Categoria: Sociologia Artigos |
O pensamento social de Oliveira Vianna e a cidadania no Brasil: de 1920 ao fim da década de 1940 |
Versão: PDF Atualização: 15/8/2013 |
Descrição:
ENGLANDER, Alexander David Anton Couto
O artigo aborda as relações de influência mútua entre o pensamento social de Oliveira Vianna e a vida política do país nos anos 20 e 30. Este intelectual nos oferece uma condição de estudo especial, pois as ideias presentes em seu primeiro livro, Populações Meridionais do Brasil, de 1920, antecipam e - tomo como hipótese - participam da estruturação dos debates e das disputas políticas que resultaram na Revolução de 30 e, posteriormente, no Estado Novo. O Estado Novo, que utilizou-se institucionalmente das teorias de Vianna e, por outro lado, pelo sociólogo foi estudado, obrigando-o inclusive a reformular suas teorias, foi incapaz de criar uma “Sociedade Nova”, integralmente moderna e plenamente constituída de uma cultura de direitos, como idealizou Vianna em seus livros das décadas de 1920 e 1930. No fim da década de 1940, com o fim da ditadura Vargas, Vianna reformula suas ideias das décadas anteriores, repensando o papel do Estado como portador social da mudança.
Palavras-chave: Mudança social. Cidadania. Cultura Política Autoritária. Estado Novo. Oliveira Vianna. Pensamento Social Brasileiro.
|
1032 0 bytes UFRJ http://www.ifcs.ufrj.br/~habitus/7_2_oliveiraecidadania.html |
Categoria: Sociologia Artigos |
O Socialismo e as Igrejas |
Versão: Atualização: 15/8/2013 |
Descrição:
LUXEMBURGO, Rosa
Desde o momento em que os trabalhadores do nosso país e da Rússia começaram a lutar corajosamente contra o governo czarista e contra os exploradores capitalistas, notamos cada vez com mais frequência que os padres, nos seus sermões, se lançam contra os trabalhadores que lutam. É com extraordinário vigor que o clero combate os socialistas e tenta, por todos os meios, minimizá-los aos olhos dos trabalhadores. Os crentes que vão à igreja, nos domingos e dias festivos, são compelidos, cada vez com mais frequência, a ouvirem um violento discurso político, uma verdadeira denúncia do Socialismo, em vez de ouvirem um sermão e nele obterem uma consolação religiosa. em vez de confortarem as pessoas que estão cheios de preocupações, e cansadas pela vida difícil, e que vão à igreja com fé no Cristianismo, os padres fulminam os trabalhadores que estão em greve e os opositores do Governo; e ainda mais, exortam-nos a suportar a pobreza e a opressão com humildade e paciência. Transformaram a igreja e o púlpito num lugar de propaganda política.
Palavras-chave: Socialismo. Igreja. Governo.
|
1380 0 bytes http:// |
Categoria: Sociologia Artigos |
Processo civilizador de pessoas com deficiência no Brasil: do colobial amparo à moderna sociedade in |
Versão: PDF Atualização: 15/8/2013 |
Descrição:
CAZINI, Janaina. FRASSON, Antonio Carlos. AVILA de MATOS, Eloiza Aparecida
O fomento de novas tecnologias para o sistema produtivo aliadas ao poder do Estado direciona um novo caminhar para a inclusão de pessoas com deficiência no ambiente produtivo. Caminhar, este repleto, de ideologias e de superioridade de grupos sociais, no qual o poder simbólico do Estado se faz presente. Desta forma, objetiva-se neste artigo analisar a evolução do processo de inclusão de pessoas com deficiência na sociedade brasileira, com abordagem teórica a luz dos estudos de Norbert Elias, em especial, as obras: “Os Estabelecidos e os Outsiders” e da “Sociedade dos Indivíduos”. Mesmo em havendo o aparato legal, questiona-se: O poder emanado pelo Estado Brasileiro e as estratégias da sociedade industrial conduzem para um processo de inclusão social dos portadores com deficiência? A metodologia utilizada caracteriza-se como exploratória com corpus analítico em fontes de papéis. Assim sendo, o presente estudo conduz a uma reflexão sobre a historiografia do indivíduo deficiente imbuído de forças do Estado, tecnológicas e sociais.
Palavras-chave: Sociedade. Inclusão. Pessoas com deficiência
|
4227 0 bytes UTFPR http:// |
Categoria: Sociologia Artigos |
Quem é negro, quem é branco: desempenho escolar e classificação racial de alunos |
Versão: Atualização: 15/8/2013 |
Descrição:
CARVALHO, Marília
Baseado em pesquisa desenvolvida junto às turmas de 1ª a 4ª séries de uma escola pública no município de São Paulo, este artigo discute as diferenças entre a classificação racial dos alunos feita pelas professoras ou por eles mesmos. O conceito de raça adotado é o de "raça social", isto é, um constructo social baseado numa idéia biológica errônea, mas eficaz na manutenção de privilégios. Conclui que o fato de a desigualdade de desempenho escolar entre brancos e negros na escola estudada ser maior quando se usa a classificação das professoras em lugar da auto-classificação decorre tanto de as professoras clarearem crianças de melhor desempenho quanto de avaliarem com maior rigor crianças que percebem como negras, principalmente os meninos. Enfatiza ainda que não se trata de acusar as professoras de uma deliberada discriminação racial, mas de perceber como o racismo, presente na sociedade brasileira como um todo, penetra também nas relações escolares.
Palavras-chave: Racismo. Ensino fundamental. Desempenho escolar. Avaliação.
|
2271 0 bytes Scielo http://www.scielo.br |
Categoria: Sociologia Artigos |
Rebeliões urbanas e a desestruturação das classes populares (França, 2005) |
Versão: Atualização: 15/8/2013 |
Descrição:
BEAUD, Stéphane ; PIALOUX, Michel
Tomando como ponto de partida a rebelião urbana ocorrida na França em outubro-novembro de 2005, os autores chamam a atenção para o que consideram novidade em relação às outras ocorridas na França nas últimas décadas: a participação de jovens "ordinários", por vezes bem situados no sistema de ensino e integrados no mercado de trabalho, porém quase sempre em situações precárias e instáveis, sem chances de evoluir socialmente. Evidência primeira de uma profunda degradação das condições de trabalho nos últimos anos, os autores tecem um quadro social em que se articulam desemprego, trabalho precário e fechamento de horizontes de futuro, situações de fracasso escolar e agravamento da segregação urbana, junto com formas abertas de racismo que atingem diretamente os jovens filhos de famílias imigrantes, em boa parte moradores dos conjuntos habitacionais. A questão proposta pelos autores é a necessidade de inscrever esses acontecimentos no quadro mais amplo da desestruturação das classes populares francesas, ou seja: a questão importante a ser compreendida é a condição operária "após a classe operária". Os autores retomam discussões de seu livro Retour sur la condition ouvrière (1999), com o agravamento da condição operária nos anos mais recentes, da qual os sinais de racismo no meio operário são ao mesmo tempo sintoma e efeito.
Palavras-chave: Rebeliões urbanas na França. Decomposição da classe operária. Ruptura de gerações. Degradação da condição operária. Dessolidarização das classes populares.
|
1819 0 bytes Scielo http://www.scielo.br |
Categoria: Sociologia Artigos |
Representando a diversidade:Estado, sociedade e “relações fecundas” nos conselhos gestores |
Versão: Atualização: 15/8/2013 |
Descrição:
ABERS, Rebeca Neaera; KECK, Margaret E.
Grande parte da literatura considera os conselhos gestores, que se difundiram em aos milhares, no Brasil, como arenas deliberativas cujo objetivo é expandir a participação direta dos cidadãos nas decisões públicas. Entretanto o modelo organizacional dos conselhos não corresponde ao conceito tradicional de democracia participativa por dois motivos: primeiro, porque os participantes representam supostamente organizações e não indivíduos, e, segundo, porque além de associações não-governamentais, membros indicados por órgãos estatais também participam desses conselhos. Este artigo explora as implicações dessas duas características dos conselhos para a democratização das decisões públicas. Argumenta que os conselhos devem ser entendidos como espaços potenciais nos quais atores diversos não somente deliberam, mas também mudam as suas práticas. A sua contribuição para a democracia ocorre quando a interação dinâmica entre diversos, produz novos relacionamentos e recursos para encaminhar problemas concretos, o que chamamos “relações fecundas”.
Palavras-chave: Representação. Sociedade civil. Conselhos. Participação cívica. Pluralismo.
|
754 0 bytes Plataforma Democrática http://www.plataformademocratica.org/Portugues/Publicacoes.aspx?IdRegistro=3193 |
Categoria: Sociologia Artigos |
Uma leitura psicanalítica sobre as torcidas organizadas de futebol frente ao declínio da lei em temp |
Versão: PDF Atualização: 15/8/2013 |
Descrição:
SANTOS, Márcia Batista dos
Esta escrita é fruto de uma pesquisa que surge a partir da observação de repetidas cenas de violência que vem acompanhando os eventos esportivos do futebol, mais especificamente entre as torcidas organizadas, fato este que, em alguns casos, tem culminado na morte de seus torcedores. Com um olhar direcionado às torcidas organizadas de futebol, buscamos, neste texto, interrogar em nome do que a violência se manifesta nestes espaços, e como a lei tem operado enquanto referencial norteador no estabelecimento das relações, nesse contexto social específico. O trabalho foi realizado seguindo a abordagem de uma pesquisa qualitativa sendo utilizada a técnica da entrevista semi-estruturada com seis sujeitos integrantes de duas torcidas organizadas de futebol de uma mesma capital do nordeste brasileiro. A teoria psicanalítica foi adotada como fio condutor na análise dos dados colhidos em campo. Como resultados parciais temos: (i) interesses políticos fazem uso das torcidas organizadas como massa de manobra; (ii) poderes paralelos se constituem como saída diante das demandas de violência; (iii) há um declínio da lei e de seus representantes.
Palavras-chave: Violência. Lei. Laço social. Torcidas organizadas.
|
1034 0 bytes Revista Espaço Acadêmico http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/issue/current |
Categoria: Sociologia Artigos |
Breves indicações para o ensino de teoria sociológica hoje |
Versão: Atualização: 21/8/2013 |
Descrição:
LIEDKE, Élida Rubini
O artigo busca argumentar sinteticamente acerca da relevância dos estudos em teoria sociológica, considerada em termos de modelos interpretativos, os quais remetem às relações entre sujeito e objeto, assim como às conexões de sentido entre temas e problemas de ordem micro e macrossocietárias. Propõe-se a considerar cinco conjuntos de aspectos como forma de construção de referências para a análise das diversas abordagens teóricas, quais sejam: culturais, psicosociais, psicanalíticos, político-econômicos e de relações de poder. Ao final, o artigo apresenta dois diagramas ilustrativos das teorias sociológicas clássicas e contemporâneas, considerado o período de 1830 ao momento atual.
Palavras-chave: Teoria sociológica. Teorias sociológicas contemporâneas. Teorias sociológicas clássicas. Relações micro e macrossocietárias. Modelos interpretativos. Narrativas.
|
3266 0 bytes Scielo http://www.scielo.br |
|