Categoria: Sociologia Artigos |
Finalidades, metodologias e perspectivas do ensino da Sociologia |
Versão: Atualização: 15/8/2013 |
Descrição:
As dificuldades para a efetivação da Sociologia nos currículos do Ensino Médio parecem um desafio do presente, no entanto, é um fato que existe há algum tempo. O texto tem como objetivo refletir sobre os desafios da Sociologia no contexto do ensino médio sob as considerações de Octávio Ianni no artigo O Ensino das Ciências Sociais no 1º e 2º Graus. A discussão a respeito das perspectivas, dos métodos de ensino, as finalidades, ao lado de outros dilemas, igualmente importantes, como as condições de trabalho, a quantidade de aulas semanais e a desnaturalização das pré-noções, são fundamentais seja por sua atualidade e relevância e como também pela oportunidade de debatermos e ampliarmos nossos conceitos sobre a questão.
Palavras-chave: Educação. Ensino médio. Sociologia.
|
3060 0 bytes http://www.sociologos.org.br/ http://www.sociologos.org.br/ |
Categoria: Sociologia Artigos |
Família em situação de vulnerabilidade social: uma questão de políticas públicas |
Versão: Atualização: 15/8/2013 |
Descrição:
GOMES, Mônica Araújo; PEREIRA, Maria Lúcia Duarte
A gravidade do quadro de pobreza e miséria, no Brasil, constitui permanente preocupação e obriga a refletir sobre suas influências no social e, principalmente, na área de atuação junto da família, na qual as políticas públicas ainda se ressentem de uma ação mais expressiva. Para a família pobre, marcada pela fome e pela miséria, a casa representa um espaço de privação, de instabilidade e de esgarçamento dos laços afetivos e de solidariedade. Este estudo tem como objetivo apontar a vulnerabilidade da família pobre que, desassistida pelas políticas públicas, se vê impossibilitada de responder às necessidades básicas de seus membros, e de favorecer o aprofundamento do debate acerca da construção de alternativas para o fortalecimento da família. Trata-se de um estudo de campo, exploratório, fundamentado na Teoria das Representações Sociais. Os instrumentos utilizados na coleta de dados foram: teste de Associação Livre de Palavras, e entrevista se estruturada. Os resultados mostraram que “famíia” representa sentimentos ambivalentes, agregador/desagregador, associada à imagem de família real e sonhada construída a partir da interação dos sujeitos no seu cotidiano, influenciando e sendo influenciada por relações familiares conflituosas, geradas a partir da pobreza a que estão sujeitas.
Palavras-chave: Exclusão social. Família. Pobreza. Políticas públicas.
|
626 0 bytes Plataforma Democrática http://www.plataformademocratica.org/Portugues/Publicacoes.aspx?IdRegistro=3193 |
|