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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Ensinando a Química do Efeito Estufa no Ensino Médio: Possibilidades e Limites Popular Versão: 
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SILVA, Cristina Neres da; LOBATO, Anderson Cezar; LAGO, Rochel Montero; CARDEAL, Zenilda de Lourdes; QUADROS, Ana Luiza de

As novas tendências educacionais ressaltam a necessidade de compreensão dos problemas vivenciados pela sociedade em geral e, entre eles, os ambientais. Na disciplina de Química, o efeito estufa é um dos problemas a ser considerado em função da ênfase que os meios de comunicação têm dedicado a ele. Analisamos esse tema em alguns livros didáticos de Ensino Médio e percebemos uma necessidade de tratamento mais aprofundado sobre o fenômeno. Este trabalho procura discutir alguns conceitos envolvidos no efeito estufa e a possibilidade de trabalhá-los em salas de aula do Ensino Médio.

Palavras-chave: Efeito estufa. Ensino de Química. Livro didático.

Downloads 10715  10715  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma QNESC, Vol. X, N° X, XXX 2009.  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Flavonoides: Potenciais agentes terapêuticos para o processo inflamatório Popular Versão: 2009
Atualização:  25/7/2013
Descrição:
COUTINHO, Marcela A. S.; MUZITANO, Michele F.; COSTA, Sônia S.

O processo inflamatório, envolvido em diversas patologias, é uma resposta do organismo frente a uma infecção ou a uma injúria tecidual. Compreende basicamente dois mecanismos de defesa: uma resposta inespecífica (resposta inata), responsável pelas características da região inflamada (vermelhidão, edema, calor, dor e perda de função) e uma resposta imunológica, na qual há produção de anticorpos específicos contra um determinado agente agressor. Nem sempre a resposta inflamatória inicial é suficiente e o processo pode evoluir para um estado de inflamação crônica. Apesar da grande incidência de efeitos colaterais gastroduodenais e cardiovasculares, o uso de anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) é atualmente a principal abordagem terapêutica para as reações inflamatórias. Tal situação estimula a busca por novas moléculas, potencialmente úteis no tratamento da inflamação. A riqueza da flora brasileira, no que diz respeito às plantas empregadas popularmente contra processos inflamatórios, propicia essa busca por novas moléculas bioativas. Dentre as diversas classes de produtos naturais bioativos, os flavonoides - grupo de substâncias polifenólicas - estão em destaque. Os flavonoides são amplamente distribuídos pelo reino vegetal e notáveis por suas diversificadas ações biológicas, dentre elas a capacidade de agir sobre a inflamação e sobre o sistema imunológico - o que lhes confere um enorme potencial farmacológico. Dessa forma, os flavonoides representam uma alternativa promissora frente aos processos inflamatórios. Neste artigo serão abordados diferentes aspectos do processo inflamatório e tratamentos, com especial enfoque na atividade anti-inflamatória de flavonoides. Uma breve avaliação da relação estrutura-atividade é apresentada.

Palavras-chave: Inflamação. Anti-inflamatório. Produtos naturais. Flavonoides. Quercetina.

Downloads 7887  7887  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Virtual Quim. Vol. 1, No. 3, p. 241-256, 2009  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!A seleção de experimentos de química pelo professor e o saber profissional Popular Versão: 
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
ASSIS, Alice; LABURÚ, Carlos Eduardo; SALVADEGO, Wanda Naves Cocco

Neste artigo identificam-se os objetivos que três professores de Química do ensino médio dão para a utilização de experimentos nas aulas, baseados nas categorias Motivacional, Funcional, Instrucional e Epistemológica de Laburú (2005). A categoria Instrucional foi demonstrada pelos três professores, a Motivacional por dois desses professores, enquanto as categorias Epistemológica e Funcional apenas por um deles. Concomitantemente, mostra-se que é possível compreender os motivos para cada professor estar assim classificado, tomando como referência a sua relação com o saber profissional, feita a partir de uma leitura particular do referencial teórico de Charlot (2000). Paralelamente, tenta-se mostrar que a análise do problema do malogro da implementação experimental não se reduz a uma simples interpretação negativa, fundamentada no discurso da falta ou da ausência de algo impeditivo dessa prática de ensino.

Downloads 5591  5591  Tamanho do arquivo 1.96 KB  Plataforma Rbpec, V. 9, N. 1, 2009.  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Controvérsias Construtivistas Popular Versão: 
Atualização:  17/12/2012
Descrição:
LABURÚ, Carlos Eduardo Laburú; CARVALHO, Marcelo de; BATISTA, Irinéa de Lourdes

Neste trabalho apresentamos uma coletânea de análises divergentes que dizem respeito aos fundamentos epistemológicos, ontológicos e pedagógicos disseminados pelo pensamento construtivista, envolvido diretamente com a educação científica. Para evidenciar tais divergências, partimos da premissa máxima do construtivismo de que o aprendiz, através de um ativo envolvimento, é o construtor ou o arquiteto do seu próprio conhecimento. Diante dessa afirmação, alguns autores questionam o fato de que o conhecimento passa a ser algo que existe somente na mente dos seres cognitivos, onde ele é construído; e também, a concepção de que o reino natural não é preexistente mas, antes, é construído pelas nossas indagações, ficando o seu papel na construção do conhecimento científico, relegado a uma irrelevância. Busca-se, igualmente, ponderar a atuação do professor entre uma conotação construtivista mediadora e negociadora e um enfoque voltado ao instruir e a ensinar de forma mais direta.

Palavras-chave: Conhecimento Científico. Educação Científica.

Downloads 4484  4484  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad.Cat.Ens.Fís., v. 18, n. 2: p. 152-181, ago. 20  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Uso de tecnologias de informação e comunicação no ensino de química no ensino médio Popular Versão: 2009
Atualização:  7/8/2013
Descrição:
MATHIAS, Gisele Nanini; BISPO, Márcia Léa Pagani; AMARAL, Carmem Lúcia Costa.

VII Enpec - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - Florianópolis, 2009.

Este trabalho apresenta uma pesquisa com utilização de um objeto de aprendizagem sobre estrutura atômica, junto a alunos da 1a série do Ensino Médio, de uma escola pública de Ribeirão Pires, São Paulo. Com o objetivo de investigar a contribuição das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino de Química, os alunos fizeram uso de um objeto de aprendizagem e foram avaliados quanto aos conhecimentos adquiridos antes e após a utilização dessa estratégia. Os resultados observados mostraram a eficiência do uso da TIC como facilitadora do processo ensino e aprendizagem, tanto no que se refere aos conhecimentos adquiridos, quanto à motivação dos alunos. Em uma sociedade na qual é constante a presença da tecnologia, é necessário que ela seja incorporada à Educação, pois pode contribuir de forma significativa a este processo.

Palavras-chave: Tecnologia de Informação e Comunicação. Objeto de Aprendizagem. Ensino de Química.

Downloads 3903  3903  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma VII Enpec - Florianópolis  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!O que é uma Gordura Trans? Popular Versão: 
Atualização:  7/8/2013
Descrição:
MERÇON, Fábio

Os principais componentes dos óleos e das gorduras são os triacilgliceróis, moléculas formadas a partir do glicerol e de ácidos graxos, que podem ser saturados ou insaturados. Apesar de termodinamicamente menos estáveis, os ácidos graxos cis ocorrem predominantemente na natureza, devido à estereoespecificidade das enzimas que atuam na biossíntese de lipídios. Durante o processo de hidrogenação parcial de óleos vegetais, ocorre a reação de isomerização com formação dos ácidos graxos trans (gordura trans). A ingestão excessiva de ácidos graxos trans acarreta malefícios à saúde, principalmente devido à alteração dos níveis de colesterol no organismo. Assim, não é recomendada a ingestão de alimentos contendo ácidos graxos trans. A abordagem desse tema em sala de aula possibilita a promoção de um ensino crítico, contextualizado e interdisciplinar.

Palavras-chave: Ácido graxo trans. Gordura trans. Isomeria cis-trans.

Downloads 3816  3816  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma QNESC. Vol. 32, N° 2, mai. 2010.  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Fundamentos e aplicações ambientais dos processos fenton e foto-fenton.  Popular Versão: 
Atualização:  2/8/2013
Descrição:
NOGUEIRA, R. F. P. et al.

O desenvolvimento de novos produtos químicos tem melhorado significativamente a qualidade de vida da população. A importância de seu papel em muitos setores, como agricultura, indústria, transportes e saúde, é inquestionável. No entanto, tem contribuído drasticamente para a contaminação ambiental principalmente devido ao descarte inadequado de substâncias tóxicas como gases, metais pesados, compostos orgânicos entre outros.

Downloads 3450  3450  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Quím. Nova, Abr. 2007, v.30, n.2, p.400-408.  Site http://
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!A História da Síntese de Elementos Transurânicos e Extensão da Tabela Periódica Numa Perspectiva Fle Popular Versão: 2009
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
FLÔR, Cristhiane Cunha

Neste trabalho, alguns aspectos da epistemologia de Ludwik Fleck são empregados na leitura de episódios históricos envolvendo a síntese de elementos transurânicos e consequente alteração da Tabela Periódica. Particularmente, é analisado como ocorreu a comunicação das ideias e produções científicas naquele contexto, à luz dos conceitos fleckianos de coletivos de pensamento, circulação intracoletiva e intercoletiva de ideias e círculos esotérico e exotérico do conhecimento.

Palavras-chave: Epistemologia de Ludwik Fleck. Elementos transurânicos.

Downloads 3411  3411  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Qnesc, V. X, N. X, XXX, 2009.  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!O show da Química: motivando o interesse científico Popular Versão: 
Atualização:  7/4/2008
Descrição:
ARROIO, Agnaldo et al.

A maneira como a Química é abordada nas escolas pode ter contribuído para a difusão de concepções distorcidas dessa ciência, uma vez que os conceitos são apresentados de forma puramente teórica (e, portanto, entediante para a maioria dos alunos), como algo que se deve memorizar e que não se aplica a diferentes aspectos da vida cotidiana. A utilização de experimentos demonstrativos associados à música, que estimulam tanto a percepção visual quanto a auditiva, aliados a uma divulgação da pesquisa científica, abordados de forma bastante simples e didática, são boas ferramentas para a desmistificação da Ciência no Ensino Médio e Fundamental. Desta forma, neste trabalho, alguns experimentos demonstrativos foram apresentados a alunos de Ensino Médio e Superior, juntamente com temas musicais, com o objetivo de avaliar o impacto deste tipo de atividade na divulgação da Química.

Downloads 3389  3389  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Quím. Nova, Fev. 2006, v.29, n.1, p.173-178.  Site http://
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Estudo físico-químico do carbonato de cálcio obtido a partir da casca de ovo Popular Versão: 
Atualização:  10/4/2008
Descrição:
MURAKAMI, Fabio Seigi; RODRIGUES, Patrik Oening; CAMPOS, Célia Maria Teixeira de; SILVA, Marcos Antônio Segatto

O carbonato de cálcio é um excipiente farmacêutico amplamente utilizado como diluente em formas farmacêuticas sólidas. Também é utilizado para auxiliar na dissolução de comprimidos dispersíveis, como base para preparações dentais e medicinais e como aditivos em suplementos alimentares. A casca de ovo é rica em sais minerais, principalmente o carbonato de cálcio que corresponde a 94% da casca. As indústrias de ovos produzem grande quantidade de casca e seu destino final é um desafio em termos ambientais. Este trabalho teve como objetivo avaliar as propriedades físico-químicas do carbonato de cálcio obtido a partir da casca de ovo. Os resultados demonstraram que o carbonato de cálcio obtido pode ser uma alternativa como excipiente farmacêutico.

Palavras-chave: Análise térmica. Difração de Raios-x. Casca de ovo. Carbonato de cálcio.

Downloads 3258  3258  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciênc. Tecnol. Aliment. v.27, n.3, Campinas, jul./  Site http://
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