Categoria: Química Artigos |
A Mudança Epistemológica de Professores num Contexto de Educação Continuada |
Versão: 2001 Atualização: 10/5/2012 |
Descrição:
CUNHA, Ana Maria de Oliveira
Este artigo focaliza a relação entre a epistemologia dos professores e suas concepções sobre o ensino e a aprendizagem, a partir de um estudo conduzido durante dois anos, que acompanhou a evolução das concepções de três professoras. Depois de frequentarem um Curso de Mudança Conceitual (CMC) de oitenta horas, elas se dispuseram a ministrar cursos também para professores. Embora mudanças radicais não tenham sido observadas nas suas concepções, uma evolução significativa pôde ser detectada. Os resultados sugerem que as professoras evoluíram de pontos de partidas diferentes, alcançando consequentemente estágios distintos. As mudanças ocorridas com elas enquadram-se num modelo evolucionário, mantendo-se elementos substanciais da velha concepção, enquanto gradualmente são incorporados elementos da nova. Não foram encontradas correspondências evidentes entre as concepções das professoras sobre a natureza da Ciência e suas concepções de ensino-aprendizagem.
Palavras-chaves: Mudança Conceitual. Epistemologia do professor. Concepções dos professores.
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473 0 bytes Ciência & Educação, v.7, n.2, p.235-248, 2001. |
Categoria: Química Artigos |
A Experiência de um Grupo de Professores Envolvendo Ensino de Química e Informática |
Versão: Atualização: 10/5/2012 |
Descrição:
GABINI, Wanderlei Sebastião Gabini; DINIZ, Renato Eugênio da Silva
Este trabalho teve como objetivo investigar a inserção da informática como estratégia didática para o ensino de Química. Por meio de encontros de um grupo de professores dessa disciplina, foram discutidas experiências já vivenciadas por eles sobre este tema, análise e exploração de softwares, além da elaboração e aplicação de uma proposta de aula na Sala Ambiente de Informática das escolas em que atuavam. Ficou evidente, nesse estudo, a importância de um espaço para o professor discutir sua prática profissional, planejar ações didáticas e conhecer os softwares disponíveis, bem como o fato de a informática ser um recurso viável no ensino de Química.
Palavras-chave: Ensino de Química. Informática. Formação de professores.
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1226 0 bytes Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Vol. 9, N |
Categoria: Química Artigos |
A estranha e contraditória relação entre os químicos e a química teórica |
Versão: Atualização: 10/5/2012 |
Descrição:
BARBOSA, André G. H.
Através de uma breve análise histórica procuramos mostrar como a linguagem da química evoluiu independentemente de outras ciências até o final do século XIX. Até esta época os modelos químicos eram inteiramente incompatíveis com a física. A partir da década de 1910, com o começo da elucidação pelos físicos de alguns elementos da estrutura do átomo, os químicos passaram a utilizar elementos de física atômica em seus modelos de ligação química. Mas só com o advento da mecânica quântica na década de 1920 passou a ser possível, em princípio, basear modelos químicos inteiramente em resultados de considerações teóricas de estrutura eletrônica. Entretanto, os problemas de interesse dos químicos eram mais complicados do que os físicos conseguiam tratar. Devido a estas dificuldades, foram formulados modelos simplificados. A escolha destes modelos simplificados pelos químicos foi motivada apenas pelos critérios de disponibilidade, facilidade de uso, e pouca necessidade de estudo adicional. Este procedimento provoca inevitavelmente o surgimento de ideias e conceitos sem fundamento que hoje estão presentes em livros‐texto de química em todos os níveis. Alguns exemplos são discutidos onde se demonstra que o uso de funções de onda que tratam corretamente o problema da indistinguibilidade dos elétrons, fornece modelos qualitativamente coerentes e úteis. Concluímos estabelecendo o real propósito da química teórica e propondo formas de melhorar o ensino de química.
Palavras‐chave: Química teórica. Ligação química. História da química.
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2186 0 bytes Rev. Virtual Quim., 2009, 1 (3), 212‐226. |
Categoria: Química Artigos |
A Epistemologia de Kuhn |
Versão: Atualização: 10/5/2012 |
Descrição:
OSTERMANN, Fernanda
Neste trabalho, é apresentada a epistemologia proposta por Kuhn, a partir de alguns conceitos principais de sua teoria: paradigma, ciência normal, revolução científica, incomensurabilidade. O modelo kuhniano encara o desenvolvimento científico como uma sequência de períodos de ciência normal, nos quais a comunidade científica adere a um paradigma. Estes períodos, por sua vez, são interrompidos por revoluções científicas, marcadas por crises/anomalias no paradigma dominante, culminando com sua ruptura. A crise é superada quando surge um novo candidato a paradigma. Ao comparar o antigo e o novo paradigma, Kuhn defende a tese da incomensurabilidade. Algumas implicações de suas ideias para o ensino de Ciências são também discutidas.
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1617 0 bytes Cad.Cat.Ens.Fis., v.13,n3: p.184-196, dez.1996. |
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