Categoria: Química Artigos |
Trilogia: Química, Sociedade e Consumo |
Versão: 2010 Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
OLIVEIRA, Julieta Saldanha de; MARTINS, Márcio Marques; APPELT, Martins e Helmoz Roseniaim
A química, a sociedade e o consumo sempre estiveram interligados. Desde os primórdios das civilizações, o homem faz uso de procedimentos que podem ser considerados como uma química empírica. As desafortunadas condições que cercaram o mau uso e a aplicação do saber químico a estigmatizaram, sendo considerada como um conjunto de conhecimentos negativos e indesejáveis para a sociedade. Apresenta-se uma retrospectiva histórica comentada acerca da trilogia química-sociedade-consumo, enfatizando as interrelações existentes.
Palavras-chave: História. Sociedade. Química.
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2476 0 bytes Qnesc, Vol. X, N° X, XXX 2010. |
Categoria: Química Artigos |
Alfabetização Científico-Tecnológica. Para quê? |
Versão: Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
AULER, Décio; DELIZOICOV, Demétrio.
A Alfabetização Científico-Tecnológica (ACT), cada vez mais, tem sido postulada enquanto dimensão fundamental numa dinâmica social crescentemente relacionada ao desenvolvimento científico-tecnológico. Contudo, o rótulo ACT abarca um espectro bastante amplo de significados. Os objetivos balizadores são diversos e difusos. Neste trabalho, discute-se ACT segundo duas perspectivas, denominadas de reducionista e ampliada. A reducionista, em nossa análise, desconsidera a existência de construções subjacentes à produção do conhecimento científico-tecnológico, tal como aquela que leva a uma concepção de neutralidade da Ciência-Tecnologia. Relacionamos a esta compreensão de neutralidade os denominados mitos: superioridade do modelo de decisões tecnocráticas, perspectiva salvacionista da Ciência-Tecnologia e o determinismo tecnológico. A perspectiva ampliada, proposta neste trabalho, busca a compreensão das interações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), associando o ensino de conceitos à problematização desses mitos.
Palavras chave: Alfabetização Científico-Tecnológica, Ciência-Tecnologia-Sociedade.
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567 0 bytes ENSAIO - Volume 03 / Número 1 – Jun. 2001 |
Categoria: Química Artigos |
Um Olhar Sobre a História da Química no Brasil |
Versão: 2006 Atualização: 25/10/2011 |
Descrição:
OLIVEIRA, Luiz Henrique Milagres de; CARVALHO, Regina Simplício. Um Olhar Sobre a História da Química no Brasil. Revista Ponto de Vista. Universidade Federal de Viçosa, v. 3, Viçosa, MG, 2006.
São aparesentadas, neste artigo, algumas discussões sobre relações entre Ciência, Cultura e Arte e possíveis contribuições na formação de professores de Química, mais especificamente a partir da poesia António Gedeão, focando dois de seus poemas: Lágrimas de Preta e Lição Sobre a Água.
Palavras-chave: Poesia e Química. Lágrimas de Preta. Lição Sobre a Água.
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834 0 bytes Revista Ponto de Vista, V. 3 |
Categoria: Química Artigos |
Poesia de António Gedeão e a Formação de Professores de Química |
Versão: 2011 Atualização: 25/10/2011 |
Descrição:
SILVA, Camila Silveira da. Poesia de António Gedeão e a Formação de Professores de Química. Qnesc, Vol. 33, N° 2, MAIO 2011.
São aparesentadas, neste artigo, algumas discussões sobre relações entre Ciência, Cultura e Arte e possíveis contribuições na formação de professores de Química, mais especificamente a partir da poesia António Gedeão, focando dois de seus poemas: Lágrimas de Preta e Lição Sobre a Água.
Palavras-chave: Poesia e Química. Lágrimas de Preta. Lição Sobre a Água.
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560 0 bytes Qnesc, Vol. 33, N° 2, MAIO 2011 |
Categoria: Química Artigos |
Saberes Populares Fazendo-se Saberes Escolares: Um Estudo Envolvendo a Produção Artesanal do Pão |
Versão: 2011 Atualização: 24/10/2011 |
Descrição:
VENQUIARUTO, Luciana D.; DALLAGO, Rogério M.; VANZETO, Jenifer; DEL PINO, José Claudio. Saberes Populares Fazendo-se Saberes Escolares: Um Estudo Envolvendo a Produção Artesanal do Pão. Qnesc, Vol. 33, N° 3, AGOSTO 2011.
Neste artigo, apresentaremos os resultados de uma pesquisa que investigou os saberes populares relacionados ao preparo artesanal do pão. O presente trabalho foi desenvolvido na tentativa de transformar os saberes populares de um determinado grupo social em saberes que façam parte do currículo escolar. A parte empírica desenvolveu-se a partir de entrevistas semiestruturadas com um grupo de pequenas agricultoras do norte do estado do Rio Grande do Sul, que detém conhecimentos sobre o processo de fabricação do pão. A interlocução com essas informantes possibilitou reflexões acerca desta investigação e estas, por sua vez, propiciaram a construção de atividades experimentais a serem desenvolvidas no âmbito escolar, no caso específico, experimentos envolvendo cinética química e densidade.
Palavras-chave: Saberes populares. Pão. Cinética química. Densidade.
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520 0 bytes Qnesc, Vol. 33, N° 3, AGOSTO 2011 |
Categoria: Química Artigos |
SOS Mogi-Guaçu: Contribuições de um Estudo de Caso para a Educação Química no Nível Médio |
Versão: 2011 Atualização: 24/10/2011 |
Descrição:
SILVA, Osmair Benedito da; OLIVEIRA, Jane Raquel Silva de; QUEIROZ, Salete Linhares. SOS Mogi-Guaçu: Contribuições de um Estudo de Caso para a Educação Química no Nível Médio. Qnesc, Vol. 33, N° 3, AGOSTO 2011.
Este artigo descreve a aplicação do estudo de caso intitulado SOS Mogi-Guaçu em uma turma de química do ensino médio. As atividades didáticas favoreceram a busca e a análise de informações relacionadas à poluição de ambientes aquáticos, à reflexão sobre as prováveis causas de problemas reais, à tomada de decisão e à sugestão de possíveis soluções para o caso por parte dos alunos. Na percepção destes, a proposta também desenvolveu a capacidade de investigar e solucionar problemas, de realizar trabalhos em grupo e de comunicação oral. Portanto, tais atividades, pautadas na metodologia de estudo de casos, mostraram-se potencialmente capazes de atender às novas demandas formativas para a educação básica.
Palavras-chave: Método estudo de casos. Educação química. Aabordagem sociocientífica.
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473 0 bytes Qnesc, Vol. 33, N° 3, AGOSTO 2011 |
Categoria: Química Artigos |
O ensino de química quântica e o computador na perspectiva de projetos |
Versão: Atualização: 17/11/2010 |
Descrição:
ARROIO, Agnaldo et al.
A concepção de utilização do computador que norteia este trabalho é de que este recurso cria condições de aprendizagem por meio do desenvolvimento de atividades orientadas pelo professor, que assume um papel de mediador entre o aluno e todo o potencial que pode ser extraído dos computadores. Outro aspecto deste trabalho é a utilização de projetos como facilitadores da aprendizagem. Esta abordagem tem sido amplamente explorada desde a década de 20, com Dewey e recentemente com Hernández, inserida em diferentes métodos tradicionais na educação. "Os projetos de trabalho contribuem para uma resignificação dos espaços de aprendizagem de tal forma que eles se voltem para a formação de sujeitos ativos, reflexivos, atuantes e participantes".
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2899 0 bytes Quím. Nova, Mar. 2005, v.28, n.2, p.360-363. http:// |
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