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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!A pesquisa como perspectiva de formação continuada do professor de química  Popular Versão: 
Atualização:  17/12/2012
Descrição:
MALDANER, Otavio A.

A pesquisa como perspectiva de formação continuada de professores de química. A educação e os professores de Química não está sendo como uma preparação específica para o exercício de uma atividade profissional, o que difere da atividade profissional ou um pesquisador de química. Isso acontece porque no campo acadêmico, principalmente na ciência exata e natural, a ideia de que conhecer um determinado assunto é o suficiente para ser capaz de ensiná-lo, é facilmente aceito.

Palavras-chave: Formação continuada. Professores de química. Educação.

Downloads 324  324  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Química Nova, Vol. 22, No.2, 1999  Site http://
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!A Pesquisa Educacional como Atividade Curricular na Formação de Licenciandos de Química Popular Versão: 2011
Atualização:  24/7/2013
Descrição:
SANGIOGO, Fábio André; ROSA, Simone Albrecht da; MALDANER, Otavio Aloísio.

O artigo reflete sobre a atividade de pesquisa educacional desenvolvida no componente curricular Pesquisa em Ensino de Química II, um dos componentes de iniciação à pesquisa educacional no curso de Química-Licenciatura da UNIJUÍ. Licenciandos, por meio de questionário respondido por acadêmicos de Química e da terceira série do Ensino Médio, identificaram diferentes níveis de significação envolvendo conceitos científicos fundamentais na compreensão das transformações químicas e seus efeitos térmicos. As respostas foram agrupadas segundo sua semelhança, resultando na construção de quatro categorias de análise para ambos os grupos. Foram consultados, também, livros didáticos de química do Ensino Médio e do Ensino Superior, que abordam o tema investigado. Com base no relato da pesquisa desenvolvida por licenciandos, conclui-se que a iniciação à pesquisa educacional pode ser realizada como atividade curricular, de modo a potencializar a formação do professor também como pesquisador de sua prática.
Palavras-chave: Pesquisa em educação. Ensino de Química. Formação de professores. Ensino Superior. UNIJUÍ.

Downloads 254  254  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Educação, v. 17, n. 3, p. 523-540, 2011  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!A Pesquisa em Ensino de Química no Brasil: Conquistas e Perspectivas Popular Versão: 2002
Atualização:  6/9/2013
Descrição:
SCHNETZLER, Roseli P.

Este artigo resume as principais realizações da pesquisa brasileira em educação Química nestes 25 anos de existência da Sociedade Brasileira de Química e levanta algumas questões possíveis para o campo. Seis eventos principais são descritos como os responsáveis ​​para o desenvolvimento da pesquisa em ensino de química no Brasil. Contribuições valiosas de pesquisas brasileiras são discutidas e relacionadas com as tendências internacionais em educação científica. Também são apresentadas algumas perspectivas para melhorar a pesquisa em ensino de química no Brasil.

Palavras-chave: Ensino de Química. Pesquisa em Educação Química. Educação Científica.

Downloads 269  269  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Quim. Nova, Vol. 25, Supl. 1  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!A pesquisa na formação inicial de professores de Química: abordando o tema drogas no ensino médio Popular Versão: 2006
Atualização:  24/7/2013
Descrição:
ECHEVERRÍA, Agustina Rosa; et. al.

Neste artigo são apresentados e discutidos os resultados de um trabalho de investigação, realizado por alunos da licenciatura, que se iniciou nas aulas de Didática e Prática de Ensino de Química da Universidade Federal de Goiás (UFG) e se desenvolveu no Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências - NUPEC da UFG. Duas questões são centrais neste trabalho: a importância da pesquisa na formação inicial de professores de Química e a necessidade de que os conteúdos abordados na sala de aula sejam significativos para os alunos. O tema discutido foi “drogas” e a pesquisa desenvolvida junto a alunos do Ensino Médio de uma escola estadual.

Palavras-chave: Formação inicial. Ensino contextualizado. Drogas na escola.

Downloads 450  450  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Qnesc, n. 24, nov. 2006.  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!A Química do Refrigerante Popular Versão: 
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
LIMA, Ana Carla da Silva; AFONSO, Júlio Carlos Afonso

Este trabalho aborda a produção de refrigerantes, descrevendo a função de cada um de seus componentes. Sua fabricação exige um rigoroso controle, a fim de assegurar a qualidade de um produto destinado ao consumo humano. O refrigerante também se presta para diversas experiências em sala de aula, envolvendo a análise sensorial, a solubilidade de gases em líquidos e as reações em meio ácido.

Palavras-chave: Refrigerante. Gases. Análise sensorial.

Downloads 834  834  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Química Nova na Escola  Site http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc31_3/
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!A Química dos Agrotóxicos Popular Versão: 2012
Atualização:  17/12/2012
Descrição:
BRAIBANTE, Mara Elisa F.; ZAPPE, Janessa Aline

Este trabalho descreve a história dos agrotóxicos e sua relação com os conteúdos de química, bem como as consequências de sua utilização no meio ambiente e para a saúde do trabalhador. Ao longo dos tempos, o homem sempre procurou maneiras de combater as pragas que afetam suas plantações, utilizando desde os rituais religiosos até o julgamento de pragas em tribunais eclesiásticos. Produtos químicos utilizados na agricultura para controlar pragas e doenças de plantas, os agrotóxicos são consequentemente os responsáveis pelo aumento da produção agrícola e pelo crescimento da população. Entretanto, podem causar doenças e intoxicações se forem utilizados sem os cuidados necessários, como os equipamentos de proteção individual. Por isso, a conscientização dos estudantes acerca das implicações da utilização dos agrotóxicos e sua relação com os conteúdos de química estudados no ensino médio tornam-se importantes para a formação de cidadãos conscientes e participantes na sociedade.

Palavras-chave: Agrotóxicos. Ensino de química. Meio ambiente.

Downloads 541  541  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma QNEsc, Vol. 34, No 1, Fevereiro, 2012  Site http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_1/
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!A química medicinal brasileira de 1998 a 2008 nos periódicos Popular Versão: 2009
Atualização:  24/7/2013
Descrição:
BASTOS, Renato S.; SILVA, Bárbara V.; PINTO, Angelo C.

Neste artigo apresentamos as publicações brasileiras, os pesquisadores envolvidos, a contribuição por Estado da federação e as principais doenças estudadas no período de 1998 a 2008 nas revistas Journal of Medicinal Chemistry, Bioorganic and Medicinal Chemistry, Bioorganic and Medicinal Chemistry Letters e European Journal of Medicinal Chemistry.

Palavras‐chave: Química medicinal. Journal of Medicinal Chemistry. Bioorganic and Medicinal Chemistry. Bioorganic and Medicinal Chemistry Letters. European Journal of Medicinal Chemistry.

Downloads 508  508  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Virtual Quim., V. 1, N. 1., 2009.  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!A Química na educação da Princesa Isabel Popular Versão: 
Atualização:  1/6/2010
Descrição:
FILGUEIRAS, Carlos A. L.

Em 15 de outubro de 1827 o Imperador D. Pedro I sancionou uma lei que mandava, em seu artigo primeiro, criar escolas de primeiras letras em todas as cidades, vilas e lugares mais populosos do Império. A mesma lei, no artigo 11, dizia que haverão (sic) escolas de meninas nas cidades e vilas mais populosas, em que os Presidentes em Conselho julgarem necessário este estabelecimento. O parágrafo seguinte delimitava cuidadosamente os limites da educação a ser dada às meninas que a ela tivessem acesso, com exclusão das noções de geometria e limitando a instrução de aritmética só às quatro operações; ensinarão também as prendas que servem à economia doméstica. A educação pública ministrada aos jovens brasileiros, apesar de exígua, ainda era mais limitada quando se tratava das poucas meninas a conseguir acesso aos bancos escolares. Ainda assim, frequentemente os pais tiravam as filhas da escola mal elas aprendiam a costurar, evitando que aprendessem a ler, escrever e contar.

Downloads 2822  2822  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Quím. Nova, Abr. 2004, vol.27, n.2, p.349-355.  Site http://
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!A Retórica da Linguagem Científica em Atividades Didáticas no Ensino Superior de Química Popular Versão: 2011
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
OLIVEIRA, Jane Raquel Silva de; QUEIROZ, Salete Linhares

Este trabalho faz parte de uma pesquisa que teve como objetivo analisar as contribuições de atividades didáticas sobre características retóricas da linguagem científica no sentido de desenvolver nos estudantes de graduação habilidades de identificação de tais estratégias e de leitura crítica de textos científicos da área de química. Para tal, elaboramos um material didático sobre características retóricas dos textos científicos e o utilizamos em atividades realizadas em uma disciplina de Química Orgânica de um Curso de Bacharelado em Química. Neste artigo descrevemos a aplicação de tais atividades e analisamos, sob a perspectiva teórica dos estudos de Latour, Campanario e Coracini, as produções escritas dos estudantes nos exercícios propostos. Concluímos que as atividades estimularam os estudantes a ler e a analisar os textos científicos de uma forma menos ingênua, reconhecendo as estratégias de persuasão e os elementos de subjetividade como características do discurso da ciência, posicionando-se criticamente diante de tais aspectos.

Palavras-chave: Linguagem científica. Retórica. Atividades didáticas. Ensino superior. Química.

Downloads 982  982  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ALEXANDRIA Revista de Educação em Ciência e Tecnol  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!A Retórica da Linguagem Científica em Atividades Didáticas no Ensino Superior de Química Popular Versão: 2011
Atualização:  24/7/2013
Descrição:
OLIVEIRA, Jane Raquel Silva de; QUEIROZ, Salete Linhares.

Este trabalho faz parte de uma pesquisa que teve como objetivo analisar as contribuições de atividades didáticas sobre características retóricas da linguagem científica no sentido de desenvolver nos estudantes de graduação habilidades de identificação de tais estratégias e de leitura crítica de textos científicos da área de química. Para tal, elaboramos um material didático sobre características retóricas dos textos científicos e o utilizamos em atividades realizadas em uma disciplina de Química Orgânica de um Curso de Bacharelado em Química. Neste artigo descrevemos a aplicação de tais atividades e analisamos, sob a perspectiva teórica dos estudos de Latour, Campanario e Coracini, as produções escritas dos estudantes nos exercícios propostos. Concluímos que as atividades estimularam os estudantes a ler e analisar os textos científicos de uma forma menos ingênua, reconhecendo as estratégias de persuasão e os elementos de subjetividade como características do discurso da ciência e posicionando-se criticamente diante de tais aspectos.

Palavras-chave: Linguagem científica. Retórica. Atividades didáticas. Ensino superior. Química.

Downloads 264  264  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ALEXANDRIA, v.4, n.1, p.89-115, maio 2011  Site 
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