Categoria: Química Artigos |
Refletindo cerca da ciência, tecnologia e sociedade: enfocando o ensino médio |
Versão: 2007 Atualização: 7/8/2013 |
Descrição:
PINHEIRO, Nilcéia Aparecida Maciel; MATOS, Eloiza Aparecida Silva Ávila de; BAZZO, Walter Antonio
O artigo tem por objetivo discutir a relevância de se trabalhar, em sala de aula, temas que contemplem as relações existentes no contexto científico-tecnológico e social. Para tanto, expõe-se como a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) tem tratado tais questões em nível de ensino médio. Enfatiza-se que os trabalhos desenvolvidos no referido nível de ensino, foram subsidiados pelos pressupostos epistemológicos do enfoque CTS (ciência, tecnologia e sociedade) a partir de pesquisa empírica assentada em premissas da investigação-ação. Destaca-se, assim, a necessidade de o público escolar ter subsídios suficientes, em seu processo de formação, para entender e julgar a veracidade das evidências propostas pela ciência e pela tecnologia, comparando-as com outras também significativas, a fim de que possam tomar decisões coerentes diante de problemas que envolvam a sociedade.
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520 0 bytes REVISTA IBEROAMERICANA DE EDUCACIÓN. N.44, 2007. |
Categoria: Química Artigos |
Resignificação curricular: contribuições da Investigação Temática e da Análise Textual Discursiva |
Versão: 2008 Atualização: 7/8/2013 |
Descrição:
TORRES, Juliana Rezende; et al.
O trabalho busca refletir criticamente o processo de obtenção de temas estruturadores de currículos críticos, por meio da utilização da Investigação Temática articulada à Análise Textual Discursiva. Os procedimentos da Análise Textual Discursiva, associados às etapas da Investigação Temática, favoreceram a sistematização do processo de interpretação do conhecimento dos sujeitos envolvidos nessa investigação. Além de relacionarmos as etapas levantamento preliminar da realidade e unitarização, escolha das situações significativas/diálogos descodificadores e categorização, redução temática/sala de aula e comunicação, entendemos que a Análise Textual Discursiva pode estar presente em cada uma das etapas da Investigação Temática. A vinculação de uma “estratégia” de estruturação de programas escolares a uma metodologia de análise de dados possibilitou o desenvolvimento de um trabalho de formação de professores, cuja finalidade era discutir como organizar o currículo escolar de forma a romper com a hegemonia conteudista que desconsidera os problemas sociais da realidade dos estudantes.
Palavras chave: Paulo Freire. Formação de professores. Currículo. Investigação temática. Análise textual discursiva.
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570 0 bytes Rbpec, Vol. 8 N 2, 2008 |
Categoria: Química Artigos |
Saberes Populares Fazendo-se Saberes Escolares: Um Estudo Envolvendo a Produção Artesanal do Pão |
Versão: 2011 Atualização: 24/10/2011 |
Descrição:
VENQUIARUTO, Luciana D.; DALLAGO, Rogério M.; VANZETO, Jenifer; DEL PINO, José Claudio. Saberes Populares Fazendo-se Saberes Escolares: Um Estudo Envolvendo a Produção Artesanal do Pão. Qnesc, Vol. 33, N° 3, AGOSTO 2011.
Neste artigo, apresentaremos os resultados de uma pesquisa que investigou os saberes populares relacionados ao preparo artesanal do pão. O presente trabalho foi desenvolvido na tentativa de transformar os saberes populares de um determinado grupo social em saberes que façam parte do currículo escolar. A parte empírica desenvolveu-se a partir de entrevistas semiestruturadas com um grupo de pequenas agricultoras do norte do estado do Rio Grande do Sul, que detém conhecimentos sobre o processo de fabricação do pão. A interlocução com essas informantes possibilitou reflexões acerca desta investigação e estas, por sua vez, propiciaram a construção de atividades experimentais a serem desenvolvidas no âmbito escolar, no caso específico, experimentos envolvendo cinética química e densidade.
Palavras-chave: Saberes populares. Pão. Cinética química. Densidade.
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525 0 bytes Qnesc, Vol. 33, N° 3, AGOSTO 2011 |
Categoria: Química Artigos |
SOS Mogi-Guaçu: Contribuições de um Estudo de Caso para a Educação Química no Nível Médio |
Versão: 2011 Atualização: 24/10/2011 |
Descrição:
SILVA, Osmair Benedito da; OLIVEIRA, Jane Raquel Silva de; QUEIROZ, Salete Linhares. SOS Mogi-Guaçu: Contribuições de um Estudo de Caso para a Educação Química no Nível Médio. Qnesc, Vol. 33, N° 3, AGOSTO 2011.
Este artigo descreve a aplicação do estudo de caso intitulado SOS Mogi-Guaçu em uma turma de química do ensino médio. As atividades didáticas favoreceram a busca e a análise de informações relacionadas à poluição de ambientes aquáticos, à reflexão sobre as prováveis causas de problemas reais, à tomada de decisão e à sugestão de possíveis soluções para o caso por parte dos alunos. Na percepção destes, a proposta também desenvolveu a capacidade de investigar e solucionar problemas, de realizar trabalhos em grupo e de comunicação oral. Portanto, tais atividades, pautadas na metodologia de estudo de casos, mostraram-se potencialmente capazes de atender às novas demandas formativas para a educação básica.
Palavras-chave: Método estudo de casos. Educação química. Aabordagem sociocientífica.
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477 0 bytes Qnesc, Vol. 33, N° 3, AGOSTO 2011 |
Categoria: Química Artigos |
Sustentabilidade Ambiental: Um Estudo com Pesquisadores Químicos no Brasil |
Versão: 2013 Atualização: 6/9/2013 |
Descrição:
MARQUES, Carlos Alberto; GONÇALVES, Fábio Peres; YUNES, Santiago Francisco; MACHADO, Adélio A. S. C.
Um estudo que avaliou os pesquisadores químicos brasileiros sobre a compreensão em relação aos termos de Sustentabilidade Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, e sua avaliação de como lidar com a fragilidade ambiental e limites. Os resultados mostraram um certo grau de reconhecimento da necessidade de um desenvolvimento mais sustentável, mas pouco consenso na magnitude dos limites do ambiente. Os pesquisadores reconheceram as limitações dos paradigmas clássicos "da diluição" e "de risco", mas não mostrou nenhuma concordância sobre as exigências do novo "paradigma ecológico", baseado na sustentabilidade ambiental e os 12 princípios da Química Verde, importante para avaliar o papel de Química Verde para a Sustentabilidade.
Palavras-chave: Sustentabilidade Ambiental. Química Verde. Termodinâmica.
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447 0 bytes Quim. Nova, Vol. 36, N. 6 |
Categoria: Química Artigos |
Trilogia: Química, Sociedade e Consumo |
Versão: 2010 Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
OLIVEIRA, Julieta Saldanha de; MARTINS, Márcio Marques; APPELT, Martins e Helmoz Roseniaim
A química, a sociedade e o consumo sempre estiveram interligados. Desde os primórdios das civilizações, o homem faz uso de procedimentos que podem ser considerados como uma química empírica. As desafortunadas condições que cercaram o mau uso e a aplicação do saber químico a estigmatizaram, sendo considerada como um conjunto de conhecimentos negativos e indesejáveis para a sociedade. Apresenta-se uma retrospectiva histórica comentada acerca da trilogia química-sociedade-consumo, enfatizando as interrelações existentes.
Palavras-chave: História. Sociedade. Química.
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2483 0 bytes Qnesc, Vol. X, N° X, XXX 2010. |
Categoria: Química Artigos |
Um Debate Seiscentista: a transmutação de ferro em cobre |
Versão: Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
PORTO, Paulo Alves
Este artigo apresenta uma questão que era objeto de controvérsia no século XVII: ocorre transmutação de ferro em cobre quando se coloca ferro metálico em contato com uma solução de “vitríolo de cobre”, isto é, com uma solução contendo um sal de cobre? Vários pensadores manifestaram sua opinião a respeito, e aqui citamos J. B. Van Helmont, A. Kircher, L. Ercker, M. Sendivogius, J.R. Glauber e J. Webster. A discussão era relevante, pois podia ser relacionada à possibilidade de se transformar metais comuns em ouro. Observa-se que o panorama conceitual em que se inserem esses autores é bastante distinto do da Química moderna, o que fez a questão permanecer sem resposta nos termos em que foi colocada na época.
Palavras-chave: Transmutação. Alquimia. Química no século XVII.
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560 0 bytes QNESC. N° 19, MAIO, 2004. |
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