Categoria: Química Artigos |
La Importancia de la Historia de la Química en la Enseñanza Escolar: análisis del pensamiento y elab |
Versão: 2010 Atualização: 2/8/2013 |
Descrição:
FERNÁNDEZ, Luigi Cuellar; GATICA, Mario Quintanilla; BLANCAFORT, Ainoa Marzàbal.
El reconocimiento de la importancia de incorporar disciplinas metacientíficas en la reflexión sobre la práctica profesional docente es uno de los aspectos en los que se trabaja actualmente en la investigación en Didáctica de las Ciencias. En el presente estudio se analizan diversos factores del pensamiento de un grupo de Profesores en Formación en relación a las implicaciones didácticas de incluir la historia de la Química en las secuencias de enseñanza. En un orden progresivo de autonomía, en la primera fase se valora a nivel teórico, en la segunda se analizan materiales con diferentes enfoques didácticos, y en la tercera fase se crean materiales inéditos. En la cuarta fase se analiza el grado de coherencia en las tres fases anteriores, y se elige una muestra representativa entre los participantes, a los que se entrevista en la quinta fase.
Palabras clave: Historia de la ciencia. Naturaleza de la ciencia. Modelos científicos. Concepciones docentes. Formación docente.
|
444 0 bytes Ciência & Educação, v. 16, n. 2, p. 277-291, 2010 |
Categoria: Química Artigos |
Jogo Discursivo na Apropriação da Linguagem Científica por Alunos de Iniciação Científica em Química |
Versão: 2011 Atualização: 2/8/2013 |
Descrição:
MASSI, Luciana; QUEIROZ, Salete Linhares.
Neste trabalho analisamos discursos ocorridos em laboratórios de pesquisa em Química envolvendo alunos de Iniciação Científica (IC) de uma universidade estadual paulista. Os discursos foram classificados de acordo com a tipologia do discurso, proposta por Eni Orlandi, em: autoritário (polo da paráfrase), polêmico (equilíbrio entre paráfrase e polissemia) e o lúdico (polo da polissemia). Durante um ano os diálogos entre dois alunos de IC e seus orientadores, foram gravados, transcritos e analisados. As análises realizadas indicam que o discurso do tipo autoritário encontrado no início do estudo, foi sendo gradativamente substituído pelos discursos polêmico e lúdico. Este deslocamento aponta para a contribuição da IC no fomento de qualidades importantes como a independência intelectual e o senso crítico dos alunos, além da sua importância no que diz respeito ao aprendizado de conteúdos de Química.
Palavras-chave: Análise do Discurso. Iniciação Científica. Química.
|
487 0 bytes IENCI – V16(1), pp. 35-57, 2011 |
Categoria: Química Artigos |
Histórico da evolução da química medicinal e a importância da lipofilia: de Hipócrates e Galeno a Pa |
Versão: 2009 Atualização: 2/8/2013 |
Descrição:
NOGUEIRA, Luciano J.; MONTANARI, Carlos A.; DONNICI, Claudio L.
O presente artigo, apresentado como mini‐revisão, mostra uma breve introdução sobre a história da Química Medicinal e a importância da influência da lipofilia no desenvolvimento de medicamentos evidenciando, dentre outras, as contribuições de Hipócrates, Galeno, Paracelsus, Overton, Ehrlich e Hansch.
Palavras‐chave: História da química medicinal. Hipócrates. Galeno. Paracelsus. Overton. Hansch. lipofilia.
|
1285 0 bytes Revista Virtual de Química, V. 1, N. 3, jul.-set., |
Categoria: Química Artigos |
Gerenciamentos de resíduos químicos em instituições de ensino e pesquisa |
Versão: Atualização: 2/8/2013 |
Descrição:
GERBASE, Annelise E.; COELHO, Fernando S.; MACHADO, Patrícia F. L.
A Química é uma das ciências básicas que mais benefícios trouxe à humanidade ao longo dos últimos tempos. Com os seus vários segmentos, ela permeia a vida de todas as pessoas que vivem em uma sociedade moderna e de alto grau tecnológico (p. ex., fármacos, materiais especiais, defensivos agrícolas, insumos para vários segmentos industriais, materiais de limpeza, higiene pessoal, beleza, etc.). Infelizmente, esse quadro, como uma moeda, não tem um lado só. O mau uso dessa Ciência tem causado graves problemas à humanidade e vem sendo responsável pela percepção negativa da Química.
|
2782 0 bytes Quím. Nova, Fev., 2005, v.28, n.1, p.3-3. http:// |
Categoria: Química Artigos |
Fundamentos e aplicações ambientais dos processos fenton e foto-fenton. |
Versão: Atualização: 2/8/2013 |
Descrição:
NOGUEIRA, R. F. P. et al.
O desenvolvimento de novos produtos químicos tem melhorado significativamente a qualidade de vida da população. A importância de seu papel em muitos setores, como agricultura, indústria, transportes e saúde, é inquestionável. No entanto, tem contribuído drasticamente para a contaminação ambiental principalmente devido ao descarte inadequado de substâncias tóxicas como gases, metais pesados, compostos orgânicos entre outros.
|
3513 0 bytes Quím. Nova, Abr. 2007, v.30, n.2, p.400-408. http:// |
Categoria: Química Artigos |
Freire e Vygotsky: um diálogo com pesquisas e sua contribuição na educação em ciências |
Versão: Atualização: 2/8/2013 |
Descrição:
GEHLEN, Simoni Tormöhlen; MALDANER, Otavio Aloisio; DELIZOICOV, Demétrio. Freire e Vygotsky: um diálogo com pesquisas e sua contribuição na educação em ciências. Pro-Posições, Campinas, v. 21, n. 1, Apr. 2010 .
O presente estudo constitui-se numa revisão de trabalhos que tomam como objeto de pesquisa as interlocuções entre o pensamento de Freire e Vygotsky na educação escolar, com o objetivo de explicitar os principais elementos explorados nessas articulações. Metodologicamente, a pesquisa compreende uma revisão em atas de eventos da área de Educação e Educação em Ciências e, mediante o emprego da Análise Textual Discursiva, examina as seguintes articulações entre as ideias de Freire e Vygotsky: linguagem, concepção de conhecimento e mediação. Sinaliza-se que os estudos identificados não dão a devida atenção à problematização, categoria fundamental em Freire, assim como pouco exploram a significação conceitual baseada em Vygotsky. Essas categorias podem contribuir no envolvimento e no nível de aprendizagem dos estudantes da Educação Básica, para as mudanças necessárias no Ensino de Ciências.
Palavras-chave: Freire e Vygotsky. Ensino de Ciências. Problematização. Significação conceitual.
|
635 1.96 KB Pro-Posições, Campinas, v. 21, n. 1, Apr. 2010 |
Categoria: Química Artigos |
Formação inicial de Professores de Física e Química sobre a Tecnologia e suas relações Sócio-Científ |
Versão: Atualização: 25/7/2013 |
Descrição:
MARTINS, Isabel P.
Toma-se como ponto de partida a importância da tecnologia no estilo de vida e cultura das sociedades actuais, contribuindo para o seu desenvolvimento, e salientam-se alguns dos desequilíbrios existentes a nível planetário. Defende-se a importância da educação tecnológica, como via de acesso a uma cultura tecnológica, em contexto escolar, de modo a permitir a todos uma literacia científica. Analisa-se o caso português actual sobre a educação tecnológica na escolaridade obrigatória (9 anos). Discute-se a importância da formação de professores para uma adequada integração da dimensão tecnologia no movimento CTS para o ensino das ciências, e apresenta-se o modo como essa dimensão foi introduzida na formação inicial de professores de Física e Química, numa Universidade portuguesa, na disciplina de Didáctica das Ciências. Descreve-se o modelo de trabalho seguido e o impacto dos projectos desenvolvidos, quer nos alunos, quer nas escolas básicas e secundárias onde os jovens professores foram integrados.
Palavras-chave: Tecnologia. Relações Ciência-Tecnologia-Sociedade. Educação em Ciências. Educação tecnológica. Formação inicial de professores.
|
1104 1.96 KB Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, |
|