Categoria: Química Artigos |
A Pesquisa Educacional como Atividade Curricular na Formação de Licenciandos de Química |
Versão: 2011 Atualização: 24/7/2013 |
Descrição:
SANGIOGO, Fábio André; ROSA, Simone Albrecht da; MALDANER, Otavio Aloísio.
O artigo reflete sobre a atividade de pesquisa educacional desenvolvida no componente curricular Pesquisa em Ensino de Química II, um dos componentes de iniciação à pesquisa educacional no curso de Química-Licenciatura da UNIJUÍ. Licenciandos, por meio de questionário respondido por acadêmicos de Química e da terceira série do Ensino Médio, identificaram diferentes níveis de significação envolvendo conceitos científicos fundamentais na compreensão das transformações químicas e seus efeitos térmicos. As respostas foram agrupadas segundo sua semelhança, resultando na construção de quatro categorias de análise para ambos os grupos. Foram consultados, também, livros didáticos de química do Ensino Médio e do Ensino Superior, que abordam o tema investigado. Com base no relato da pesquisa desenvolvida por licenciandos, conclui-se que a iniciação à pesquisa educacional pode ser realizada como atividade curricular, de modo a potencializar a formação do professor também como pesquisador de sua prática. Palavras-chave: Pesquisa em educação. Ensino de Química. Formação de professores. Ensino Superior. UNIJUÍ.
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471 0 bytes Ciência & Educação, v. 17, n. 3, p. 523-540, 2011 |
Categoria: Química Artigos |
A Química dos Agrotóxicos |
Versão: 2012 Atualização: 17/12/2012 |
Descrição:
BRAIBANTE, Mara Elisa F.; ZAPPE, Janessa Aline
Este trabalho descreve a história dos agrotóxicos e sua relação com os conteúdos de química, bem como as consequências de sua utilização no meio ambiente e para a saúde do trabalhador. Ao longo dos tempos, o homem sempre procurou maneiras de combater as pragas que afetam suas plantações, utilizando desde os rituais religiosos até o julgamento de pragas em tribunais eclesiásticos. Produtos químicos utilizados na agricultura para controlar pragas e doenças de plantas, os agrotóxicos são consequentemente os responsáveis pelo aumento da produção agrícola e pelo crescimento da população. Entretanto, podem causar doenças e intoxicações se forem utilizados sem os cuidados necessários, como os equipamentos de proteção individual. Por isso, a conscientização dos estudantes acerca das implicações da utilização dos agrotóxicos e sua relação com os conteúdos de química estudados no ensino médio tornam-se importantes para a formação de cidadãos conscientes e participantes na sociedade.
Palavras-chave: Agrotóxicos. Ensino de química. Meio ambiente.
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832 0 bytes QNEsc, Vol. 34, No 1, Fevereiro, 2012 http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_1/ |
Categoria: Química Artigos |
A química medicinal brasileira de 1998 a 2008 nos periódicos |
Versão: 2009 Atualização: 24/7/2013 |
Descrição:
BASTOS, Renato S.; SILVA, Bárbara V.; PINTO, Angelo C.
Neste artigo apresentamos as publicações brasileiras, os pesquisadores envolvidos, a contribuição por Estado da federação e as principais doenças estudadas no período de 1998 a 2008 nas revistas Journal of Medicinal Chemistry, Bioorganic and Medicinal Chemistry, Bioorganic and Medicinal Chemistry Letters e European Journal of Medicinal Chemistry.
Palavras‐chave: Química medicinal. Journal of Medicinal Chemistry. Bioorganic and Medicinal Chemistry. Bioorganic and Medicinal Chemistry Letters. European Journal of Medicinal Chemistry.
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978 0 bytes Rev. Virtual Quim., V. 1, N. 1., 2009. |
Categoria: Química Artigos |
A Química na educação da Princesa Isabel |
Versão: Atualização: 1/6/2010 |
Descrição:
FILGUEIRAS, Carlos A. L.
Em 15 de outubro de 1827 o Imperador D. Pedro I sancionou uma lei que mandava, em seu artigo primeiro, criar escolas de primeiras letras em todas as cidades, vilas e lugares mais populosos do Império. A mesma lei, no artigo 11, dizia que haverão (sic) escolas de meninas nas cidades e vilas mais populosas, em que os Presidentes em Conselho julgarem necessário este estabelecimento. O parágrafo seguinte delimitava cuidadosamente os limites da educação a ser dada às meninas que a ela tivessem acesso, com exclusão das noções de geometria e limitando a instrução de aritmética só às quatro operações; ensinarão também as prendas que servem à economia doméstica. A educação pública ministrada aos jovens brasileiros, apesar de exígua, ainda era mais limitada quando se tratava das poucas meninas a conseguir acesso aos bancos escolares. Ainda assim, frequentemente os pais tiravam as filhas da escola mal elas aprendiam a costurar, evitando que aprendessem a ler, escrever e contar.
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3142 0 bytes Quím. Nova, Abr. 2004, vol.27, n.2, p.349-355. http:// |
Categoria: Química Artigos |
A Retórica da Linguagem Científica em Atividades Didáticas no Ensino Superior de Química |
Versão: 2011 Atualização: 24/7/2013 |
Descrição:
OLIVEIRA, Jane Raquel Silva de; QUEIROZ, Salete Linhares.
Este trabalho faz parte de uma pesquisa que teve como objetivo analisar as contribuições de atividades didáticas sobre características retóricas da linguagem científica no sentido de desenvolver nos estudantes de graduação habilidades de identificação de tais estratégias e de leitura crítica de textos científicos da área de química. Para tal, elaboramos um material didático sobre características retóricas dos textos científicos e o utilizamos em atividades realizadas em uma disciplina de Química Orgânica de um Curso de Bacharelado em Química. Neste artigo descrevemos a aplicação de tais atividades e analisamos, sob a perspectiva teórica dos estudos de Latour, Campanario e Coracini, as produções escritas dos estudantes nos exercícios propostos. Concluímos que as atividades estimularam os estudantes a ler e analisar os textos científicos de uma forma menos ingênua, reconhecendo as estratégias de persuasão e os elementos de subjetividade como características do discurso da ciência e posicionando-se criticamente diante de tais aspectos.
Palavras-chave: Linguagem científica. Retórica. Atividades didáticas. Ensino superior. Química.
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500 0 bytes ALEXANDRIA, v.4, n.1, p.89-115, maio 2011 |
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