Categoria: Sociologia Artigos |
Cinema e Tevê – Suas relações com as transformações sociais no Egito |
Versão: PDF Atualização: 22/3/2012 |
Descrição:
OMRAN, Muna
Este artigo analisa as transformações sociais e legais provocadas pelo filme egípcio Urido Hallen (Preciso de uma solução), do diretor Said Marzouk (1975). Apresenta-se uma leitura do filme, examinando-se a relação entre sociedade islâmica, história e cinema, uma vez que a produção em análise coloca em debate as leis corânicas que regem o Egito. O filme não só colocou em evidência as relações legais com as religiosas, bem como, trinta anos depois, produzia efeito, ao abrir espaço para uma produção de um seriado feito por mulheres sobre uma mulher, a cantora egípcia Um Kulthum, num Egito que se vê mais do que nunca influenciado pelos fundamentalistas.
Palavras-chave: Cinema. História. Cultura. Comunicação. Islamismo.
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1555 0 bytes Revista História, imagem e narrativas http://historiaimagem.com.br |
Categoria: Sociologia Artigos |
Cinema Novo Brasileiro e Representações Sociais: diálogos entre sétima arte e sociologia |
Versão: docx Atualização: 7/2/2014 |
Descrição:
SILVA JUNIOR, Ailton da Costa
O presente artigo foi solicitado pelo professor Breitner Tavares, como instrumento avaliativo da disciplina Teoria Social Clássica, e se propõe a relacionar alguns traços do movimento cinematográfico brasileiro conhecido como Cinema Novo e o conceito de representações sociais proposto pelo sociólogo Émile Durkheim em sua obra As Regras do Método Sociológico. De maneira a aguçar a reflexão a cerca da sétima arte e seu reflexo na sociedade, serão correlacionados, alguns elementos provenientes das pesquisas de pensadores como Walter Benjamin sobre a arte e a lógica existente nas imagens cinematográficas, as de Christian Metz em seus estudos sobre linguagem do cinema, dentre outros pesquisadores que realizaram estudos sobre o Cinema Novo brasileiro. Partindo da ideia de que a sociologia observa o cinema como uma ferramenta de representação das diferentes realidades sociais, será feita, em primeiro momento, uma breve descrição do movimento cinemanovista e seu perfil antidogmático seguida de uma análise de cunho sociológico onde discutiremos as representações sociais.
Palavras – chaves: Representações sociais. Cinema. Sociologia.
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Categoria: Sociologia Artigos |
Combatendo o Racismo: Brasil, África do Sul e Estados Unidos |
Versão: PDF Atualização: 22/3/2012 |
Descrição:
GUIMARÃES, Antonio Sérgio Alfredo
O autor identifica o que se pode chamar hoje de "racismo", tomando como referência empírica o debate político e intelectual corrente na África do Sul, no Brasil e nos Estados Unidos. Com base neste debate, sugere uma agenda internacional mínima de combate ao racismo. O texto é estruturado sob a forma de notas. A primeira nota demarca um terreno axiológico comum ao anti-racismo; a segunda esclarece o significado do termo "racismo"; a terceira procura situar sociologicamente o racismo nos três países tomados como referência, fazendo um esforço para situar a relação entre a definição dos direitos da cidadania e a definição da nacionalidade; a quarta explora os tipos de mecanismos que produzem e reproduzem desigualdades sociais relevantes na distribuição de recursos e honra sociais; a quinta define melhor a especificidade do racismo no Brasil, enquanto a sexta, a sétima e a oitava notas discutem o movimento anti-racista hoje em dia no Brasil, Estados Unidos e África do Sul, respectivamente.
Palavras-chave: Racismo. Anti-racismo. Brasil. Estados Unidos. África do Sul.
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Categoria: Sociologia Artigos |
Deficiente Auditivo: sua inclusão social e educatica sob o olhar de Norbert Elias |
Versão: Atualização: 21/8/2013 |
Descrição:
FRASSON, Antonio Carlos – UTFPR/PG / CESCAGE – ancafra@gmail.com PIETROCHINSKI, Andréa Ribeiro – SEED/PR - andreapietrochinski@hotmail.com SCHULMEISTER, Clarice – PPGE/CT/UTFPR/PG - claraschul@hotmail.com
A essência da vida dos deficientes auditivos passa por um emaranhado de situações em seus paradigmas sociais e educacionais historicamente constituídos, cujos fatores são evidenciados através de teorias e práticas sociais. Dentro do sistema configuracional da sociedade a dificuldade para o acesso ao saber tem se apresentado como um problema insolúvel para os sujeitos surdos. Poucos deficientes auditivos participavam dos espaços sociais educativos nos quais se criavam e transmitiam conhecimentos. Considerados como doentes e incapazes, eles sempre estiveram em situação de desvantagem, ocupando no imaginário coletivo a posição de alvo de caridade e de assistência social, e não de cidadãos com direitos e deveres. Ao assim constatar, objetiva-se com este trabalho analisar as relações, no que diz respeito às questões sociais educacionais, que ocultam a hegemonia de uma classe social sobre a outra no tocante ao sistema educacional voltado para atender os deficientes auditivos.
Palavras-chave: Deficientes auditivos. Cidadania. Norbert Elias. Inclusão social. Direitos.
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