Categoria: Química Artigos |
Os Jogos Educacionais de Cartas como Estratégia de Ensino em Química |
Versão: Atualização: 17/12/2012 |
Descrição:
FOCETOLA, P. B. M. et al.
Este trabalho relata a experiência didática dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) no ensino dos conceitos ligação química e funções inorgânicas, utilizando três diferentes jogos educacionais. As atividades didáticas foram realizadas com alunos do 1o e 2o anos do ensino médio de três escolas públicas do estado do Rio de Janeiro, sendo que três jogos de cartas foram utilizados para introduzir, reforçar ou exercitar os conceitos químicos ministrados. A contribuição pedagógica dos jogos foi analisada por meio de questionários de avaliações discentes e seus resultados demonstram a eficiência destes como ferramentas didáticas no ensino de ciências, em geral, e de química, em particular.
Palavras-chave: Jogos educacionais. Ligação química. Funções inorgânicas.
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638 1.97 KB QNEsc, Vol. 34, N° 4, p. 248-255, NOVEMBRO 2012. http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_4/ |
Categoria: Química Artigos |
Pesquisa em Ensino de Ciências como Ciências Humanas Aplicadas |
Versão: 2004 Atualização: 7/8/2013 |
Descrição:
DELIZOICOV, Demétrio
Através de aspectos relacionados à área de ensino de ciências, tais como existência de cursos e programas de pós-graduação, de periódicos especializados na publicação de resultados de pesquisas e de eventos científicos específicos, constata-se que esta constitui um campo social de produção de conhecimento. A partir de dados contidos em trabalhos que têm como objeto de análise dissertações e teses em ensino de ciências defendidas no Brasil, desde 1972, argumenta-se que o campo se organiza em coletivos de pensamento afinados com os das ciências humanas que investigam problemas relativos à disseminação sistematizada de conhecimentos científicos, que é caracterizada como um processo complexo de interação entre três grandes círculos sócioculturais. Problematizam-se pontos desta dinâmica de pesquisa que estabelece comunicações intracoletivos e intercoletivos, sendo estas últimas constituídas por amplo espectro, cuja variação vai desde uma sintonia bastante ajustada, até praticamente uma ausência de ressonância. Considerando-se essa produção plural, propostas são apresentadas com a finalidade de se efetivar uma maior aproximação dos problemas investigados pelo campo com aqueles enfrentados pelo ensino de ciências nas escolas brasileiras.
Palavras-chave: Teses e dissertações em ensino de ciências. Coletivos de pensamento. Impacto da pesquisa em ensino de ciências.
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603 0 bytes Cad. Bras. Ens. Fís., v. 21: p. 145-175, ago. 2004 |
Categoria: Química Artigos |
Poesia de António Gedeão e a Formação de Professores de Química |
Versão: 2011 Atualização: 25/10/2011 |
Descrição:
SILVA, Camila Silveira da. Poesia de António Gedeão e a Formação de Professores de Química. Qnesc, Vol. 33, N° 2, MAIO 2011.
São aparesentadas, neste artigo, algumas discussões sobre relações entre Ciência, Cultura e Arte e possíveis contribuições na formação de professores de Química, mais especificamente a partir da poesia António Gedeão, focando dois de seus poemas: Lágrimas de Preta e Lição Sobre a Água.
Palavras-chave: Poesia e Química. Lágrimas de Preta. Lição Sobre a Água.
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568 0 bytes Qnesc, Vol. 33, N° 2, MAIO 2011 |
Categoria: Química Artigos |
Políticas de Currículo para o Ensino Médio no Rio de Janeiro: o Caso da Disciplina Química |
Versão: 2006 Atualização: 6/9/2013 |
Descrição:
ABREU, Rozana Gomes de; LOPES, Alice Casimiro
Este artigo apresenta a análise, com foco na disciplina Química e na área de Ciências, da proposta curricular para o Ensino Médio no Rio de Janeiro, elaborada pela Secretaria de Educação do Estado e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Com base em ensinamentos de Ball, defendemos que a proposta, apesar de estar sintonizada com os discursos mais atuais das áreas de pesquisa em ensino de Química, reforçando um caráter mais crítico, promove um discurso prescritivo sobre as escolas.
Palavras-chave: Disciplina escolar Química. Política de currículo. Proposta Curricular.
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824 0 bytes CONTEXTO e EDUCAÇÃO, Ano 21 nº 76 Jul./Dez |
Categoria: Química Artigos |
Poliuretano: De Travesseiros a Preservativos, um Polímero Versátil |
Versão: 2009 Atualização: 7/8/2013 |
Descrição:
CANGEMI, José Marcelo; SANTOS, Antonia Marli dos; CLARO NETO, Salvador
Desde que Otto Bayer, em 1937, produziu industrialmente os primeiros polímeros a partir de reações com ligações uretanas, a quantidade de materiais desenvolvidos com esse tipo de polimerização cresceu enormemente, a ponto de abranger diferentes segmentos de aplicação nos mais variados ramos da indústria, ocupando atualmente a sexta posição entre os plásticos mais vendidos no mundo. A aplicação mais recente, que vem sendo estudada por diversos pesquisadores, é a utilização do poliuretano como biomaterial. Utilizando-o como tema, espera-se contribuir para a formação de alunos e professores não somente do ponto de vista de conceitos químicos, mas também para a formação do cidadão, já que assuntos atuais como versatilidade do material, toxicidade das matérias-primas, custo e problemas socioambientais serão abordados no trabalho.
Palavras-chave: Poliuretano. Polímero. Biomater.
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1003 0 bytes Qnesc, V. 31, n. 3, ago. 2009. |
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