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Categoria: Sociologia Artigos
Fazer Download agora!A técnica do questionário na pesquisa educacional Popular Versão: PDF
Atualização:  15/8/2013
Descrição:
O presente trabalho almeja discutir o emprego do questionário enquanto técnica de coleta de dados, recorrentemente empregada nas pesquisas que envolvem o levantamento de uma grande quantidade de dados, como também o seu emprego nas pesquisas de cunho qualitativo. Aqui, decidiu-se pelo recorte espacial de estudo dessa técnica, especificamente, orientado para trabalhos de conclusão de curso de graduandos dos cursos tecnológicos de instituição de ensino superior privada. Este trabalho pretende demonstrar a importância da pesquisa na construção do conhecimento e destacar a urgência de se socializar e divulgar o conhecimento científico entre os discentes de nível superior como forma de conhecer, participar e intervir na realidade. Soma-se a isso, a partir da identificação percebida pelos autores quando da orientação de trabalhos de conclusão de curso, a necessidade de apontar a relevância da escolha adequada da técnica de coleta de dados para o alcance dos resultados esperados. Pretende, ainda, mostrar que o questionário é uma técnica bastante viável e pertinente para ser empregada quando se trata de problemas cujos objetos de pesquisa correspondem a questões de cunho empírico, envolvendo opinião, percepção, posicionamento e preferências dos pesquisados. Neste sentido, busca-se destacar a forma pela qual são construídas as perguntas do questionário, atentando-se para o conteúdo, número e ordem das questões, uma vez que as perguntas são as responsáveis pelo alcance das respostas ao desenvolvimento dos trabalhos. Este estudo fundamenta-se nos autores que tratam da temática, tendo como principais fontes de pesquisa os autores: GIL (1999), RICHARDSON (1999), MARCONE (1999), MALHOTRA (2006), MATALLO (2000), GIL (1996) e RIBEIRO (2008).

Palavras-chave: Técnica. Coleta de dados. Questionário. Pesquisa. Ensino superior.

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Categoria: Sociologia Artigos
Fazer Download agora!Afeganistão – outra guerra perdida? Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
RATTNER, Henrique

A demissão do comandante em chefe das tropas americanas e da OTAN – Organização do Tratado de Atlântico Norte - no Afeganistão levanta de novo a questão sobre o possível desfecho do conflito naquele país. Será que a coalizão liderada pelos norte-americanos, que conta atualmente com 100.000 soldados, ainda poderá ganhar esta guerra que se arrasta há mais de nove anos, o mais longo conflito militar travado pelos Estados Unidos em sua História? Mais de 1000 soldados já perderam a vida e 6000 foram feridos, mas o inimigo, o Talibã, está mais ativo, assassinando chefes tribais e intimidando a população civil. Pesquisas feitas nos distritos afetados evidenciam pouco apoio popular ao presidente Hamid Karzai e mais de um terço da população apoiariam os combatentes do Talibã. Pior, ainda, a luta contra o terror parece estimular o recrutamento de mais terroristas entre a juventude islâmica, que acusa os Estados Unidos de lutar contra o Islam, ao apontar o conflito longe de terminado no Iraque, no Afeganistão e o apoio irrestrito a Israel, em sua luta contra o Hamas e o Hezbolah.

Palavras-chave: Não informado.

Downloads 791  791  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Espaço Acadêmico  Site http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/issue/current
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Categoria: Sociologia Artigos
Fazer Download agora!Alguns pontos preliminares de referência Popular Versão: 
Atualização:  15/8/2013
Descrição:
GRAMSCI, Antonio

Deve-se discutir o preconceito, muito difundido, de que a filosofia seja algo muito difícil pelo fato de ser a atividade intelectual própria de uma de uma determinada categoria de cientistas especializados ou de filósofos profissionais e sistemáticos. Deve-se, portanto, demonstrar preliminarmente, que todos os homens são “filósofos”, definindo os limites e as características desta “filosofia espontânea” peculiar a “todo o mundo”, isto é, da filosofia que está contida.

Palavras-chave: Atividade intelectual. Filosofia.

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Categoria: Sociologia Artigos
Fazer Download agora!Análise da importância de estagiários no lar dos velhinhos de Mafra "São Francisco de Assis"/Mafra-s Popular Versão: PDF
Atualização:  19/12/2017
Descrição:
LUANA V.; REICHARDT A. L.; RODRIGUES, E. R.

Neste trabalho é apresentada uma análise realizada no Lar dos velhinhos de Mafra “São Francisco de Assis” e no Lar do Idoso “Sagrado Coração de Jesus”, em Rio Negro, para saber o trabalho que um estagiário pode desenvolver dentro dessas instituições. Nele, são abordados temas referentes ao bem-estar dos idosos e as leis que protegem os mesmos, o histórico de ambos os Lares e uma pesquisa realizada para obter as informações necessárias para verificar a importância e/ou interesse em se ter estagiários auxiliando nos trabalhos do Lar e se isso teria um impacto positivo para a vida dos idosos que lá residem atualmente. Para a metodologia, foram aplicados 8 (oito) questionários, sendo um para a estagiária fixa do Lar de Mafra, para o familiar de um dos idosos, um questionário para cada Lar e para quatro idosos, de ambos os Lares; com perguntas abertas e fechadas, para saber a opinião deles referente ao assunto. Após a realização dessa pesquisa, foram efetuados dois tipos de análises: A análise qualitativa, apenas de aspectos subjetivos e a análise quantitativa, representada em uma tabela com os principais pontos da análise qualitativa. Ao final, concluiu-se que é importante a participação de estagiários dentro dos lares para idosos, seja como estagiário fixo, sem remuneração, temporário ou até mesmo obrigatório.

Palavras-chave: Lar do idoso. Estagiários. Idosos.

Downloads 3165  3165  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Interdisciplinaridade & Ensino   Site http://www.faculdadespontagrossa.com.br/revistas/index.php/interensino/article/view/267/244
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Categoria: Sociologia Artigos
Fazer Download agora!Anotações para um socialismo libertário Popular Versão: 
Atualização:  15/8/2013
Descrição:
FERREIRA, Pedro Roberto

O pensamento crítico de Maurício Tragtenberg é constituído por meio de Marx e Weber, numa combinação da dialética com a sociologia compreensiva. Combinação – sempre problemática – mas que Maurício vai assumir com a ideia de ser Marx, o portador da penetrante crítica da infraestrutura do capitalismo e Weber, o da superestrutura. Algo em torno de considerações em que as relações do processo de trabalho com o processo de produção capitalista explicam a dominação do trabalhador sob o capital e encontram nas formas de dominação, em particular, a dominação burocrática legal, o momento de constituição mais delineado do político.

Palavras-chave: Marx. Weber. Socialismo.

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Categoria: Sociologia Artigos
Fazer Download agora!As teorias dos movimentos sociais: um balanço do debate Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
ALONSO, Angela

Este artigo apresenta as três principais teorias de explicação dos movimentos sociais, constituídas nos anos 1970; a Teoria de Mobilização de Recursos, a Teoria do Processo Político e a Teoria dos Novos Movimentos Sociais. Em seguida, mapeiam-se as reformulações de que essas teorias foram objeto, seja em reação às críticas recebidas, seja para fazer face às mudanças empíricas das últimas décadas, que acentuaram as dimensões cultural e transnacional do ativismo.

Palavras-chave: Teorias dos movimentos sociais. Mobilizações coletivas. Ativismo transnacional. Cultura e ação política.

Downloads 591  591  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-64452009000100003&lang=pt
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Categoria: Sociologia Artigos
Fazer Download agora!Aspectos da Produção Cultural Brasileira Comtemporânea Popular Versão: PDF
Atualização:  15/8/2013
Descrição:
PELLEGRINI, Tânia

Definitivamente, hoje não é mais novidade dizer, vivemos num mundo de imagens. Nunca foi tão forte a sensação de déjà vu, de já ter estado num lugar quando lá se chega pela primeira vez. Todas as paisagens parecem-nos visitadas, todas as faces conhecidas, todos os caminhos trilhados, todas as histórias contadas e todos os quadros já vistos: globalmente, tudo se reduz a uma imagem transmitida pela TV ou a um dado disponível no computador. O simples ato de ver um filme ou de assistir à televisão, de observar a forma como s imagens mantêm um domínio absoluto sobre qualquer dado, ou informação vem suscitando interrogações relevantes sobre a representação artística contemporânea. Movimento, visibilidade, simultaneidade de tempos e espaços são características da imagem que, desde o surgimento da fotografia - e, depois, do filme -, começaram a invadir as manifestações artísticas, tais como a pintura, a música, a literatura, enquanto também se apoderavam de muitos dos seus recursos; hoje, no final do século, quando os processos de reprodução e difusão parecem ter atingido o apogeu, novas e instigantes questões se colocam. Partindo do princípio de que, segundo Walter Benjamin, as formas de percepção humana são historicamente determinadas, entre outras coisas, pelos fatos técnicos de sua época, parece lógico pensar que o horizonte técnico contemporâneo, pleno de imagens evanescentes proliferando ad infinitum, não só vem transformando as formas de perceber o mundo como as formas de representá-lo. O elemento mais marcante percorrido pelas modernas técnicas e reprodução, depois do filme, foi o aparecimento da televisão. E já é banal associarem-se seus efeitos à quantificação de informações, à queda de qualidade da produção cultural, à diminuição do hábito de leitura, à banalização a literatura. Seja qual for o grau de verdade dessas afirmações, o que importa reter aqui, por enquanto, é a TV como símbolo de um período específico da vida cultural brasileira, marcado por profundas transformações; a TV como dado mais visível da nossa modernização, fundamento da nossa indústria cultural, ponta-de-lança do nosso ingresso numa cultura que se pretende mundializada. Mas o que realmente simboliza a TV, na intrincada rede de relações entre a percepção do mundo e sua representação artística? É a essa pergunta que tentaremos responder e, para isso, é importante destacar desde logo que, além dos aspectos culturais, envolvem-se nessa rede, como fatores determinantes, coordenadas históricas, econômicas e sociais.

Palavras-chave: Cultura. Walter Benjamin. Televisão.

Downloads 825  825  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Crítica Marxista  Site http://www.unicamp.br/cemarx/criticamarxista/bibliotecavirtual.html
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Categoria: Sociologia Artigos
Fazer Download agora!Augusto Comte e o "Positivismo" Redescobertos Popular Versão: PDF
Atualização:  22/3/2012
Descrição:
LACERDA, Gustavo Biscaia de

Neste ensaio abordamos algumas pesquisas que, nos últimos dez anos ou mais, têm recuperado a obra dofundador do Positivismo, Augusto Comte. Essa recuperação consiste em perceber os trabalhos de Comte emsua inteireza e a partir de sua lógica interna, enfatizando em articular a sua segunda grande obra, o Système de politique positive (1851-1854), e as suas contribuições para a reflexão social e política contem-porânea. A fim de tornar inteligível a novidade dessas novas pesquisas, apresentamos uma das narrativas-padrão a respeito de Comte e do Positivismo – no caso, a partir dos escritos de Anthony Giddens –; além disso, fazemos uma discussão sobre o significado da palavra “Positivismo” e as várias correntes teóricas subsumidas em tal expressão.

Palavras-chave: Positivismo. Augusto Comte. Système de politique positive. Anthony Giddens. Círculo de Viena.

Downloads 1061  1061  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista de Sociologia e Política  Site http://www.scribd.com/doc/29208417/Gustavo-Biscaia-de-Lacerda-AUGUSTO-COMTE-E-O-%E2%80%9CPOSITIVISMO
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Categoria: Sociologia Artigos
Fazer Download agora!Breves indicações para o ensino de teoria sociológica hoje Popular Versão: 
Atualização:  21/8/2013
Descrição:
LIEDKE, Élida Rubini

O artigo busca argumentar sinteticamente acerca da relevância dos estudos em teoria sociológica, considerada em termos de modelos interpretativos, os quais remetem às relações entre sujeito e objeto, assim como às conexões de sentido entre temas e problemas de ordem micro e macrossocietárias. Propõe-se a considerar cinco conjuntos de aspectos como forma de construção de referências para a análise das diversas abordagens teóricas, quais sejam: culturais, psicosociais, psicanalíticos, político-econômicos e de relações de poder. Ao final, o artigo apresenta dois diagramas ilustrativos das teorias sociológicas clássicas e contemporâneas, considerado o período de 1830 ao momento atual.

Palavras-chave: Teoria sociológica. Teorias sociológicas contemporâneas. Teorias sociológicas clássicas. Relações micro e macrossocietárias. Modelos interpretativos. Narrativas.

Downloads 3163  3163  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
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Categoria: Sociologia Artigos
Fazer Download agora!Cinema e Ensino de Sociologia: usos de filmes em sala de aula. Popular Versão: 
Atualização:  7/2/2014
Descrição:
MARTINS, Ana Lucia Lucas

O uso do audiovisual em sala de aula tem se apresentado com freqüência como uma ferramenta de ensino. No entanto pouco se conhece sobre as condições teóricas e práticas em que tal demanda tem sido efetivada nas escolas. Ainda que as imagens sejam uma presença marcante na nossa sociedade é de se supor que a relação imagem-ensino ainda guarde alguma semelhança com o tipo surgido por ocasião do início do cinema, o explicador.
O objetivo desta comunicação é tratar de questões que problematizem a naturalização das imagens na sua apropriação no âmbito do ensino de sociologia e orientem seu uso para o desenvolvimento de conceitos sociológicos.
A questão mais ampla que devemos abordar é a seguinte: a partir dos conhecimentos gerados nos estudos sobre a relação imagem e ciências sociais que instrumentalização pedagógica pode ser pensada para o ensino de sociologia?

Palavras-chave: Cinema. Sociologia. Educação.

Downloads 1319  1319  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Sociedade Brasileira de Sociologia  Site http://www.sbsociologia.com.br
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