Categoria: Sociologia Artigos |
A democracia, face política da globalização? |
Versão: PDF Atualização: 23/3/2012 |
Descrição:
SOUSA, Fernando de
Neste artigo se visa analisar os novos desafios à democracia, em um contexto de acentuada globalização, com o fim da Guerra Fria e a ascensão de uma nova ordem mundial. Assim, faz-se necessário uma redefinição da trajetória conceitual tanto da democracia, como da globalização, visto que ambas assumem distintos conceitos e focos nas diferentes épocas e contextos. Busca-se, ainda, a análise e o questionamento dos processos atuais de profundas alterações do cenário internacional, tais como o fenômeno da globalização da democracia e a democratização da globalização.
Palavras-chave: Democracia. Globalização. Multilateralismo. Ordem Mundial.
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703 0 bytes Scielo http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_pdf&pid=S0034-73292006000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=pt |
Categoria: Sociologia Artigos |
Quem é negro, quem é branco: desempenho escolar e classificação racial de alunos |
Versão: Atualização: 15/8/2013 |
Descrição:
CARVALHO, Marília
Baseado em pesquisa desenvolvida junto às turmas de 1ª a 4ª séries de uma escola pública no município de São Paulo, este artigo discute as diferenças entre a classificação racial dos alunos feita pelas professoras ou por eles mesmos. O conceito de raça adotado é o de "raça social", isto é, um constructo social baseado numa idéia biológica errônea, mas eficaz na manutenção de privilégios. Conclui que o fato de a desigualdade de desempenho escolar entre brancos e negros na escola estudada ser maior quando se usa a classificação das professoras em lugar da auto-classificação decorre tanto de as professoras clarearem crianças de melhor desempenho quanto de avaliarem com maior rigor crianças que percebem como negras, principalmente os meninos. Enfatiza ainda que não se trata de acusar as professoras de uma deliberada discriminação racial, mas de perceber como o racismo, presente na sociedade brasileira como um todo, penetra também nas relações escolares.
Palavras-chave: Racismo. Ensino fundamental. Desempenho escolar. Avaliação.
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2227 0 bytes Scielo http://www.scielo.br |
Categoria: Sociologia Artigos |
Augusto Comte e o "Positivismo" Redescobertos |
Versão: PDF Atualização: 22/3/2012 |
Descrição:
LACERDA, Gustavo Biscaia de
Neste ensaio abordamos algumas pesquisas que, nos últimos dez anos ou mais, têm recuperado a obra dofundador do Positivismo, Augusto Comte. Essa recuperação consiste em perceber os trabalhos de Comte emsua inteireza e a partir de sua lógica interna, enfatizando em articular a sua segunda grande obra, o Système de politique positive (1851-1854), e as suas contribuições para a reflexão social e política contem-porânea. A fim de tornar inteligível a novidade dessas novas pesquisas, apresentamos uma das narrativas-padrão a respeito de Comte e do Positivismo – no caso, a partir dos escritos de Anthony Giddens –; além disso, fazemos uma discussão sobre o significado da palavra “Positivismo” e as várias correntes teóricas subsumidas em tal expressão.
Palavras-chave: Positivismo. Augusto Comte. Système de politique positive. Anthony Giddens. Círculo de Viena.
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1105 0 bytes Revista de Sociologia e Política http://www.scribd.com/doc/29208417/Gustavo-Biscaia-de-Lacerda-AUGUSTO-COMTE-E-O-%E2%80%9CPOSITIVISMO |
Categoria: Sociologia Artigos |
Processo civilizador de pessoas com deficiência no Brasil: do colobial amparo à moderna sociedade in |
Versão: PDF Atualização: 15/8/2013 |
Descrição:
CAZINI, Janaina. FRASSON, Antonio Carlos. AVILA de MATOS, Eloiza Aparecida
O fomento de novas tecnologias para o sistema produtivo aliadas ao poder do Estado direciona um novo caminhar para a inclusão de pessoas com deficiência no ambiente produtivo. Caminhar, este repleto, de ideologias e de superioridade de grupos sociais, no qual o poder simbólico do Estado se faz presente. Desta forma, objetiva-se neste artigo analisar a evolução do processo de inclusão de pessoas com deficiência na sociedade brasileira, com abordagem teórica a luz dos estudos de Norbert Elias, em especial, as obras: “Os Estabelecidos e os Outsiders” e da “Sociedade dos Indivíduos”. Mesmo em havendo o aparato legal, questiona-se: O poder emanado pelo Estado Brasileiro e as estratégias da sociedade industrial conduzem para um processo de inclusão social dos portadores com deficiência? A metodologia utilizada caracteriza-se como exploratória com corpus analítico em fontes de papéis. Assim sendo, o presente estudo conduz a uma reflexão sobre a historiografia do indivíduo deficiente imbuído de forças do Estado, tecnológicas e sociais.
Palavras-chave: Sociedade. Inclusão. Pessoas com deficiência
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