Categoria: Química Artigos |
Química Verde, os desafios da Química do novo milênio  |
Versão: Atualização: 7/4/2008 |
Descrição:
PRADO, Alexandre G. S.
Os 12 princípios da química verde são apresentados, juntamente com uma série de exemplos da química verde em ação, com especial ênfase em métodos catalíticos, destacando-se a catálise por sólidos ácidos e básicos, catálise em sistemas bifásicos, fotocatálise e biocatálise.
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2188 0 bytes Quim. Nova, v.26, n.5, pp.738-744, 2003. http:// |
Categoria: Química Artigos |
Analogias utilizadas no ensino dos modelos atômicos de Thomson e Bohr: uma análise crítica  |
Versão: Atualização: 24/7/2013 |
Descrição:
SOUZA, Vinícius Catão de Assis; JUSTI, Rosária da Silva; FERREIRA, Poliana Flávia Maia
Considerando a importância do uso de analogias no ensino de ciências, os problemas de aprendizagem dos modelos atômicos relatados na literatura e constatados em nossas pesquisas anteriores, e a lacuna observada na literatura em relação a estudos que investiguem como os alunos realmente entendem as analogias que lhes são apresentadas no processo de ensino, investigamos, nessa pesquisa, como os alunos do Ensino Médio compreendem os modelos atômicos a partir das analogias usadas para apresentá-los e explicá- los. Para limitar o estudo, foram escolhidos apenas os modelos atômicos propostos por J. J. Thomson e Niels Bohr. Tal escolha se justificou pelo fato de analogias (do “pudim de passas” e do “sistema solar”, respectivamente) serem freqüentemente utilizadas na explicação desses dois modelos.
Palavras-chave: Analogias. Ensino de Modelos Atômicos. Ideias de alunos.
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1965 0 bytes IENCI – V11(1), pp. 7-28, 2006 http:// |
Categoria: Química Artigos |
A Bioquímica do Candomblé – Possibilidades Didáticas de Aplicação da Lei Federal 10639/03  |
Versão: 2011 Atualização: 25/7/2013 |
Descrição:
MOREIRA, Patrícia F. S. D; RODRIGUES FILHO, Guimes; FUSCONI, Roberta; JACOBUCCI, Daniela F. C. A Bioquímica do Candomblé – Possibilidades Didáticas de Aplicação da Lei Federal 10639/03. Qnesc, Vol. 33, N. 2, MAIO 2011.
Desde a promulgação da lei federal 10639/03, que determina a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana e afro-brasileira nas escolas, pouco tem sido feito por parte das esferas responsáveis pela educação básica na aplicação dessa lei nas diversas disciplinas, inclusive na Química. A falta de material didático específico e o desconhecimento da maioria dos professores são fatores que dificultam a implementação da lei. A impossibilidade de relação da cultura negra com os conteúdos previstos na educação básica tem sido limitante na eliminação de ideologias, desigualdades e racismo. Como possibilidade para o cumprimento da lei e a divulgação de conhecimentos científicos atrelados à cultura africana e afro-brasileira, focalizamos a bioquímica e o candomblé por se tratar de uma das religiões afro-brasileiras mais difundidas em todo o país. Dentre as várias espécies de plantas utilizadas nos rituais do candomblé, abordaremos a noz-de-cola e suas aplicações na Química em aulas do ensino médio.
Palavras Chave: Candomblé. Lei federal 10639/03. Química. Bioquímica.
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1713 0 bytes Qnesc, Vol. 33, N. 2, MAIO 2011 |
Categoria: Química Artigos |
A Epistemologia de Kuhn  |
Versão: Atualização: 10/5/2012 |
Descrição:
OSTERMANN, Fernanda
Neste trabalho, é apresentada a epistemologia proposta por Kuhn, a partir de alguns conceitos principais de sua teoria: paradigma, ciência normal, revolução científica, incomensurabilidade. O modelo kuhniano encara o desenvolvimento científico como uma sequência de períodos de ciência normal, nos quais a comunidade científica adere a um paradigma. Estes períodos, por sua vez, são interrompidos por revoluções científicas, marcadas por crises/anomalias no paradigma dominante, culminando com sua ruptura. A crise é superada quando surge um novo candidato a paradigma. Ao comparar o antigo e o novo paradigma, Kuhn defende a tese da incomensurabilidade. Algumas implicações de suas ideias para o ensino de Ciências são também discutidas.
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1652 0 bytes Cad.Cat.Ens.Fis., v.13,n3: p.184-196, dez.1996. |
Categoria: Química Artigos |
Afinal, o que é Nanociência e Nanotecnologia?  |
Versão: Atualização: 24/7/2013 |
Descrição:
SILVA, S. L. Abreu; VIANA, M. M.; MOHALLEM, N. D. S. Afinal, o que é Nanociência e Nanotecnologia? Uma Abordagem para o Ensino Médio. Qnesc, V. 31, n. 3, p. 172-178, ago. 2009.
A partir da história de Rita, mostramos as dúvidas mais frequentes de alunos e discutimos alguns conceitos básicos sobre nanociência e nanotecnologia. Ela tem visto e ouvido muita informação sobre nanociência, nanotecnologia e nanopartículas. Essas palavras estão sendo amplamente divulgadas e, estão se tornando mais frequentes no seu dia a dia. Ela quer descobrir o significado e a origem desses termos, como a Ciência está tratando do mundo nanométrico e se os nanomateriais são nocivos à saúde. Enfim, ela quer, diante de suas dúvidas, aprender sobre esses conceitos e, assim, se posicionar de uma forma consciente sobre o tema.
Palavras-chave: Nanopartículas. Nanociência e Nanotecnologia.
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