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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Ensinando a Química do Efeito Estufa no Ensino Médio: Possibilidades e Limites Popular Versão: 
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SILVA, Cristina Neres da; LOBATO, Anderson Cezar; LAGO, Rochel Montero; CARDEAL, Zenilda de Lourdes; QUADROS, Ana Luiza de

As novas tendências educacionais ressaltam a necessidade de compreensão dos problemas vivenciados pela sociedade em geral e, entre eles, os ambientais. Na disciplina de Química, o efeito estufa é um dos problemas a ser considerado em função da ênfase que os meios de comunicação têm dedicado a ele. Analisamos esse tema em alguns livros didáticos de Ensino Médio e percebemos uma necessidade de tratamento mais aprofundado sobre o fenômeno. Este trabalho procura discutir alguns conceitos envolvidos no efeito estufa e a possibilidade de trabalhá-los em salas de aula do Ensino Médio.

Palavras-chave: Efeito estufa. Ensino de Química. Livro didático.

Downloads 4634  4634  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma QNESC, Vol. X, N° X, XXX 2009.  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Flavonoides: Potenciais agentes terapêuticos para o processo inflamatório Popular Versão: 2009
Atualização:  25/7/2013
Descrição:
COUTINHO, Marcela A. S.; MUZITANO, Michele F.; COSTA, Sônia S.

O processo inflamatório, envolvido em diversas patologias, é uma resposta do organismo frente a uma infecção ou a uma injúria tecidual. Compreende basicamente dois mecanismos de defesa: uma resposta inespecífica (resposta inata), responsável pelas características da região inflamada (vermelhidão, edema, calor, dor e perda de função) e uma resposta imunológica, na qual há produção de anticorpos específicos contra um determinado agente agressor. Nem sempre a resposta inflamatória inicial é suficiente e o processo pode evoluir para um estado de inflamação crônica. Apesar da grande incidência de efeitos colaterais gastroduodenais e cardiovasculares, o uso de anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) é atualmente a principal abordagem terapêutica para as reações inflamatórias. Tal situação estimula a busca por novas moléculas, potencialmente úteis no tratamento da inflamação. A riqueza da flora brasileira, no que diz respeito às plantas empregadas popularmente contra processos inflamatórios, propicia essa busca por novas moléculas bioativas. Dentre as diversas classes de produtos naturais bioativos, os flavonoides - grupo de substâncias polifenólicas - estão em destaque. Os flavonoides são amplamente distribuídos pelo reino vegetal e notáveis por suas diversificadas ações biológicas, dentre elas a capacidade de agir sobre a inflamação e sobre o sistema imunológico - o que lhes confere um enorme potencial farmacológico. Dessa forma, os flavonoides representam uma alternativa promissora frente aos processos inflamatórios. Neste artigo serão abordados diferentes aspectos do processo inflamatório e tratamentos, com especial enfoque na atividade anti-inflamatória de flavonoides. Uma breve avaliação da relação estrutura-atividade é apresentada.

Palavras-chave: Inflamação. Anti-inflamatório. Produtos naturais. Flavonoides. Quercetina.

Downloads 4123  4123  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Virtual Quim. Vol. 1, No. 3, p. 241-256, 2009  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!A seleção de experimentos de química pelo professor e o saber profissional Popular Versão: 
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
ASSIS, Alice; LABURÚ, Carlos Eduardo; SALVADEGO, Wanda Naves Cocco

Neste artigo identificam-se os objetivos que três professores de Química do ensino médio dão para a utilização de experimentos nas aulas, baseados nas categorias Motivacional, Funcional, Instrucional e Epistemológica de Laburú (2005). A categoria Instrucional foi demonstrada pelos três professores, a Motivacional por dois desses professores, enquanto as categorias Epistemológica e Funcional apenas por um deles. Concomitantemente, mostra-se que é possível compreender os motivos para cada professor estar assim classificado, tomando como referência a sua relação com o saber profissional, feita a partir de uma leitura particular do referencial teórico de Charlot (2000). Paralelamente, tenta-se mostrar que a análise do problema do malogro da implementação experimental não se reduz a uma simples interpretação negativa, fundamentada no discurso da falta ou da ausência de algo impeditivo dessa prática de ensino.

Downloads 4107  4107  Tamanho do arquivo 1.96 KB  Plataforma Rbpec, V. 9, N. 1, 2009.  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Uso de tecnologias de informação e comunicação no ensino de química no ensino médio Popular Versão: 2009
Atualização:  7/8/2013
Descrição:
MATHIAS, Gisele Nanini; BISPO, Márcia Léa Pagani; AMARAL, Carmem Lúcia Costa.

VII Enpec - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - Florianópolis, 2009.

Este trabalho apresenta uma pesquisa com utilização de um objeto de aprendizagem sobre estrutura atômica, junto a alunos da 1a série do Ensino Médio, de uma escola pública de Ribeirão Pires, São Paulo. Com o objetivo de investigar a contribuição das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino de Química, os alunos fizeram uso de um objeto de aprendizagem e foram avaliados quanto aos conhecimentos adquiridos antes e após a utilização dessa estratégia. Os resultados observados mostraram a eficiência do uso da TIC como facilitadora do processo ensino e aprendizagem, tanto no que se refere aos conhecimentos adquiridos, quanto à motivação dos alunos. Em uma sociedade na qual é constante a presença da tecnologia, é necessário que ela seja incorporada à Educação, pois pode contribuir de forma significativa a este processo.

Palavras-chave: Tecnologia de Informação e Comunicação. Objeto de Aprendizagem. Ensino de Química.

Downloads 3226  3226  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma VII Enpec - Florianópolis  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!O show da Química: motivando o interesse científico Popular Versão: 
Atualização:  7/4/2008
Descrição:
ARROIO, Agnaldo et al.

A maneira como a Química é abordada nas escolas pode ter contribuído para a difusão de concepções distorcidas dessa ciência, uma vez que os conceitos são apresentados de forma puramente teórica (e, portanto, entediante para a maioria dos alunos), como algo que se deve memorizar e que não se aplica a diferentes aspectos da vida cotidiana. A utilização de experimentos demonstrativos associados à música, que estimulam tanto a percepção visual quanto a auditiva, aliados a uma divulgação da pesquisa científica, abordados de forma bastante simples e didática, são boas ferramentas para a desmistificação da Ciência no Ensino Médio e Fundamental. Desta forma, neste trabalho, alguns experimentos demonstrativos foram apresentados a alunos de Ensino Médio e Superior, juntamente com temas musicais, com o objetivo de avaliar o impacto deste tipo de atividade na divulgação da Química.

Downloads 3025  3025  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Quím. Nova, Fev. 2006, v.29, n.1, p.173-178.  Site http://
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Filmes compostos de gelatina, triacetina, ácido esteárico ou capróico: efeito do pH e da adição de s Popular Versão: 
Atualização:  10/4/2008
Descrição:
DAVANÇO, Taciana; TANADA-PALMU, Patrícia; GROSSO, Carlos

O desenvolvimento de biofilmes tem crescido devido à possibilidade de substituição parcial de materiais plásticos não biodegradáveis. Proteínas e polissacarídeos têm sido utilizados para a produção de filmes com boas propriedades mecânicas.

Palavras-chave: Biofilmes. Gelatina. Ácido capróico. Acido esteárico. SDS (lauril sulfato de sódio). Tween 80.

Downloads 2931  2931  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciênc. Tecnol. Aliment. v.27 n.2, Campinas abr./ju  Site http://
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Pilhas alcalinas: um dispositivo útil para o ensino de Química  Popular Versão: 
Atualização:  10/4/2008
Descrição:
MATSUBARA, Elaine Y.; NERI, Cláudio R.; ROSOLEN, J. Maurício

A maioria dos programas dos cursos de graduação em Química contém pouca informação sobre a conversão de energia química em elétrica e sobre a importância das propriedades físico-químicas dos materiais que compõem estes dispositivos. Nos vários textos didáticos, as baterias e pilhas são utilizadas principalmente para a discussão de reações redox e dos aspectos cinéticos e termodinâmicos associados à passagem de corrente elétrica em circuitos externos.

Palavras-chave: Bateria alcalina, MnO2. Grafite.

Downloads 2903  2903  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Quím. Nova, Ago. 2007, v.30, n.4, p.1020-1025.  Site http://
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!A Química na educação da Princesa Isabel Popular Versão: 
Atualização:  1/6/2010
Descrição:
FILGUEIRAS, Carlos A. L.

Em 15 de outubro de 1827 o Imperador D. Pedro I sancionou uma lei que mandava, em seu artigo primeiro, criar escolas de primeiras letras em todas as cidades, vilas e lugares mais populosos do Império. A mesma lei, no artigo 11, dizia que haverão (sic) escolas de meninas nas cidades e vilas mais populosas, em que os Presidentes em Conselho julgarem necessário este estabelecimento. O parágrafo seguinte delimitava cuidadosamente os limites da educação a ser dada às meninas que a ela tivessem acesso, com exclusão das noções de geometria e limitando a instrução de aritmética só às quatro operações; ensinarão também as prendas que servem à economia doméstica. A educação pública ministrada aos jovens brasileiros, apesar de exígua, ainda era mais limitada quando se tratava das poucas meninas a conseguir acesso aos bancos escolares. Ainda assim, frequentemente os pais tiravam as filhas da escola mal elas aprendiam a costurar, evitando que aprendessem a ler, escrever e contar.

Downloads 2822  2822  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Quím. Nova, Abr. 2004, vol.27, n.2, p.349-355.  Site http://
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Fundamentos e aplicações ambientais dos processos fenton e foto-fenton.  Popular Versão: 
Atualização:  2/8/2013
Descrição:
NOGUEIRA, R. F. P. et al.

O desenvolvimento de novos produtos químicos tem melhorado significativamente a qualidade de vida da população. A importância de seu papel em muitos setores, como agricultura, indústria, transportes e saúde, é inquestionável. No entanto, tem contribuído drasticamente para a contaminação ambiental principalmente devido ao descarte inadequado de substâncias tóxicas como gases, metais pesados, compostos orgânicos entre outros.

Downloads 2763  2763  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Quím. Nova, Abr. 2007, v.30, n.2, p.400-408.  Site http://
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Aplicação de pigmentos de flores no ensino de Química Popular Versão: 
Atualização:  24/7/2013
Descrição:
COUTO, Andréa Boldarini; RAMOS, Luíz Antonio; CAVALHEIRO, Éder Tadeu Gomes

As espécies vegetais, uma vez que não podem se locomover, utilizam-se de artifícios para atrair animais para efetuarem funções tais como a polinização. As flores são utilizadas com esta finalidade, nos vegetais superiores. Por definição botânica as flores são elementos de reprodução de plantas fanerógamas; conjunto de cálice e corola, mais ou menos vistoso, com forma, organização, coloração e demais caracteres extremamente variáveis. A forma, o aroma, o sabor e a coloração de substâncias presentes nas flores são utilizadas para chamar a atenção de mamíferos, insetos e aves.

Downloads 2650  2650  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Quím. Nova, Abr. 1998, v.21, n.2, p.221-227  Site http://
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