Categoria: Química Artigos |
Química Verde, os desafios da Química do novo milênio  |
Versão: Atualização: 7/4/2008 |
Descrição:
PRADO, Alexandre G. S.
Os 12 princípios da química verde são apresentados, juntamente com uma série de exemplos da química verde em ação, com especial ênfase em métodos catalíticos, destacando-se a catálise por sólidos ácidos e básicos, catálise em sistemas bifásicos, fotocatálise e biocatálise.
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2206 0 bytes Quim. Nova, v.26, n.5, pp.738-744, 2003. http:// |
Categoria: Química Artigos |
Qualidade da Educação Científica na Voz dos Professores  |
Versão: 2011 Atualização: 7/8/2013 |
Descrição:
REZENDE, Flavia; DUARTE, Márcia Sampaio; SCHWARTZ, Luziane Beyruth; CARVALHO, Roberta Comissanha de
O objetivo desta pesquisa foi investigar os sentidos de qualidade atribuídos por professores do Ensino Médio ao ensino de ciências. O estudo baseia-se em um grupo focal realizado com nove professores das ciências naturais e de matemática de escolas públicas e privadas da cidade do Rio de Janeiro. A análise do discurso dos professores baseou-se na perspectiva sociocultural de Wertsch, que integra os conceitos fundamentais da filosofia da linguagem de Bakhtin. Inventariamos perspectivas de qualidade presentes nos discursos dos professores e seu diálogo com diferentes linguagens sociais. Apesar das diferenças entre contextos educacionais e linguagens sociais usadas pelos professores, percebemos um sentido negativo de qualidade atribuído por todos eles à educação científica. Assim, os professores enunciam o que seria a suposta qualidade por meio do discurso sobre sua falta. Identificamos tensões que problematizam suas perspectivas de qualidade acerca do currículo, do trabalho docente, da aprendizagem, das tecnologias e da legislação educacional.
Palavras-chave: Ensino de ciências. Professores. Análise do discurso. Qualidade de ensino.
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473 0 bytes Ciência & Educação, v. 17, n. 2, p. 269-288, 2011 |
Categoria: Química Artigos |
Produção coletiva e inovação curricular como mediação da formação continuada de professores  |
Versão: 2004 Atualização: 7/8/2013 |
Descrição:
MALDANER, Otavio Aloisio
Sabe-se que os professores da Área de Ciências Naturais e suas Tecnologias, de forma geral, apresentam uma visão de currículo de ensino muito próximo de sua vivência na formação escolar e universitária. Manifestam, em geral, uma grande preocupação com os conteúdos científicos, transmitidos como verdades científicas, e dão pouca atenção ao saber de professor fora dos próprios conteúdos da ciência que ensinam. Isso pode estar ocorrendo porque nas licenciaturas costumam estar presentes duas esferas estanques de formação: uma em que a preocupação é com os conteúdos científicos e outra com os princípios psicopedagógicos. Dessa forma não se dá a mediação para a constituição do saber pedagógico dos conteúdos. Esta é uma nova síntese que pode ser realizada desde que se supere a prática tradicional de formação nas licenciaturas. Constituir os professores no saber pedagógico dos conteúdos é um processo mediado, como todo o processo formativo, em que são importantes as vivências culturais e os princípios teóricos dos mais diferentes campos do conhecimento humano; na interação desses dois níveis de saber acontecem as significações desejadas e um novo nível de conhecimento. A pesquisa realizada até aqui mostra que as interações produzidas na reorganização curricular de Ciências, envolvendo três grupos de sujeitos - professores formadores de universidades, professores de escolas e estudantes das licenciaturas -, permitem a formação continuada de todos, além de produzir material didático-pedagógico de grande valor formativo. O processo é eficaz se tiver continuidade no tempo, contemplar as assimetrias adequadas nas interações, contemplar o objeto de estudo com um bom referencial teórico.
Palavras-chave: Criação curricular. Formação professores. Pesquisa e formação. Histórico-cult.
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618 0 bytes Anped V. 2004. |
Categoria: Química Artigos |
Possibilidades de deformação conceitual nos livros didáticos de Química brasileiros: o conceito de  |
Versão: 2009 Atualização: 5/9/2013 |
Descrição:
TAVARES, Leandro Henrique Wesolowski
Os livros didáticos de Química brasileiros acabam sendo determinantes no processo de ensino-aprendizagem, exercendo influência quanto as concepções de Ciências e de conhecimento científico construídas pelos estudantes. Assim, esse trabalho investigou como os livros didáticos de Química do Brasil vêm trabalhando com o conceito de substância. A análise, discussão e sistematização das informações seguiram determinações qualitativas de pesquisa e técnicas de análise de conteúdo. Constatamos que os livros, em geral, pouco exploram a perspectiva histórica. Assim, acreditamos que os livros didáticos devem considerar as contribuições da História da Ciência na abordagem dos conceitos químicos, constituindo-se em um enfoque de ensino significativo à aprendizagem ao mostrar as transições do conhecimento científico, possibilitando uma aprendizagem mais rica, complexa e significativa aos estudantes.
Palavras-chave: Livros Didáticos. Substância. História da Ciência.
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472 0 bytes Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias V |
Categoria: Química Artigos |
Por que Foi Mesmo que a Gente Foi Lá?: Uma Investigação sobre os Objetivos dos Professores ao Visita  |
Versão: 2011 Atualização: 7/8/2013 |
Descrição:
Por que Foi Mesmo que a Gente Foi Lá?: Uma Investigação sobre os Objetivos dos Professores ao Visitar o Parque da Ciência Newton Freire-Maia WOLINSKI, Alan Eduardo; AIRES, Joanez; GIOPPO, Christiane Gioppo; GUIMARÃES, Orliney.
Este estudo investigou a utilização do Parque da Ciência Newton Freire-Maia, um espaço de divulgação científica na região de Curitiba (PR), por professores e estudantes do ensino médio oriundos de colégios de autarquia estadual e privada. Dois questionários foram aplicados, um para professores e outro para estudantes, após a visita a esse parque com o objetivo de identificar se o professor estabeleceu e explicitou os objetivos para a visita. Os estudantes mostraram dificuldades para entender os objetivos da atividade fora da sala de aula, e isso nos permitiu perceber que há necessidade de mencionar claramente tais objetivos no planejamento por parte dos professores, além de planejar atividades preliminares e posteriores à atividade de forma que haja continuidade do trabalho após a visita no retorno ao ambiente escolar.
Palavras-chave: Centros de ciência. Educação não formal. Alfabetização científica.
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548 0 bytes Qnesc, Vol. 33, N° 3, AGOSTO 2011. |
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