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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Os Alótropos do Estanho: Ocorrências do Estanho α e as Novas Soldas sem Chumbo Usadas em Eletrô Popular Versão: 
Atualização:  7/8/2013
Descrição:
FIORUCCI, Antonio Rogério; FILHO, Edemar Benedetti; OLIVEIRA, Noé

Traz a discussão das características da química do estanho pouco ou superficialmente abordada nos livros textos de química, a transição de fase da sua forma alotrópica a para b. São discutidas as propriedades dos alótropos a e b do estanho, fornecendo subsídios para que esse elemento possa ser mais um exemplo didático do fenômeno de alotropia nas aulas de química. Também é mostrada a correlação da ocorrência dessa transição alotrópica em algumas soldas de estanho sem chumbo recentemente introduzidas em produtos eletrônicos. Alguns avanços no desenvolvimento dessas novas ligas sem chumbo usadas como soldas na indústria de eletrônicos e os desafios para sua efetiva utilização são apontados.

Palavras-chave: Estanho. Alotropia. Soldas sem chumbo.

Downloads 309  309  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma QNEsc, Vol. 34, N° 3, p. 124-130, AGOSTO 2012  Site http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_3/
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Os Fulerenos e sua espantosa geometria molecular Popular Versão: 
Atualização:  7/8/2013
Descrição:
ROCHA-FILHO, Romeu C.

Este artigo fala da história e das repercussões da descoberta de novas formas alotrópicas moleculares do carbono, uma delas no formato de uma bola de futebol.

Palavras-chave: Fulerenos. Alótropos do Carbono. Prêmio Nobel.

Downloads 863  863  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Qnesc, n° 4, nov. 1996  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Os Jogos Educacionais de Cartas como Estratégia de Ensino em Química Popular Versão: 
Atualização:  17/12/2012
Descrição:
FOCETOLA, P. B. M. et al.

Este trabalho relata a experiência didática dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) no ensino dos conceitos ligação química e funções inorgânicas, utilizando três diferentes jogos educacionais. As atividades didáticas foram realizadas com alunos do 1o e 2o anos do ensino médio de três escolas públicas do estado do Rio de Janeiro, sendo que três jogos de cartas foram utilizados para introduzir, reforçar ou exercitar os conceitos químicos ministrados. A contribuição pedagógica dos jogos foi analisada por meio de questionários de avaliações discentes e seus resultados demonstram a eficiência destes como ferramentas didáticas no ensino de ciências, em geral, e de química, em particular.

Palavras-chave: Jogos educacionais. Ligação química. Funções inorgânicas.

Downloads 326  326  Tamanho do arquivo 1.97 KB  Plataforma QNEsc, Vol. 34, N° 4, p. 248-255, NOVEMBRO 2012.  Site http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_4/
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Os Níveis de Representação no Ensino de Química e as Categorias da Semiótica de Peirce Popular Versão: 2011
Atualização:  7/8/2013
Descrição:
WARTHA, Edson José; REZENDE, Daisy de Brito

Este trabalho apresenta um panorama das pesquisas em Educação Química que tratam da questão da representação do conhecimento químico. Focalizamos nosso estudo naqueles trabalhos que contemplam o modelo dos três diferentes níveis do conhecimento químico propostos por Alex Johnstone, procurando realizar uma reflexão sobre esses estudos ao mesmo tempo em que procuramos estabelecer algumas relações da representação do conhecimento químico com a teoria da Semiótica de Charles Sanders Peirce.

Palavras-chave: Níveis de representação do conhecimento químico. Semiótica. Ensino de Química.

Downloads 303  303  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – 16(2), pp. 275-290, 2011  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Perspectivas de novas metodologias no Ensino de Química Popular Versão: 2012
Atualização:  6/9/2013
Descrição:
LIMA, José Ossian Gadelha de

Este trabalho discute a problemática relacionada ao processo ensino/aprendizagem da disciplina de Química. Observamos que a metodologia utilizada pelo professor de Química do Ensino Médio está em desacordo com as novas tendências pedagógicas. Ainda se desenvolve uma metodologia de memorização e que, muito pouco, relaciona a Química com o cotidiano do aluno. O professor parece não saber estimular e incentivar o aluno a estudar Química, identificando e buscando informações relevantes para o seu aprendizado. Apesar desse ensino tradicional ainda perdurar, novas concepções metodológicas estão trazendo outros olhares sobre o ensino de Química. Isso fez nascer uma nova área de pesquisa: didática da química. Iniciativas até internacionais, como a celebração do Ano Internacional da Química, mostram que esta ciência é indispensável para a compreensão do universo. A partir dessa visão, as novas concepções metodológicas que surgem apontam para um ensino de Química que promete fornecer aos estudantes os mecanismos que lhes possibilite ter outra dimensão dessa ciência.

Palavras-chave: Processo ensino/aprendizagem. Ensino Médio. Disciplina de Química.

Downloads 256  256  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Espaço Acadêmico N. 136, Set.  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Pesquisa em Ensino de Ciências como Ciências Humanas Aplicadas Popular Versão: 2004
Atualização:  7/8/2013
Descrição:
DELIZOICOV, Demétrio

Através de aspectos relacionados à área de ensino de ciências, tais como existência de cursos e programas de pós-graduação, de periódicos especializados na publicação de resultados de pesquisas e de eventos científicos específicos, constata-se que esta constitui um campo social de produção de conhecimento. A partir de dados contidos em trabalhos que têm como objeto de análise dissertações e teses em ensino de ciências defendidas no Brasil, desde 1972, argumenta-se que o campo se organiza em coletivos de pensamento afinados com os das ciências humanas que investigam problemas relativos à disseminação sistematizada de conhecimentos científicos, que é caracterizada como um processo complexo de interação entre três grandes círculos sócioculturais. Problematizam-se pontos desta dinâmica de pesquisa que estabelece comunicações intracoletivos e intercoletivos, sendo estas últimas constituídas por amplo espectro, cuja variação vai desde uma sintonia bastante ajustada, até praticamente uma ausência de ressonância. Considerando-se essa produção plural, propostas são apresentadas com a finalidade de se efetivar uma maior aproximação dos problemas investigados pelo campo com aqueles enfrentados pelo ensino de ciências nas escolas brasileiras.

Palavras-chave: Teses e dissertações em ensino de ciências. Coletivos de pensamento. Impacto da pesquisa em ensino de ciências.

Downloads 407  407  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. Bras. Ens. Fís., v. 21: p. 145-175, ago. 2004  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Pilhas alcalinas: um dispositivo útil para o ensino de Química  Popular Versão: 
Atualização:  10/4/2008
Descrição:
MATSUBARA, Elaine Y.; NERI, Cláudio R.; ROSOLEN, J. Maurício

A maioria dos programas dos cursos de graduação em Química contém pouca informação sobre a conversão de energia química em elétrica e sobre a importância das propriedades físico-químicas dos materiais que compõem estes dispositivos. Nos vários textos didáticos, as baterias e pilhas são utilizadas principalmente para a discussão de reações redox e dos aspectos cinéticos e termodinâmicos associados à passagem de corrente elétrica em circuitos externos.

Palavras-chave: Bateria alcalina, MnO2. Grafite.

Downloads 2910  2910  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Quím. Nova, Ago. 2007, v.30, n.4, p.1020-1025.  Site http://
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Poesia de António Gedeão e a Formação de Professores de Química Popular Versão: 2011
Atualização:  25/10/2011
Descrição:
SILVA, Camila Silveira da. Poesia de António Gedeão e a Formação de Professores de Química. Qnesc, Vol. 33, N° 2, MAIO 2011.

São aparesentadas, neste artigo, algumas discussões sobre relações entre Ciência, Cultura e Arte e possíveis contribuições na formação de professores de Química, mais especificamente a partir da poesia António Gedeão, focando dois de seus poemas: Lágrimas de Preta e Lição Sobre a Água.

Palavras-chave: Poesia e Química. Lágrimas de Preta. Lição Sobre a Água.

Downloads 299  299  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Qnesc, Vol. 33, N° 2, MAIO 2011  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Políticas de Currículo para o Ensino Médio no Rio de Janeiro: o Caso da Disciplina Química Popular Versão: 2006
Atualização:  6/9/2013
Descrição:
ABREU, Rozana Gomes de; LOPES, Alice Casimiro

Este artigo apresenta a análise, com foco na disciplina Química e na área de Ciências, da proposta curricular para o Ensino Médio no Rio de Janeiro, elaborada pela Secretaria de Educação do Estado e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Com base em ensinamentos de Ball, defendemos que a proposta, apesar de estar sintonizada com os discursos mais atuais das áreas de pesquisa em ensino de Química, reforçando um caráter mais crítico, promove um discurso prescritivo sobre as escolas.

Palavras-chave: Disciplina escolar Química. Política de currículo. Proposta Curricular.

Downloads 605  605  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma CONTEXTO e EDUCAÇÃO, Ano 21 nº 76 Jul./Dez  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Poliuretano: De Travesseiros a Preservativos, um Polímero Versátil Popular Versão: 2009
Atualização:  7/8/2013
Descrição:
CANGEMI, José Marcelo; SANTOS, Antonia Marli dos; CLARO NETO, Salvador

Desde que Otto Bayer, em 1937, produziu industrialmente os primeiros polímeros a partir de reações com ligações uretanas, a quantidade de materiais desenvolvidos com esse tipo de polimerização cresceu enormemente, a ponto de abranger diferentes segmentos de aplicação nos mais variados ramos da indústria, ocupando atualmente a sexta posição entre os plásticos mais vendidos no mundo. A aplicação mais recente, que vem sendo estudada por diversos pesquisadores, é a utilização do poliuretano como biomaterial. Utilizando-o como tema, espera-se contribuir para a formação de alunos e professores não somente do ponto de vista de conceitos químicos, mas também para a formação do cidadão, já que assuntos atuais como versatilidade do material, toxicidade das matérias-primas, custo e problemas socioambientais serão abordados no trabalho.

Palavras-chave: Poliuretano. Polímero. Biomater.

Downloads 652  652  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Qnesc, V. 31, n. 3, ago. 2009.  Site 
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