Categoria: Sociologia Artigos |
Augusto Comte e o "Positivismo" Redescobertos |
Versão: PDF Atualização: 22/3/2012 |
Descrição:
LACERDA, Gustavo Biscaia de
Neste ensaio abordamos algumas pesquisas que, nos últimos dez anos ou mais, têm recuperado a obra dofundador do Positivismo, Augusto Comte. Essa recuperação consiste em perceber os trabalhos de Comte emsua inteireza e a partir de sua lógica interna, enfatizando em articular a sua segunda grande obra, o Système de politique positive (1851-1854), e as suas contribuições para a reflexão social e política contem-porânea. A fim de tornar inteligível a novidade dessas novas pesquisas, apresentamos uma das narrativas-padrão a respeito de Comte e do Positivismo – no caso, a partir dos escritos de Anthony Giddens –; além disso, fazemos uma discussão sobre o significado da palavra “Positivismo” e as várias correntes teóricas subsumidas em tal expressão.
Palavras-chave: Positivismo. Augusto Comte. Système de politique positive. Anthony Giddens. Círculo de Viena.
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1106 0 bytes Revista de Sociologia e Política http://www.scribd.com/doc/29208417/Gustavo-Biscaia-de-Lacerda-AUGUSTO-COMTE-E-O-%E2%80%9CPOSITIVISMO |
Categoria: Sociologia Artigos |
Aspectos da Produção Cultural Brasileira Comtemporânea |
Versão: PDF Atualização: 15/8/2013 |
Descrição:
PELLEGRINI, Tânia
Definitivamente, hoje não é mais novidade dizer, vivemos num mundo de imagens. Nunca foi tão forte a sensação de déjà vu, de já ter estado num lugar quando lá se chega pela primeira vez. Todas as paisagens parecem-nos visitadas, todas as faces conhecidas, todos os caminhos trilhados, todas as histórias contadas e todos os quadros já vistos: globalmente, tudo se reduz a uma imagem transmitida pela TV ou a um dado disponível no computador. O simples ato de ver um filme ou de assistir à televisão, de observar a forma como s imagens mantêm um domínio absoluto sobre qualquer dado, ou informação vem suscitando interrogações relevantes sobre a representação artística contemporânea. Movimento, visibilidade, simultaneidade de tempos e espaços são características da imagem que, desde o surgimento da fotografia - e, depois, do filme -, começaram a invadir as manifestações artísticas, tais como a pintura, a música, a literatura, enquanto também se apoderavam de muitos dos seus recursos; hoje, no final do século, quando os processos de reprodução e difusão parecem ter atingido o apogeu, novas e instigantes questões se colocam. Partindo do princípio de que, segundo Walter Benjamin, as formas de percepção humana são historicamente determinadas, entre outras coisas, pelos fatos técnicos de sua época, parece lógico pensar que o horizonte técnico contemporâneo, pleno de imagens evanescentes proliferando ad infinitum, não só vem transformando as formas de perceber o mundo como as formas de representá-lo. O elemento mais marcante percorrido pelas modernas técnicas e reprodução, depois do filme, foi o aparecimento da televisão. E já é banal associarem-se seus efeitos à quantificação de informações, à queda de qualidade da produção cultural, à diminuição do hábito de leitura, à banalização a literatura. Seja qual for o grau de verdade dessas afirmações, o que importa reter aqui, por enquanto, é a TV como símbolo de um período específico da vida cultural brasileira, marcado por profundas transformações; a TV como dado mais visível da nossa modernização, fundamento da nossa indústria cultural, ponta-de-lança do nosso ingresso numa cultura que se pretende mundializada. Mas o que realmente simboliza a TV, na intrincada rede de relações entre a percepção do mundo e sua representação artística? É a essa pergunta que tentaremos responder e, para isso, é importante destacar desde logo que, além dos aspectos culturais, envolvem-se nessa rede, como fatores determinantes, coordenadas históricas, econômicas e sociais.
Palavras-chave: Cultura. Walter Benjamin. Televisão.
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887 0 bytes Revista Crítica Marxista http://www.unicamp.br/cemarx/criticamarxista/bibliotecavirtual.html |
Categoria: Sociologia Artigos |
Análise da importância de estagiários no lar dos velhinhos de Mafra "São Francisco de Assis"/Mafra-s |
Versão: PDF Atualização: 19/12/2017 |
Descrição:
LUANA V.; REICHARDT A. L.; RODRIGUES, E. R.
Neste trabalho é apresentada uma análise realizada no Lar dos velhinhos de Mafra “São Francisco de Assis” e no Lar do Idoso “Sagrado Coração de Jesus”, em Rio Negro, para saber o trabalho que um estagiário pode desenvolver dentro dessas instituições. Nele, são abordados temas referentes ao bem-estar dos idosos e as leis que protegem os mesmos, o histórico de ambos os Lares e uma pesquisa realizada para obter as informações necessárias para verificar a importância e/ou interesse em se ter estagiários auxiliando nos trabalhos do Lar e se isso teria um impacto positivo para a vida dos idosos que lá residem atualmente. Para a metodologia, foram aplicados 8 (oito) questionários, sendo um para a estagiária fixa do Lar de Mafra, para o familiar de um dos idosos, um questionário para cada Lar e para quatro idosos, de ambos os Lares; com perguntas abertas e fechadas, para saber a opinião deles referente ao assunto. Após a realização dessa pesquisa, foram efetuados dois tipos de análises: A análise qualitativa, apenas de aspectos subjetivos e a análise quantitativa, representada em uma tabela com os principais pontos da análise qualitativa. Ao final, concluiu-se que é importante a participação de estagiários dentro dos lares para idosos, seja como estagiário fixo, sem remuneração, temporário ou até mesmo obrigatório.
Palavras-chave: Lar do idoso. Estagiários. Idosos.
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3354 0 bytes Interdisciplinaridade & Ensino http://www.faculdadespontagrossa.com.br/revistas/index.php/interensino/article/view/267/244 |
Categoria: Sociologia Artigos |
Afeganistão – outra guerra perdida? |
Versão: PDF Atualização: 23/3/2012 |
Descrição:
RATTNER, Henrique
A demissão do comandante em chefe das tropas americanas e da OTAN – Organização do Tratado de Atlântico Norte - no Afeganistão levanta de novo a questão sobre o possível desfecho do conflito naquele país. Será que a coalizão liderada pelos norte-americanos, que conta atualmente com 100.000 soldados, ainda poderá ganhar esta guerra que se arrasta há mais de nove anos, o mais longo conflito militar travado pelos Estados Unidos em sua História? Mais de 1000 soldados já perderam a vida e 6000 foram feridos, mas o inimigo, o Talibã, está mais ativo, assassinando chefes tribais e intimidando a população civil. Pesquisas feitas nos distritos afetados evidenciam pouco apoio popular ao presidente Hamid Karzai e mais de um terço da população apoiariam os combatentes do Talibã. Pior, ainda, a luta contra o terror parece estimular o recrutamento de mais terroristas entre a juventude islâmica, que acusa os Estados Unidos de lutar contra o Islam, ao apontar o conflito longe de terminado no Iraque, no Afeganistão e o apoio irrestrito a Israel, em sua luta contra o Hamas e o Hezbolah.
Palavras-chave: Não informado.
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834 0 bytes Revista Espaço Acadêmico http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/issue/current |
Categoria: Sociologia Artigos |
A técnica do questionário na pesquisa educacional |
Versão: PDF Atualização: 15/8/2013 |
Descrição:
O presente trabalho almeja discutir o emprego do questionário enquanto técnica de coleta de dados, recorrentemente empregada nas pesquisas que envolvem o levantamento de uma grande quantidade de dados, como também o seu emprego nas pesquisas de cunho qualitativo. Aqui, decidiu-se pelo recorte espacial de estudo dessa técnica, especificamente, orientado para trabalhos de conclusão de curso de graduandos dos cursos tecnológicos de instituição de ensino superior privada. Este trabalho pretende demonstrar a importância da pesquisa na construção do conhecimento e destacar a urgência de se socializar e divulgar o conhecimento científico entre os discentes de nível superior como forma de conhecer, participar e intervir na realidade. Soma-se a isso, a partir da identificação percebida pelos autores quando da orientação de trabalhos de conclusão de curso, a necessidade de apontar a relevância da escolha adequada da técnica de coleta de dados para o alcance dos resultados esperados. Pretende, ainda, mostrar que o questionário é uma técnica bastante viável e pertinente para ser empregada quando se trata de problemas cujos objetos de pesquisa correspondem a questões de cunho empírico, envolvendo opinião, percepção, posicionamento e preferências dos pesquisados. Neste sentido, busca-se destacar a forma pela qual são construídas as perguntas do questionário, atentando-se para o conteúdo, número e ordem das questões, uma vez que as perguntas são as responsáveis pelo alcance das respostas ao desenvolvimento dos trabalhos. Este estudo fundamenta-se nos autores que tratam da temática, tendo como principais fontes de pesquisa os autores: GIL (1999), RICHARDSON (1999), MARCONE (1999), MALHOTRA (2006), MATALLO (2000), GIL (1996) e RIBEIRO (2008).
Palavras-chave: Técnica. Coleta de dados. Questionário. Pesquisa. Ensino superior.
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3551 0 bytes Evidência http:// |
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