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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Química Verde, os desafios da Química do novo milênio Popular Versão: 
Atualização:  7/4/2008
Descrição:
PRADO, Alexandre G. S.

Os 12 princípios da química verde são apresentados, juntamente com uma série de exemplos da química verde em ação, com especial ênfase em métodos catalíticos, destacando-se a catálise por sólidos ácidos e básicos, catálise em sistemas bifásicos, fotocatálise e biocatálise.

Downloads 2112  2112  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Quim. Nova, v.26, n.5, pp.738-744, 2003.  Site http://
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Sintering and crystal phase evaluation at the inteface of hydroxylapatite-zirconia system Popular Versão: 
Atualização:  12/8/2010
Descrição:
SILVA, José Caetano Zurita da

Com uma composição química pré-definida foi sinterizado HAP com Zircônia. A evolução das fases cristalinas durante a sinterização e a interface foram estudadas para esta microestrutura relacionada.

Palavras-chave: Hidroxiapatita (HAP). Zircônia. Sinterização. Difração de raios-x (XRD).

Downloads 1969  1969  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Ponta Grossa  Site http://
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!The Bioglass As Calcium Phosphate-Boron Carbide For Osseous Filling Popular Versão: 
Atualização:  12/8/2010
Descrição:
ZURITA DA SILVA, J.C.

Biocerâmicas, incluíndo vidros e vitro-cerâmicas são frequentemente usados como materiais em implantes usualmente em preenchimento ósseo.Foi preparado um vidro-espuma contendo o composto carbeto de boro, no qual foi investigado a biocompatibilidade do sistema in-vitro.

Palavras-chave: Vidro-espuma. Biocompatibilidade. Preenchimento ósseo. Carbeto de boro.

Downloads 1954  1954  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Proceedings Of The 7th World Biomateriais Congress  Site http://
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Analogias utilizadas no ensino dos modelos atômicos de Thomson e Bohr: uma análise crítica Popular Versão: 
Atualização:  24/7/2013
Descrição:
SOUZA, Vinícius Catão de Assis; JUSTI, Rosária da Silva; FERREIRA, Poliana Flávia Maia

Considerando a importância do uso de analogias no ensino de ciências, os problemas de aprendizagem dos modelos atômicos relatados na literatura e constatados em nossas pesquisas anteriores, e a lacuna observada na literatura em relação a estudos que investiguem como os alunos realmente entendem as analogias que lhes são apresentadas no processo de ensino, investigamos, nessa pesquisa, como os alunos do Ensino Médio compreendem os modelos atômicos a partir das analogias usadas para apresentá-los e explicá- los. Para limitar o estudo, foram escolhidos apenas os modelos atômicos propostos por J. J. Thomson e Niels Bohr. Tal escolha se justificou pelo fato de analogias (do “pudim de passas” e do “sistema solar”, respectivamente) serem freqüentemente utilizadas na explicação desses dois modelos.

Palavras-chave: Analogias. Ensino de Modelos Atômicos. Ideias de alunos.

Downloads 1917  1917  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V11(1), pp. 7-28, 2006  Site http://
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!A Bioquímica do Candomblé – Possibilidades Didáticas de Aplicação da Lei Federal 10639/03 Popular Versão: 2011
Atualização:  25/7/2013
Descrição:
MOREIRA, Patrícia F. S. D; RODRIGUES FILHO, Guimes; FUSCONI, Roberta; JACOBUCCI, Daniela F. C. A Bioquímica do Candomblé – Possibilidades Didáticas de Aplicação da Lei Federal 10639/03. Qnesc, Vol. 33, N. 2, MAIO 2011.

Desde a promulgação da lei federal 10639/03, que determina a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana e afro-brasileira nas escolas, pouco tem sido feito por parte das esferas responsáveis pela educação básica na aplicação dessa lei nas diversas disciplinas, inclusive na Química. A falta de material didático específico e o desconhecimento da maioria dos professores são fatores que dificultam a implementação da lei. A impossibilidade de relação da cultura negra com os conteúdos previstos na educação básica tem sido limitante na eliminação de ideologias, desigualdades e racismo. Como possibilidade para o cumprimento da lei e a divulgação de conhecimentos científicos atrelados à cultura africana e afro-brasileira, focalizamos a bioquímica e o candomblé por se tratar de uma das religiões afro-brasileiras mais difundidas em todo o país. Dentre as várias espécies de plantas utilizadas nos rituais do candomblé, abordaremos a noz-de-cola e suas aplicações na Química em aulas do ensino médio.

Palavras Chave: Candomblé. Lei federal 10639/03. Química. Bioquímica.

Downloads 1626  1626  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Qnesc, Vol. 33, N. 2, MAIO 2011  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!A Epistemologia de Kuhn Popular Versão: 
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
OSTERMANN, Fernanda

Neste trabalho, é apresentada a epistemologia proposta por Kuhn, a partir de alguns conceitos principais de sua teoria: paradigma, ciência normal, revolução científica, incomensurabilidade. O modelo kuhniano encara o desenvolvimento científico como uma sequência de períodos de ciência normal, nos quais a comunidade científica adere a um paradigma. Estes períodos, por sua vez, são interrompidos por revoluções científicas, marcadas por crises/anomalias no paradigma dominante, culminando com sua ruptura. A crise é superada quando surge um novo candidato a paradigma. Ao comparar o antigo e o novo paradigma, Kuhn defende a tese da incomensurabilidade. Algumas implicações de suas ideias para o ensino de Ciências são também discutidas.

Downloads 1601  1601  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad.Cat.Ens.Fis., v.13,n3: p.184-196, dez.1996.  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Os Fulerenos e sua espantosa geometria molecular Popular Versão: 
Atualização:  7/8/2013
Descrição:
ROCHA-FILHO, Romeu C.

Este artigo fala da história e das repercussões da descoberta de novas formas alotrópicas moleculares do carbono, uma delas no formato de uma bola de futebol.

Palavras-chave: Fulerenos. Alótropos do Carbono. Prêmio Nobel.

Downloads 1522  1522  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Qnesc, n° 4, nov. 1996  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Afinal, o que é Nanociência e Nanotecnologia? Popular Versão: 
Atualização:  24/7/2013
Descrição:
SILVA, S. L. Abreu; VIANA, M. M.; MOHALLEM, N. D. S. Afinal, o que é Nanociência e Nanotecnologia? Uma Abordagem para o Ensino Médio. Qnesc, V. 31, n. 3, p. 172-178, ago. 2009.

A partir da história de Rita, mostramos as dúvidas mais frequentes de alunos e discutimos alguns conceitos básicos sobre nanociência e nanotecnologia. Ela tem visto e ouvido muita informação sobre nanociência, nanotecnologia
e nanopartículas. Essas palavras estão sendo amplamente divulgadas e, estão se tornando mais frequentes no seu dia a dia. Ela quer descobrir o significado e a origem desses termos, como a Ciência está tratando do mundo
nanométrico e se os nanomateriais são nocivos à saúde. Enfim, ela quer, diante de suas dúvidas, aprender sobre esses conceitos e, assim, se posicionar de uma forma consciente sobre o tema.

Palavras-chave: Nanopartículas. Nanociência e Nanotecnologia.

Downloads 1382  1382  Tamanho do arquivo 1.96 KB  Plataforma Qnesc  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!A Química do Refrigerante Popular Versão: 
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
LIMA, Ana Carla da Silva; AFONSO, Júlio Carlos Afonso

Este trabalho aborda a produção de refrigerantes, descrevendo a função de cada um de seus componentes. Sua fabricação exige um rigoroso controle, a fim de assegurar a qualidade de um produto destinado ao consumo humano. O refrigerante também se presta para diversas experiências em sala de aula, envolvendo a análise sensorial, a solubilidade de gases em líquidos e as reações em meio ácido.

Palavras-chave: Refrigerante. Gases. Análise sensorial.

Downloads 1297  1297  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Química Nova na Escola  Site http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc31_3/
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!A contextualização do ensino de Química através do livro didático Popular Versão: 2005
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
WARTHA, Edson José Wartha; ALÁRIO, Adelaide Faljoni

Neste trabalho, apresentamos as diferentes concepções acerca do uso do termo “contextualização” identificadas nos livros didáticos de Química do Ensino Médio. A metodologia utilizada nesta análise procura verificar como o conhecimento químico é contextualizado e a maneira como é tratado e desenvolvido nos atuais livros didáticos de Química.

Palavras-chave: Contextualização. Conhecimento químico. Livro didático.

Downloads 1296  1296  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Qnesc, n. 22, nov. 2005.  Site 
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