Categoria: Química Artigos |
Concepções sobre Currículo de Formadores de Professores: O Curso de Licenciatura em Química do Insti  |
Versão: 2011 Atualização: 5/9/2013 |
Descrição:
MASSENA, Elisa Prestes; MONTEIRO, Ana Maria Ferreira da Costa
Neste artigo, discutimos as concepções de currículo de formadores de professores do curso de Química do Instituto de Química e da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Entendemos que o currículo resulta de uma construção social, por isso, temos a intenção de compreender como acontece a constituição do currículo do curso, com base em documentos e entrevistas com os sujeitos da pesquisa. O estudo mostrou que houve uma competição dos concursos por status, recursos e territórios entre o Instituto de Química e da Faculdade de Educação, quando o curso foi criado, assim como houve concursos internos na criação das disciplinas, dependendo do departamento de origem dos professores.
Palavras-chave: Curso de Licenciatura em Química. Professores. História do Currículo.
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365 0 bytes Quim. Nova, Vol. 34, No. 8 |
Categoria: Química Artigos |
Contribuições ao Debate sobre a Pesquisa do Professor da Educação Básica  |
Versão: 2010 Atualização: 5/9/2013 |
Descrição:
LÜDKE, Menga; CRUZ, Giseli Barreto da
Neste texto discutimos sobre a pesquisa do professor da educação básica, tal como avaliada por experientes pesquisadores da universidade. É a terceira etapa de um programa de investigação sobre as relações entre o professor e a pesquisa. Pedimos a 12 membros de comitês avaliadores (CNPq, CAPES, FAPERJ, FAPESP, etc.) que examinassem uma seleção de trabalhos feitos por professores e nos dissessem as razões pelas quais os consideram ou não como pesquisas. A partir da análise dos julgamentos emitidos pelos avaliadores, nosso estudo chegou a constatações teóricas e práticas interessantes para o debate sobre limites e possibilidades de pesquisas feitas por professores, de modo especial no que se refere ao rigor esperado de toda pesquisa.
PALAVRAS-CHAVE: Pesquisa. Professor da educação básica. Avaliação.
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1198 0 bytes Form. Doc., v. 03, n. 03, p. 86-107, ago./deZ |
Categoria: Química Artigos |
Contribuições de Freire e Vygotsky no contexto de propostas curriculares para a Educação em Ciências  |
Versão: 2008 Atualização: 10/5/2012 |
Descrição:
GEHLENL, Simoni Tormöhlen; AUTH, Milton Antonio; AULER, Décio
Este trabalho tem como base duas propostas curriculares para a Educação em Ciências – abordagem temática e situação de estudo -, balizadas, respectivamente, nos pressupostos do educador brasileiro Paulo Freire e do psicólogo russo Lev S. Vygotsky. Essas organizações curriculares, metodologicamente configuradas em dois estudos de caso, foram estruturadas e desenvolvidas na disciplina de Ciências Naturais, no Ensino Fundamental. Os registros, bem como as reflexões, foram subsidiados por dois instrumentos metodológicos: a) diário do professor e b) produções dos alunos. Dentre as questões destacadas sinaliza-se que algumas concepções desses autores se complementam, a exemplo da problematização (em Freire) e da significação conceitual (em Vygotsky). Essa complementaridade pode enriquecer ambas as propostas, a ponto de potencializar novas/diferenciadas organizações curriculares para a Educação em Ciências, na qual é central a relação entre aspectos político-pedagógicos e conceituais.
Palavras-chave: Educação em Ciências. Problematização. Significação Conceitual. Complementaridade entre Freire e Vygotsky.
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512 0 bytes Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, |
Categoria: Química Artigos |
Controvérsias Construtivistas  |
Versão: Atualização: 17/12/2012 |
Descrição:
LABURÚ, Carlos Eduardo Laburú; CARVALHO, Marcelo de; BATISTA, Irinéa de Lourdes
Neste trabalho apresentamos uma coletânea de análises divergentes que dizem respeito aos fundamentos epistemológicos, ontológicos e pedagógicos disseminados pelo pensamento construtivista, envolvido diretamente com a educação científica. Para evidenciar tais divergências, partimos da premissa máxima do construtivismo de que o aprendiz, através de um ativo envolvimento, é o construtor ou o arquiteto do seu próprio conhecimento. Diante dessa afirmação, alguns autores questionam o fato de que o conhecimento passa a ser algo que existe somente na mente dos seres cognitivos, onde ele é construído; e também, a concepção de que o reino natural não é preexistente mas, antes, é construído pelas nossas indagações, ficando o seu papel na construção do conhecimento científico, relegado a uma irrelevância. Busca-se, igualmente, ponderar a atuação do professor entre uma conotação construtivista mediadora e negociadora e um enfoque voltado ao instruir e a ensinar de forma mais direta.
Palavras-chave: Conhecimento Científico. Educação Científica.
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4422 0 bytes Cad.Cat.Ens.Fís., v. 18, n. 2: p. 152-181, ago. 20 |
Categoria: Química Artigos |
De Olho nos Rótulos: Compreendendo a Unidade Caloria.  |
Versão: 2013 Atualização: 4/12/2013 |
Descrição:
O texto busca facilitar a leitura e a compreensão de rótulos em relação à unidade caloria, instigando o consumidor a uma análise crítica do que é oferecido para o consumo. Assim, procura-se estudar e investigar a questão calórica dos alimentos, uma vez que os rótulos de inúmeros produtos alimentícios são confusos quanto à unidade caloria, apresentando, às vezes, dados contraditórios. Neste artigo, apresenta-se o que é caloria, incluindo considerações referentes a termos, que, freqüentemente, são empregados erroneamente por grande parte da industria alimentícia.
Palavra-chave: Caloria. Rótulos. Alimentos Industrializados.
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461 5.59 KB QNEsc, N° 21, MAIO 2005 http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc21/v21a02.pdf |
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