Educadores

Ínicio : Química : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do mais para o menos procurado)

Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Aula de Química e Surdez: sobre Interações Pedagógicas Mediadas pela Visão Popular Versão: 2011
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
PEREIRA, Lidiane de L. S.; BENITE, Claudio R. Machado; BENITE, Anna M. Canavarro.

Pautados em bases sócio-históricas e culturais, apresentamos uma investigação com elementos de uma pesquisa participante que objetivou estabelecer o diálogo com a cultura surda na aula de química. Nossos resultados permitiram fazer uma proposição, tendo em vista redirecionar a prática pedagógica, admitindo a visão como alicerce da ação mediada.

Palavras-chave: Surdez. Ensino de química. Mediação pedagógica. Recursos visuais.

Downloads 671  671  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Qnesc, Vol. 33, N° 1, fev. 2011  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Algo Aqui Não Cheira Bem... A Química do Mau Cheiro Popular Versão: 2011
Atualização:  24/7/2013
Descrição:
SILVA, Vitor de Almeida; BENITE, Anna Maria Canavarro; SOARES, Márlon Herbert Flora Barbosa

O presente trabalho busca explorar o universo dos odores como uma forma de oferecer aos professores de ciências uma nova maneira de contextualizar alguns temas da química, explorando, para isso, o sistema olfativo. Culturalmente, associamos o mau cheiro a situações que nos alertam perigo ou a fenômenos que exigem grande cautela. Geralmente essas sensações de estresse psicológico fazem com que o nosso cérebro memorize o odor que está associado a tais situações. Ao relembrar do odor, lembramo-nos do momento vivido e procuramos evitá-lo novamente. É exatamente esse processo de significância que o odor atribui a um momento de estresse ou perigo que o artigo explora que auxiliará na abordagem de conteúdos de ciências. Por meio do olfato, espera-se desenvolver melhor o campo dos modelos mentais pela sensação que o odor é capaz de provocar, desmistificando a ideia de que os experimentos visuais são o tipo que mais apresentam significância aos experimentos de ciências.

Palavras-chave: Mau cheiro. Sistema olfativo. Ensino de química.

Downloads 658  658  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Qnesc, Vol. 33, N. 1, fev. 2011  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!A usabilidade de Carbópolis, um software livre para a educação ambiental Popular Versão: 2004
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
GUTERRES, Juliano de Oliveira; EICHLER, Marcelo Leandro; DEL PINO, José Cláudio Del Pino

Concluída a implementação computacional de Carbópolis, foram desenvolvidas atividades de avaliação da usabilidade do software
em diferentes realidades de escola. Nesse sentido, foram realizados cursos de divulgação do software para professores de escolas públicas e privadas. Posteriormente, foram acompanhadas as transposições realizadas pelos professores. Neste artigo, mostraremos e discutiremos a diversidade contextual e as diferentes propostas de trabalho observadas com o uso do software Carbópolis.

Palavras-chave: Software educacional. Educação ambiental. Formação de professores.

Downloads 646  646  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Tecnologia Educacional, ANO XXXI, N.163/166, 2003/  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!A pesquisa na formação inicial de professores de Química: abordando o tema drogas no ensino médio Popular Versão: 2006
Atualização:  24/7/2013
Descrição:
ECHEVERRÍA, Agustina Rosa; et. al.

Neste artigo são apresentados e discutidos os resultados de um trabalho de investigação, realizado por alunos da licenciatura, que se iniciou nas aulas de Didática e Prática de Ensino de Química da Universidade Federal de Goiás (UFG) e se desenvolveu no Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências - NUPEC da UFG. Duas questões são centrais neste trabalho: a importância da pesquisa na formação inicial de professores de Química e a necessidade de que os conteúdos abordados na sala de aula sejam significativos para os alunos. O tema discutido foi “drogas” e a pesquisa desenvolvida junto a alunos do Ensino Médio de uma escola estadual.

Palavras-chave: Formação inicial. Ensino contextualizado. Drogas na escola.

Downloads 633  633  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Qnesc, n. 24, nov. 2006.  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Formação continuada de professores de Química Popular Versão: 
Atualização:  25/7/2013
Descrição:
LIMA, Maria Emília C. C.

Traz o relato de uma experiência de educação continuada desenvolvida junto aos professores e professoras de Química do nível médio, com a intenção de problematizar a validade e o alcance dessa modalidade de formação na construção de uma nova prática pedagógica para o Ensino de Química.

Palavras-chave: Formação continuada. Professor de química. Ensino de química.

Downloads 622  622  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma QNEsc, N. 4, Novembro, 1996.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!A Matriz de Referência do Enem 2009 e o Desafio de Recriar o Currículo de Química na Educação Básica Popular Versão: 2011
Atualização:  24/7/2013
Descrição:
MACENO, Nicole Glock; RITTER-PEREIRA, Jaqueline; MALDANER, Otavio Aloisio; GUIMARÃES, Orliney Maciel. A Matriz de Referência do Enem 2009 e o Desafio de Recriar o Currículo de Química na Educação Básica. Qnesc, Vol. 33, N. 3, AGOSTO 2011.

A proposição de matrizes vem sendo recorrentes no Brasil a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Brasil, 1996) a fim de induzir a reorganização curricular na educação básica, preconizando os princípios de interdisciplinaridade e de contextualização para o desenvolvimento cognitivo dos alunos. Nesse contexto, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) emerge como possibilidade de contemplar tais princípios e vem ganhando legitimidade no contexto escolar e na formação de professores. No presente texto, analisou-se o que é preconizado para o ensino na Matriz de Referência do Enem 2009 (Brasil, 2009a), especificamente na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e nos objetos de conhecimento, no qual foram identificadas contradições entre o que defende tal Matriz em relação ao seu anexo, podendo induzir às interpretações equivocadas, resgatar um tipo de ensino já em fase de superação e inviabilizar a inovação educacional na educação básica.

Palavras-chave: Enem. Currículo. Matriz de Referência.

Downloads 622  622  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Qnesc, Vol. 33, N. 3, AGOSTO 2011  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Ensino Experimental de Química: Uma Abordagem Investigativa Contextualizada Popular Versão: 2010
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
FERREIRA, Luiz Henrique; HARTWIG, Dácio Rodney; OLIVEIRA, Ricardo Castro de.

Neste trabalho, apresentamos resultados obtidos a partir de uma atividade experimental de Química desenvolvida por meio da abordagem investigativa. Os alunos receberam um texto envolvendo uma contextualização e um problema que somente poderia ser resolvido experimentalmente, na completa ausência de qualquer roteiro previamente fornecido. A resolução deveria ser desenvolvida por meio do conteúdo conceitual e procedimental correspondentes, que foram explicados e discutidos antes do experimento. Os alunos trabalharam em pequenos grupos que deveriam propor um procedimento experimental para resolver o problema. Ao término do experimento, redigiram individualmente um relatório com os seguintes itens: título, objetivo, material, procedimento experimental, resultados e discussão e conclusão.

Palavras-chave: Ensino. Atividade experimental. Abordagem investigativa.

Downloads 622  622  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Qnesc, Vol. 32, N° 2 , MAIO 2010.  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Nanotecnologia e Ensino de Química: Promovendo Educação Científica no Sertão do Pajeú Popular Versão: 2011
Atualização:  2/8/2013
Descrição:
CÂMARA, M. S. C. da et al. Nanotecnologia e Ensino de Química: Promovendo Educação Científica no Sertão do Pajeú. 34a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Florianópolis - SC, 23 a 26 de maio de 2011.

O objetivo do trabalho foi proporcionar aos alunos do primeiro ano do ensino médio da escola estadual Cornélio Soares, situada na cidade de Serra Talhada-PE, uma abordagem sobre a Nanociência e Nanotecnologia e a relação desse tema com conteúdos trabalhados na disciplina de química na perspectiva de promover a educação científica.

Palavras Chave: Nanociência. Nanotecnologia. Aplicação no ensino médio. Química.

Downloads 618  618  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma 34ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Quími  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Visões de Contextualização de Professores de Química na Elaboração de seus Próprios Materiais Didáti Popular Versão: 2010
Atualização:  6/9/2013
Descrição:
SILVA, Erivanildo Lopes da; MARCONDES, Maria Eunice Ribeiro

Este trabalho procurou investigar, numa ação de formação continuada, os entendimentos a respeito da contextualização no ensino de Química de um grupo de professores antes, durante e após discussões e reflexões de outros enfoques de contextualização, e como estas se refletiriam no planejamento de seus materiais instrucionais. A investigação foi realizada por meio de questionários abertos, atividades, relatos gravados em vídeo, análise de documentos e entrevistas semi-estruturadas. Para análise, foram elaboradas quatro perspectivas de contextualização. Os resultados mostraram ampliação das concepções dos professores, que caracterizavam, inicialmente, a contextualização como simples exemplificação e descrição de fatos e passaram a compreender ideias mais elaboradas como a abordagem de questões sociais. Contudo os dados mostraram que a maioria das unidades didáticas elaboradas não refletia elementos da ampliação dessas ideias.

Palavras-chave: Contextualização. Ensino de Química. Formação Continuada de Professores.

Downloads 611  611  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Ensaio, v.12, n.01, jan-abr  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Freire e Vygotsky: um diálogo com pesquisas e sua contribuição na educação em ciências Popular Versão: 
Atualização:  2/8/2013
Descrição:
GEHLEN, Simoni Tormöhlen; MALDANER, Otavio Aloisio; DELIZOICOV, Demétrio. Freire e Vygotsky: um diálogo com pesquisas e sua contribuição na educação em ciências. Pro-Posições, Campinas, v. 21, n. 1, Apr. 2010 .

O presente estudo constitui-se numa revisão de trabalhos que tomam como objeto de pesquisa as interlocuções entre o pensamento de Freire e Vygotsky na educação escolar, com o objetivo de explicitar os principais elementos explorados nessas articulações. Metodologicamente, a pesquisa compreende uma revisão em atas de eventos da área de Educação e Educação em Ciências e, mediante o emprego da Análise Textual Discursiva, examina as seguintes articulações entre as ideias de Freire e Vygotsky: linguagem, concepção de conhecimento e mediação. Sinaliza-se que os estudos identificados não dão a devida atenção à problematização, categoria fundamental em Freire, assim como pouco exploram a significação conceitual baseada em Vygotsky. Essas categorias podem contribuir no envolvimento e no nível de aprendizagem dos estudantes da Educação Básica, para as mudanças necessárias no Ensino de Ciências.

Palavras-chave: Freire e Vygotsky. Ensino de Ciências. Problematização. Significação conceitual.

Downloads 608  608  Tamanho do arquivo 1.96 KB  Plataforma Pro-Posições, Campinas, v. 21, n. 1, Apr. 2010  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 (9) 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 »