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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social Popular Versão: 
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
CHASSOT, Attico.


Downloads 511  511  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma RBE - Jan/Fev/Mar/Abr 2003 No 22  Site http://
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Alfabetização Científico-Tecnológica: um novo “paradigma”? Popular Versão: 
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
AULER, Décio

Busca-se ampliar o debate sobre a denominada Alfabetização Científico-Tecnológica. Neste âmbito, postula-se a necessidade de superar o ensino meramente propedêutico, disciplinar. Discute-se, enquanto configuração curricular, a progressiva substituição da abordagem conceitual pela abordagem temática. Tal encaminhamento está alicerçado em pressupostos do educador brasileiro Paulo Freire, bem como do denominado movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade.

Palavras-chave: Alfabetização Científico-Tecnológica. Abordagem Conceitual. Abordagem Temática.

Downloads 584  584  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ENSAIO - Volume 05 - Número 1 – março de 2003  Site http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/arquivos/File/conteudo/artigos_teses/quimica/act
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!A Metodologia dos Programas de Pesquisa: a epistemologia de Imre Lakatos Popular Versão: 
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
SILVEIRA, Fernando Lang da

A epistemologia de Imre Lakatos - metodologia dos programas de pesquisa - é apresentada. Um programa de pesquisa constitui-se de um núcleo firme (conjunto de hipóteses ou teoria irrefutável por decisão dos cientistas), de uma heurística que instrui os cientistas a modificar o cinturão protetor (conjunto de hipóteses auxiliares e métodos observacionais) de modo a adequar o programa aos fatos. Um programa é progressivo quando prevê fatos novos e alguma destas previsões é corroborada; ele é regressivo quando não prevê fatos novos, ou, os prevendo, não são corroborados. A história da ciência é a história dos programas em concorrência; as chamadas revoluções científicas constituem-se em um processo racional de superação de um programa por outro. Implicações da epistemologia de Lakatos e Popper - ambos racionalistas críticos - para o ensino de ciências são discutidas.

Downloads 765  765  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad.Cat.Ens.Fis., v.13,n3: p.219-230, dez.1996.  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!A Mudança Epistemológica de Professores num Contexto de Educação Continuada Popular Versão: 2001
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
CUNHA, Ana Maria de Oliveira

Este artigo focaliza a relação entre a epistemologia dos professores e suas concepções sobre o ensino e a aprendizagem, a partir de um estudo conduzido durante dois anos, que acompanhou a evolução das concepções de três professoras. Depois de frequentarem um Curso de Mudança Conceitual (CMC) de oitenta horas, elas se dispuseram a ministrar cursos também para professores. Embora mudanças radicais não tenham sido observadas nas suas concepções, uma evolução significativa pôde ser detectada. Os resultados sugerem que as professoras evoluíram de pontos de partidas diferentes, alcançando consequentemente estágios distintos. As mudanças ocorridas com elas enquadram-se num modelo evolucionário, mantendo-se elementos substanciais da velha concepção, enquanto gradualmente são incorporados elementos da nova. Não foram encontradas correspondências evidentes entre as concepções das professoras sobre a natureza da Ciência e suas concepções de ensino-aprendizagem.

Palavras-chaves: Mudança Conceitual. Epistemologia do professor. Concepções dos professores.

Downloads 438  438  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Educação, v.7, n.2, p.235-248, 2001.  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!A Experiência de um Grupo de Professores Envolvendo Ensino de Química e Informática Popular Versão: 
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
GABINI, Wanderlei Sebastião Gabini; DINIZ, Renato Eugênio da Silva

Este trabalho teve como objetivo investigar a inserção da informática como estratégia didática para o ensino de Química. Por meio de encontros de um grupo de professores dessa disciplina, foram discutidas experiências já vivenciadas por eles sobre este tema, análise e exploração de softwares, além da elaboração e aplicação de uma proposta de aula na Sala Ambiente de Informática das escolas em que atuavam. Ficou evidente, nesse estudo, a importância de um espaço para o professor discutir sua prática profissional, planejar ações didáticas e conhecer os softwares disponíveis, bem como o fato de a informática ser um recurso viável no ensino de Química.

Palavras-chave: Ensino de Química. Informática. Formação de professores.

Downloads 1171  1171  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Vol. 9, N  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!A estranha e contraditória relação entre os químicos e a química teórica Popular Versão: 
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
BARBOSA, André G. H.

Através de uma breve análise histórica procuramos mostrar como a linguagem da química evoluiu independentemente de outras ciências até o final do século XIX. Até esta época os modelos químicos eram inteiramente incompatíveis com a física. A partir da década de 1910, com o começo da elucidação pelos físicos de alguns elementos da estrutura do átomo, os químicos passaram a utilizar elementos de física atômica em seus modelos de ligação química. Mas só com o advento da mecânica quântica na década de 1920 passou a ser possível, em princípio, basear modelos químicos inteiramente em resultados de considerações teóricas de estrutura eletrônica. Entretanto, os problemas de interesse dos químicos eram mais complicados do que os físicos conseguiam tratar. Devido a estas dificuldades, foram formulados modelos simplificados. A escolha destes modelos simplificados pelos químicos foi motivada apenas pelos critérios de disponibilidade, facilidade de uso, e pouca necessidade de estudo adicional. Este procedimento provoca inevitavelmente o surgimento de ideias e conceitos sem fundamento que hoje estão presentes em livros‐texto de química em todos os níveis. Alguns exemplos são discutidos onde se demonstra que o uso de funções de onda que tratam corretamente o problema da indistinguibilidade dos elétrons, fornece modelos qualitativamente coerentes e úteis. Concluímos estabelecendo o real propósito da química teórica e propondo formas de melhorar o ensino de química.

Palavras‐chave: Química teórica. Ligação química. História da química.

Downloads 2136  2136  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Virtual Quim., 2009, 1 (3), 212‐226.  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!A Epistemologia de Kuhn Popular Versão: 
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
OSTERMANN, Fernanda

Neste trabalho, é apresentada a epistemologia proposta por Kuhn, a partir de alguns conceitos principais de sua teoria: paradigma, ciência normal, revolução científica, incomensurabilidade. O modelo kuhniano encara o desenvolvimento científico como uma sequência de períodos de ciência normal, nos quais a comunidade científica adere a um paradigma. Estes períodos, por sua vez, são interrompidos por revoluções científicas, marcadas por crises/anomalias no paradigma dominante, culminando com sua ruptura. A crise é superada quando surge um novo candidato a paradigma. Ao comparar o antigo e o novo paradigma, Kuhn defende a tese da incomensurabilidade. Algumas implicações de suas ideias para o ensino de Ciências são também discutidas.

Downloads 1573  1573  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad.Cat.Ens.Fis., v.13,n3: p.184-196, dez.1996.  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!A contextualização do ensino de Química através do livro didático Popular Versão: 2005
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
WARTHA, Edson José Wartha; ALÁRIO, Adelaide Faljoni

Neste trabalho, apresentamos as diferentes concepções acerca do uso do termo “contextualização” identificadas nos livros didáticos de Química do Ensino Médio. A metodologia utilizada nesta análise procura verificar como o conhecimento químico é contextualizado e a maneira como é tratado e desenvolvido nos atuais livros didáticos de Química.

Palavras-chave: Contextualização. Conhecimento químico. Livro didático.

Downloads 1273  1273  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Qnesc, n. 22, nov. 2005.  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!A Dimensão Estética Sobre as Florestas Tropicais no Ensino de Ecologia Popular Versão: 
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
SENICIATO, Tatiana; CAVASSAN, Osmar; CALDEIRA, Ana Maria de Andrade.

O trabalho analisa a dimensão estética no ensino das florestas tropicais em disciplinas de ecologia. Utiliza-se da semiótica peirceana para revelar as relações de significação dos dados obtidos na pesquisa. A análise semiótica aponta que há um certo constrangimento em se considerar a dimensão estética das florestas tropicais na prática docente dos entrevistados, ao mesmo tempo em que prevalece a abordagem científica, embora todos os professores reconheçam a importância da dimensão estética e sua consequente implicação ética no ensino e na conservação dos ambientes naturais.

Palavras-chave: Ensino de ecologia. Licenciatura em Ciências Biológicas. Dimensão estética. Formação de valores. Semiótica peirceana.

Downloads 873  873  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI, V14(2), pp. 163-189, 2009.  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!A História da Síntese de Elementos Transurânicos e Extensão da Tabela Periódica Numa Perspectiva Fle Popular Versão: 2009
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
FLÔR, Cristhiane Cunha

Neste trabalho, alguns aspectos da epistemologia de Ludwik Fleck são empregados na leitura de episódios históricos envolvendo a síntese de elementos transurânicos e consequente alteração da Tabela Periódica. Particularmente, é analisado como ocorreu a comunicação das ideias e produções científicas naquele contexto, à luz dos conceitos fleckianos de coletivos de pensamento, circulação intracoletiva e intercoletiva de ideias e círculos esotérico e exotérico do conhecimento.

Palavras-chave: Epistemologia de Ludwik Fleck. Elementos transurânicos.

Downloads 3420  3420  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Qnesc, V. X, N. X, XXX, 2009.  Site 
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