Educadores

Ínicio : Química : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Título (A a Z)

Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Desenvolvimento sustentável e Química Verde Popular Versão: 
Atualização:  27/8/2010
Descrição:
SILVA, Flavia Martins da; LACERDA, Paulo Sérgio Bergo de; JONES Junior Joel

Este artigo apresenta uma breve discussão sobre a Agenda 21 e o papel da química verde na busca do desenvolvimento sustentável. São apresentados os 12 princípios da química verde e também vários exemplos de reações e/ou novos procedimentos experimentais desenvolvidos recentemente que se enquadram dentro da filosofia da química verde.

Downloads 2402  2402  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Quim. Nova, V. 28, N. 1, 103-110, 2005.  Site http://
Avaliação: 7.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Diferentes Olhares Acerca da Transposição Didática Popular Versão: 2011
Atualização:  24/7/2013
Descrição:
NEVES, Késia Caroline Ramires.

O presente artigo trata do conceito de transposição didática, tomando como referência a obra de Yves Chevallard, La transposición didáctica: del saber sabio al saber enseñado (2005). Comparamos as abordagens constantes em vários trabalhos, entre teses, dissertações e artigos, e discutimos os múltiplos olhares acerca do processo de transposição didática. Elas mostram que não estão bem definidas as conceituações apresentadas, dando margem a dubiedade e discussões. Algumas diferenças advêm das particulares áreas de conhecimento dos autores, distintas da matemática, outras são inerentes à sedimentação das ideias constantes em Chevallard (2005), obra que serviu de referência bibliográfica para a maioria dos trabalhos estudados.

Palavras-chave: Transposição didática. Transposição didática interna. Transposição didática externa.

Downloads 502  502  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V16(1), pp. 103-115, 2011  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Diferentes Olhares Acerca dos Conhecimentos Necessários na Formação Inicial do Professor de Química Popular Versão: 2012
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
FARIAS, Sidilene Aquino de; FERREIRA, Luiz Henrique

Este estudo investigou diferentes entendimentos sobre as necessidades educacionais de um professor de Química, relacionados com o "conhecer" e o "know-how".
Verificou-se a convergência e divergência de percepções de estudantes do ensino médio a partir de que ponto a literatura e a legislação em educação. A pesquisa foi realizada em cinco estados do norte do Brasil. Os resultados mostram o pouco diálogo entre as instituições formadoras e escolas secundárias, uma vez que os diferentes entendimentos sobre as necessidades de formação vão em direções opostas.

Palavras-chave: Conhecimento Pedagógico. Formação Inicial. Necessidades Formativas.

Downloads 376  376  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Quim. Nova, Vol. 35, No. 4  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Discursos Curriculares na Disciplina Escolar Química Popular Versão: 2005
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
LOPES, Alice Casimiro Lopes

Neste artigo, é defendido que a disciplina escolar é um híbrido de discursos curriculares. Para argumentar em favor dessa idéia, é analisado como textos na área de ensino de Química influenciam nas políticas de currículo, hibridizando discursos oficiais e outros discursos curriculares. São articuladas as discussões teóricas de Ball, sobre políticas de currículo, de Goodson, sobre disciplinas escolares, de Bernstein, sobre recontextualização, e de Canclini, sobre hibridismo.

Palavras-chave: Disciplina Escolar. Ensino de Química. Hibridismo. Políticas de Currículo.

Downloads 433  433  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Educação, v. 11, n. 2  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Educação Alimentar: Uma Proposta de Redução do Consumo de Aditivos Alimentares Popular Versão: 2012
Atualização:  19/2/2013
Descrição:
ALBUQUERQUE, Miriane V.; SANTOS, Silvânio A.; CERQUEIRA, Nely T. V.; SILVA, José A.

Apresenta a reeducação alimentar por meio da redução do consumo de alimentos aditivados. A metodologia foi desenvolvida em cinco etapas: a) aplicação de dois questionários; b) discussão do tema em sala; c) análise dos rótulos; d) lanches coletivos; e e) mostra de conhecimentos. Os alimentos mais consumidos: frituras, massas, refrigerantes e biscoitos. Os aditivos identificados pertencem às classes dos aromatizantes, conservantes, acidulantes e edulcorantes. Os alunos tentaram mudar os seus hábitos alimentares por intermédio da inclusão de alimentos saudáveis e essa iniciativa foi transmitida à comunidade na Mostra de Conhecimentos. As atividades neste trabalho permitiram observar que os aditivos mais prejudiciais à saúde são os conservantes nitritos presentes nos defumados e nas carnes enlatadas que, consumidos em demasia, causam câncer. Tal conhecimento possibilitou a tentativa de mudança dos estudantes de hábitos alimentares adquiridos em família, escola, mídia e pelo ritmo de vida.

Palavras-chave: Aditivos alimentares. Reeducação alimentar. Saúde

Downloads 803  803  Tamanho do arquivo 3.17 KB  Plataforma QNEes, Vol. 34, N° 2, p. 51-57, MAIO 2012  Site http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_2/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Educação Ambiental em uma Abordagem Interdisciplinar e Contextualizada por meio das Disciplinas Quím Popular Versão: 2010
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
RUA, Emílio R.; SOUZA, Paulo Sérgio Alves de.

Apresentamos neste trabalho o relato de um projeto interdisciplinar que envolveu as disciplinas Química e Estudos Regionais do curso Técnico em Administração de Empresas. A Baía de Guanabara foi o pano de fundo para que os alunos, a partir da realidade de um ecossistema ambientalmente degradado, discutissem as causas e possíveis soluções de curto, médio e longo prazos para o equacionamento do problema. Essa abordagem permitiu, por meio do diálogo entre conceitos das duas disciplinas, a difusão da educação ambiental entre os alunos, bem como o desenvolvimento de uma sensibilidade socioambiental, indispensável a um futuro Técnico em Administração de Empresas.

Palavras-chave: Educação Ambiental. Contextualização. Interdisciplinaridade.

Downloads 503  503  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Qnesc, Vol. 32, N° 2 , MAIO 2010.  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Educação Ambiental, Sustentabilidade e Ciência: o papel da mídia na difusão de conhecimentos cientí Popular Versão: 2011
Atualização:  24/7/2013
Descrição:
SULAIMAN, Samia Nascimento.

São problemas de ordem ambiental: aquecimento global, mudanças climáticas, escassez de recursos naturais, resíduo. Em resposta, têm sido gerados novos saberes no campo da ciência, tecnologia e educação chamada ambiental de modo a se proporem alternativas para que o homem possa relacionar-se com o ambiente de maneira sustentável, e a mídia tem contribuído sobremaneira na veiculação desses conhecimentos. Na imprensa escrita, revistas e jornais têm criado seções, suplementos, cadernos tematizando educação e meio ambiente. Produzida pela revista Carta Capital, desde 2006, a revista Carta na Escola busca difundir “atualidades em sala de aula”, e de setembro de 2007 a agosto de 2008 publicou a série “Sustentabilidade na Escola”, com dez artigos relacionando sustentabilidade, ciência e educação. A partir do referencial teórico-metodológico da análise dialógica do discurso, este artigo analisa o discurso da sustentabilidade baseado na difusão de conhecimentos científicos, proposto nessa série, e sua limitação enquanto estratégia de educação ambiental.

Palavras-chave: Sustentabilidade. Ciência. Educação ambiental. Mídia. Informação.

Downloads 455  455  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Educação, v. 17, n. 3, p. 645-662, 2011  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Educação Ambiental: reflexões sobre a prática de um grupo de professores de química Popular Versão: 2011
Atualização:  24/7/2013
Descrição:
LEITE, Rosana FranzeN; RODRIGUES, Maria Aparecida.

Neste artigo, discutimos alguns aspectos da prática pedagógica de professores de química, com relação à Educação Ambiental no Ensino Médio. Participaram da pesquisa 13 professores de química do Ensino Médio de um município do estado do Paraná (Brasil), que responderam a uma entrevista semiestruturada. Dos discursos analisados, emergiram: as características da Educação Ambiental que esses professores procuram desenvolver em suas aulas; os objetivos de se abordarem as questões ambientais; experiências vivenciadas com a temática ambiental, e conteúdos que, na visão dos entrevistados, possibilitam relacionar conceitos químicos ao meio ambiente. Em boa parte das respostas, identifica-se uma concepção conservadora de Educação Ambiental, refletindo a maneira ainda tímida por meio da qual o professor trabalha essa temática.

Palavras-chave: Ensino Médio. Educação Ambiental. Prática pedagógica.

Downloads 429  429  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Educação, v. 17, n. 1, p. 145-161, 2011  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Educação pela Pesquisa como Modo, Tempo e Espaço de Qualificação da Formação de Professores de Ciênc Popular Versão: 2002
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
GALIAZZI, Maria do Carmo, MORAES, Roque

O presente artigo propõe-se a reunir argumentos em favor do educar pela pesquisa como modo, tempo e espaço de formação docente. Iniciando-se por apresentar alguns princípios que fundamentam o educar pela pesquisa, mostra-se sempre com exemplificações práticas, como esses podem ser implementados pelo uso de um ciclo de pesquisa constituído por questionamento, argumentação e validação. Procurase mostrar também como esse encaminhamento da formação de professores possibilita uma educação com qualidade formal e política. Conclui-se o texto com alguns argumentos que sustentam que o educar pela pesquisa possibilita superar algumas limitações históricas dos cursos de formação de professores.

Palavras-chave: Educar pela Pesquisa. Formação de Professores de Ciências.

Downloads 377  377  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Educação, v. 8, n. 2  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!El Modelo Semicuántico de Bohr en los Libros de Texto Popular Versão: 2010
Atualização:  24/7/2013
Descrição:
RAMÍREZ, Jorge Eliécer Moreno; BADILLO, Rómulo Gallego; MIRANDA, Royman Pérez.

La didáctica de las ciencias naturales está cuestionando la transposición de los modelos científicos en modelos didácticos. Otras investigaciones muestran que el conocimiento científico convertido en conocimiento escolar produce deformaciones de la actividad científica y la simplificación de modelos, contribuyendo con la actitud negativa de los estudiantes hacia las ciencias y al fracaso escolar reportado por algunos estudios. Se pregunta si el modelo atómico de Bohr que se muestra en los textos se corresponde histórica y epistemológicamente con las actividades científicas y cuáles son las posibles deformaciones que de ésta se hace cuando se muestra el modelo en los libros. Los resultados de la investigación muestran una clara diferencia entre la propuesta de Bohr (1913) y la transposición del modelo, lo que invita a una reflexión profunda acerca de la confiabilidad que pueden tener los textos utilizados para la enseñanza de la ciencia química.

Palabras clave: Transposición didáctica. Textos. Confiabilidad. Historia de la Ciencia.

Downloads 415  415  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Educação, v. 16, n. 3, p. 611-629, 2010  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 (9) 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 »