Categoria: Química Artigos |
O Desenvolvimento Profissional da Docência na Formação de Professores Face a Utilização das Tecnolog |
Versão: 2009 Atualização: 5/9/2013 |
Descrição:
PICONEZ, Stela C. Bertholo; FILATRO, Andrea Cristina
Neste artigo, descrevemos as contribuições das abordagens de Design Instrucional e do Learning Design para a organização do trabalho pedagógico no STEA – Sistema Transversal Ensino-Aprendizagem que emprega recursos tecnológicos na educação apoiado pelos dados de pesquisa qualitativa e perspectivas teórico-descritivas, em um estudo de caso brasileiro. A abordagem pedagógica na qual o sistema está baseado permeia, em toda sua documentação e práxis: as teorias socioconstrutivistas de Piaget e Vygotsky, os estudos de Ausubel sobre organização dos conceitos prévios da aprendizagem significativa, a concepção de autonomia e liberdade de Paulo Freire, a tipologia conceitual dos conteúdos procedimentais e atitudinais de Zabala bem como a perspectiva andragógica de Knowles que fundamentam a tomada de decisões durante o processo de ensino. Contempla todos os processos de design instrucional - desde planejamento, concepção, implementação, execução e avaliação até a formação e avaliação contínua dos docentes em serviço. Confronta as etapas teórico-práticas do projeto com a abordagem de organização do trabalho pedagógico realizado em um sistema nacional de ensino-aprendizagem, ancorado em bases pedagógicas explícitas, elaborado através de duas décadas de investigação e de práxis. O estudo também inclui material didático produção e ações complementares de investigação acadêmica, contextualizada. Como resultado apresenta as reflexões sobre o projeto de aprendizagem, seus benefícios e desafios e suas contribuições para a inovação no campo da tecnologia educacional. O STEA foi construído de acordo com um modelo pedagógico cuja delimitação conceitual abraça objetivos, organização de conteúdos e metodologias relacionada a diferentes domínios do conhecimento. A elaboração desse modelo atende as necessidades educativas especiais de duas comunidades com características distintas de aprendizagem: a dos jovens e adultos em curso de ensino médio e a formação em ação de estagiários das licenciaturas.
Palavras-chave: Formação Educadores-estagiários. Design Instrucional. Design da Aprendizagem. Organização do Trabalho Pedagógico. Ambiente Virtual de Aprendizagem.
|
367 0 bytes ETD – Educação Temática Digital, Campinas, v.10, n |
Categoria: Química Artigos |
Análise de Obstáculos Epistemológicos em Livros Didáticos de Química do Ensino Médio do PNLD 2012 |
Versão: 2012 Atualização: 5/9/2013 |
Descrição:
STADLER, J. P.; SOUSA JÚNIOR, F. S.; GEBARA, M. J. F.; HUSSEIN, F. R. G. S.
Tendo em vista a grande importância dos livros didáticos no cotidiano da prática docente, esse artigo visa avaliar quatro livros indicados pelo PNLD 2012 quanto à presença dos obstáculos epistemológicos estudados por Bachelard, uma vez que esses não são analisados pelos examinadores do PNLD e podem gerar dificuldades de aprendizagem durante o processo de ensino. A análise foi feita considerando a obra como um todo e, então, pode-se perceber que todos os livros apresentaram obstáculos, em sua maioria verbal, cuja causa foi atribuída à tentativa de simplificar termos científicos ou abstratos. Por outro lado nenhum texto apresentou o obstáculo animista, o que pode indicar maior preocupação com a inserção da linguagem científica no cotidiano escolar.
Palavras-Chave: Livro Didático. PNLD 2012. Bachelard. Epistemológico. Obstáculo.
|
538 0 bytes HOLOS, Ano 28, Vol 2 |
Categoria: Química Artigos |
Concepções e ações de formadores de professores de Química sobre o estágio supervisionado: propostas |
Versão: 2008 Atualização: 5/9/2013 |
Descrição:
SILVA, Rejane Maria Ghisolfi da; SCHNETZLER, Roseli P.
O objetivo deste trabalho é investigar ações e concepções dos professores sobre as práticas de ensino pré-serviço em química. Neste sentido, leva em conta vários referenciais teóricos preocupados com a formação de professores, que baseiam na análise qualitativa de 18 entrevistas com 14 professores brasileiros e quatro portugueses. Os resultados revelam que as práticas de ensino pré-serviço em química foram realizadas longe de uma abordagem técnica, mostrando uma ruptura paradigmática e apresentando outra lógica relacionada com a formação de professores de química, que melhoraram a compreensão das práticas reais dos professores, já que estas foram moldadas por fatores complexos e fatores não pré-estabelecidos.
Palavras-chave: Pré-serviço em ensino de química. Formação inicial de professores. Ações e concepções de docentes.
|
382 0 bytes Quim. Nova, Vol. 31, No. 8, |
Categoria: Química Artigos |
Nanotecnologia, um tema para o ensino médio utilizando a abordagem CTSA |
Versão: 2012 Atualização: 6/8/2013 |
Descrição:
REBELLO, G. A. F. et al. Nanotecnologia, um tema para o ensino médio utilizando a abordagem CTSA. Qnesc, v. 34, n. 1, p. 3-9, fev., 2012.
O tema nanociência e nanotecnologia foi explorado utilizando-se a abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) em uma turma da 1ª série do ensino médio. Para a execução desse projeto, foi desenvolvido um experimento que envolveu a preparação de nanopartículas magnéticas a partir da reação entre íons Fe(II) e Fe(III) em meio básico, empregando-se como reagentes materiais de uso comercial, bem como a elaboração de um vídeo didático sobre o tema.
Palavras-chave: Nanotecnologia. Nanopartículas magnéticas. CTSA
|
887 0 bytes Qnesc |
Categoria: Química Artigos |
Um Olhar Sobre a História da Química no Brasil |
Versão: 2006 Atualização: 25/10/2011 |
Descrição:
OLIVEIRA, Luiz Henrique Milagres de; CARVALHO, Regina Simplício. Um Olhar Sobre a História da Química no Brasil. Revista Ponto de Vista. Universidade Federal de Viçosa, v. 3, Viçosa, MG, 2006.
São aparesentadas, neste artigo, algumas discussões sobre relações entre Ciência, Cultura e Arte e possíveis contribuições na formação de professores de Química, mais especificamente a partir da poesia António Gedeão, focando dois de seus poemas: Lágrimas de Preta e Lição Sobre a Água.
Palavras-chave: Poesia e Química. Lágrimas de Preta. Lição Sobre a Água.
|
775 0 bytes Revista Ponto de Vista, V. 3 |
|