Categoria: Química Artigos |
Saberes Populares Fazendo-se Saberes Escolares: Um Estudo Envolvendo a Produção Artesanal do Pão  |
Versão: 2011 Atualização: 24/10/2011 |
Descrição:
VENQUIARUTO, Luciana D.; DALLAGO, Rogério M.; VANZETO, Jenifer; DEL PINO, José Claudio. Saberes Populares Fazendo-se Saberes Escolares: Um Estudo Envolvendo a Produção Artesanal do Pão. Qnesc, Vol. 33, N° 3, AGOSTO 2011.
Neste artigo, apresentaremos os resultados de uma pesquisa que investigou os saberes populares relacionados ao preparo artesanal do pão. O presente trabalho foi desenvolvido na tentativa de transformar os saberes populares de um determinado grupo social em saberes que façam parte do currículo escolar. A parte empírica desenvolveu-se a partir de entrevistas semiestruturadas com um grupo de pequenas agricultoras do norte do estado do Rio Grande do Sul, que detém conhecimentos sobre o processo de fabricação do pão. A interlocução com essas informantes possibilitou reflexões acerca desta investigação e estas, por sua vez, propiciaram a construção de atividades experimentais a serem desenvolvidas no âmbito escolar, no caso específico, experimentos envolvendo cinética química e densidade.
Palavras-chave: Saberes populares. Pão. Cinética química. Densidade.
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579 0 bytes Qnesc, Vol. 33, N° 3, AGOSTO 2011 |
Categoria: Química Artigos |
De Olho nos Rótulos: Compreendendo a Unidade Caloria.  |
Versão: 2013 Atualização: 4/12/2013 |
Descrição:
O texto busca facilitar a leitura e a compreensão de rótulos em relação à unidade caloria, instigando o consumidor a uma análise crítica do que é oferecido para o consumo. Assim, procura-se estudar e investigar a questão calórica dos alimentos, uma vez que os rótulos de inúmeros produtos alimentícios são confusos quanto à unidade caloria, apresentando, às vezes, dados contraditórios. Neste artigo, apresenta-se o que é caloria, incluindo considerações referentes a termos, que, freqüentemente, são empregados erroneamente por grande parte da industria alimentícia.
Palavra-chave: Caloria. Rótulos. Alimentos Industrializados.
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585 5.59 KB QNEsc, N° 21, MAIO 2005 http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc21/v21a02.pdf |
Categoria: Química Artigos |
Metodologia de apoio ao processo de aprendizagem via autoria de objetos de aprendizagem por alunos  |
Versão: 2008 Atualização: 2/8/2013 |
Descrição:
SILVA, Juliano Tonezer da Silva; FAGUNDES, Léa da Cruz; BASSO, Marcus Vinicius de Azevedo
Apresenta-se metodologia de apoio ao processo de aprendizagem – nas áreas de Ciências e Matemática do Ensino Médio – via a autoria de objetos de aprendizagem por alunos. Em síntese, o aluno estará em processo de autoria de objetos e poderá produzir ou não, como resultado final desse processo, um objeto educacional que represente computacionalmente seu desejo de aprendizagem. É uma extensão da metodologia de projetos de aprendizagem e está fundamentada na autoria de projetos de aprendizagem e de objetos de aprendizagem por alunos, na adoção de princípios ágeis para esse processo de autoria e em um contexto escolar apoiado nas tecnologias digitais e com foco na aprendizagem.
Palavras-chaves: Projetos de aprendizagem. Objetos de aprendizagem. Software educacional. Ambiente de autoria. Epistemologia genética.
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589 0 bytes CINTED-UFRGS, V. 6, N. 1, Jul., 2008. |
Categoria: Química Artigos |
Diferentes Olhares Acerca da Transposição Didática  |
Versão: 2011 Atualização: 24/7/2013 |
Descrição:
NEVES, Késia Caroline Ramires.
O presente artigo trata do conceito de transposição didática, tomando como referência a obra de Yves Chevallard, La transposición didáctica: del saber sabio al saber enseñado (2005). Comparamos as abordagens constantes em vários trabalhos, entre teses, dissertações e artigos, e discutimos os múltiplos olhares acerca do processo de transposição didática. Elas mostram que não estão bem definidas as conceituações apresentadas, dando margem a dubiedade e discussões. Algumas diferenças advêm das particulares áreas de conhecimento dos autores, distintas da matemática, outras são inerentes à sedimentação das ideias constantes em Chevallard (2005), obra que serviu de referência bibliográfica para a maioria dos trabalhos estudados.
Palavras-chave: Transposição didática. Transposição didática interna. Transposição didática externa.
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594 0 bytes IENCI – V16(1), pp. 103-115, 2011 |
Categoria: Química Artigos |
Contribuições de Freire e Vygotsky no contexto de propostas curriculares para a Educação em Ciências  |
Versão: 2008 Atualização: 10/5/2012 |
Descrição:
GEHLENL, Simoni Tormöhlen; AUTH, Milton Antonio; AULER, Décio
Este trabalho tem como base duas propostas curriculares para a Educação em Ciências – abordagem temática e situação de estudo -, balizadas, respectivamente, nos pressupostos do educador brasileiro Paulo Freire e do psicólogo russo Lev S. Vygotsky. Essas organizações curriculares, metodologicamente configuradas em dois estudos de caso, foram estruturadas e desenvolvidas na disciplina de Ciências Naturais, no Ensino Fundamental. Os registros, bem como as reflexões, foram subsidiados por dois instrumentos metodológicos: a) diário do professor e b) produções dos alunos. Dentre as questões destacadas sinaliza-se que algumas concepções desses autores se complementam, a exemplo da problematização (em Freire) e da significação conceitual (em Vygotsky). Essa complementaridade pode enriquecer ambas as propostas, a ponto de potencializar novas/diferenciadas organizações curriculares para a Educação em Ciências, na qual é central a relação entre aspectos político-pedagógicos e conceituais.
Palavras-chave: Educação em Ciências. Problematização. Significação Conceitual. Complementaridade entre Freire e Vygotsky.
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599 0 bytes Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, |
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