Categoria: Sociologia Artigos |
Niilismo Pós-Orgíaco |
Versão: Atualização: 21/8/2013 |
Descrição:
ROSA, Luiz Carlos Mariano da
Tateando as raízes do arcabouço da perspectivação marxista, o artigo em questão, detendo-se inicialmente nas fronteiras da circunscrição do trabalho, empreende uma leitura que pretende pôr em relevo a inter-relação que envolve o movimento do pensamento materialista dialético e o contexto sócio-histórico-cultural, do qual emerge os eixos paradigmáticos de “modos de produção” e “luta de classes”, em suma, que, sustentando a interpretação de uma realidade dita concreta, tanto quanto consequencialmente a proposta da sua (re) construção, embora em nome da violência, reclamam um “metabolismo” que suscite a essência que escapa aos liames epidérmicos da ideologia, tendo em vista o risco que representa a perda de densidade da constitutividade social (como o diagnostica Baudrillard) que, refém do hiper-realismo que caracteriza a vivencialidade pós-moderna, “vomita” qualquer silhueta de consciência, não se inclinando senão para o horizonte daindiferença, como sintomatiza o texto da epígrafe, que justifica, enfim, a recuperação do significadodo marxismo, que Althusser defende e que converge, pois, para o acontecimento que se impõe nafala bourdieusiana: “(...) O que o mundo social fez, o mundo social pode, armado deste saber,desfazer.” (BOURDIEU, Pierre. A Miséria do Mundo. 1993. In CATANI, s/d, p. 81). O título do artigo supõe o caráter emergencial que o referido processo demanda.
Palavras-chave: Trabalho. Materialismo. Histórico. Violência. Sociedade. Hiper-realidade. Social. Marxismo.
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Categoria: Sociologia Artigos |
Neoliberalismo e a crise nos movimentos sociais |
Versão: pdf Atualização: 21/8/2013 |
Descrição:
LIMANSKI, Tiago
O artigo contempla uma discussão pertinente a dinâmica dos movimentos sociais frente aos impasses do movimento de desregulamentação impulsionado com o advento do ideário neoliberal.
O autor aborda conceitos e práticas neoliberais dentro da globalização, expõe relações destas com a tendência de fragmentação das lutas sociais em que não existe um sentido claro do coletivo, mas determinações pontuais; movimentos feministas, pelo meio ambiente, dos afrodescendentes. "Estes novos entendimentos não somente adulteram a gênese que permeia a articulação da classe expropriada, como também seu produto final, ou seja, as perspectivas quanto ao processo de mudança na estrutura social que por via de reforma conciliam os interesses opostos em um processo ímpar de inserção na estrutura social". Citando Florestam Fernandes, seu contexto e pensamento, o qual afirma que se faz necessário: "uma ação coletiva e simultânea dos indivíduos, tanto em nível de categorias, quanto em nível de classe social", insere a escola nesta problemática. Desmistifica a escola como agente transformador do meio social, ou seja, segundo o autor, não é na escola, mas em direção a escola, que a ruptura social deve se constituir.
Palavras-chave: Escola. Meio social. Estrutura social.
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Categoria: Sociologia Artigos |
Deficiente Auditivo: sua inclusão social e educatica sob o olhar de Norbert Elias |
Versão: Atualização: 21/8/2013 |
Descrição:
FRASSON, Antonio Carlos – UTFPR/PG / CESCAGE – ancafra@gmail.com PIETROCHINSKI, Andréa Ribeiro – SEED/PR - andreapietrochinski@hotmail.com SCHULMEISTER, Clarice – PPGE/CT/UTFPR/PG - claraschul@hotmail.com
A essência da vida dos deficientes auditivos passa por um emaranhado de situações em seus paradigmas sociais e educacionais historicamente constituídos, cujos fatores são evidenciados através de teorias e práticas sociais. Dentro do sistema configuracional da sociedade a dificuldade para o acesso ao saber tem se apresentado como um problema insolúvel para os sujeitos surdos. Poucos deficientes auditivos participavam dos espaços sociais educativos nos quais se criavam e transmitiam conhecimentos. Considerados como doentes e incapazes, eles sempre estiveram em situação de desvantagem, ocupando no imaginário coletivo a posição de alvo de caridade e de assistência social, e não de cidadãos com direitos e deveres. Ao assim constatar, objetiva-se com este trabalho analisar as relações, no que diz respeito às questões sociais educacionais, que ocultam a hegemonia de uma classe social sobre a outra no tocante ao sistema educacional voltado para atender os deficientes auditivos.
Palavras-chave: Deficientes auditivos. Cidadania. Norbert Elias. Inclusão social. Direitos.
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Categoria: Sociologia Artigos |
Breves indicações para o ensino de teoria sociológica hoje |
Versão: Atualização: 21/8/2013 |
Descrição:
LIEDKE, Élida Rubini
O artigo busca argumentar sinteticamente acerca da relevância dos estudos em teoria sociológica, considerada em termos de modelos interpretativos, os quais remetem às relações entre sujeito e objeto, assim como às conexões de sentido entre temas e problemas de ordem micro e macrossocietárias. Propõe-se a considerar cinco conjuntos de aspectos como forma de construção de referências para a análise das diversas abordagens teóricas, quais sejam: culturais, psicosociais, psicanalíticos, político-econômicos e de relações de poder. Ao final, o artigo apresenta dois diagramas ilustrativos das teorias sociológicas clássicas e contemporâneas, considerado o período de 1830 ao momento atual.
Palavras-chave: Teoria sociológica. Teorias sociológicas contemporâneas. Teorias sociológicas clássicas. Relações micro e macrossocietárias. Modelos interpretativos. Narrativas.
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