Educadores

Ínicio : Química : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Notas (Do melhor para o pior avaliado)

Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Experimentação mediante vídeos: possibilidades e limitações para a aplicação em aulas de Química Popular Versão: 2010
Atualização:  24/7/2013
Descrição:
SANTOS, Railane Inácio dos; SANTOS, Sabrina Pereira dos; NERES, Mônica de Souza; OLIVEIRA, Ana Carolina Garcia de Oliveira; FRANCISCO JUNIOR, Wilmo Ernesto Francisco Junior. Experimentação mediante vídeos: possibilidades e limitações para a aplicação em aulas de Química. XV Encontro Nacional de Ensino de Química (XV ENEQ) – Brasília, DF, Brasil – 21 a 24 de julho de 2010.

Este trabalho investigou a concepção de licenciandos de distintas Universidades (Universidade Federal de São Carlos e Universidade Federal de Rondônia) sobre o uso de vídeos para a experimentação, debatendo criticamente a experimentação mediante vídeos como possibilidade para determinadas situações de ensino. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários contendo questões de caráter discursivo que solicitavam a comparação da experimentação em tempo real com a experimentação por vídeos. A maioria das concepções dos estudantes foi parecida, estando atreladas à experimentação empirista e a uma visão de ciência linear. Porém, a experimentação por meio de vídeos se mostrou plausível, considerando como aspectos principais para a realização dessa atividade: (i) a falta de laboratório nas escolas, (ii) o perigo que certos experimentos podem apresentar e (iii) a redução de tempo e de custos dos experimentos.

Palavras-Chave: Experimentação. Recurso audiovisual. Ensino de química.

Downloads 2238  2238  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Encontro Nacional de Ensino de Química (XV ENEQ)   Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Química e Desenvolvimento Sustentável Popular Versão: 
Atualização:  10/4/2008
Descrição:
MACHADO, Adélio A. S. C.

Apresenta-se uma reflexão sobre as relações entre a Química e o ambiente ao longo do século XX, que começaram pela Geoquímica e conduziram à Química Verde (QV), e aponta-se a preocupação atual de ligar a Química ao desenvolvimento sustentável (ou Sustentabilidade) – traduzida pela introdução muito recente da Química Verde e Sustentável (QUIVES) ou Química Sustentável (QUISUS). Discutem-se sumariamente as dificuldades de pôr em prática uma Química Industrial compatível com a Sustentabilidade e faz-se algumas reflexões sobre a estratégia de ensino da Química para este fim.

Palavras-chave: Química Verde. Química Verde e Sustentável. Química Sustentável.

Downloads 2584  2584  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Boletim SPQ - Faculdade de Ciências - Porto/PT  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Química Verde, os desafios da Química do novo milênio Popular Versão: 
Atualização:  7/4/2008
Descrição:
PRADO, Alexandre G. S.

Os 12 princípios da química verde são apresentados, juntamente com uma série de exemplos da química verde em ação, com especial ênfase em métodos catalíticos, destacando-se a catálise por sólidos ácidos e básicos, catálise em sistemas bifásicos, fotocatálise e biocatálise.

Downloads 2164  2164  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Quim. Nova, v.26, n.5, pp.738-744, 2003.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Por que Foi Mesmo que a Gente Foi Lá?: Uma Investigação sobre os Objetivos dos Professores ao Visita Popular Versão: 2011
Atualização:  7/8/2013
Descrição:
Por que Foi Mesmo que a Gente Foi Lá?: Uma Investigação sobre os Objetivos dos Professores ao Visitar o Parque da Ciência Newton Freire-Maia WOLINSKI, Alan Eduardo; AIRES, Joanez; GIOPPO, Christiane Gioppo; GUIMARÃES, Orliney.

Este estudo investigou a utilização do Parque da Ciência Newton Freire-Maia, um espaço de divulgação científica na região de Curitiba (PR), por professores e estudantes do ensino médio oriundos de colégios de autarquia estadual e privada. Dois questionários foram aplicados, um para professores e outro para estudantes, após a visita a esse parque com o objetivo de identificar se o professor estabeleceu e explicitou os objetivos para a visita. Os estudantes mostraram dificuldades para entender os objetivos da atividade fora da sala de aula, e isso nos permitiu perceber que há necessidade de mencionar claramente tais objetivos no planejamento por parte dos professores, além de planejar atividades preliminares e posteriores à atividade de forma que haja continuidade do trabalho após a visita no retorno ao ambiente escolar.

Palavras-chave: Centros de ciência. Educação não formal. Alfabetização científica.

Downloads 522  522  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Qnesc, Vol. 33, N° 3, AGOSTO 2011.  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Analisando uma Estratégia de Leitura Baseada na Elaboração de Perguntas e Perguntas com Respostas Popular Versão: 2011
Atualização:  24/7/2013
Descrição:
FRANCISCO JUNIOR, Wilmo Ernesto

O presente estudo descreve uma atividade de leitura desenvolvida com estudantes de graduação em Química, cujo objetivo foi analisar as reflexões produzidas a partir da leitura de três textos sobre experimentação. O estudo foi conduzido com 17 alunos de licenciatura em Química de uma universidade federal. A estratégia de leitura envolveu a produção escrita, sendo o foco de análise as perguntas e as perguntas com respostas elaboradas sobre os textos, bem como a contribuição da socialização desses resultados por meio de discussões e um debate. Tais estratégias mostraram-se férteis para a promoção de reflexões mais aprofundadas e para a produção de novos sentidos sobre a leitura. Vale ainda destacar a importância pedagógica de uma última etapa de escrita, que consiste na (re)criação de textos a partir da leitura.

Palavras-chave: Leitura. Escrita. Artigos científicos.

Downloads 617  617  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V16(1), 161-175, 2011  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Abordagem temática: desafios na educação de jovens e adultos Popular Versão: 2007
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
MUECHEN, Cristiane; AULER, Décio

São apresentados desafios a serem enfrentados no âmbito de intervenções curriculares balizadas por uma aproximação entre pressupostos do educador brasileiro Paulo Freire e referenciais ligados ao denominado movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). No âmbito destas intervenções situa-se o problema investigado: Quais os possíveis desafios a serem enfrentados quando se buscam configurações curriculares que contemplem o enfoque CTS, através da abordagem de problemas de relevância social junto à Educação de Jovens e Adultos (EJA)? Os objetivos da pesquisa são: identificar e discutir posicionamentos de professores da EJA quanto à utilização de temas/problemas de relevância social em suas aulas e identificar e discutir entraves a serem enfrentados nas instituições escolares. Os resultados da pesquisa estão sintetizados em quatro categorias: a) o reducionismo metodológico, b) o trabalho interdisciplinar; c) a suposta resistência dos alunos à abordagem temática e d) o desenvolvimento de temas polêmicos. No presente trabalho, são apresentadas e analisadas as categorias “b” e “c”.

Palavras-chave: Configurações Curriculares. Abordagem Temática. Enfoque CTS. Educação de Jovens e Adultos.

Downloads 591  591  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma RBPEC, V. 7, N. 3, 2007  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Nanotecnologia, um tema para o Ensino Médio utilizando-se a abordagem CTSA Popular Versão: 2010
Atualização:  6/8/2013
Descrição:
REBELLO, G. A. F. et al. Nanotecnologia, um tema para o Ensino Médio utilizando-se a abordagem CTSA – síntese de nanopartículas magnéticas a partir de materiais de baixo custo. XV Encontro Nacional de Ensino de Química (XV ENEQ) – Brasília, DF, Brasil – 21 a 24 de julho de 2010.

As nanopartículas magnéticas possuem várias aplicações industriais e biomédicas. Portanto, esta nova tecnologia cada vez mais presente em nosso dia a dia é um tema de interesse para ser desenvolvido em sala de aula numa abordagem CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente). A proposta deste trabalho foi a síntese de nanopartículas de magnetita.

Downloads 1078  1078  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma XV ENEQ  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Perspectivas de novas metodologias no Ensino de Química Popular Versão: 2012
Atualização:  6/9/2013
Descrição:
LIMA, José Ossian Gadelha de

Este trabalho discute a problemática relacionada ao processo ensino/aprendizagem da disciplina de Química. Observamos que a metodologia utilizada pelo professor de Química do Ensino Médio está em desacordo com as novas tendências pedagógicas. Ainda se desenvolve uma metodologia de memorização e que, muito pouco, relaciona a Química com o cotidiano do aluno. O professor parece não saber estimular e incentivar o aluno a estudar Química, identificando e buscando informações relevantes para o seu aprendizado. Apesar desse ensino tradicional ainda perdurar, novas concepções metodológicas estão trazendo outros olhares sobre o ensino de Química. Isso fez nascer uma nova área de pesquisa: didática da química. Iniciativas até internacionais, como a celebração do Ano Internacional da Química, mostram que esta ciência é indispensável para a compreensão do universo. A partir dessa visão, as novas concepções metodológicas que surgem apontam para um ensino de Química que promete fornecer aos estudantes os mecanismos que lhes possibilite ter outra dimensão dessa ciência.

Palavras-chave: Processo ensino/aprendizagem. Ensino Médio. Disciplina de Química.

Downloads 631  631  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Espaço Acadêmico N. 136, Set.  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Experimentação Problematizadora: Fundamentos Teóricos e Práticos para a Aplicação em Salas de Aula d Popular Versão: 2008
Atualização:  25/7/2013
Descrição:
FRANCISCO JR., Wilmo E.; FERREIRA, Luiz Henrique; HARTWIG, Dácio Rodney. Experimentação Problematizadora: Fundamentos Teóricos e Práticos para a Aplicação em Salas de Aula de Ciências. Qnesc, N. 30, Nov. 2008.

O presente estudo propõe uma abordagem experimental problematizadora calcada na teoria pedagógico-crítica de Paulo Freire. São apresentados fundamentos teóricos da teoria freiriana, os quais sustentam a proposta desenvolvida, e discutidos aspectos teóricos e práticos da experimentação problematizadora, infundidos basicamente pela teoria de Delizoicov, cujo aporte teórico também se baseia em Freire. Ilustrando a proposta, apresentam-se resultados de uma investigação em sala de aula na qual a abordagem experimental norteadora foi a problematização. Os dados mostram que os estudantes são capazes de inferir hipóteses e explicações plausíveis sobre o fenômeno em estudo, mesmo não tendo estudado os conceitos envolvidos. Tais resultados revelam que a experimentação problematizadora promove a apreensão pessoal dos significados, favorecendo o desenvolvimento da curiosidade epistemológica, indispensável para a aprendizagem crítica.

Palavras-chave: Experimentação. Problematização. Paulo Freire.

Downloads 921  921  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Qnesc, N. 30, Nov. 2008  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Vulnerabilidade ambiental e social: estudo de caso em um bairro no município de Sales-SP Popular Versão: 2012
Atualização:  17/12/2012
Descrição:
SILVA, Clélia Aparecida F.; MALAFAIA, Guilherme; VEIGA, Bruno G. A.; CASTRO, André Luis da Silva

O presente estudo suscita discussões sobre a importância da verificação e dos indicadores que fornecem a avaliação da qualidade ambiental em áreas urbanizadas, utilizando estes como um alicerce para o planejamento das cidades e imprescindível para melhorar a qualidade de vida nas cidades.

Palavras-chave: Qualidade ambiental. Meio ambiente urbano. Qualidade de vida. Saneamento ambiental.

Downloads 582  582  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma HOLOS, Ano 28, Vol. 4  Site http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/881
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 (4) 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 »