Categoria: Química Artigos |
SOS Mogi-Guaçu: Contribuições de um Estudo de Caso para a Educação Química no Nível Médio |
Versão: 2011 Atualização: 24/10/2011 |
Descrição:
SILVA, Osmair Benedito da; OLIVEIRA, Jane Raquel Silva de; QUEIROZ, Salete Linhares. SOS Mogi-Guaçu: Contribuições de um Estudo de Caso para a Educação Química no Nível Médio. Qnesc, Vol. 33, N° 3, AGOSTO 2011.
Este artigo descreve a aplicação do estudo de caso intitulado SOS Mogi-Guaçu em uma turma de química do ensino médio. As atividades didáticas favoreceram a busca e a análise de informações relacionadas à poluição de ambientes aquáticos, à reflexão sobre as prováveis causas de problemas reais, à tomada de decisão e à sugestão de possíveis soluções para o caso por parte dos alunos. Na percepção destes, a proposta também desenvolveu a capacidade de investigar e solucionar problemas, de realizar trabalhos em grupo e de comunicação oral. Portanto, tais atividades, pautadas na metodologia de estudo de casos, mostraram-se potencialmente capazes de atender às novas demandas formativas para a educação básica.
Palavras-chave: Método estudo de casos. Educação química. Aabordagem sociocientífica.
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473 0 bytes Qnesc, Vol. 33, N° 3, AGOSTO 2011 |
Categoria: Química Artigos |
O Despertar da Radioatividade ao Alvorecer do Século XX |
Versão: 2011 Atualização: 6/8/2013 |
Descrição:
LIMA, Rodrigo da Silva; PIMENTEL, Luiz Cláudio Ferreira; AFONSO, Júlio Carlos. O Despertar da Radioatividade ao Alvorecer do Século XX. Qnesc, Vol. 33, N° 2, MAIO 2011.
Este trabalho apresenta um resumo do impacto da radioatividade na vida cotidiana no início do século XX. O rádio foi considerado uma fantástica fonte de energia e de cura de doenças, tendo papel central no início da história da radioatividade. Muitos produtos com radioatividade adicionada e práticas médicas a envolvendo foram lançados. Decorridos cerca de 30 anos após a descoberta da radioatividade, a visão do ser humano acerca desta já era bastante diferente daquela do início do século XX.
Palavras-chave: Radioatividade. Rádio. Produtos com radioatividade adicionada.
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1084 0 bytes Qnesc, Vol. 33, N° 2, MAIO 2011 |
Categoria: Química Artigos |
A Matriz de Referência do Enem 2009 e o Desafio de Recriar o Currículo de Química na Educação Básica |
Versão: 2011 Atualização: 24/7/2013 |
Descrição:
MACENO, Nicole Glock; RITTER-PEREIRA, Jaqueline; MALDANER, Otavio Aloisio; GUIMARÃES, Orliney Maciel. A Matriz de Referência do Enem 2009 e o Desafio de Recriar o Currículo de Química na Educação Básica. Qnesc, Vol. 33, N. 3, AGOSTO 2011.
A proposição de matrizes vem sendo recorrentes no Brasil a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Brasil, 1996) a fim de induzir a reorganização curricular na educação básica, preconizando os princípios de interdisciplinaridade e de contextualização para o desenvolvimento cognitivo dos alunos. Nesse contexto, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) emerge como possibilidade de contemplar tais princípios e vem ganhando legitimidade no contexto escolar e na formação de professores. No presente texto, analisou-se o que é preconizado para o ensino na Matriz de Referência do Enem 2009 (Brasil, 2009a), especificamente na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e nos objetos de conhecimento, no qual foram identificadas contradições entre o que defende tal Matriz em relação ao seu anexo, podendo induzir às interpretações equivocadas, resgatar um tipo de ensino já em fase de superação e inviabilizar a inovação educacional na educação básica.
Palavras-chave: Enem. Currículo. Matriz de Referência.
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656 0 bytes Qnesc, Vol. 33, N. 3, AGOSTO 2011 |
Categoria: Química Artigos |
Alfabetização Científico-Tecnológica. Para quê? |
Versão: Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
AULER, Décio; DELIZOICOV, Demétrio.
A Alfabetização Científico-Tecnológica (ACT), cada vez mais, tem sido postulada enquanto dimensão fundamental numa dinâmica social crescentemente relacionada ao desenvolvimento científico-tecnológico. Contudo, o rótulo ACT abarca um espectro bastante amplo de significados. Os objetivos balizadores são diversos e difusos. Neste trabalho, discute-se ACT segundo duas perspectivas, denominadas de reducionista e ampliada. A reducionista, em nossa análise, desconsidera a existência de construções subjacentes à produção do conhecimento científico-tecnológico, tal como aquela que leva a uma concepção de neutralidade da Ciência-Tecnologia. Relacionamos a esta compreensão de neutralidade os denominados mitos: superioridade do modelo de decisões tecnocráticas, perspectiva salvacionista da Ciência-Tecnologia e o determinismo tecnológico. A perspectiva ampliada, proposta neste trabalho, busca a compreensão das interações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), associando o ensino de conceitos à problematização desses mitos.
Palavras chave: Alfabetização Científico-Tecnológica, Ciência-Tecnologia-Sociedade.
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567 0 bytes ENSAIO - Volume 03 / Número 1 – Jun. 2001 |
Categoria: Química Artigos |
Análise Textual Discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces |
Versão: Atualização: 10/5/2012 |
Descrição:
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo
O artigo, resultado de pesquisa qualitativa de dissertações e relatos de mestres que utilizaram a análise textual discursiva como ferramenta analítica, descreve a análise textual discursiva como procedimento de pesquisa que permite quatro reconstruções concomitantes: 1. do entendimento de ciência e de seus caminhos de produção; 2. do objeto da pesquisa e de sua compreensão; 3. da competência de produção escrita; 4. do sujeito pesquisador. Argumenta-se que a análise textual discursiva cria espaços de reconstrução, envolvendo-se nisto diversificados elementos, especialmente a compreensão da produção de significados sobre os fenômenos investigados e a transformação do pesquisador.
Palavras-chave: Análise textual discursiva. Paradigma emergente. Autoria.
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590 0 bytes Ciência & Educação, v. 12, n. 1, p. 117-128, 2006 http:// |
Categoria: Química Artigos |
Aprendizagem Cooperativa e Ensino de Química – parceria que dá certo |
Versão: Atualização: 10/5/2012 |
Descrição:
BARBOSA, Rejane Martins Novais; JÓFILI, Zélia Maria Soares
Os métodos de aprendizagem cooperativa são importantes não só na facilitação do processo ensino-aprendizagem, mas também na formação profissional, preparando cidadãos mais aptos para os trabalhos em equipe e mais comprometidos com os valores sociais e os princípios da solidariedade. Este estudo propõe-se a investigar a influência dos métodos cooperativos no desenvolvimento de atitudes cooperativas entre estudantes do ensino fundamental e superior, com vistas tanto a aprendizagens significativas de química quanto ao desenvolvimento de atitudes éticas relacionadas à essa ciência. Após analisar duas perspectivas teóricas que subsidiam os métodos cooperativos – desenvolvimentista e motivacional –, reforçamos a importância da existência dessa diversidade de perspectivas para permitir um amplo leque de alternativas aos professores. Recomendamos também a utilização combinada de métodos, de forma a contemplar tanto o desenvolvimento cognitivo, quanto a formação ética do cidadão.
Palavras -chave: Aprendizagem cooperativa. Ensino de Química.
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521 0 bytes Ciência & Educação, v. 10, n. 1, p. 55-61, 2004 http:// |
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