Categoria: Ciências Teses |
Efeito da matéria-prima e do processamento nos compostos bioativos e na atividade antioxidante do ca |
Versão: pdf Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
VIGNOLI, Josiane Alessandra
O consumo de café registrou um crescimento significativo nos últimos anos. As duas espécies mais comercializadas são Coffea arabica e Coffea canephora, sendo a primeira de maior valor comercial e qualidade sensorial. Atualmente, vários estudos sugerem efeitos potencialmente benéficos na saúde devido ao consumo da bebida, como a eficiência e proteção contra alguns tipos de câncer, doenças do fígado e danos aos tecidos induzidos por radiação. O café contém vários componentes bioativos que podem explicar esse efeito positivo, destacando-se os antioxidantes. Desta maneira, este trabalho teve como objetivo avaliar a atividade antioxidante (AA) do café arábica e robusta e sua composição química, sob influência de diferentes condições de processamento, como grau de torra e processo de extração e método de preparo da bebida final, correlacionando a AA com os compostos identificados. A AA foi avaliada pelos métodos FRAP, ABTS, deoxirribose, DPPH e determinação de fenólicos totais (Folin- Ciocalteau). A composição química foi determinada por CLAE e CG/MS. Os compostos que mais se destacaram pelo potencial antioxidante foram o ácido 5-cafeoilquínico (5-ACQ), melanoidinas, cafeína, maltol e guaiacóis, mas a capacidade de cada um foi variável nos diferentes métodos empregados. O processo de torra provocou uma degradação de compostos fenólicos, mas esse fato foi compensado pela formação de melanoidinas, o que manteve o equilíbrio da AA do produto. Entretanto, quando condições de torra mais severas foram aplicadas, a formação de novos potenciais antioxidantes não foi o suficiente para compensar a degradação, provocando uma diminuição da AA de produtos de cor escura. A maior presença de cafeína no café robusta conferiu a seus produtos maior AA. O processo de extração utilizado para café solúvel influenciou a composição química do produto, principalmente para amostras de cor clara, onde se observou uma maior preservação de 5-ACQ e extração de cafeína no processo utilizando duas correntes de água. Diferentes métodos de preparo da bebida levaram a uma diferenciação na composição química e AA. Bebidas de filtro e expresso mostraram-se semelhantes quanto à composição e AA. A maior extração de sólidos da bebida espresso favoreceu a maior AA observada na maioria dos métodos. No entanto, todas as bebidas originadas do café torrado (filtro, espresso e solúvel) apresentaram uma expressiva AA que foi atribuída principalmente à cafeína, 5-ACQ e melanoidinas.
Palavras-chave: Café - Avaliação sensorial. Café - Compostos bioativos. Café - Antioxidantes. Café solúvel.
|
4440 0 bytes Universidade Estadual de Londrina - UEL |
Categoria: Ciências Teses |
Educação sexual e formação de professores de ciências biológicas: contradições, limites e possibilid |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
BONFIM, Cláudia Ramos de Souza.
A presente pesquisa consiste em compreender as contradições, possibilidades e limitações da Educação Sexual na disciplina de Ciências nas Escolas de Ensino Fundamental. Parte-se dos fundamentos históricos, políticos e filosóficos para compreender a sexualidade humana e os discursos hegemônicos sobre sexualidade e educação. Aborda-se a trajetória histórica e os marcos epistemológicos da universidade brasileira, as políticas de formação do professor de Ciências Biológicas e a Educação Sexual no Brasil da matriz colonial à proposta da universidade liberal, do patriarcalismo às políticas educacionais leigas e a concepção médica-higienista de Educação Sexual; a universidade brasileira como projeto nacional-desenvolvimentista, as políticas de formação de professores para a industrialização e a abordagem tecnicista da sexualidade. Analisam-se as concepções de sexo e sexualidade no discurso e prática dos professores de Ciências Biológicas e passagem histórica da sexualidade como tema do campo biológico para as Ciências Humanas; as matrizes da reflexão sobre a sexualidade na modernidade, a identidade biológico-reprodutiva matricial e suas legitimações a partir das teorias de Lamarck, Mendel e Darwin; a ruptura moderna com o naturalismo biológico: Havelock Ellis e Freud; a apropriação das ciências humanas e sociais das representações matriciais de sexo e sexualidade, destacando os estudos de Reich, Marcuse, Engels e Foucault. As considerações finais intentam corroborar a tese que defendemos neste estudo: a educação sexual escolar ainda não foi capaz de superar as matrizes e paradigmas oriundos da tradição médico-biologista. As novas abordagens da educação, as pesquisas no campo das Ciências Humanas e Sociais e a ampliação da investigação sobre a Sexualidade e suas plurívocas dimensões apontam para uma nova etapa da circunscrição científica e política dessa temática e suas implicações sociais.
Palavras-chave: Educação sexual. Formação de professores. Sexualidade.
|
5746 0 bytes Universidade Estadual de Campinas |
Categoria: Ciências Teses |
Divulgação Científica como Literatura e o Ensino de Ciências |
Versão: pdf Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
PINTO, Gisnaldo Amorim
Esta tese versa sobre as potencialidades da divulgação científica como literatura para o ensino de Ciências. Fundamenta-se em autores que contribuem para problematizar a divulgação científica, como Ana Maria Sanchéz Mora, José Reis, João Zanetic, Mônica Teixeira e Ângelo Machado. Fundamenta-se, também, nos pressupostos de uma educação humanizadora e se ancora, quanto a esse aspecto, nas contribuições de Paulo Freire. Para reflexão sobre o resgate do sentido do trabalho escolar, foram fundamentais as contribuições de Bernard Charlot.
Palavras-chave: Ensino de Ciências. Humanismo. Divulgação científica.
|
1014 0 bytes Universidade de São Paulo - USP |
Categoria: Ciências Teses |
Bioética e valores: um estudo sobre a formação de professores de ciências e biologia |
Versão: pdf Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
Silva, Paulo Fraga da
O presente trabalho é a uma pesquisa empírica, de caráter qualitativo que tem como objeto de estudo a formação inicial de licenciandos de Ciências e Biologia. O objetivo central da investigação foi analisar se ela tem contribuído adequadamente para a tematização e construção de valores humanos e verificar sob a ótica dos licenciandos seu papel na formação ético-moral dos futuros estudantes e seu nível de preocupação sobre a dimensão ética dos saberes científicos e tecnológicos. O percurso metodológico consistiu em duas fases. Na primeira, licenciandos de Ciências e Biologia de três Instituições de Ensino Superior distintas responderam a um questionário referente à importância da formação ético-moral do estudante de ensino fundamental e médio e, para tanto, sua qualificação como docente. A segunda fase caracterizou-se pela aplicação de outro questionário com quatro casos com conteúdos dilemáticos e conflitos éticos nos quais os licenciandos identificaram ou opinaram sobre como os tratariam em sala de aula. Com base nas referências teóricas fornecidas pelo estudo na literatura voltada especificamente à educação ético-moral na perspectiva filosófica e psicológica, como também da Bioética de proteção, constatou-se que os licenciandos admitem que o aspecto ético-moral é fundamental para a formação do estudante, crêem que a escola, bem como outros ambientes sociais são co-participantes no desenvolvimento moral. Reconhecem a contribuição da disciplina de Ciências e Biologia como espaço de promoção de valores ético-morais e identificam assuntos que suscitam discussões éticas. Alguns obstáculos foram identificados que, direta e indiretamente, contribuem para o despreparo do professor em tratar dessas questões polêmicas, entre outros: a dificuldade de estimular e conduzir uma discussão, a insegurança quanto à perda do controle da classe, a não aceitação da divergência. Essas dificuldades podem ser atribuídas à sua trajetória de formação. Os resultados indicam a necessidade de implementação de novas estruturações para os cursos de formação destas disciplinas. A educação em Bioética favorece a inclusão da educação em valores no ensino de Ciências e Biologia, desde que os professores reconheçam que não podem se eximir de auxiliar seus futuros alunos a desenvolver habilidades necessárias para a reflexão sobre um problema e suas dimensões sociais, políticas e éticas requeridas na tomada de posição de todo o cidadão.
Palavras-chave: Bioética. Cidadania. Educação. Valores. Ensino de Ciências e Biologia.
|
1112 0 bytes Universidade de São Paulo - Faculdade de Educação |
Categoria: Ciências Teses |
Atividades Práticas de Ciências Naturais na Formação de Professores para as Séries Iniciais |
Versão: pdf Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
RABONI, Paulo Cesar de Almeida
A partir de um trabalho de quatro meses, desenvolvido junto a um grupo de professoras polivalentes de uma escola municipal da periferia de Campinas-SP, buscouse uma compreensão dos caminhos de apropriação e de elaboração do conhecimento pelas professoras. O objetivo desta pesquisa foi apreender os processos de elaboração das atividades práticas no ensino de Ciências pelas professoras, considerando as interferências sobre o trabalho delas feitas por um pesquisador, mediadas pelo uso dessas atividades presentes em uma unidade de ensino sobre o tema Luz, por ele apresentada, tomando como foco de análise os movimentos discursivos produzidos no grupo, ao longo do trabalho realizado. Os conceitos de mediação, internalização e de drama, segundo o modelo histórico-cultural desenvolvido por Lev S. Vygotsky e por seus seguidores, bem como os conceitos de polifonia, polissemia e de gêneros do discurso, de Mikhail Bakhtin, foram utilizados nas análises das interações verbais entre pesquisador e professoras, durante o desenvolvimento das atividades práticas. Metodologicamente, os princípios do paradigma indiciário, discutidos por Carlo Ginzburg, guiaram-me na busca de indícios dos processos de elaboração de sentidos, no movimento discursivo. Para os registros das interações, foi utilizada a gravação em vídeo. Das análises dos movimentos discursivos emerge o caráter contraditório como as atividades práticas se apresentam no ideário das professoras, valorizadas mas quase ausentes, apontando a necessidade de reestruturações das formas de uso dessas atividades em sala de aula e na formação de professores.
|
1619 0 bytes Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP |
Categoria: Ciências Teses |
Astronomia no Ensino Fundamental: Natureza e Conteúdo do Conhecimento de Estudantes e Professores |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
BISCH, Sérgio Mascarello.
As concepções de estudantes e professores do ensino fundamental relativas ao universo foram investigadas em dois estudos paralelos. No primeiro, dezoito estudantes de 6-14 anos foram entrevistados individualmente numa atividade semi-estruturada durante a qual desenhavam e construíam modelos tridimensionais da Terra, da Lua, do Sol e de uma estrela. Na última etapa da entrevista, o estudante era induzido a montar um modelo tridimensional do universo através de uma viagem imaginária. As entrevistas foram filmadas. Sua análise evidenciou diversos tipos de modelos a respeito da Terra, do céu, dos astros e de sua disposição espacial no universo. Observouse que a natureza do conhecimento dos estudantes, fortemente realista ingênua, baseada na aparência sensorial dos objetos, era determinante na construção dos modelos. No segundo estudo, sobre as concepções dos professores, os dados foram coletados em um curso de extensão universitária de 80 horas sobre Astronomia, por meio de questionários, desenhos e registro de depoimentos orais e ações durante as atividades do curso. Sua análise revelou diversas concepções e modelos distintos sobre os astros, o céu e o universo. A natureza do conhecimento dos professores, uma mescla de realismo ingênuo e noções conceituais fragmentadas, bem como a natureza de sua representação do espaço, marcadamente topológica, era determinante na elaboração de suas concepções e modelos. O conhecimento conceitual dos professores revelou-se feito de chavões verbais ou gráficos baseados no conhecimento científico, mas reinterpretados de acordo com o seu senso comum. A comparação dos resultados obtidos nos dois estudos demonstrou que a natureza do conhecimento sobre Astronomia tanto de estudantes como de professores apresenta três traços marcantes: o realismo ingênuo, um conhecimento conceitual feito de chavões reinterpretados de acordo com o senso comum e uma representação qualitativa/topológica do espaço.
Palavras-chave: Astronomia. Universo. Ensino Fundamental.
|
1365 0 bytes Universidade de São Paulo |
Categoria: Ciências Teses |
A função do problema do processo ensino-aprendizagem de Ciências: contribuições de Freire e Vygotsky |
Versão: pdf Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
GEHLEN, Simoni Tormôhlen
As pesquisas em Educação em Ciências têm atribuído diversos significados ao termo problema, a exemplo dos problemas sociais vinculados ao enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), dos abordados na linha da Resolução de Problemas ou, ainda, dos problemas que envolvem as contradições sociais, na perspectiva educacional freireana. Além disso, parte dessas pesquisas tem se apoiado de forma significativa nas ideias de Vygotsky para configurar novas perspectivas educacionais, embora a noção e função de problema na obra do autor ainda sejam pouco conhecidas. Investiga-se neste trabalho a noção de problema na obra de Vygotsky e sua função no processo de ensino-aprendizagem em Ciências. A partir de interlocuções entre Freire e Vygotsky, busca-se contribuir com reflexões epistemológicas e pedagógicas sobre o papel do problema no processo de ensino-aprendizagem. Metodologicamente, a pesquisa compreende quatro encaminhamentos: a) estudo sistemático das principais obras de Vygotsky utilizadas no ensino de Ciências; b) identificação de trabalhos publicados nas seis primeiras edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), tendo como referência obras de Vygotsky; c) entrevistas semi-estruturadas com pesquisadores estudiosos da perspectiva vygotskyana; d) estudo das propostas curriculares Abordagem Temática Freireana e Situação de Estudo. Dentre os resultados, destaca-se que a noção de problema na obra de Vygotsky está diretamente vinculada ao processo de humanização e, numa dimensão epistemológica, está relacionada com o objeto do conhecimento. Isto é, o problema assume um papel na gênese da produção e apropriação de signos, assim como é o mediador nas relações entre sujeito e objeto do conhecimento. Já na pesquisa em Educação em Ciências, que tem como referência as ideias de Vygotsky, a função do problema tem se apresentado de duas formas: estruturação curricular, em que o conteúdo programático é organizado com base em temas e artifício didático-pedagógico, vinculado especialmente à conceituação científica. O fato dessas pesquisas referenciarem o problema no contexto de temas impulsionou uma investigação sobre as articulações entre o pensamento de Freire e Vygotsky, em que se constata uma sintonia entre as categorias problematização e ZDP. Defende-se que a função e a noção de problema, ao se complementarem nas perspectivas freireana e vygotskyana, podem contribuir na estruturação de práticas-pedagógicas para o ensino de Ciências, a exemplo da complementaridade entre a Situação de Estudo e a Abordagem Temática Freireana. Argumenta-se sobre a necessidade de se ter um determinado problema, como critério de seleção e estruturação de temas, formulado de modo consistente para o estudante e que apresente: 1) significado e sentido para ele e 2) para que haja a apropriação de conhecimentos historicamente construídos e, com eles, a compreensão e superação do problema em questão.
Palavras-chave: Freire e Vygotsky. Função do Problema. Problematização. ZDP. Situação de Estudo. Abordagem Temática Freireana.
|
1601 0 bytes UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina |
|