Categoria: Sociologia Artigos |
Uma abordagem sociológica de família |
Versão: PDF Atualização: 10/12/2013 |
Descrição:
BRUSCHINI, Cristina.
O artigo discute o alcance e as limitações de açguns marcos definidores do conceito de família, tanto no que se refere à perspectiva teórica, quanto no que diz respeito às possibilidades de apreender empiricamente esse grupo social. Mostra que nos estudos atuais de famílias, de um lado situa-se o recorte mais simbólico da Antropologia, que aprofunda a análise da dinâmica do relacionamento familiar, porém limita-se a segmentos pontuais da sociedade, enquanto de outro encontram-se as pesquisas domiciliares da Sociologia ou da Demografia, capazes de traçar retratos familiares generalizáveis, porém estáticos e limitados ao grupo coincidente com a unidade doméstica. Como exemplo de metodologia possível, descreve os procedimentos adotados e apresenta alguns resultados de pesquisa anterior, na qual a autora fundiu algumas das abordagens comentadas, procurando superar essas limitações.
Plavras-chave: Sociologia. Família. Antropologia. Metodologia. Domicílios.
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1042 0 bytes Unicamp http://www.abep.nepo.unicamp.br/docs/rev_inf/vol6_n1_1989/vol6_n1_1989_1artigo_1_23.pdf |
Categoria: Sociologia Artigos |
O tabu do incesto e os olhares de Freud e Lévi-Strauss |
Versão: PDF Atualização: 12/12/2013 |
Descrição:
PONTES, Andrea Mello.
Sempre que tentamos desvelar os nexos da formação societária do homem, e, por conseguinte tentamos compreendê-lo, faz-se necessário percebêlo, enquanto ser social no contexto histórico-cultural, donde é possível também visualizar a construção do indivíduo e de sua identidade. Portanto, deve-se buscar uma análise que supere o mecanicismo, assim como também, uma visão estática que não dê conta de uma complexa articulação das dimensões singular (indivíduo); particular (a dimensão das mediações) e a Universal (grandes leis tendências da sociedade). Na articulação destas dimensões estão presentes as culturas, a fisiologia humana, a psique, articulando-se permanentemente entre si e expressando a totalidade de relações que envolvem o homem. Isto quer dizer que toda e qualquer análise das relações humanas deve obedecer à conjugação de uma complexidade de fatores, os quais, se esquecidos, prejudicam seriamente a análise, produzindo-se um enfoque restrito e parcial da realidade. Embora não seja possível abarcar todas essas dimensões que constituem o problema enfocado neste artigo, é possível partir desta perspectiva para adentrar-nos numa questão particular como a que nos propomos a estudar, que são as abordagens teóricasde Freud e Levi-Strauss sobre a proibição do incesto.
Plavras-chave: Freud. Levi-Strauss. Incesto. Psicanálise. Proibição.
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2278 0 bytes Unama http://www.nead.unama.br/site/bibdigital/pdf/artigos_revistas/37.pdf |
Categoria: Sociologia Artigos |
Sociologia e Cinema: Reflexões sobre o gesto e o rosto na tela |
Versão: PDF Atualização: 7/2/2014 |
Descrição:
ROVAI, Mauro Luiz
Os procedimentos para a realização de um filme e as particularidades promovidas pelo uso da câmera (a distância e o ângulo em relação ao “objeto” filmado, a luz, o movimento, a montagem etc.), breve afastaram a tentação de ver no cinema o mero registro do real. Simultaneamente, a utilização desses recursos aproximou a imagem cinematográfica do registro da estética. O Grande Plano e a maneira como os detalhes do corpo apareceram inseridos na trama, pela quebra que promoveram das relações visuais, sempre suscitaram instigantes reflexões, como as de Balázs, sobre a subjetividade expressa nos gestos e nas feições; a de Epstein, sobre a fotogenia e a identidade; a de Eisenstein, contrapondo-se ao close-up de Griffith; a de Deleuze, sobre a “imagem-afecção”, entre outras. Nessa perspectiva, o objetivo deste texto é retomar tais discussões de modo a perscrutar o uso estético que três cineastas fizeram do “detalhe” na tela grande. Leni Riefenstahl e o rosto de Hitler e das mulheres alemãs em O Triunfo da Vontade. Michelangelo Antonioni e a maneira como filmou Monica Vitti em Deserto Vermelho. Manoel de Oliveira e os planos dedicados a Mastroianni em Viagem ao princípio do mundo.
Palavras-chave: Sociologia. Cinema.
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3507 0 bytes ANPOCS http://portal.anpocs.org |
Categoria: Sociologia Artigos |
Cinema Novo Brasileiro e Representações Sociais: diálogos entre sétima arte e sociologia |
Versão: docx Atualização: 7/2/2014 |
Descrição:
SILVA JUNIOR, Ailton da Costa
O presente artigo foi solicitado pelo professor Breitner Tavares, como instrumento avaliativo da disciplina Teoria Social Clássica, e se propõe a relacionar alguns traços do movimento cinematográfico brasileiro conhecido como Cinema Novo e o conceito de representações sociais proposto pelo sociólogo Émile Durkheim em sua obra As Regras do Método Sociológico. De maneira a aguçar a reflexão a cerca da sétima arte e seu reflexo na sociedade, serão correlacionados, alguns elementos provenientes das pesquisas de pensadores como Walter Benjamin sobre a arte e a lógica existente nas imagens cinematográficas, as de Christian Metz em seus estudos sobre linguagem do cinema, dentre outros pesquisadores que realizaram estudos sobre o Cinema Novo brasileiro. Partindo da ideia de que a sociologia observa o cinema como uma ferramenta de representação das diferentes realidades sociais, será feita, em primeiro momento, uma breve descrição do movimento cinemanovista e seu perfil antidogmático seguida de uma análise de cunho sociológico onde discutiremos as representações sociais.
Palavras – chaves: Representações sociais. Cinema. Sociologia.
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Categoria: Sociologia Artigos |
Prática Artesanal, Identidade e Cultura nas Comunidades de Remanescentes de Quilombos do Paraná |
Versão: PDF Atualização: 12/12/2017 |
Descrição:
NETO, Clemilda Santiago
Este artigo é resultado do trabalho realizado pelo “Grupo de Trabalho Clóvis Moura”, durante os anos de 2005 a 2010, buscando encontrar as famílias negras, descendentes de negros e negras sequestrados em território africano que residem no meio rural paranaense. Compreender o contexto que envolve o resgate da prática artesanal e identificar os recursos utilizados na confecção do mesmo, bem como entender a dinâmica da prática artesanal num processo histórico e reprodutivo entre distintas gerações. O contato direto com as comunidades quilombolas paranaenses, o diálogo, e o acompanhamento das atividades da vida cotidiana, individual e da comunidade no momento das visitas realizadas nas comunidades, resultou no armazenamento das informações sobre a vida presente, como também as histórias contadas pelos mais velhos das Comunidades Tradicionais Negras e Quilombolas do Paraná.
Palavras-chave: Quilombo. Artesanato. Negritude. Território.
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