Educadores

Ínicio : Química : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Título (A a Z)

Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Por que Foi Mesmo que a Gente Foi Lá?: Uma Investigação sobre os Objetivos dos Professores ao Visita Popular Versão: 2011
Atualização:  7/8/2013
Descrição:
Por que Foi Mesmo que a Gente Foi Lá?: Uma Investigação sobre os Objetivos dos Professores ao Visitar o Parque da Ciência Newton Freire-Maia WOLINSKI, Alan Eduardo; AIRES, Joanez; GIOPPO, Christiane Gioppo; GUIMARÃES, Orliney.

Este estudo investigou a utilização do Parque da Ciência Newton Freire-Maia, um espaço de divulgação científica na região de Curitiba (PR), por professores e estudantes do ensino médio oriundos de colégios de autarquia estadual e privada. Dois questionários foram aplicados, um para professores e outro para estudantes, após a visita a esse parque com o objetivo de identificar se o professor estabeleceu e explicitou os objetivos para a visita. Os estudantes mostraram dificuldades para entender os objetivos da atividade fora da sala de aula, e isso nos permitiu perceber que há necessidade de mencionar claramente tais objetivos no planejamento por parte dos professores, além de planejar atividades preliminares e posteriores à atividade de forma que haja continuidade do trabalho após a visita no retorno ao ambiente escolar.

Palavras-chave: Centros de ciência. Educação não formal. Alfabetização científica.

Downloads 446  446  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Qnesc, Vol. 33, N° 3, AGOSTO 2011.  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Possibilidades de deformação conceitual nos livros didáticos de Química brasileiros: o conceito de Popular Versão: 2009
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
TAVARES, Leandro Henrique Wesolowski

Os livros didáticos de Química brasileiros acabam sendo determinantes no processo de ensino-aprendizagem, exercendo influência quanto as concepções de Ciências e de conhecimento científico construídas pelos estudantes. Assim, esse trabalho investigou como os livros didáticos de Química do Brasil vêm trabalhando com o conceito de substância. A análise, discussão e sistematização das informações seguiram determinações qualitativas de pesquisa e técnicas de análise de conteúdo. Constatamos que os livros, em geral, pouco exploram a perspectiva histórica. Assim, acreditamos que os livros didáticos devem considerar as contribuições da História da Ciência na abordagem dos conceitos químicos, constituindo-se em um enfoque de ensino significativo à aprendizagem ao mostrar as transições do conhecimento científico, possibilitando uma aprendizagem mais rica, complexa e significativa aos estudantes.

Palavras-chave: Livros Didáticos. Substância. História da Ciência.

Downloads 393  393  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias V  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Problematizando a imagem do cientista em sala de aula: um relato de experiência didática no Ens Médi Popular Versão: 2011
Atualização:  7/8/2013
Descrição:
SILVA, Boniek Venceslau da Cruz. Problematizando a imagem do cientista em sala de aula: um relato de experiência didática no Ensino Médio. Ciência em Tela, Vol. 4, N° 1, 2011.

Este trabalho apresenta um relato de estratégia didática desenvolvida com alunos do Ensino Médio de uma escola pública do estado do Rio Grande do mapeamento da noção que aquele grupo de alunos possuía sobre a imagem do cientista e a problematização dessas concepções. Pode-se observar que o júri simulado é uma ferramenta didática interessante no trabalho das concepções de ciências dos alunos.

Palavras-chave: Ensino de Ciências. Natureza da Ciência. Cientista.

Downloads 552  552  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência em Tela, Vol. 4, N° 1, 2011.  Site 
Avaliação: 8.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Produção coletiva e inovação curricular como mediação da formação continuada de professores Popular Versão: 2004
Atualização:  7/8/2013
Descrição:
MALDANER, Otavio Aloisio

Sabe-se que os professores da Área de Ciências Naturais e suas Tecnologias, de forma geral, apresentam uma visão de currículo de ensino muito próximo de sua vivência na formação escolar e universitária. Manifestam, em geral, uma grande preocupação com os conteúdos científicos, transmitidos como verdades científicas, e dão pouca atenção ao saber de professor fora dos próprios conteúdos da ciência que ensinam. Isso pode estar ocorrendo porque nas licenciaturas costumam estar presentes duas esferas estanques de formação: uma em que a preocupação é com os conteúdos científicos e outra com os princípios psicopedagógicos. Dessa forma não se dá a mediação para a constituição do saber pedagógico dos conteúdos. Esta é uma nova síntese que pode ser realizada desde que se supere a prática tradicional de formação nas licenciaturas. Constituir os professores no saber pedagógico dos conteúdos é um processo mediado, como todo o processo formativo, em que são importantes as vivências culturais e os princípios teóricos dos mais diferentes campos do conhecimento humano; na interação desses dois níveis de saber acontecem as significações desejadas e um novo nível de conhecimento. A pesquisa realizada até aqui mostra que as interações produzidas na reorganização curricular de Ciências, envolvendo três grupos de sujeitos - professores formadores de universidades, professores de escolas e estudantes das licenciaturas -, permitem a formação continuada de todos, além de produzir material didático-pedagógico de grande valor formativo. O processo é eficaz se tiver continuidade no tempo, contemplar as assimetrias adequadas nas interações, contemplar o objeto de estudo com um bom referencial teórico.

Palavras-chave: Criação curricular. Formação professores. Pesquisa e formação. Histórico-cult.

Downloads 553  553  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Anped V. 2004.  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Produção de biocombustível alternativo ao óleo diesel através da transesterificação de óleo de soja  Popular Versão: 
Atualização:  7/4/2008
Descrição:
COSTA Neto, Pedro R. et al.

O presente artigo discute a utilização de óleos vegetais transesterificados como combustível alternativo ao diesel convencional. Suas características encontram-se extensivamente discutidas, assim como a destinação, para o mesmo fim, de óleos vegetais usados em frituras.

Downloads 2550  2550  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Quím. Nova, Ago. 2000, v.23, n.4, p.531-537.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Promovendo aprendizagem de conceitos e de representações pictóricas em Química com uma ferramenta de Popular Versão: 2005
Atualização:  7/8/2013
Descrição:
SANTOS, Flávia M. T. Santos; GRECA, Ileana M.

Neste artigo relatamos uma experiência de utilização de um software de simulação Monte Carlo, no tópico Interações Intermoleculares da disciplina de Química Geral I, com alunos dos cursos de Química (licenciatura e bacharelado) e Farmácia da ULBRA. Analisamos as dificuldades e os ganhos conceituais e representacionais, focando fundamentalmente os conceitos envolvidos nos sistemas propostos e as representações pictóricas elaboradas pelos estudantes universitários. Os resultados parecem indicar uma certa melhoria na representação pictórica e na parte conceitual, sendo que os estudantes que têm algum domínio conceitual apresentam um avanço mais acentuado que aqueles estudantes que não apresentam nenhum domínio conceitual.

Palavras-chaves: Conceitos químicos. Representações pictóricas. Uso de ferramentas de simulação.

Downloads 460  460  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias,   Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Qualidade da Educação Científica na Voz dos Professores Popular Versão: 2011
Atualização:  7/8/2013
Descrição:
REZENDE, Flavia; DUARTE, Márcia Sampaio; SCHWARTZ, Luziane Beyruth; CARVALHO, Roberta Comissanha de

O objetivo desta pesquisa foi investigar os sentidos de qualidade atribuídos por professores do Ensino Médio ao ensino de ciências. O estudo baseia-se em um grupo focal realizado com nove professores das ciências naturais e de matemática de escolas públicas e privadas da cidade do Rio de Janeiro. A análise do discurso dos professores baseou-se na perspectiva sociocultural de Wertsch, que integra os conceitos fundamentais da filosofia da linguagem de Bakhtin. Inventariamos perspectivas de qualidade presentes nos discursos dos professores e seu diálogo com diferentes linguagens sociais. Apesar das diferenças entre contextos educacionais e linguagens sociais usadas pelos professores, percebemos um sentido negativo de qualidade atribuído por todos eles à educação científica. Assim, os professores enunciam o que seria a suposta qualidade por meio do discurso sobre sua falta. Identificamos tensões que problematizam suas perspectivas de qualidade acerca do currículo, do trabalho docente, da aprendizagem, das tecnologias e da legislação educacional.

Palavras-chave: Ensino de ciências. Professores. Análise do discurso. Qualidade de ensino.

Downloads 391  391  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Educação, v. 17, n. 2, p. 269-288, 2011  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Química de (nano)materiais Popular Versão: 2007
Atualização:  7/8/2013
Descrição:
ZARBIN, A. J. G. Química de (nano)materiais. Química Nova, v. 30, n. 6, p. 1469-1479, 2007.

Uma visão geral dos diferentes aspectos relacionados aos materiais e Nanomateriais Química é apresentada e discutida. A inserção deste campo no Brasil, é avaliada com base nas comunicações apresentadas na Reunião Anual da 30a Reunião da Sociedade Brasiliera de Química (SBQ). A importância da Divisão de Química de Materiais da SBQ para o crescimento e consolidação da Química de Materiais no Brasil também é discutida.

Palavras-chave: Química de materiais. Nanomateriais. Sociedade Brasileira de Química.

Downloads 512  512  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Química Nova  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Química e Desenvolvimento Sustentável Popular Versão: 
Atualização:  10/4/2008
Descrição:
MACHADO, Adélio A. S. C.

Apresenta-se uma reflexão sobre as relações entre a Química e o ambiente ao longo do século XX, que começaram pela Geoquímica e conduziram à Química Verde (QV), e aponta-se a preocupação atual de ligar a Química ao desenvolvimento sustentável (ou Sustentabilidade) – traduzida pela introdução muito recente da Química Verde e Sustentável (QUIVES) ou Química Sustentável (QUISUS). Discutem-se sumariamente as dificuldades de pôr em prática uma Química Industrial compatível com a Sustentabilidade e faz-se algumas reflexões sobre a estratégia de ensino da Química para este fim.

Palavras-chave: Química Verde. Química Verde e Sustentável. Química Sustentável.

Downloads 2520  2520  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Boletim SPQ - Faculdade de Ciências - Porto/PT  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Química Verde, os desafios da Química do novo milênio Popular Versão: 
Atualização:  7/4/2008
Descrição:
PRADO, Alexandre G. S.

Os 12 princípios da química verde são apresentados, juntamente com uma série de exemplos da química verde em ação, com especial ênfase em métodos catalíticos, destacando-se a catálise por sólidos ácidos e básicos, catálise em sistemas bifásicos, fotocatálise e biocatálise.

Downloads 2081  2081  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Quim. Nova, v.26, n.5, pp.738-744, 2003.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 (17) 18 19 »