebida espresso favoreceu a maior AA observada na maioria dos métodos. No entanto, todas as bebidas originadas do café torrado (filtro, espresso e solúvel) apresentaram uma expressiva AA que foi atribuída principalmente à cafeína, 5-ACQ e melanoidinas.

Palavras-chave: Café - Avaliação sensorial. Café - Compostos bioativos. Café - Antioxidantes. Café solúvel.

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Categoria: Ciências Teses
Fazer Download agora!A Abordagem Naturalista na Educação Ambiental: uma análise dos projetos de educação em Curitiba Popular Versão: pdf
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
RAMOS, Elisabeth Christmann

O presente estudo tem como objeto de análise os programas e projetos de educação ambiental implementados pela administração municipal de Curitiba no período de 1989 a 2004, com o objetivo de investigar o conteúdo do discurso ecológico oficial implícito nesta proposta educativa. Também é nosso objetivo analisar os conceitos, os significados e sentidos que constituem esse discurso, com vistas a explicitar e problematizar a presença da abordagem naturalista e suas implicações no campo educativo. Por abordagem naturalista nos referimos àquela perspectiva que dá ênfase aos aspectos biológicos e ecológicos das questões ambientais, e que privilegia os danos físico-químicos sobre o meio ambiente em detrimento das dimensões políticas e econômicas; e que desconsidera os conflitos sociais que estão no cerne desta problemática. O pressuposto assumido é de que, ao privilegiar o biologicismo, esta abordagem reforça o dualismo na interpretação das relações entre os seres humanos e a natureza, e se constitui em fator limitante para a construção de uma cidadania articulada com o compromisso ético e político em relação às questões socioambientais. Buscou-se, assim, compreender e problematizar os nexos entre educação e meio ambiente no campo conceitual teórico-metodológico em que a educação ambiental foi proposta, à luz do contexto histórico que lhe deu origem. Entende-se que as práticas educativas não são realidades autônomas e estão subordinadas ao contexto de desenvolvimento existente, que condiciona sua direção política e pedagógica. Neste caso, elas ganham sentidos a partir das formas com que se associam aos cenários sociais e históricos mais amplos, constituindo-se em projetos pedagógicos políticos datados e intencionados. Assim, a emergência de um conjunto de práticas educativas denominadas de educação ambiental só pode ser entendida dentro deste processo histórico como sinalizador da exigência de uma outra concepção de educação para enfrentar o desafio contemporâneo de repensar as relações entre sociedade e natureza. Em que pese a retórica pedagógica ambiental ter a pretensão de ser crítica, a análise documental revelou que nas propostas educacionais no município, assim como naquelas anunciadas para outros setores, prevalecem concepções, sentidos e significados que respondem muito mais às políticas ambientais defendidas pela administração municipal em seus diferentes momentos (e também as de fora dela) do que ao resultado de uma reflexão do processo educativo e de seus fundamentos. Considera-se relevante e urgente a demarcação das formulações, explícitas ou não, veiculadas pelo discurso ecológico oficial; também deve-se tornar público o debate e o diálogo entre as diferentes abordagens, de modo a favorecer o entendimento das implicações práticas, pedagógicas e políticas no uso das tradições que historicamente sustentam o tema, para que o educador em geral possa problematizá-las num processo de constante superação.

Palavras-chave: Educação ambiental. Concepções de natureza. Meio ambiente. Ecologia. Desenvolvimento sustentável. Cidadania.

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Categoria: Ciências Teses
Fazer Download agora!Educação sexual e formação de professores de ciências biológicas: contradições, limites e possibilid Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
BONFIM, Cláudia Ramos de Souza.

A presente pesquisa consiste em compreender as contradições, possibilidades e limitações da Educação Sexual na disciplina de Ciências nas Escolas de Ensino
Fundamental. Parte-se dos fundamentos históricos, políticos e filosóficos para compreender a sexualidade humana e os discursos hegemônicos sobre sexualidade e educação. Aborda-se a trajetória histórica e os marcos epistemológicos da universidade brasileira, as políticas de formação do professor de Ciências Biológicas e a Educação Sexual no Brasil da matriz colonial à proposta da universidade liberal, do patriarcalismo às políticas educacionais leigas e a concepção médica-higienista de Educação Sexual; a universidade brasileira como projeto nacional-desenvolvimentista, as políticas de formação de professores para a industrialização e a abordagem tecnicista da sexualidade. Analisam-se as concepções de sexo e sexualidade no discurso e prática dos professores de Ciências Biológicas e passagem histórica da sexualidade como tema do campo biológico para as Ciências Humanas; as matrizes da reflexão sobre a sexualidade na modernidade, a identidade biológico-reprodutiva matricial e suas legitimações a partir das teorias de Lamarck, Mendel e Darwin; a ruptura moderna com o naturalismo biológico: Havelock Ellis e Freud; a apropriação das ciências humanas e sociais das representações matriciais de sexo e sexualidade, destacando os estudos de Reich, Marcuse, Engels e Foucault. As considerações finais intentam corroborar a tese que defendemos neste estudo: a educação sexual escolar ainda não foi capaz de superar as matrizes e paradigmas oriundos da tradição médico-biologista. As novas abordagens da educação, as pesquisas no campo das Ciências Humanas e Sociais e a ampliação da investigação sobre a Sexualidade e suas plurívocas dimensões apontam para uma nova etapa da circunscrição científica e política dessa temática e suas implicações sociais.

Palavras-chave: Educação sexual. Formação de professores. Sexualidade.

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