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Categoria: Sociologia Artigos
Fazer Download agora!Rebeliões urbanas e a desestruturação das classes populares (França, 2005) Popular Versão: 
Atualização:  15/8/2013
Descrição:
BEAUD, Stéphane ; PIALOUX, Michel

Tomando como ponto de partida a rebelião urbana ocorrida na França em outubro-novembro de 2005, os autores chamam a atenção para o que consideram novidade em relação às outras ocorridas na França nas últimas décadas: a participação de jovens "ordinários", por vezes bem situados no sistema de ensino e integrados no mercado de trabalho, porém quase sempre em situações precárias e instáveis, sem chances de evoluir socialmente. Evidência primeira de uma profunda degradação das condições de trabalho nos últimos anos, os autores tecem um quadro social em que se articulam desemprego, trabalho precário e fechamento de horizontes de futuro, situações de fracasso escolar e agravamento da segregação urbana, junto com formas abertas de racismo que atingem diretamente os jovens filhos de famílias imigrantes, em boa parte moradores dos conjuntos habitacionais. A questão proposta pelos autores é a necessidade de inscrever esses acontecimentos no quadro mais amplo da desestruturação das classes populares francesas, ou seja: a questão importante a ser compreendida é a condição operária "após a classe operária". Os autores retomam discussões de seu livro Retour sur la condition ouvrière (1999), com o agravamento da condição operária nos anos mais recentes, da qual os sinais de racismo no meio operário são ao mesmo tempo sintoma e efeito.

Palavras-chave: Rebeliões urbanas na França. Decomposição da classe operária. Ruptura de gerações. Degradação da condição operária. Dessolidarização das classes populares.

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Categoria: Sociologia Artigos
Fazer Download agora!Breves indicações para o ensino de teoria sociológica hoje Popular Versão: 
Atualização:  21/8/2013
Descrição:
LIEDKE, Élida Rubini

O artigo busca argumentar sinteticamente acerca da relevância dos estudos em teoria sociológica, considerada em termos de modelos interpretativos, os quais remetem às relações entre sujeito e objeto, assim como às conexões de sentido entre temas e problemas de ordem micro e macrossocietárias. Propõe-se a considerar cinco conjuntos de aspectos como forma de construção de referências para a análise das diversas abordagens teóricas, quais sejam: culturais, psicosociais, psicanalíticos, político-econômicos e de relações de poder. Ao final, o artigo apresenta dois diagramas ilustrativos das teorias sociológicas clássicas e contemporâneas, considerado o período de 1830 ao momento atual.

Palavras-chave: Teoria sociológica. Teorias sociológicas contemporâneas. Teorias sociológicas clássicas. Relações micro e macrossocietárias. Modelos interpretativos. Narrativas.

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Categoria: Sociologia Artigos
Fazer Download agora!Um estudo das relações de poder na escola pública de ensino fundamental à luz de Weber e Bourdieu: d Popular Versão: 
Atualização:  23/8/2010
Descrição:
CASTRO, Magali de

A escola pública de ensino fundamental de periferia é uma instância onde a circulação de capital econômico e social é restrita e onde a exigência de capital cultural é menor do que em outros níveis e ambientes. Nela travam-se lutas pelo poder e se fazem relações de poder de forma clara e, às vezes, impositiva. Partindo da abordagem teórica de Weber e Bourdieu, este estudo analisa as relações de poder em duas escolas públicas de periferia de Belo Horizonte, em dois momentos: na interação rotineira do dia-a-dia, quando é exercido o poder simbólico e, em determinados momentos, quando a luta por posições de poder ou pela imposição de ideias desvenda o poder, tornando-o manifesto e revelado.

Palavras-chave: Poder. Escola pública ensino fundamental. Administração escolar. Organização da educação.

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Categoria: Sociologia Artigos
Fazer Download agora!O ensino da demografia e a formação de demógrafos no Brasil. Popular Versão: 
Atualização:  15/8/2013
Descrição:
SAWYER, Diana Oya ; FERNANDES, Duval Magalhães

O artigo faz uma descrição das principais atividades de ensino e de formação de demógrafos no Brasil, além de tecer algumas considerações sobre o marco de referência que nortearia a estrutura curricular e os arranjos institucionais. Procura-se mostrar o dinamismo do ensino da demografia no país, que combina várias formas: cursos de sensibilização, de curto prazo; disciplinas em programas de outras áreas de conhecimento; cursos de especialização; e programas de mestrado e doutorado. A Abep teve importante papel na promoção de cooperações interinstitucionais e na disseminação do ensino da demografia para um público amplo, nas diferentes regiões do país. Novas formas de disseminação e descentralização do ensino são sugeridas, através de arranjos institucionais inovadores e/ou fazendo uso de tecnologia de ensino a distância.

Palavras-chave: Ensino. Demografia. Marcos conceituais.

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Categoria: Sociologia Artigos
Fazer Download agora!Discursos do mundo do trabalho nos livros didáticos do ensino médio Popular Versão: 
Atualização:  26/2/2009
Descrição:
DIAS, Rosanne Evangelista ; ABREU, Rozana Gomes de

Neste estudo, focalizamos os discursos sobre o mundo do trabalho nos livros didáticos da área de ciências da coleção De olho no mundo do trabalho (editora Scipione), como parte de uma política curricular para o ensino médio. Entendemos a constituição de políticas curriculares como um processo de negociação complexo que inclui influência, produção e disseminação de textos circulantes que estão sujeitos à recriação contínua no contexto da prática (Ball). Analisamos como os discursos sobre o mundo do trabalho são apropriados e recontextualizados (Bernstein) na elaboração de livros didáticos e quais novos sentidos e significados são produzidos. Identificamos no discurso sobre a formação para o trabalho sentidos e significados que precisam ser refletidos pela comunidade educacional, considerando as relações estabelecidas entre os contextos econômico e educacional que resultam em formas de ensino e aprendizagem que acentuam o caráter de performatividade (Lyotard).

Palavras-chave: Ensino médio. Livro didático. Políticas curriculares. Trabalho.

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Categoria: Sociologia Artigos
Fazer Download agora!Os lugares da sociologia na formação de estudantes do ensino médio: as perspectivas de professores Popular Versão: 
Atualização:  15/8/2013
Descrição:
MOTA, Kelly Cristine Corrêa da Silva

Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa sobre o ensino da sociologia no ensino médio. O objetivo é compreender o lugar do conhecimento sociológico na formação escolar de estudantes desse nível de ensino, a partir de perspectivas de professores de sociologia. Leituras teóricas, leituras de documentos legais e entrevistas com professores indicaram os conhecimentos sociológicos como componentes fundamentais na formação de estudantes cidadãos e críticos. A problematização desse argumento, a partir de uma concepção ampliada de educação, cidadania e crítica apontou que o trabalho docente na área está pautado no pressuposto da escolarização e da precarização política dos jovens para o exercício da cidadania e da crítica. A sociologia ensinada nas escolas, percebida como elemento privilegiado na constituição dessas dimensões, acaba por sublinhar um pretenso despreparo, desinteresse e incapacidade política dos jovens para tal exercício. Além disso, ignora outras práticas e espaços sociais que conduzem o ser humano a uma formação crítica e cidadã.

Palavras-chave: Ensino de Sociologia. Sociologia no ensino médio. Cidadania e crítica.

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Categoria: Sociologia Artigos
Fazer Download agora!Política Cultural e Mercadorização de gêneros de tradição Popular Versão: PDF
Atualização:  22/3/2012
Descrição:
SOUZA, Fernando Antônio Ferreira de

Esta comunicação pretende articular uma reflexão sobre o processo de apropriação e representação da atual produção artístico-musical de tradição oral no Brasil. Processo este que emerge como mecanismo que supre a demanda de inclusão social, políticas públicas, políticas da comunicação de massa e a indústria cultural. Neste sentido, esta comunicação vem reforçar a importância de se discutir a necessidade de estudos relacionados à imagem simbólica, à identidade imaginada, à cultura popular, à mídia regional e global, e ao impacto da globalização no espaço urbano e cotidiano dos artistas populares. Com esse objetivo apresenta-se aqui o caso da apropriação do Coco de Roda como uma proposta de cultura local e sua passagem do âmbito regional para o nacional e o internacional. Especificamente, o propósito é introduzir análise de como e em que dimensão uma cultura popular até então excluída da grande mídia e sistemas de valores sociais se desenvolve para conquistar espaços de relações identitárias e econômicas com a globalização e a mundialização da cultura, e o impacto deste processo sobre a tradição popular. O trabalho discute, através das perspectivas do coquista “Pombo Roxo” - Severino José da Silva –, o consumo e Desenvolvimento da mercantilização do “Coco de Roda na região metropolitana do Recife” como produto cultural regional atualmente inserido na teia global de perspectivas, e o desafio dos atores sociais envolvidos neste processo, na manutenção e interação dessa expressão de tradição popular que oportuniza ações e interesses correlacionados às atividades culturais, profissionais e ascensão social.

Palavras-chave: Política Cultural. Globalização. Coco de Roda.

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Categoria: Sociologia Artigos
Fazer Download agora!Você tem cultura? Popular Versão: PDF
Atualização:  8/5/2013
Descrição:
DaMatta, Roberto

Resumo não informado

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Categoria: Sociologia Artigos
Fazer Download agora!Reificação e utopia na cultura de massa Popular Versão: 
Atualização:  21/9/2010
Descrição:
JAMESON, Fredric

Artigo do pensador norte-americano Fredric Jameson sobre cultura de massa e indústria cultural.

Palavras-chave: Relações culturais. Cultura de massa. Indústria Cultural. Reificação. Alienação. Utopia. Materialismo histórico-dialético.

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Categoria: Sociologia Artigos
Fazer Download agora!Religião, cultura e poder na obra de Gilberto Freyre Popular Versão: pdf
Atualização:  13/11/2013
Descrição:
SOARES, Geraldo Antonio

Na obra de Gilberto Freyre, e em particular em Casa-grande e senzala, percebemos claramente a importância das relações entre religião e cultura na formação da sociedade brasileira. No Brasil se formou uma religiosidade peculiar, muito distante da ortodoxia puritana dos colonizadores da América do Norte e mesmo do catolicismo espanhol no restante da América. Por pressão social ou por contágio, rapidamente se impregnou o escravo da religião católica dominante. Mas os negros tiveram também a oportunidade de conservar formas e acessórios da cultura e do misticismo africano. Para
Freyre, foi um cristianismo doméstico, lírico e festivo que criou, no Brasil, as primeiras ligações espirituais, morais e estéticas entre a família, a sociedade e a cultura. São estas interligações entre religião, cultura e poder que exploramos neste artigo.

Palavras-chave: Religião. Cultura. Gilberto Freyre.

Downloads 11695  11695  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFES  Site http://www.ufes.br
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